Bilhetes para o Museu Leonardo Da Vinci: como comprar e preços

Florença tem dois museus dedicados ao famoso artista, inventor, cientista e pintor. Apresento-lhe todos os pormenores de ambas as visitas

María Cano

María Cano

leitura de 8 minutos

Bilhetes para o Museu Leonardo Da Vinci: como comprar e preços

©Lauren Jankowski

Localizados no coração de Florença estão o Museu Leonardo da Vinci e o Museu Interativo de Leonardo, dois espaços de exposição que mergulham na vida e obra deste famoso génio que transcendeu ao longo da história como artista, inventor, cientista e pintor, e que foi um pioneiro do seu tempo. Aqui estão todos os pormenores sobre ambos os museus.

E se estiveres à procura de outros planos para a tua estadia, visita o post o que ver e fazer em Florença.

Quanto custam os bilhetes para visitar os Museus Leonardo da Vinci em Florença?

Museu Leonardo da Vinci| ©Brian Shamblen
Museu Leonardo da Vinci| ©Brian Shamblen

Os ingressos para visitar o Museu Leonardo da Vinci custam a partir de 8 euros para adultos, enquanto a entrada reduzida para crianças de 6 a 18 anos, maiores de 65 anos, professores e portadores do cartão Firenzecard é de 7 euros.

Além disso, um bilhete familiar para dois adultos e duas crianças dos 6 aos 18 anos também está disponível por cerca de 28 euros, e há também um bilhete especial para escolas e grupos de mais de 15 pessoas, que custa 5 euros.

  • Bilhete normal: 8 euros.
  • Bilhete defamília (dois adultos e duas crianças dos 6 aos 18 anos): 28 euros.
  • Entrada reduzida (maiores de 65 anos, estudantes até aos 21 anos, professores, jovens dos 6 aos 18 anos e portadores do cartão Firenzecard): 7 euros.
  • Entrada para escolas e grupos de 15 ou mais pessoas: 5 euros.

Os bilhetes para o Museu Interativo Leonardo custam 8 euros para adultos e 6,90 euros para crianças dos 5 aos 17 anos e estudantes até aos 23 anos. Há também bilhetes a 5 euros para grupos de 25 ou mais pessoas. Existe ainda a possibilidade de efetuar uma visita guiada ao preço de 12,90 euros por pessoa para maiores de cinco anos, ou 10,50 euros se estiver num grupo de pelo menos 25 pessoas.

  • Bilhete normal: 8 euros.
  • Entrada reduzida (estudantes até aos 23 anos e crianças dos 5 aos 17 anos): 6,90 euros.
  • Entrada para grupos de 25 pessoas ou mais: 5 euros.
  • Visita guiada: 12,90 euros.
  • Visita guiadapara grupos de pelo menos 25 pessoas: 10,50€.

Como obter bilhetes para os Museus Leonardo da Vinci em Florença?

No interior do Museu| ©NebulaTig
No interior do Museu| ©NebulaTig

Os bilhetes para ambos os museus podem ser comprados na bilheteira ou online. Se os comprar online evitará perder tempo nas filas, mesmo assim, estes dois museus não estão entre os mais visitados de Florença, por isso se não tiver a certeza do dia da sua visita pode optar por comprá-los pessoalmente.

Dica de viajante

Se é um amante da ciência, vai com crianças ou quer aprender mais sobre a vida e obra do génio, não hesite em visitar os dois museus em Florença dedicados ao famoso pintor, artista e inventor.

Os bilhetes para os Museus Leonardo da Vinci em Florença estão incluídos em algum dos passes turísticos da cidade?

Cartão Florence Pass| ©CityPass
Cartão Florence Pass| ©CityPass

Para ambos os museus, não existe um passe turístico de Florença que inclua a entrada gratuita. No entanto, no caso do Museu Leonardo da Vinci, poderá beneficiar de um preço de entrada reduzido de 7 euros se tiver o Cartão Florença Pass.

O que não pode perder durante a sua visita aos Museus Leonardo da Vinci em Florença?

