As 10 Melhores Pinturas da Galeria Accademia

Uma visita obrigatória a Florença é ir à Galleria dell'Accademia e ver o "David" de Miguel Ângelo. Quer saber que outras obras verá na sua visita? Venha comigo!

María Cano

María Cano

leitura de 7 minutos

As 10 Melhores Pinturas da Galeria Accademia

Galeria da Academia | ©Brian Dooley

A Galeria da Accademia é uma visita obrigatória na sua viagem a Florença. Neste museu encontrará o "David", a obra de Michelangelo por excelência, mas também poderá ver outras esculturas de autores como Lorenzo Bartolini, Luis Pampaloni e Juan de Bolonia, bem como pinturas de grandes artistas como Sandro Botticelli, Filippino Lippi, Alessandro Allori, Bernardo Daddi, Juan del Ponte, Jacopo Cambi, Paolo Ucello e Pontormo. Aqui estão todos os pontos turísticos imperdíveis que deve ver na sua visita.

Além disso, se quiser obter informações adicionais sobre o museu, leia o post bilhetes para a Galeria Accademia. Além disso, pode aprender sobre outros planos na capital da Toscana no artigo o que ver e fazer em Florença.

1. O "David" de Miguel Ângelo

David, de Miguel Ângelo| ©Elias Rovielo
David, de Miguel Ângelo| ©Elias Rovielo

A Galleria dell'Accademia é o lar da estátua mais famosa do mundo: o David de Michelangelo. Uma extraordinária escultura em grande escala criada no início do século XVI que reflecte o grande conhecimento do artista renascentista sobre a anatomia humana e o corpo masculino. Feita em mármore branco, esta estátua representa o herói bíblico antes da batalha e transmite certas sensações como a segurança e a concentração. Além disso, vários pormenores estão perfeitamente definidos, como as veias nas costas das mãos e a flexão dos músculos da perna direita.

As grandes dimensões de algumas partes da obra de Miguel Ângelo foram interpretadas pelo facto de a estátua ter sido originalmente concebida para ser colocada na linha do telhado da catedral e, desta forma, ser a única maneira de ser visível do chão.

É de salientar a grande dimensão da cabeça e a imponência da mão direita. Esta estátua esteve localizada na Piazza della Signoria até 1873, altura em que foi transferida para a Galleria dell'Accademia para a proteger das condições externas.

Reservar bilhetes para a Galleria dell'Accademia

2. Os escravos de Miguel Ângelo

Os Escravos, de Miguel Ângelo| ©Tom
Os Escravos, de Miguel Ângelo| ©Tom

No corredor que conduz ao David, encontram-se quatro imponentes estátuas esculpidas por Michelangelo entre 1519 e 1534, os Prisioneiros ou Escravos. Estas quatro figuras masculinas nuas (o Jovem Escravo, o Escravo Desperto, o Escravo Barbudo e o Escravo Atlante), nas quais, mais uma vez, Miguel Ângelo mostrou o seu vasto conhecimento da anatomia humana na definição dos músculos e outros traços, foram iniciadas para um projeto muito específico, o túmulo do Papa Júlio II, que acabou por não ver a luz do dia.

Os Prisioneiros ou Escravos não foram terminados pelo grande artista e, após a sua morte, o seu sobrinho doou-os ao Grão-Duque Cosimo I Medici. Mais tarde, foram colocadas nos cantos da Grotta Grande, no Jardim de Boboli, onde permaneceram até à primeira década do século XX, altura em que foram transferidas para a Accademia.

Reservar uma visita guiada à Galeria da Accademia

3. A violação das mulheres sabinas, de João de Bolonha

A Violação das Sabinas, de Juan de Bolonia| ©Javier Valero Iglesias
A Violação das Sabinas, de Juan de Bolonia| ©Javier Valero Iglesias

Situada no centro da Sala del Coloso, encontra-se a "Violação das Sabinas" de Juan de Bolonia, datada de 1579 e 1580. Esta escultura, com 410 cm de altura, representa três figuras nuas: um jovem que levanta uma mulher que tenta lutar para escapar e, sobre as pernas do jovem, um homem com feições desesperadas. De facto, é também conhecida como As três idades do homem. As figuras estão unidas tanto pelos seus olhares como pelos seus corpos.

