17 cosas para fazer em Florence

Florença pode ser considerada a capital da arte e da cultura em todo o mundo: se quiser tirar o máximo partido da sua viagem, não perca as minhas visitas obrigatórias à cidade que alberga o David de Miguel Ângelo.

Vicky Del Moral

Vicky Del Moral

leitura de 10 minutos

17 cosas para fazer em Florence

Os telhados de Florença | ©Ali Nuredini

Pequena em tamanho, mas verdadeiramente rica em charme e património cultural, Florença é o lar de jóias como o Duomo, o David de Miguel Ângelo, a Ponte Vecchio e a Galeria Uffizi. Pode ser visitada em dois dias ou desfrutada ao longo de uma semana, pelo que recomendo que reserve algum tempo para explorar Florença de 15 formas incríveis.

1. Maravilhar-se com a Piazza del Duomo

Piazza del Doumo| ©George M. Groutas
Piazza del Doumo| ©George M. Groutas

Quando Stendhal, o famoso autor francês, visitou Florença em 1817, não fazia ideia de que as vertigens que sofreu por não conseguir assimilar a beleza desta cidade italiana iriam evoluir para uma síndrome diagnosticada como "Síndrome de Florença" ou "Síndrome de Stendhal". Esta é a capacidade evocativa de Florença, capital da bela Toscana e cidade renascentista por excelência, que deve ser visitada pelo menos uma vez na vida.

E se há um representante máximo desta beleza e esplendor, é a Piazza del Duomo: situada no centro histórico de Florença, declarada Património da Humanidade, é o enclave mais famoso da cidade. Abrange o maravilhoso conjunto arquitetónico formado pela Catedral de Santa Maria del Fiore, conhecida como o Duomo, o Batistério de San Giovanni e o Campanário de Giotto.

Reservar uma visita guiada ao Duomo de Florença

2. Culto na Galeria Uffizi

Galeria Uffizi| ©Matt Twyman
Galeria Uffizi| ©Matt Twyman

Considerada um dos melhores museus de Florença e domundo, a impressionante Galeria Uffizi alberga uma enorme coleção de obras de arte, 1.500 no total, abrangendo a história da arte clássica desde a Grécia até ao século XVIII.

São necessárias 4 horas, em média, para visitar todo o complexo, embora possa optar por admirar apenas os destaques, como "O Nascimento de Vénus" de Botticelli, "Doni Tondo" de Miguel Ângelo ou "A Vénus de Urbino" de Ticiano.

Uma boa maneira de organizar a sua visita à Galeria Uffizi é reservar uma visita guiada ou, pelo menos, um bilhete rápido para a Galeria Uffizi, para evitar as filas intermináveis à entrada do museu mais visitado de Florença. Existem diferentes preços disponíveis para a Galeria Uffizi; verifique-os para que possa adaptar o seu orçamento e não perder esta joia de museu.

Comprar bilhetes para a Galeria Uffizi

3. Entrar no Duomo de Florença

Cúpula do Duomo| ©Bianca Ackermann
Cúpula do Duomo| ©Bianca Ackermann

O Duomo é um dos edifícios mais importantes da cidade, sendo um dos maiores templos cristãos do mundo e altamente valorizado artisticamente pela sua requintada fachada de mármore branco e pela sua extraordinária Cúpula de Brunelleschi, à qual se pode subir para obter vistas espectaculares da cidade.

O interior da Catedral do Duomo e especialmente a sua cúpula recebem milhões de visitantes por ano, pelo que é aconselhável reservar um bilhete rápido e até mesmo uma visita guiada para descobrir a história do Duomo e dos seus anexos. Os preços para visitar o Duomo de Florença são totalmente acessíveis, por isso não tem desculpa.

Comprar bilhetes para o Duomo de Florença

4. Atravessar a Ponte Vecchio ao pôr do sol

Ponte Vecchio| ©Ansgar Scheffold
Ponte Vecchio| ©Ansgar Scheffold

O símbolo indiscutível da cidade de Florença, a Ponte Vecchio é um dos pontos turísticos obrigatórios em Florença. Hoje repleta de joalharias, esta ponte foi originalmente ocupada pelos açougueiros da cidade e é um dos melhores e mais famosos exemplos de pontes com casas suspensas do mundo.

