O que fazer em Roma em 4 dias

Quatro dias em Roma serão suficientes para descobrir as paragens mais importantes da capital italiana, mas não terá tempo a perder, eu ajudo-o a organizar-se!

Alex Grande

Alex Grande

leitura de 14 minutos

O que fazer em Roma em 4 dias

Basílica de São Pedro ao pôr do sol | ©Michele Bitetto

Quatro dias em Roma é o tempo perfeito para ver todos os seus principais monumentos e praças, mas também lhe dará tempo para descobrir os seus recantos mais curiosos. Aqui está o itinerário perfeito para passar quatro dias em Roma e não perder nenhum dos seus lugares imperdíveis.

Dia 1: Conhecer a Roma Antiga

No seu primeiro dia em Roma, verá os pontos turísticos mais monumentais da cidade, os impressionantes edifícios preservados desde a antiguidade e passeará pelo Bairro Judeu, um dos mais interessantes da Europa.

Comece a manhã com uma visita ao Coliseu

Em frente ao Coliseu| ©Joshua Earle
Em frente ao Coliseu| ©Joshua Earle

Que melhor maneira de começar a sua viagem a Roma do que visitar o Coliseu, uma das sete maravilhas do mundo?

No interior do Coliseu verá a História Antiga no seu estado mais puro: o local mais importante da vida pública romana no tempo do Império, onde os cidadãos livres exerciam o seu direito de se entreterem, algo que hoje parece ainda mais avançado do que no seu tempo.

Para evitar as filas que se formam no edifício, recomendo que compre online os seus bilhetes para o Coliseu, o Fórum Romano e o Monte Palatino. E, se for particularmente apaixonado por história, pode ser uma boa ideia fazer uma visita guiada ao Coliseu que inclua também o Fórum Romano e o Monte Palatino.

Reserve os seus bilhetes para o Coliseu

Continue até o Fórum Romano e o Monte Palatino

Via dei Fori Imperiali| ©Unsplash
Via dei Fori Imperiali| ©Unsplash

Este sítio, muito próximo do Coliseu, é um museu ao ar livre de ruínas da Roma Antiga. Das casas do senado às praças públicas, mercados e palácios, esta zona é um tesouro arqueológico e histórico.

Não se esqueça de reservar com antecedência os seus bilhetes para o Fórum e o Monte Palatino. O Fórum Romano está localizado no Monte Palatino, uma das sete colinas de Roma, e há duas maneiras de entrar: ou pelo portão ao lado do Coliseu, que normalmente tem a fila mais longa, ou pela Via di San Gregorio, embora esta tenha um pouco de desvio. Se não estiveres com pressa, é melhor fazeres fila.

Também podes fazer uma visita combinada ao Coliseu e ao Fórum Romano. Será uma experiência emocionante que revelará todos os segredos que, à primeira vista, poderão não ser notados, mas, se não o forem, é mais do que suficiente para passear por estas ruínas e imaginar a vida quotidiana da Antiguidade. Se ficou com vontade de ver mais ruínas do Império Romano, há mais fóruns em Roma onde pode fazer um passeio pela história a pouca distância do Fórum Romano e com acesso livre:

  • O Fórum Imperial.
  • O Fórum de Augusto.
  • O Fórum de César.

Reserva de bilhetes para o Fórum e para o Monte Palatino

Em seguida, vá à Piazza del Campidoglio e à Piazza Venezia

Piazza Venezia| ©Michele Bitetto
Piazza Venezia| ©Michele Bitetto

A Piazza del Campidoglio é uma das minhas praças favoritas em Roma e até reservo um tour pelas fontes e praças de Roma.

A sua forma oval, desenhada por nada mais nada menos do que Miguel Ângelo, e os belos edifícios que a rodeiam fazem desta praça um lugar especial para se sentar, relaxar e apreciar Roma durante algum tempo.

A caminho da Piazza del Campidoglio passará pela Piazza Venezia, com o impressionante monumento nacional a Victor Emmanuel II (ou Altar da Pátria).