Reservar bilhetes para a Galeria da Accademia

4. Vénus e Cupido", de Jacopo da Pontormo

Vénus e Cupido, de Jacopo da Pontormo| ©Mongolo1984
Vénus e Cupido, de Jacopo da Pontormo| ©Mongolo1984

Baseado nos desenhos de Michelangelo, "Vénus e Cupido" é uma pintura de Jacopo Carucci, também conhecido como Jacopo da Pontormo, datada de 1533. O pintor e retratista maneirista retrata na pintura o contraste entre o amor terreno, representado pelo jovem Cupido, e o amor espiritual, refletido pela deusa Vénus. Pintado a óleo sobre painel, o quadro mede 128 cm por 194 cm.

Reservar uma visita guiada à Galeria da Accademia

5. Madona e o Menino, São João e os dois anjos", de Sandro Botticelli

Madona com o Menino, São João e os dois anjos, de Sandro Botticelli| ©raffaele pagani
Madona com o Menino, São João e os dois anjos, de Sandro Botticelli| ©raffaele pagani

Esta obra de Sandro Botticelli, datada de 1468, representa a Virgem e o Menino juntamente com dois anjos e São João Batista. Destaca-se pela utilização de cores muito vivas. Exposta na Galleria dell'Accademia desde 1919, encontrava-se anteriormente no Hospital de Santa Maria Nuova. Não se sabe quem a encomendou nem qual a sua localização original. De formato pequeno, 98 x 97 cm, foi restaurada em algumas ocasiões desde o século XX, nomeadamente em 1979 e 2011.

Reservar bilhetes para a Galleria dell'Accademia

6. A Árvore da Vida, de Pacino di Buonaguida

A Árvore da Vida, de Pacino di Buonaguida| ©Valéry Hugotte
A Árvore da Vida, de Pacino di Buonaguida| ©Valéry Hugotte

Esta pintura, medindo 248 por 170 cm, de Pacino di Buonaguida, é baseada no Livro do Génesis. Na obra, que data do início do século XIV, o Cristo crucificado é representado como uma árvore com vários ramos que se estendem do seu corpo. E de cada ramo da árvore pende uma espécie de medalha decorada com certos acontecimentos bíblicos.

7. São Mateus", de Miguel Ângelo

São Mateus, de Miguel Ângelo| ©Philip Wood Photography
São Mateus, de Miguel Ângelo| ©Philip Wood Photography

A estátua de 271 cm de São Mateus foi encomendada por Miguel Ângelo para esculpir os doze apóstolos para a Catedral de Florença. A encomenda nunca chegou a ser concretizada e a única estátua que o artista começou a esculpir foi a estátua de São Mateus, embora se pense que tenha continuado a trabalhar nesta estátua numa data posterior. A inscrição na base indica que esta estátua foi transferida do pátio da Ópera do Duomo, em Florença, para a Academia de Belas Artes em 1831. Foi depois transferida para a Galleria dell'Accademia em 1909.

8. Cruz pintada com a Virgem e São João", de Bernardo Daddi

Cruz pintada com a Virgem e São João| ©Javier Valero Iglesias
Cruz pintada com a Virgem e São João| ©Javier Valero Iglesias

Aluno de Giotto, Bernardo Daddi foi um pintor aclamado e brilhante, e a Cruz Pintada com a Virgem e São João é uma das suas obras mais importantes. Executada entre 1340 e 1345 para o Mosteiro de San Donato, foi posteriormente transferida para a Galeria dos Uffizi na segunda metade do século XIX e, em 1919, chegou à Galleria dell'Accademia. A coroa de Cristo, em gesso dourado, é particularmente notável.

9. Museu dos Instrumentos Musicais

Museu dos Instrumentos Musicais| ©AD
Museu dos Instrumentos Musicais| ©AD

A Galeria da Accademia possui uma coleção de quase cinquenta instrumentos musicais antigos, incluindo peças de Antonio Stradivari e Bartolomeo Cristofori. Conhecido como o Museu dos Instrumentos Musicais, provém das colecções privadas dos Grão-Duques da Toscana e da família Medici. A Galeria dispõe também de um sistema multimédia nesta sala que lhe permitirá mergulhar numa experiência imersiva.

