Excursões a San Gimignano saindo de Florença

Conhecida como a Manhattan da época medieval, San Gimignano é uma das cidades mais visitadas da Toscana. Aproveite a oportunidade para a visitar durante a sua viagem

Isabel Catalán

Isabel Catalán

leitura de 11 minutos

Excursões a San Gimignano saindo de Florença

Vista de San Gimignano | © LigaDue - Wikipedia

A Itália é um dos países mais bonitos do mundo, mas se há uma região cuja história, aldeias medievais, gastronomia e paisagens fascinam os viajantes, essa região é a Toscana.

Aproveite uma viagem a Florença para explorar alguns dos destinos mais emblemáticos da Toscana, como Pisa, Siena, Chianti ou San Gimignano, numa viagem de um dia de autocarro.

Melhores viagens de um dia para San Gimignano a partir de Florença

Piazza Cisterna, San Gimignano| © cfwee - Flickr
Piazza Cisterna, San Gimignano| © cfwee - Flickr

Conhecida como "a Nova Iorque da Toscana" pelas suas imponentes torres de pedra, a cidade medieval de San Gimignano está localizada a apenas 60 quilómetros de Florença e, graças à sua bela e sonhadora cidade velha, é um destino de topo a visitar durante uma viagem a esta emblemática região italiana.

Aqui estão as principais excursões organizadas para descobrir San Gimignano e a mágica Toscana.

Excursão de um dia a San Gimignano, Siena e Chianti (almoço e prova de vinhos incluídos)

Siena| © Cristina Gottardi
Siena| © Cristina Gottardi

Uma viagem de carro à Toscana é uma das experiências mais românticas para fazer em Itália. Esta é uma terra de prados verdejantes, colinas ondulantes e vinhas extensas, pequenas aldeias encantadoras e uma gastronomia de fazer crescer água na boca.

Se quiser deixar-se seduzir pela magia da Toscana, esta excursão de um dia a San Gimignano, Siena e Chianti, a partir de Florença, é um dos passeios mais completos que pode fazer, porque por um preço muito razoável não só visitará num dia algumas das maiores pérolas da região (Siena, San Gimignano e Chianti), mas também terá a oportunidade de desfrutar de um delicioso almoço tradicional e de uma degustação de vinho e azeite regionais numa bela adega em Chianti.

Porque é que eu gosto desta excursão

Uma das vantagens da localização geográfica de Florença é poder visitar algumas das vilas e cidades mais encantadoras de Itália que se situam nos seus arredores. Na Toscana existem verdadeiras jóias perdidas entre as colinas que exalam arte pelos quatro lados e que todo o viajante deveria desfrutar pelo menos uma vez na vida (embora eu o avise, esta região é um verdadeiro deleite!)

Com esta excursão de um dia a San Gimignano, Siena e Chianti de autocarro, levará uma recordação inesquecível e completa da sua viagem à bela Toscana italiana por um preço muito razoável e não terá de se preocupar em planear as suas viagens ou o almoço durante o percurso, uma vez que este está incluído. Poupará tempo e dinheiro que pode gastar noutras coisas, o que é sempre bom!

Além disso, no que diz respeito a conhecer as atracções turísticas que fazem parte deste passeio, combina a fórmula de uma visita guiada com tempo livre nas diferentes cidades abrangidas pela excursão, o que é uma opção muito interessante a considerar se quiser desfrutar das vantagens de ambas as modalidades.

O que esperar

Sairá de Florença de manhã cedo (às 8h45) para apanhar o autocarro com o seu grupo para estas cidades emblemáticas da Toscana que desempenharam um papel tão importante na Idade Média e no Renascimento, razão pela qual esta região é uma mina de história e arte!

Prepare-se porque ao longo do caminho passará por campos bucólicos repletos de vinhas que inspiraram uma multidão de artistas, passeará à vontade pela cidade medieval de San Gimignano (conhecida como "a Nova Iorque da Toscana" pelas suas impressionantes torres), visitará a fortaleza de Monteriggioni, a fortaleza de Monteriggioni e a fortaleza de Monteriggioni, Visitará a fortaleza de Monteriggioni (um dos complexos medievais mais bem conservados de Itália, que praticamente não sofreu alterações desde o século XIII), visitará uma adega na pequena aldeia de Chianti, onde participará numa prova de vinhos e almoçará especialidades regionais.

