Excursões à Pisa partindo de Florença

A famosa Torre Inclinada fica a dois passos de Florença e é uma óptima opção para completar a sua viagem com um dia de ida e volta.

Vicky Del Moral

Vicky Del Moral

leitura de 6 minutos

Excursões à Pisa partindo de Florença

Catedral e Torre de Pisa | ©a m

Se viajar para Florença, recomendo que reserve algumas horas para visitar Pisa e ver um dos monumentos mais famosos do mundo, a sua torre inclinada, declarada Património da Humanidade.

As melhores excursões a Pisa

O rio Arno que passa por Pisa| ©Ray in Manila
O rio Arno que passa por Pisa| ©Ray in Manila

Existem várias excursões organizadas para visitar Pisa e até mesmo outras áreas da bela Toscana a partir de Florença da maneira mais confortável, vamos ver as melhores.

Excursão de meio dia a Pisa a partir de Florença

Cemitério de Pisa| ©Bernd Thaller
Cemitério de Pisa| ©Bernd Thaller

Esta excursão organizada de meio dia a Pisa levá-lo-á a Pisa a partir de Florença de manhã, acompanhado por um guia e outros viajantes para uma visita à cidade e para ver os seus monumentos mais emblemáticos, com tempo livre para explorar a imperdível Piazza dei Miracoli por sua conta.

O que está incluído nesta excursão

  • Visita de 6 horas a Pisa
  • Transporte disponível em autocarro com ar condicionado ou em comboio
  • Guia que fala inglês

Itinerário

  • Praça dos Milagres
  • Torre de Pisa
  • Catedral de Pisa
  • Cemitério de Pisa

Reservar uma excursão a Pisa a partir de Florença

Visita guiada de meio dia a Pisa com entrada rápida na Torre de Pisa a partir de Florença

Batistério, Catedral e Torre Inclinada de Pisa| ©Char
Batistério, Catedral e Torre Inclinada de Pisa| ©Char

Este passeio é o mesmo que o anterior, com uma visita guiada de meio dia a Pisa com entrada na Torre de Pisa e na Catedral. Esta opção é muito cómoda se tiver vontade de visitar a Torre mas não quiser esperar nas longas filas da entrada.

A subida à Torre de Pisa vale a pena pelas espectaculares vistas do miradouro, embora tenha de subir 294 degraus em espiral para as apreciar. Também terá tempo livre para explorar outros pontos turísticos de Pisa, como a Piazza dei Cavalieri e a sua igreja mais antiga, a Igreja de San Sisto.

O que está incluído neste passeio

  • Excursão de 6 horas a Pisa
  • Entrada rápida para a Torre
  • Entrada para a Catedral de Pisa
  • Transporte em autocarro com ar condicionado e WiFi
  • Guia que fala inglês

Itinerário

  • Praça dos Milagres
  • Duomo de Pisa
  • Torre de Pisa
  • Praça dos Cavalheiros
  • Igreja de São Sisto

Dica de viagem da Vicky

Se tiver tempo extra em Florença, recomendo que faça uma excursão para ver não só Pisa, mas aproveite uma visita combinada a outros locais e mergulhe na encantadora Toscana.

Excursão de um dia a Pisa e Lucca

Torre de Pisa vista de baixo
Torre de Pisa vista de baixo

Muito perto de Pisa, existe uma encantadora aldeia chamada Lucca, que é frequentemente visitada durante uma viagem a Pisa. Esta excursão a Lucca e Pisa a partir de Florença mostrar-lhe-á, com um guia, ambos os locais para que possa aproveitar ao máximo esta viagem de um dia fora de Florença.

O que verá em Pisa

Em Pisa, descobrirá, naturalmente, a sua Catedral, o Batistério e a Torre Inclinada. Uma das coisas que fazem de Pisa uma cidade agradável e atractiva para os seus visitantes é que os seus principais pontos de interesse estão localizados na sua famosa Piazza dei Miracoli.

O que ver em Lucca

Em Lucca poderá desfrutar da sua Catedral, da grande Piazza dell'Anfiteatro e da degustação de um buccellato, um bolo doce típico desta cidade e com o qual dará o toque final à sua escapadela. Lucca é também o lar de uma impressionante coleção de ruínas etruscas e arquitetura renascentista.

O que está incluído nesta excursão

  • Excursão de 9 horas a Pisa e Lucca
  • Transporte em autocarro com ar condicionado e WiFi
  • Guia de língua inglesa
  • Entrada na Catedral de Pisa, com a opção superior
  • Degustação do doce "buccellato".

Excursão de grupo de um dia à Toscana: Pisa, Siena, San Gimignano, Chianti e Monteriggioni

Monteriggioni| ©Stefano Costantini
Monteriggioni| ©Stefano Costantini

Esta excursão de um dia à Toscana transportá-lo-á das ruas movimentadas de Florença para as vinhas, colinas e campos da espetacular paisagem toscana, visitando algumas das suas maiores jóias, Pisa, Siena e San Gimignano.

Itinerário

Pisa e a sua Piazza dei Miracoli, com a Catedral, o Batistério e a Torre Inclinada. Em Siena, visitará a Piazza del Campo, onde se realiza a famosa corrida de cavalos Palio di Siena, com a Torre del Mangia, o Palazzo Comunale e o impressionante mármore listado do Duomo. Desfrutará de uma cidade fortificada do século XIII, Monteriggioni, com onze torres impressionantes e rodeada por muralhas medievais.

