Passeios Turísticos e Bilhetes para Duomo em Florença: como comprar, preços e horários de abertura

As suas cores, o seu tamanho e a praça que a abriga vão deixá-lo sem palavras, mas também deve visitar o interior da Catedral. Eu digo-lhe como

Vicky Del Moral

Vicky Del Moral

leitura de 5 minutos

Passeios Turísticos e Bilhetes para Duomo em Florença: como comprar, preços e horários de abertura

O Duomo iluminado à noite | ©Naval S

Se há uma coisa que não pode faltar numa viagem a Florença, é uma visita à Catedral de Santa Maria del Fiore. Conhecida localmente como Duomo, é um dos maiores templos cristãos do mundo. Existem diferentes opções para visitar a Catedral de Florença, por isso vou resumir as melhores para que possas escolher a que melhor se adapta à tua viagem e ao teu orçamento:

A melhor opção

Visita com subida à Cúpula Brunelleschi, Museu e Batistério

Faça uma visita guiada ao Duomo de Florença e suba à Cúpula ao melhor preço

A melhor opção para conocer a fondo la Catedral de Florencia, recorrerla por dentro y comprender sus obras de arte y además subir a la Cúpula. Te saltarás las largas filas de acceso con estas entradas.

Duração: 2 horas 15 minutos

Quando te aproximares da imponente catedral e vires as filas que se formam à porta, ficarás infinitamente contente por teres feito esta visita guiada em inglês com entrada na cúpula com antecedência. Com esta opção, evitará as longas filas para subir à cúpula da Catedral de Florença e entrar na mesma.

Além disso, a entrada no Batistério e no Museo dell'Opera del Duomo também está incluída, tornando-a uma excelente opção para a visita mais completa a todos os elementos interessantes da praça.

O que está incluído neste passeio

  • Guia de língua inglesa para visitar a cúpula durante 1 hora e a Catedral durante o tempo restante.
  • Entrada sem filas na Catedral e na cúpula
  • Entrada no Batistério e no Museo dell'Opera del Duomo (não sem filas de espera)

A opção Premium

Passeio Turístico Catedral Duomo, Cúpula, Batistério e Museo dell'Opera

Visita guiada ao Duomo, à sua cúpula e aos monumentos da Piazza del Duomo.

O Duomo de Florença é espetacular, mas também o Battisterio, o Campanile e a Cúpula de Brunelleschi, bem como o Museu da Ópera. Veja tudo numa visita guiada.

Duração: 2 horas

Para uma experiência ainda mais completa e personalizada(embora a um preço mais elevado), é possível efetuar uma visita guiada com acesso sem filas à Catedral e à sua cúpula, ao Batistério e ao Museu da Ópera. Além disso, esta visita será efectuada em grupos de, no máximo, 20 pessoas.

O que está incluído nesta visita

  • Guia profissional especializado em História da Arte
  • Entrada rápida e visita guiada ao Duomo de Florença
  • Entrada rápida e visita guiada ao Museo dell'Opera del Duomo
  • Entrada rápida e visita guiada ao Battistero di San Giovanni
  • Entrada rápida na Cúpula de Brunelleschi
  • Entrada rápida no Campanile di Giotto, que pode ser escalado por si próprio no prazo de 72 horas após a realização da visita

Horário da Catedral

Fachada do Duomo| ©Anokhi De Silva
Fachada do Duomo| ©Anokhi De Silva

O Duomo de Florença está aberto todos os dias da semana, mas com horários diferentes:

  • Segunda-feira, terça-feira, quarta-feira e sexta-feira das 10h00 às 17h00.
  • Quintas-feiras das 10.00 às 15.30
  • Sábados das 10.00 às 16.45 horas.
  • Domingos e feriados das 13.30 às 16.45.

Reservar a visita guiada ao Duomo com acesso à catedral, cúpula e outros

Como chegar à Catedral de Florença

Cúpula do Duomo de Florença| ©Ilya Orehov
Cúpula do Duomo de Florença| ©Ilya Orehov

Localizada no centro histórico de Florença, na Piazza del Duomo, pode chegar à Catedral de Florença a se o seu hotel estiver no centro. Caso contrário, pode sempre chegar lá de autocarro (linhas 6, 11, 14, 23, C1 e C2) e de elétrico (Alamanni, T1).

Dica de viagem da Vicky

Atenção: não é permitido entrar na Catedral de Florença de calções ou com os ombros nus.

O que fazer e o que ver na Piazza del Duomo

Portas do Batistério| ©Revol Web
Portas do Batistério| ©Revol Web

Passeio pela Piazza del Duomo

O ponto central de qualquer viagem a Florença, a Piazza del Duomo é um festim para os olhos, reunindo num só local alguns dos edifícios históricos mais notáveis da cidade.