Por fim, irá a Siena, o tesouro medieval da Toscânia e sede da famosa corrida de cavalos Palio. Aqui explorará o centro histórico acompanhado por um guia que lhe mostrará todos os segredos desta bela cidade monumental e lugares impressionantes como o Duomo, Via di Citta, Piazza e Palazzo Salimbeni, Palazzo Tolomei, Piazza del Campo e Fonte Gaia, Palazzo Pubblico e o Museu Cívico de Siena.

O que está incluído neste passeio

  • Viagem em autocarro GT com ar condicionado.
  • Acompanhantes multilingues especializados.
  • Visita guiada em Siena com guia monolingue em inglês ou espanhol.
  • Tempo livre em San Gimignano.
  • Visita à fortaleza de Monteriggioni.

Itinerário

  • São Gimignano
  • Monteriggioni
  • Chianti, com degustação de vinhos e produtos típicos
  • Siena

Reserve a sua excursão a San Gimignano, Siena e Chianti

Excursão de um dia a Pisa, Siena e San Gimignano (com almoço e prova de vinhos)

Pisa| © Andrea Cevenini
Pisa| © Andrea Cevenini

Aldeias medievais que cativam a alma, vales férteis e paisagens cobertas de vinhas, pores-do-sol coloridos, gastronomia de cortar a respiração... Sair de Florença e escolher um destino entre todos os recantos da Toscânia para passar o dia parece uma tarefa quase impossível. Esta região italiana é um tesouro artístico e cultural que está quase para além da compreensão.

O que há para resistir quando é tão fácil apaixonar-se por tudo na Toscana? Como viajante, já me coloquei esta questão mais do que uma vez, mas felizmente existem actividades como esta viagem de um dia a Pisa, Siena e San Gimignano que farão com que não tenha de abdicar de nada durante a sua viagem.

Viajará pelas planícies verdes da Toscana até Siena (a pérola artística da Toscana e Cidade Património Mundial), desfrutará de um delicioso almoço toscano e de uma prova de vinhos numa encantadora adega-restaurante em Poggibonsi, visitará a cidade medieval de San Gimignano (famosa pelas suas impressionantes torres) e visitará Pisa (conhecida mundialmente pela sua torre inclinada).

Porque é que eu gosto desta excursão

Se nunca visitou esta famosa região italiana, a forma mais completa de conhecer a sua cultura, tradições e todos os locais imperdíveis da Toscana, como Siena, Pisa ou San Gimignano, num só dia, é fazendo esta excursão.

É tudo vantagens! Não terá de se preocupar em organizar a sua viagem (uma vez que viajará confortavelmente de um local para outro de autocarro), nem com o almoço e as paragens para descanso (uma vez que esta excursão inclui um almoço tradicional italiano e uma prova de vinhos), nem em encontrar as principais atracções turísticas a visitar. Tudo está perfeitamente planeado para que possa desfrutar ao máximo da experiência!

Além disso, este passeio é uma excelente combinação de uma visita guiada e de tempo livre nas diferentes cidades abrangidas pelo passeio, o que é uma opção muito interessante a considerar se quiser ter as vantagens de ambas as modalidades.

O que esperar

Às 7h45, sairá de Florença de autocarro em direção a Siena, a chamada "Cidade Vermelha", onde visitará, juntamente com um guia, o centro histórico e monumentos notáveis como o Duomo, a Piazza del Campo e a Fonte Gaia, o Palazzo Tolomei, entre outros.

Depois, fará uma paragem em Poggibonsi para uma pausa e um almoço numa bela adega. Para além de degustar pratos típicos italianos, terá a oportunidade de participar numa prova de vinhos Chianti, uma experiência gastronómica verdadeiramente fantástica e divertida!

A próxima paragem deste passeio é San Gimignano, uma cidade medieval no topo de uma colina com o melhor horizonte da Toscana. Não estou a exagerar! As suas espectaculares torres medievais que resistem estoicamente ao teste do tempo são visíveis a partir da estrada.

Durante o passeio por San Gimignano terá a sensação de estar imerso num cenário de filme. Não é por acaso que é considerada uma das mais belas aldeias da Toscana. Desfrute de algum tempo livre para passear pelas suas belas ruas medievais, admirar jóias como a Piazza della Cisterna ou a Porta San Giovanni, visitar o Duomo ou subir a uma das famosas torres. As vistas do topo são fantásticas!

Finalmente, visitará Pisa e a sua impressionante Piazza dei Miracoli, onde poderá admirar o Duomo e o Batistério, bem como a famosa torre inclinada que tornou esta cidade mundialmente famosa.