História de Da Vinci| ©NDKevins
História de Da Vinci| ©NDKevins

A história do Museu Leonardo da Vinci é curiosa: nos anos 60, Carlo Niccolai decidiu reproduzir as máquinas de Leonardo em grande escala e à mão, com base nos seus desenhos, e criou uma coleção completa com o apoio de vários académicos que o ajudaram a decifrar as notas do artista. O museu está dividido em quatro áreas temáticas: uma para as invenções civis, outra para as invenções de voo, outra para as invenções de guerra e/ou militares e a última para os seus estudos sobre o corpo humano e a anatomia. O Museu Interativo Leonardo é um museu inovador e dinâmico onde não pode perder as diferentes máquinas interactivas construídas a partir dos Códigos de Leonardo da Vinci, os seus estudos anatómicos e, especialmente, a reprodução digital de algumas das suas principais pinturas e os laboratórios interactivos. Para além disso, também poderá ver cerca de vinte tabelas geográficas.

Como chegar aos Museus Leonardo da Vinci em Florença?

Transfer privado| ©Dan Gold
Transfer privado| ©Dan Gold

O Museu Leonardo da Vinci de Florença está localizado no centro de Florença, na Via del Castellaccio, a dois minutos a pé do Duomo e a cerca de 10 minutos da estação Santa Maria Nouvella. A minha recomendação é ir a pé até lá. No entanto, também é possível ir de carro ou de autocarro:

  • Autocarro: Se for de autocarro, as paragens mais próximas são "Santissima Annunziata", onde passa a linha 23B, e "Piazza di San Marco", servida pelas linhas 1, 6, 7, 10, 11, 14, 14, 17, 17, 19, 20, 23, 25, 25, 31, 52, 54 e 82.
  • Carro: Se vier de carro de outro destino, terá de apanhar a saída "Firenze Nord" da autoestrada A1 Milão/Nápoles. Recomendo que estacione o seu carro num parque de estacionamento próximo, uma vez que o museu está localizado no coração de Florença e existem muitas restrições de trânsito.

O Museu Interativo de Leonardo fica muito próximo do anterior, na Via del Servi. No entanto, a minha recomendação é ir a pé até lá. No entanto, também é possível chegar lá de autocarro, elétrico e carro.

  • Carro: Tenha em conta que, como está localizado no centro de Florença, existem muitas restrições à circulação de veículos e terá de estacionar o seu veículo num parque de estacionamento próximo.
  • Autocarro: Se optar por transportes públicos, as paragens mais próximas são "Santissima Annunziata", servida pelas linhas 6, 14, 23, 31 e 31, e "Piazza di San Marco", servida pelas linhas 1, 6, 7, 10, 11, 14, 17, 20, 25 e 52.

Quais são os horários de abertura dos Museus Leonardo da Vinci em Florença?

Visita ao museu| ©Rane Martin
Visita ao museu| ©Rane Martin

O Museu Leonardo da Vinci está aberto todos os dias da semana. O horário de visita durante os meses de verão, de abril a outubro, é das 9:30 às 19:30 horas. E durante os meses de inverno, entre novembro e março, é das 10h30 às 18h30, exceto aos domingos em que é alargado das 9h30 às 19h30.

  • verão: das 9h30 às 19h30.
  • inverno: de segunda a sábado das 10h30 às 18h30 e aos domingos das 9h30 às 19h30.

Quanto ao Museu Interativo de Leonardo, o horário de abertura durante os meses de verão, de abril a outubro, é das 10h00 às 19h00, todos os dias da semana. E durante os meses de inverno, entre novembro e março, está aberto às segundas-feiras das 9:30 h às 17:30 h, de terça a sexta-feira das 10:00 h às 18:00 h, aos sábados das 10:00 h às 19:00 h e aos domingos das 9:30 h às 18:00 h.

  • verão: Das 10:00 h. às 19:00 h.
  • inverno: Segundas-feiras das 9:30 h. às 17:30 h. Terças a sextas-feiras das 10:00 h. às 18:00 h. Sábados das 10 h. às 19 h. Domingos das 9:30 h. às 18 h.