Em San Gimignano, descobrirá um centro histórico classificado como Património Mundial pelos seus tesouros arquitectónicos, como o Palazzo del Podestà, a Piazza della Cisterna, a Cúpula de San Gimignano e a Igreja de San Agostino. De seguida, percorrerá as vinhas da região de Chianti, denominação de origem de um dos vinhos mais apreciados do mundo.

Aí aprenderá os segredos do processo de fabrico do vinho com uma visita a uma adega local e depois reabastecerá as suas energias com um almoço típico de queijo pecorino, salame, bruschetta com ribollita sazonal e sopa de legumes, acompanhado de uma prova de vinhos Chianti e Vernaccia.

O que está incluído nesta excursão

  • Visita a Pisa, Siena e San Gimignano em pequenos grupos de no máximo 8 pessoas
  • Transfer de e para o seu hotel, desde que esteja alojado no centro de Florença
  • Transporte em minivan com ar condicionado e WiFi
  • Almoço típico com prova de vinhos em Chianti

Reserva de uma excursão a Pisa, Siena e San Gimignano

O que ver em Pisa

Batistério de Pisa
Batistério de Pisa

Pisa é uma pequena cidade na costa ocidental de Itália, na bela região da Toscânia. Foi o local de nascimento do famoso físico e astrónomo Galileu Galilei e é o lar de um dos monumentos mais famosos do mundo, a Torre Inclinada de Pisa, bem como de outros edifícios magníficos num estilo românico caraterístico de Pisa.

A sua aparência majestosa é o resultado do período de esplendor de Pisa durante o século XII, que também pode ser visto no seu centro histórico com os seus magníficos edifícios, praças e ruas estreitas que correm ao longo do rio Arno, a principal via de comunicação durante séculos.

Piazza dei Miracoli

Esta praça é um dos conjuntos monumentais mais espectaculares do mundo, declarado Património da Human idade pela Unesco, com o Duomo, o Batistério e a Torre Inclinada de Pisa. É devido à arquitetura espantosa destes edifícios que é conhecida como a "Praça dos Milagres".

Torre de Pisa

Foram necessários 177 anos para construir esta torre, que foi concebida em 1173 como a torre do sino do Duomo, e que começou a inclinar-se logo após a sua conclusão devido à instabilidade do subsolo em que se encontra. Hoje, a Torre de Pisa é Património Mundial e continua a ser o símbolo da cidade, sendo a torre inclinada mais famosa da história, com uma inclinação de quase 4 graus.

A Torre Inclinada de Pisa esteve fechada durante 20 anos para ser restaurada, a fim de evitar a sua queda, mas desde 2011 é possível voltar a entrar neste monumento que, com 55,86 metros de altura, oferece vistas panorâmicas a partir do seu oitavo andar e depois de subir 294 degraus em espiral. Diz a lenda que Galileu Galilei provou uma das suas teorias na torre, atirando duas balas de canhão do topo.

Catedral de Pisa

A Catedral de Santa Maria Assunta situa-se no centro da Piazza dei Miracoli. É uma catedral católica medieval construída em 1063 em estilo românico pisano e dedicada à Assunção da Virgem Maria, sede episcopal da cidade italiana de Pisa. Destaca-se pela sua delicada fachada em mármore branco e cinzento e por uma porta maciça em bronze maciço.

O seu interior é também impressionante pelas suas várias obras de arte, duas filas de imponentes colunas coríntias provenientes da ilha de Elba, mosaicos e um púlpito em talha, uma obra-prima da escultura medieval esculpida por Giovanni Pisano em 1310.

Batistério de Pisa

Situado em frente à Catedral, é o maior batistério de Itália, com uma altura semelhante à da Torre Inclinada de Pisa e um diâmetro de 36 metros. A sua espetacular fachada de mármore branco dá lugar a um interior mais sóbrio, onde se destaca a sua pia batismal octogonal. A partir das suas escadas laterais, é possível subir ao topo do Batistério e admirar uma vista magnífica sobre a Catedral de Pisa.

Cemitério ou Cemitério Monumental de Pisa

Monumento que completa o conjunto arquitetónico da Piazza dei Miracoli, o Cemitério de Pisa demorou quase dois séculos a ser concluído, de 1278 a 1464. Chama a atenção pela sua longa fachada de mármore com 42 arcos cegos e foi concebido como um claustro de estilo gótico decorado com frescos para albergar 84 túmulos da época romana.

Outros pontos de interesse em Florença

Se este artigo sobre como chegar a Pisa o ajudou a planear o que ver e fazer em Florença, consulte outros artigos que lhe poderão ser úteis sobre outros destinos, tais como Excursões a Cinque Terre partindo de Florença o Excursões à Sena partindo de Florença.

Perguntas Frequentes

  • Posso subir à Torre Inclinada de Pisa?

    Pode fazê-lo, mas aconselhamos que reserve o seu bilhete, pois a fila de espera para o comprar pode demorar várias horas e, pior ainda, pode esgotar.

  • Há alguma coisa que eu deva saber sobre a Torre Inclinada de Pisa antes de a visitar?

    Há controlos de segurança antes de entrar, e terá de depositar objectos, incluindo mochilas, sacos, etc., na parte norte da Piazza dei Miracoli. Considerando que é necessário subir 300 degraus para chegar ao topo da torre, visitá-la pode ser um desafio para quem tem vertigens.

  • Que outros sítios posso visitar em Pisa?

    Para além da torre inclinada de Pisa, há também a catedral e o batistério, a Piazza dei Cavalieri e, claro, os mercados, que são um ícone do modo de vida italiano.