Reservar a excursão às fontes e praças de Roma

De seguida, descubra o Campo de' Fiori

Praça Campo de' Fiori| ©Wikimedia
Praça Campo de' Fiori| ©Wikimedia

A um quarto de hora a pé da Piazza del Campidoglio encontra-se a Piazza Campo de' Fiori, muito popular entre os turistas, onde todas as manhãs, exceto aos domingos, se encontra um mercado com bancas de todos os tipos: comida, frutas e legumes e até padarias.

Se estiver interessado, pode reservar uma visita guiada às fontes e praças de Roma. Também pode visitá-lo se reservar uma visita gastronómica ao Campo dei Fori

Outra opção é continuar até ao Largo di Torre Argentina e encomendar um takeaway na Mercerie na Via di S. Nicola de' Cesarini, 5, um local muito na moda em Roma onde pode encomendar alguns deliciosos cestos recheados para levar.

Reservar um tour gastronómico pelo Campo dei Fori

Não perca o Largo di Torre Argentina

Ruínas do Largo di Torre Argentina| ©Wikimedia
Ruínas do Largo di Torre Argentina| ©Wikimedia

Este conjunto de ruínas é visitado por duas razões muito diferentes. É o local onde Júlio César foi assassinado, pelo que o Largo di Torre Argentina é uma atração de topo para os amantes de história, mas é também um refúgio para gatos vadios, pelo que se gosta de gatos tem de vir aqui.

As ruínas estão localizadas ao ar livre no meio de uma praça e são os restos de vários templos da antiguidade, bem como o que resta da Cúria de Pompeu, o Senado Romano, onde ocorreu o famoso assassinato da figura histórica Júlio César.

À tarde, entrada no bairro judeu

Símbolos do Bairro Judeu de Roma| ©Wikimedia
Símbolos do Bairro Judeu de Roma| ©Wikimedia

Se reservar um passeio pelo Bairro Judeu, desfrutará de um lugar muito tranquilo onde poderá respirar uma atmosfera diferente do resto da cidade. Percorrerás as suas pequenas ruas e poderás chegar à Grande Sinagoga de Roma, ver o Teatro Marcello, o irmão mais novo do Coliseu, admirar o histórico Pórtico de Otávia e visitar a encantadora Piazza Mattei com a sua Fonte das Tartarugas.

Enquanto lá estiveres, recomendo-te que proves as alcachofras à moda judaica, um prato de alcachofras fritas muito caraterístico deste bairro.

E para o jantar, um bom sítio para comer, frequentado por muitos habitantes locais, é o Giggetto al Portico d'Ottavia, na Via del Portico D'Ottavia 21/a-22, onde pode pedir o prato típico de alcachofra, mas também algumas excelentes massas e carnes.

Reservar uma visita guiada ao bairro judeu

Dia 2: Descobrir o centro histórico

No seu segundo dia em Roma, recomendo-lhe que visite a Piazza del Popolo, entre na Galeria Borghese, visite a Piazza di Spagna, vá à Fonte de Trevi e, claro, entre no Panteão.

Visitar a Piazza del Popolo

Piazza del Popolo| ©Gabriella Clare
Piazza del Popolo| ©Gabriella Clare

A Piazza del Popolo é outro dos meus lugares preferidos em Roma, com o Obelisco Flaminio no centro (originalmente localizado no Circus Maximus)

Para além das suas três igrejas, Santa Maria dei Miracoli, Santa Maria in Montesanto e a Igreja de Santa Maria del Popolo, que valem a pena pelo menos entrar, ao lado da Piazza del Popolo está o Terraço Pincio, onde se pode subir para ter uma bela vista da praça e de Roma.

Reservar uma visita guiada às fontes e praças de Roma

Deslumbre-se com a Galeria Borghese

O interior da Galeria Borghese| ©Canova Paolina
O interior da Galeria Borghese| ©Canova Paolina

A partir da Piazza del Popolo, basta um curto passeio pelos Jardins Borghese para chegar à galeria de arte com o mesmo nome, a Galeria Borghese, que alberga uma das mais importantes colecções de arte pictórica de toda a Itália.