10. Galeria Bartolini

Na Gipsoteca Bartolini| ©DrNogo's Collection
Na Gipsoteca Bartolini| ©DrNogo's Collection

A Gipsoteca Bartolini reflecte as origens do museu como um lugar de aprendizagem e é um reflexo da vida do escultor Lorenzo Bartolini, que foi professor na instituição a partir de 1839. A sala alberga uma grande coleção de esculturas em gesso realizadas por Bartolini e por Pampaloni, um dos seus alunos.

Algumas das esculturas de Bartolini que podem ser vistas na Galleria dell'Accademia são Ammostatore, Arnina, Emma e Julia Campbell, Figura allegorica per il monumento Demidov, Medalla per il monumento a Gerolamo Segato, Monumento a Elisa Baciocchi ou Ninfa dello Scorpione, entre outras.

A Galleria dell'Accademia em Florença, sala por sala

Visita à Galeria dos Prisioneiros| ©Dimitris Kamaras
Visita à Galeria dos Prisioneiros| ©Dimitris Kamaras

A Galeria da Accademia tem dois andares que se dividem numa série de salas:

  • Sala dos Colossos: alberga pinturas do século XV de artistas como Botticelli, Domenico Ghirlandaio, Paolo Uccello, Filippino Lippi ou Perugino.
  • Galeria dos Prisioneiros: Destacam-se os quatro prisioneiros, bem como importantes pinturas do século XVI de artistas como Andrea del Sarto, Granacci, Pontormo, Fra' Bartolomeo e Michele di Ridolfo del Ghirlandaio.
  • A Tribuna: É a área mais movimentada do museu e alberga o David de Miguel Ângelo.
  • Gipsoteca: Sala dedicada às esculturas florentinas do neoclassicismo ao romantismo. Alberga uma grande coleção de esculturas em gesso de Bartolini e Pampaloni.
  • Sala di Pacino, Sala di Giotto e Giotteschi e Sala degli Orcagna: Estas três salas albergam pinturas dos séculos XIII e XIV.
  • Museu dos Instrumentos Musicais.
  • Salas de Lorenzo Monaco e do gótico tardio: com pinturas do século XV.

Reservar uma visita guiada à Galeria da Accademia

Recomendações para ver as melhores obras da Galleria dell'Accademia sem multidões

Entrada na Galleria dell'Accademia| ©Mongolo1984
Entrada na Galleria dell'Accademia| ©Mongolo1984

Na sua visita à Galleria dell'Accademia, tenha em mente as seguintes dicas para tornar a sua visita o mais agradável possível:

  • Compre o seu bilhete com antecedência: A Galeria da Accademia é um dos museus mais visitados de Florença. Por isso, recomendo que reserve o seu bilhete com antecedência para evitar perder tempo na bilheteira. Além disso, também é possível comprar um bilhete com acesso prioritário. Os bilhetes mais baratos para a Accademia custam a partir de aproximadamente 25 euros na Hellotickets.
  • Verificar o mapa: Antes de iniciar a sua visita à Galeria da Academia, é aconselhável consultar o mapa do museu e ter uma ideia da localização de cada sala e do que se pode ver em cada uma delas.
  • Ir de manhãcedo: A Galleria dell'Accademia é um dos museus mais visitados de Florença. Por esta razão, recomendo que vá durante a semana e de manhã cedo ou ao fim da tarde, para que não se depare com tantos turistas e possa visitar o museu à vontade.
  • A Galeria da Accademia não tem bengaleiro, pelo que não são permitidos sacos, malas e mochilas grandes.
  • São permitidas garrafas de água mineral, desde que não excedam meio litro de capacidade.
  • Terá de passar por um controlo de segurança à entrada, pelo que deve ter isso em conta no tempo total da sua visita.
  • Demore o tempo que for necessário para ver as diferentes obras.

E depois de explorar a Galeria da Academia, lembre-se de que pode visitar a Galeria Uffizi ou o Museu Leonardo da Vinci. Aconselho-o a consultar os melhores museus de Florença e a planear uma viagem de 10.

Reservar bilhetes para a Galleria dell'Accademia