Durante anos e como verá, milhares de cadeados deixados por casais que juraram amor eterno neste enclave romântico ficaram pendurados na sua estrutura. Pessoalmente, sou um caçador nato do pôr do sol e posso assegurar-vos que a luz ténue do sol poente reflectida no Arno é mágica.

5. Contemplar o "David" de Miguel Ângelo na Galeria Accademia

Pormenor do David de Miguel Ângelo| ©Steve Barker
Pormenor do David de Miguel Ângelo| ©Steve Barker

Situada no rico centro histórico de Florença, encontra-se o segundo museu mais visitado da cidade, a Galeria da Academia. Entre as jóias de arte da Galleria dell'Accademia, destaca-se, imponente, o autêntico David de Miguel Ângelo, a obra renascentista por excelência, com 5,2 metros de altura.

As longas filas de espera são garantidas, por isso não deixe de adquirir um bilhete ou de contratar uma visita guiada para enriquecer a sua visita à Galleria dell'Accademia. Aqui estão as informações sobre os preços da Galleria dell'Accademia e os horários de abertura para que possa organizar a sua visita.

Reservar uma visita privada a Miguel Ângelo

6. Encomendar uma pizza para levar e jantar ao ar livre na Piazza della Signoria

Piazza della Signoria| ©Allie_Caulfield
Piazza della Signoria| ©Allie_Caulfield

Ao lado do Duomo, a Piazza della Signoria é a praça mais famosa de Florença e uma das suas principais atracções.

É um verdadeiro museu ao ar livre composto por edifícios históricos, incluindo o Palazzo Vecchio e a sua incrível Sala del Cinquecento, monumentos únicos, como a Fonte de Neptuno, e esculturas magníficas, com a Loggia dei Langi e o seu Perseu com a cabeça da Medusa ou as de Hércules, Caco e o David de Miguel Ângelo, uma réplica do original que, não se esqueça, só encontrará na Galleria dell'Accademia.

À noite, esta praça enche-se de atmosfera, com dezenas de florentinos e turistas a admirar a beleza das suas esculturas. Desfrutar de uma pizza sentado nos degraus da praça enquanto músicos proporcionam a atmosfera da noite florentina é uma experiência única (e muito barata!).

7. Uma vista de Florença a partir da Piazzale Michelangelo

Vista de Florença a partir do miradouro da Piazzale Michelangelo| ©Eleonora Altomare
Vista de Florença a partir do miradouro da Piazzale Michelangelo| ©Eleonora Altomare

Todos nós gostamos de subir ao ponto mais alto de uma cidade para ver a sua vista panorâmica e tirar as melhores fotografias de recordação. Pois bem, esse lugar em Florença é a Piazzale Michelangelo, um miradouro um pouco afastado do centro, ao qual se pode chegar a pé ou de autocarro.

Para além das vistas, que são especialmente bonitas ao pôr do sol, nesta praça concebida em homenagem a Miguel Ângelo é possível admirar réplicas de algumas das suas maiores esculturas, como o David e as quatro estátuas da Capela dos Médicis.

8. Relaxar nos Jardins de Boboli

Jardins de Boboli| ©Andrey O!
Jardins de Boboli| ©Andrey O!

Se precisar de um momento de relaxamento no meio das infindáveis obras de arte que Florença tem para oferecer (lembre-se do que aconteceu a Stendhal, eu avisei-o), este é o lugar para estar: os Jardins de Boboli.

Este oásis atrás do Palácio Pitti é um maravilhoso jardim renascentista cheio de surpresas ao longo do caminho, desde um anfiteatro a fontes, grutas e esculturas que farão do seu passeio uma experiência verdadeiramente encantadora.

Reservar uma visita guiada aos Jardins de Boboli

9. Descubra a Piazza Santa Croce e a sua igreja

Praça e Igreja de Santa Croce| ©Pom'
Praça e Igreja de Santa Croce| ©Pom'

Outro dos lugares mais visitados em Florença, em parte devido à grande atmosfera que exala, é a Piazza de la Santa Croce, no coração do centro histórico da cidade. De forma retangular, a praça é guardada por palácios majestosos e por uma estátua de Dante Alighieri.