Dica de viagem da Isabel

Já agora! Não te esqueças de tirar uma fotografia a segurar a Torre Inclinada de Pisa. É uma tradição que todos os viajantes devem fazer em Itália.

O que está incluído nesta excursão

  • Autocarro com ar condicionado
  • Guia profissional
  • Visita guiada a Siena apenas em inglês e espanhol
  • Almoço e prova de vinhos em Poggibonsi
  • Visita de San Gimignano e Pisa

Itinerário

  • Siena: Piazza del Campo, Fonte Gaia, Duomo, Palazzo Tolomei, Via di Città e o seu centro histórico.
  • Poggibonsi: almoço tradicional toscano numa adega local situada a meio caminho entre Siena e San Gimignano. Menu à base de bruschetta, salame e queijo fresco como entrada, tagliatelle com molho ragù (a pedido com tomate) como prato principal e sobremesa. Vinho e água incluídos.
  • San Gimignano: Piazza della Cisterna, Piazza del Duomo, Torre Grossa e Porta San Giovanni.
  • Pisa: Piazza dei Miracoli, o Duomo, o Batistério e, claro, a Torre Inclinada.

Reserve a sua excursão a Pisa, Siena e Chianti

Excursão de um dia a Siena e San Gimignano

Vista panorâmica de Siena| ©Alevision Co
Vista panorâmica de Siena| ©Alevision Co

A Toscana é um daqueles cantos da Europa onde tudo vale a pena ver. Tem paisagens sublimes de prados verdejantes e vinhas, uma gastronomia espetacular e aldeias historicamente significativas de uma beleza ímpar, pelas quais é fácil apaixonar-se.

Mas, como em qualquer viagem, por vezes é preciso escolher, porque nem sempre é possível visitar tudo o que se gostaria. Por isso, se durante a sua viagem a Florença tiver pouco tempo para uma visita a esta mítica região italiana, o meu conselho é que faça esta viagem de um dia a Siena e San Gimignano.

Porque é que eu gosto desta excursão

Com esta excursão, verá os pontos altos de ambas as cidades e explorará a bela paisagem toscana com as vantagens de viajar num grupo pequeno e ter a assistência de um guia durante parte da excursão, especificamente em Siena.

Graças ao seu guia, ficará a saber em primeira mão tudo o que deseja saber sobre os principais locais de interesse, mas terá também tempo livre para personalizar a sua excursão em San Gimignano e ir ao seu próprio ritmo, perdendo-se nas suas belas ruas medievais e parando onde quiser e quando quiser. É uma opção muito interessante a considerar se gosta de combinar os dois tipos de visita.

Além disso, viverá a experiência de almoçar numa autêntica adega toscana, onde poderá provar os excelentes vinhos da região, descontrair durante algum tempo conversando com o grupo e saborear um pouco da "buona vita" à italiana que ultrapassou fronteiras. Parece ótimo, não é?

Outro ponto alto é que no regresso a Florença, como o autocarro tem Wi-Fi gratuito, pode aproveitar para carregar todas as fotos e vídeos da excursão para as suas redes sociais, que posso garantir que serão muitas porque a Toscana é uma terra fascinante que desperta verdadeiras paixões.

O que esperar

Para aproveitar ao máximo o dia, a excursão parte cedo de Florença (às 8 horas) para Siena. Terá de se levantar cedo, mas embora seja tentador, não o aconselho a dormir uma sesta no autocarro, porque no caminho verá uma bela paisagem rural de colinas e vinhas, um prelúdio do "sonho gótico" que é esta cidade Património Mundial.

Quando chegar a Siena, vai acreditar que o tempo parece ter parado no século XIII. Durante o passeio guiado a pé pelo centro histórico, verá monumentos importantes como a Piazza del Campo e a Fonte Gaia, o Duomo e o Palazzo Tolomei, entre outros - esteja atento às histórias sobre o festival Palio di Siena, porque é mais do que uma simples corrida de cavalos!

No final e antes de almoçar numa antiga adega típica da Toscana, terá tempo para ver a fortaleza de Monteriggioni, uma pequena aldeia murada numa colina rodeada de oliveiras que parece saída de um conto de fadas. Na minha opinião, um dos locais mais bonitos do passeio, não se vai cansar de tirar fotografias!

A última paragem do passeio será San Gimignano, a cidadela medieval mais bem preservada da região, famosa pelo seu horizonte de grandes torres de pedra. As mais emblemáticas são a Torre Grossa (por ser a mais alta) e a Torre Rognosa (por ser a mais antiga), embora na cidade velha possa ver outros monumentos muito interessantes, como a catedral, o palazzo del Popolo ou a igreja de San Agostino.