Instalada num antigo palácio, a Galeria Borghese é absolutamente deslumbrante e vale bem a pena uma visita, especialmente se tiver uma paixão pela arte. Pode ver pinturas de Caravaggio, Rafael e Ticiano, entre outros mestres.

É melhor reservar a sua visita guiada à Galeria Borghese online para garantir que não perde a oportunidade e que tira o máximo partido da sua visita com um guia especializado.

Reservar uma visita guiada à Galeria Borghese

Ir para a Piazza di Spagna

Piazza di Spagna| ©Daniel Basso
Piazza di Spagna| ©Daniel Basso

Depois da visita à Galeria Borghese, o resto do dia levá-lo-á aos lugares mais emblemáticos de Roma e aos pontos turísticos imperdíveis desta viagem.

Começamos pela famosa Piazza di Spagna, cuja escadaria, cheia de flores no verão em Roma, está sempre cheia de gente.

A escadaria é dominada pela bela Igreja de Trinità dei Monti e na praça está a icónica Fontana della Barcaccia. Esta praça foi um local de culto para os poetas românticos Keats e Percy Shelley, de facto, na própria praça está a residência de Keats, agora um museu. Reserve o tour das fontes e praças de Roma e descubra todos os detalhes deste lugar emblemático.

Reservar a visita às fontes e praças de Roma

Tire as melhores fotos na Fontana di Trevi

Fonte de Trevi| ©Michele Bitetto
Fonte de Trevi| ©Michele Bitetto

Não se pode deixar Roma sem visitar a Fonte de Trevi. É a fonte mais impressionante e bonita de Roma e provavelmente de todo o mundo. Tem uma beleza inigualável e pode visitá-la se reservar a excursão das fontes e praças de Roma.

Quer seja pela sua beleza majestosa, por ter servido de cenário icónico em "La Dolce Vita" ou pela tradição de atirar moedas para a água, encontrará uma enorme multidão de pessoas nesta fonte. Por isso, pode ser uma boa ideia regressar ao amanhecer ou depois da meia-noite, dois momentos mágicos em que encontrará muito menos pessoas e poderá desfrutar da essência da Fonte de Trevi em todo o seu esplendor.

Uma das fontes mais bonitas de Roma que não pode perder. Se vai atirar uma moeda à água, lembre-se da tradição: deve fazê-lo com a mão direita por cima do ombro esquerdo, e atirar uma moeda para regressar a Roma, duas moedas para encontrar o amor em Itália e três moedas para invocar a boa sorte no seu casamento ou divórcio.

Reservar o passeio pelas fontes e praças de Roma

Comece a tarde na Galeria Sciarra

A apenas cinco minutos a pé da Fontana di Trevi, encontra-se esta galeria com um pequeno pátio onde pode ver frescos Art Nouveau e fazer uma pausa das multidões, uma vez que não é muito conhecida pelos turistas.

É um desses lugares secretos de Roma que você vai adorar descobrir durante a sua viagem - anote na sua agenda!

Surpreenda-se no Panteão

Sair do Panteão| ©Christopher Czermak
Sair do Panteão| ©Christopher Czermak

O Panteão, atualmente conhecido como a igreja de Santa Maria Rotonda, é um lugar cheio de mistério: preservado desde a Antiguidade, sobreviveu às incursões dos bárbaros e, no século VII, tornou-se um importante templo católico.

Pessoalmente, considero essencial reservar uma visita guiada ao Panteão na sua viagem a Roma e maravilhar-se com este monumento, tanto por dentro como por fora. Existe uma atmosfera quase mágica devido ao óculo da grande cúpula que deixa entrar a luz do sol no interior. Aqui, pode ver os túmulos de vários monarcas romanos e o túmulo do artista Rafael, bem como mosaicos e esculturas com um brilho especial.