A sua igreja é popular por albergar os túmulos de figuras ilustres como Miguel Ângelo, Galileu Galiei, Maquiavel e Lorenzo Ghiberti, e é conhecida como o Panteão das Glórias Italianas. Sem ser tão popular como a Piazza del Duomo, para mim, a sua atmosfera íntima torna-a muito especial.

Reservar uma visita guiada à Basílica de Santa Croce

10. Veja os detalhes do Batistério na Piazza del Duomo

Batistério do Duomo| ©Cristian Martinez
Batistério do Duomo| ©Cristian Martinez

Não cometa o erro de ignorar a beleza dos detalhes do Batistério. Embora o tamanho e a natureza espetacular do Duomo e da sua cúpula sejam normalmente a principal caraterística das visitas à praça, o Batistério tem alguns pormenores que valem bem o seu tempo.

Diretamente em frente ao Duomo, encontrará as Portas do Paraíso de Lorenzo Ghiberti: uma das obras mais aclamadas do Renascimento, retrata o sacrifício de Isaac por Abraão no Antigo Testamento. Atualmente, as portas originais encontram-se no Museo dell'Opera del Duomo, que também recomendo.

11. Entrar na Capela dos Médicis

Pormenor de um dos túmulos da Capela dos Médicis.| ©George M. Groutas
Pormenor de um dos túmulos da Capela dos Médicis.| ©George M. Groutas

A Capela dos Médicis pode passar despercebida se não estiver à procura dela, mas o seu interessante interior vale bem a pena ser visitado.

Os destaques incluem a Nova Sacristia, projectada por Miguel Ângelo, e a Capela dos Príncipes, uma sala octogonal revestida de mármore e pedras semi-preciosas onde repousam os restos mortais de alguns dos mais ilustres membros da mais famosa e poderosa dinastia de patronos da história italiana.

Reservar uma excursão ao Renascimento e aos Médicis

12. Visita ao Museu Leonardo da Vinci

Dentro do Museu| ©NebulaTig
Dentro do Museu| ©NebulaTig

Leonardo Da Vinci é provavelmente o italiano mais famoso da história. Na cidade de Florença existe um museu dedicado à sua figura e os bilhetes estão disponíveis a partir de 8 euros. Visitar o Museu Leonardo Da Vinci em Florença é mergulhar na figura do artista, mas também é um momento divertido se for a Florença com crianças.

Comprar bilhetes para o Museu Leonardo Da Vinci

13. Mergulhe na paisagem toscana

Campo da Toscana| ©Evan Verni
Campo da Toscana| ©Evan Verni

A localização excecional de Florença faz com que uma visita à cidade seja uma oportunidade única para descobrir algumas das outras maravilhas que a Itália tem para oferecer. Florença está situada na bela região da Toscânia, com aldeias idílicas, colinas coloridas e quilómetros e quilómetros de vinhas. Esta é provavelmente a melhor região para comer e beber em Itália, pelo que uma viagem às vinhas da Toscânia a partir de Florença é obrigatória.

O bom é que esta região está totalmente preparada para receber os visitantes de Florença, pelo que existem várias excursões e passeios organizados a partir de Florença que o pouparão de ter de alugar um carro ou de perder tempo a pesquisar o melhor itinerário. Não se esqueça de verificar as excursões gastronómicas em Florença e arredores, pois podem ser uma opção perfeita para a sua visita à Toscana.

Reservar uma excursão à Toscana

14. Visitar Cinque Terre a partir de Florença

Costa de Cinque Terre| ©Mike Swigunski
Costa de Cinque Terre| ©Mike Swigunski

Se há uma região em Itália que me encantou (e surpreendeu, em partes iguais), foi Cinque Terre. Esta área é composta por cinco pequenas aldeias ligadas entre si ao longo da sua costa, com casas coloridas pitorescas e praias maravilhosas. Apesar de se ter tornado muito na moda nos últimos anos, o facto de estar perto de outras zonas populares como a Toscana e Pisa torna-a um pouco mais fora dos circuitos habituais e dá-lhe um encanto especial.