Subir à cúpula da Catedral de Florença

Esta maravilha arquitetónica, com 114 metros de altura e 45 metros de diâmetro, foi a maior obra do grande arquiteto Filippo Brunelleschi, que a construiu ao longo de 14 anos e quase um século após a conclusão da Catedral de Florença.

A sua construção foi inicialmente uma fonte de ceticismo e durante séculos um mistério para a arquitetura, dado o grande peso e tamanho da sua estrutura. Se quiser ver de perto a sua altura e os frescos de cortar a respiração que a decoram, como "O Juízo Final" de Vasari, terá de subir uma íngreme subida de 463 degraus. No entanto, nem que seja pela vista panorâmica da cidade de Florença no topo, vale bem a pena o esforço.

Descobrir o Batistério de São João Batista

O Batistério de San Giovanni, em homenagem ao santo, é o segundo elemento do complexo arquitetónico do Duomo e está localizado ao lado deste. É o edifício mais antigo da Piazza del Duomo, iniciado no século XI, como se pode ver nos espectaculares mosaicos bizantinos dourados da sua cúpula.

A sua fachada destaca-se pelas suas três portas de entrada, entre as quais se destaca a "Porta do Paraíso" de Ghiberti, composta por 10 painéis de bronze, réplica dos originais expostos no Museu do Duomo, com relevos que representam partes do Antigo Testamento. No interior, pode também ver o túmulo de João XXIII, cujo túmulo foi projetado por Donatello.

Subir ao campanário de Giotto

Considerado o mais belo campanário de Itália pelas suas delicadas decorações em mármore colorido e pela harmonia das suas proporções, o Campanário da Catedral de Florença completa o complexo do Duomo. O campanário serve de miradouro espetacular, com vistas semelhantes às oferecidas pela cúpula do Duomo, e subindo os 414 degraus que conduzem ao seu terraço de 84 metros de altura.

Foi construído pelo mestre Giotto e completado após a sua morte por Andrea Pisano em 1359. Para ver as suas estátuas originais, visite o Museo dell'Opera del Duomo.

Entrar no Museo dell'Opera del Duomo

Se tiver mais tempo, vale a pena visitar o Museo del Duomo para ver as esculturas originais que decoravam a Piazza del Duomo, com os relevos da "Porta do Paraíso" de Ghiberti e as estátuas autênticas do Campanile, bem como objectos, como ferramentas originais e esboços, utilizados para a construção da Catedral de Florença.

Reservar uma visita guiada ao Batistério e à Cúpula de Brunelleschi

Outras visitas interessantes em Florença

David de Miguel Ângelo, Galeria da Accademia| ©Brian Dooley
David de Miguel Ângelo, Galeria da Accademia| ©Brian Dooley

Se gostou deste artigo sobre como visitar o Duomo em Florença, não perca as minhas outras dicas de viagem a Florença nos seguintes guias: Os melhores autocarro Hop-on Hop-off em Florence, Passeios Turísticos e Bilhetes para Galleria degli Uffizi em Florença:como comprar, preços e horários de abertura y Passeios Turísticos e Bilhetes para Galeria da Academia de Belas Artes de Florença: como comprar, preços e descontos.

Se estiver interessado em explorar a cidade em profundidade ou mesmo fazer uma excursão por Florença, aqui estão os guias que preparei para si: Os melhores 10 tours e excursões partindo de Florença, Excursões a Cinque Terre partindo de Florença, Excursões à Sena partindo de Florença y Excursões à Pisa partindo de Florença.

Perguntas Frequentes

  • Porquê subir ao complexo do Duomo?

    Do interior do Duomo pode admirar os impressionantes frescos de Vasari e desfrutar de uma vista panorâmica de Florença de cortar a respiração. Mas é melhor estar preparado: para lá chegar, terá de subir mais de quatrocentos degraus e, claro, não há elevador.

  • Quanto tempo é necessário para visitar o complexo da catedral?

    Visitar todos os principais locais da catedral pode levar até dois dias. No entanto, a maioria das visitas duram cerca de uma hora e mostram-lhe os pontos altos do complexo, como o batistério, a torre sineira de Giotto, Santa Maria del Fiore, a Opera del Duomo e terá mesmo a oportunidade de subir ao terraço panorâmico do Museu.

  • Que mais se pode ver no complexo do Duomo?

    Se quiser ver mais das maravilhas do Duomo, pode visitar a Cúpula de Brunelleschi, a cripta de Santa Reparata ou a Piazza San Giovanni. Também é possível fazer uma visita guiada aos telhados e terraços secretos do Duomo, que não estão abertos ao público em geral.