Reservar uma visita guiada ao Panteão de Roma

Ir para a Piazza Navona

Piazza Navona à noite| ©Wikimedia
Piazza Navona à noite| ©Wikimedia

Uma das praças mais bonitas e populares de Roma desde os tempos antigos, quando este espaço era o estádio de Domiciano, é a Piazza Navona, um lugar antigo cuja beleza atual se deve em grande parte às renovações da era barroca, que criaram as três fontes na praça e a igreja de Sant'Agnese in Agone.

Vale a pena visitá-lo num itinerário de quatro dias em Roma, onde se pode sentar para tomar um café, relaxar e desfrutar da atmosfera. Também é possível reservar bilhetes para o metro da Piazza Navona.

Reservar bilhetes para o Metro da Piazza Navona

Termine o dia no Castel Sant'Angelo

Castel Sant'Angelo| ©David Edkins
Castel Sant'Angelo| ©David Edkins

Um passeio a pé da Piazza Navona até ao Castel Sant'Angelo levá-lo-á através do centro histórico até uma das mais belas pontes de Roma.

Reservar bilhetes para o Castel Sant'Angelo é uma obrigação na sua viagem a Roma. A sua construção remonta ao século II, quando o Imperador Adriano mandou erguer o Castel Sant'Angelo como mausoléu para a sua família. Ao longo dos seus quase dois mil anos de história, este edifício serviu de túmulo, de fortaleza para o Papa em caso de ataque, de castelo e, atualmente, de museu.

É possível visitar o mausoléu de Adriano no seu interior, percorrer os apartamentos papais e observar Roma a partir dos baluartes defensivos, onde ainda repousam os canhões. Para preparar a sua visita, recomendo que leia este artigo, no qual lhe digo tudo o que precisa de saber sobre o Bilhetes para o Castelo Sant'Angelo: como comprar, preços e horários de abertura.

Reservar bilhetes para Castel Sant Angelo

Dia 3: Maravilhe-se com o Vaticano e aproveite a tarde em Trastevere

E para o seu terceiro dia, adicione uma visita aos Museus do Vaticano, visite a Basílica de São Pedro, passeie por Trastevere e assista ao pôr do sol do miradouro Gianicolo.

Comece a manhã nos Museus do Vaticano

O interior dos Museus do Vaticano| ©Wikimedia
O interior dos Museus do Vaticano| ©Wikimedia

Os Museus do Vaticano são um tesouro artístico com jóias como a Capela Sistina, a Sala dos Mapas, a Galeria de Imagens do Vaticano e muito mais. Esqueça a ideia de tentar ir aos Museus do Vaticano sem se ter preparado com antecedência:

Ao planear o seu itinerário, tenha em mente que os Museus do Vaticano estão fechados aos domingos, exceto no último dia de cada mês (um dia que não recomendo de todo, uma vez que a entrada é gratuita e as filas são indescritíveis).

Reserve os seus bilhetes para os Museus do Vaticano

Não perca a Basílica de São Pedro

Basílica de São Pedro| ©Wikimedia
Basílica de São Pedro| ©Wikimedia

A Basílica de São Pedro é, sem dúvida, a igreja mais impressionante que já vi em todas as minhas viagens. Só o espetáculo que se ergue à tua frente quando entras na Piazza San Pietro é uma das imagens mais inesquecíveis de toda a tua viagem a Roma, mas o interior é uma obra de arte que podes percorrer e sentir, e como se isso não bastasse, podes subir à cúpula da basílica e admirar toda a Roma a teus pés.

A entrada na Basílica de São Pedro é gratuita, mas terás de fazer fila, o que não é um grande problema numa viagem de quatro dias. Na verdade, a fila anda bastante depressa, mesmo que pareça que não. Mas porquê esperar na fila? Mas porquê esperar na fila? Tem a opção de reservar uma visita guiada à Basílica de São Pedro.

Preste especial atenção ao Baldacchino, à Pieta de Miguel Ângelo, ao túmulo de Alexandre VII e às Grutas do Vaticano, que é a parte mais impressionante da Basílica de São Pedro, juntamente com a subida à cúpula, que pode ver de perto e de fora, com a cidade de Roma a estender-se em direção ao horizonte como pano de fundo. A propósito, as quartas-feiras são um mau dia para visitar a Basílica de S. Pedro, a não ser que se reservem bilhetes para a audiência papal.