É aconselhável visitar os Museus Leonardo da Vinci em Florença com crianças?

Museu Leonardo da Vinci| ©SG
Museu Leonardo da Vinci| ©SG

Se fores a Florença com os membros mais novos da família, o Museu Leonardo da Vinci é uma visita obrigatória. É uma visita educativa onde eles podem aprender mais sobre esta figura-chave da história. Também tem oficinas e jogos educativos concebidos para explicar as diferentes invenções e obras do artista.

O Museu Interativo de Leonardo é também um excelente plano. É um museu interativo e, sobretudo, muito dinâmico, onde se pode interagir com os diferentes objectos e aprender muito.

Por outro lado, se estiver à procura de outros planos com crianças em Florença, encontre as melhores ideias no decálogo de Florença com crianças.

Quanto tempo é necessário para visitar os Museus Leonardo da Vinci em Florença?

A obra de Da Vinci no Museu| ©Ranch87
A obra de Da Vinci no Museu| ©Ranch87

A visita ao Museu Leonardo da Vinci dependerá do tempo que passar a olhar para os diferentes modelos e maquetas das invenções de Leonardo, embora se estime que a duração média seja de aproximadamente duas horas.

Estima-se que a visita ao Museu Interativo Leonardo d Vinci dure cerca de uma hora, quer se faça a visita guiada ou o audioguia.

Principais atracções perto do Museu Leonardo da Vinci de Florença

Campanário de Giotto| ©Bradley Weber
Campanário de Giotto| ©Bradley Weber

O Museu Leonardo da Vinci e o Museu Interativo Leonardo estão muito próximos um do outro e, por sua vez, estão a menos de cinco minutos a pé da Piazza del Duomo, onde se pode visitar:

  • Santa Maria del Fiore: O Duomo é um dos pontos turísticos obrigatórios na cidade de Florença. Foi projetado por Arnolfo di Cambio no século XV. Visite o post o que ver e o que fazer dentro da Catedral de Florença e saiba todos os detalhes da visita.
  • Cúpula de Brunelleschi: A cúpula octogonal do Duomo é uma das principais obras do Renascimento. Foi construída entre 1418 e 1434 e é um desafio de engenharia. Além disso, um século mais tarde, a abóbada interior da cúpula foi pintada pelos artistas Giorgio Vasari e Federico Zuccari. É um dos melhores miradouros da cidade de Florença e uma visita obrigatória. Leia o post Se você está procurando outros planos para sua estadia, visite o post ingressos para a Cúpula do Duomo de Florença e saiba todos os detalhes.
  • Battistero di San Giovanni: Também na Piazza del Duomo, em frente a Santa Maria del Fiore, está o Battistero, o edifício mais antigo da Piazza del Duomo, conhecido por sua Porta do Paraíso, que possui 10 painéis de bronze decorados com cenas do Antigo Testamento.
  • O Campanário de Giotto: tem 400 degraus de altura e é um dos melhores miradouros de Florença, ao lado da Cúpula de Bunelleschi.

Para além disso, na Piazza del Duomo existem outros planos que não deve perder.

Reservar a visita guiada ao Duomo com bilhetes para a Catedral

Recomendações para ter em mente durante a sua visita aos Museus Leonardo da Vinci em Florença

Obras no teto| ©Marco M
Obras no teto| ©Marco M

Ao visitar ambos os museus, tenha em mente as seguintes recomendações para tirar o máximo proveito da sua visita:

  • Não são dois dos principais museus da cidade, mas se estiver a ir a Florença por vários dias, recomendo que os visite para ter uma visão da vida e obra do artista.
  • É essencial que leve a sua máquina fotográfica consigo para captar tudo o que vê em imagens.
  • Estas duas visitas são ideais para crianças.
  • Recomendo que a visita seja feita durante a semana, quando há menos visitantes, para que a visita seja mais cómoda.
  • Não tenham pressa durante avisita e aproveitem para interagir com tudo o que virem.

E, claro, informe-se sobre os melhores museus de Florença, a Galleria dell'Accademia e a Galeria Uffizi.

Reservar bilhetes para a Galeria Uffizi