Se quiser afastar-se do itinerário cultural e artístico da cidade de Florença e passar um dia agradável na natureza, não hesite em fazer uma viagem a Cinque Terre a partir de Florença. Se esta opção não for do seu agrado, pode também chegar a Cinque Terre a partir de Florença por sua conta e fazer o seu próprio itinerário.

Reservar uma excursão a Cinque Terre

15. Visitar Pisa a partir de Florença

Catedral e Torre Inclinada de Pisa| ©a m
Catedral e Torre Inclinada de Pisa| ©a m

Embora a zona rural da Toscana seja um dos destinos mais populares para os visitantes que chegam a Florença, Pisa é uma cidadezinha agradável para visitar em apenas meio dia numa excursão organizada a partir de Florença.

Existem várias opções (na verdade, algumas delas até o levam a visitar outras cidades encantadoras como Lucca ou San Gimignano), por isso recomendo que leia o meu artigo sobre excursões a Pisa a partir de Florença para escolher a que melhor se adapta ao seu tempo e orçamento.

Reservar uma excursão a Pisa a partir de Florença

16. Viajar no tempo com uma viagem a Siena a partir de Florença

Piazza del Campo, Siena| ©Antonio Ristallo
Piazza del Campo, Siena| ©Antonio Ristallo

Como já deve saber, a localização de Florença no mapa permite-lhe visitar um grande número de pontos turísticos com muito pouco tempo de viagem. E se há excursões organizadas que o levam lá e voltam num dia, não tem desculpa para não visitar a área circundante. Uma opção popular é chegar a Veneza a partir de Florença, mas não é a única.

Com uma população de apenas 55.000 habitantes, Siena sempre foi uma cidade de importância histórica e cultural. Com ruas empedradas e edifícios que remontam à Idade Média, passear pela cidade é como viajar no tempo. Se está curioso e quer saber mais sobre Siena e como organizar a sua viagem até lá, deixo-lhe um link para o meu artigo sobre excursões a Siena a partir de Florença.

Reservar uma excursão a Siena

17. Percorrer a cidade com conforto no autocarro turístico

Autocarro turístico em Florença| ©Chris Sampson
Autocarro turístico em Florença| ©Chris Sampson

Embora possa parecer um cliché, percorrer Florença a bordo de um autocarro turístico com paragens livres permitir-lhe-á, por um lado, apreciar as vistas das suas ruas confortavelmente sentado, mas também deslocar-se de um ponto de interesse para outro confortavelmente sem ter de se preocupar com os transportes públicos.

Reservar um passeio de autocarro turístico

Quando ir a Florença?

Nevada em Florença| ©Sara
Nevada em Florença| ©Sara

Depois de tomar nota de tudo o que o espera nesta maravilhosa cidade italiana, deve estar a perguntar-se qual é a melhor altura para a visitar. A época mais popular é o verão, mas também há muito para fazer em Florença no inverno e ainda mais se a sua visita a Florença coincidir com o Natal. Em termos de meses do ano, fevereiro, março, agosto, setembro, outubro, novembro e dezembro são os meses mais populares para os turistas.

Quantos dias são necessários para visitar Florença?

Turistas em Florença| ©Joaquín Montaño - Midjourney
Turistas em Florença| ©Joaquín Montaño - Midjourney

Não o aconselho a passar menos de três dias em Florença, mas talvez os seus planos de viagem não o permitam, por isso aqui fica um guia do que ver se vai passar dois dias em Florença ou mesmo o que ver em Florença num dia. Neste último caso, aconselho-o também a reservar o seu transfer do aeroporto de Florença com antecedência para poupar tempo.

Tem mais dias? Perfeito; passar quatro dias em Florença, cinco dias em Flor ença ou sete dias em Florença dar-lhe-á a oportunidade de conhecer a cidade em profundidade, mas também de fazer uma excursão aos seus arredores, por isso não pense nisso.

Reservar um transfer do aeroporto de Florença