Antes de regressar ao autocarro que o levará de volta a Florença, recomendo que vá até à rua principal de San Gimignano, porque está cheia de pequenas lojas típicas onde pode comprar algumas lembranças ou um gelado.

O que está incluído neste passeio

-Excursão de um dia a Siena e San Gimignano a partir de Florença num pequeno grupo.

  • Guia e motorista profissionais que falam inglês.
  • Transporte de ida e volta em minibus ou minivan com ar condicionado e wifi gratuito.
  • Visita guiada a pé com tempo livre em Siena
  • Bilhetes de entrada para visitar a Catedral de Siena (se a opção for reservada)
  • Almoço numa adega toscana, com os seus excelentes vinhos tintos.
  • Tempo livre em San Gimignano.

Itinerário

  • Siena
  • Monteriggioni
  • San Gimignano

Porque é que vale a pena visitar San Gimignano

Museu de San Gimignano 1300| ©Fracund - Trabajo propio
Museu de San Gimignano 1300| ©Fracund - Trabajo propio

Embora possa não ter a fama de outras cidades italianas, como Florença, Pisa ou Siena, na minha opinião San Gimignano é uma das mais belas aldeias do país e um dos lugares essenciais para visitar na Toscana. Há uma razão para ter sido declarada Património Mundial pela UNESCO.

A aldeia pode ser facilmente percorrida em duas horas, porque não é muito grande e é especialmente conhecida pela sua paisagem de torres de pedra, tão altas que podem ser vistas mesmo da estrada antes de chegar à cidade. A sua origem é curiosa e deve-se ao facto de terem surgido de uma espécie de competição entre as famílias abastadas da zona para mostrar qual era a mais rica e poderosa.

Dos 72 que existiam durante a Idade Média, restam atualmente 14, e até se pode subir a alguns deles para contemplar as vistas dos arredores. Recomendo-o para admirar do céu tanto a magnífica arquitetura de San Gimignano como a bela paisagem de ciprestes, vinhas e olivais que a rodeia.

Para além das suas torres, durante o passeio pelas suas encantadoras ruas medievais verá outros edifícios como o Duomo (que tem frescos maravilhosos do século XIV), o Palazzo Comunale (onde se encontra o Museu Cívico e de onde se pode entrar na Torre Grossa), a igreja de San Agostino, a praça Cisterna e a Rocca di Montestaffoli, que serve de miradouro sobre a cidade. As vistas daqui também são fabulosas, por isso aproveite para tirar as fotografias que quiser e desfrute do momento.

Há muitas razões para visitar San Gimignano, mas recomendo-o especialmente porque durante a visita terá a sensação de fazer uma viagem ao passado, uma vez que ainda preserva aquela bela atmosfera medieval que o transporta para outra era e o cativa.

Se gostou desta excursão, talvez esteja interessado em

Se durante a sua viagem a Florença gostaria de fazer várias excursões para conhecer os arredores da cidade, sugiro que dê uma vista de olhos no artigo Top 10 passeios e excursões a partir de Florença para encontrar inspiração para a sua próxima viagem.

No entanto, caso prefira concentrar as suas férias na capital da Toscana para tirar o máximo partido das mesmas, não perca o post As melhores coisas para ver e fazer em Florença onde passamos em revista os locais imperdíveis da cidade como o Duomo, a Galeria Uffizi ou a Galeria Accademia, entre muitos outros locais emblemáticos.

Perguntas Frequentes

  • Porquê visitar San Gimignano?

    Conhecida como a Manhattan medieval, San Gimignano é famosa pelas suas 14 torres, que contribuem para o seu impressionante horizonte. É também conhecida pelo vinho Vernaccia e pela famosa Gelateria Dondoli, uma gelataria fundada pelo mestre gelateiro Sergio Dondoli, um antigo campeão internacional de gelataria.

  • A que distância fica San Gimignano de Florença?

    San Gimignano fica a cerca de 60 km (37 milhas) de Florença e demora aproximadamente 1 hora e 20 minutos - 1 hora e 40 minutos a chegar, dependendo do seu meio de transporte.

  • Que recordações posso levar de San Gimignano?

    O vinho Vernaccia é um produto original da cidade de San Gimignano e é uma óptima recordação para levar para casa. As cerâmicas que retratam o horizonte medieval são também uma boa recordação da singularidade arquitetónica de San Gimignano.