Marcar uma visita à Basílica de São Pedro

Passeio pelo Trastevere

Santa Maria em Trastevere| ©Wikimedia
Santa Maria em Trastevere| ©Wikimedia

Trastévere é um dos bairros mais bonitos de Roma e dar-lhe-á uma sensação muito autêntica ao caminhar pelas suas ruas de pedra. Aqui encontrará as típicas janelas fechadas, edifícios coloridos e videiras penduradas em cada esquina.

Passeie ao longo do rio Tibre até à Isola Tiberina e descubra os seus arredores, passeie pela encantadora Piazza di Santa Maria e entre na Basílica di Santa Maria in Trastevere para admirar os seus mosaicos dourados, uma das igrejas mais impressionantes de Roma.

Da Villa Farnesina, são 20 minutos a pé até à Piazza di Santa Maria in Trastevere. Reserve uma visita guiada ao Trastevere e conheça em profundidade o bairro mais peculiar de Roma.

Reservar uma visita guiada ao Trastevere

Não perca o pôr do sol do miradouro do Gianicolo

Para terminar o dia, tem a opção de relaxar com um copo de vinho e uma fatia de pizza em Trastevere (para isso, recomendo que experimente a deliciosa pizza de Ai Marmi, em Viale di Trastevere, 53-59). Ou... pode subir ao Janículo para apreciar o pôr do sol sobre Roma, a 15 minutos a pé da Piazza di Santa Maria in Trastevere.

Leve consigo alguns petiscos e bebidas e sente-se num banco para apreciar a vista e o ar fresco da noite. Depois, pode sempre regressar a Trastevere e aproveitar o resto da noite.

Dia 4: Visite Testaccio e uma parte escondida de Roma

ROMA (Testaccio)|©Antonello Serino
ROMA (Testaccio)|©Antonello Serino

No seu último dia em Roma, não pode perder alguns dos pontos de referência da capital italiana, como a Pirâmide de Gaius Cestius, o cemitério pagão, o Mercado de Testaccio, a Piazza Testaccio, o Jardim das Laranjeiras, a Fechadura dos Cavaleiros de Malta e o imperdível Circus Maximus.

Comece o dia na Pirâmide de Caius Cestius

Teria adivinhado que se pode ver uma pirâmide em Roma? Sim, e uma que foi magnificamente preservada desde a antiguidade.

Esta é a Pirâmide de Caio Céstio, um magistrado romano que a mandou construir para albergar a sua câmara funerária, ao estilo das pirâmides do Egipto.

Pode vê-la mesmo à saída da paragem de metro de Piramide, na linha B, mas a melhor vista é a do Cemitério não católico de Roma, a próxima paragem do itinerário no seu último dia em Roma.

Visitar o cemitério não católico

Este belo cemitério pagão é único na cidade de Roma, e é até chocante encontrar algo assim numa cidade tão relevante para o catolicismo. Aqui estão enterrados os poetas Percy Shelley e John Keats, que, como se sabe, eram apaixonados pela Roma barroca.

É um lugar muito tranquilo, com uma atmosfera encantadora, de onde se pode ver a Pirâmide de Caius Cestius em todo o seu esplendor. É também um refúgio para gatos vadios, e verá muitos a vaguear entre as lápides do cemitério.

Compre lembranças no Mercado Testaccio e na Piazza Testaccio

O Mercado Testaccio, ao contrário do Campo de' Fiori, é muito mais local e autêntico, pelo que encontrará muito menos turistas que não fazem dele uma prioridade numa viagem a Roma.

O Mercado Testaccio tem tudo, desde roupas, sapatos e barracas de antiguidades, e, claro, muitas barracas de comida, onde eu recomendo que você experimente algumas das iguarias de Roma.

Também dê um passeio pela Piazza Testaccio, muito menos lotada do que as principais praças de Roma, e faça uma pausa antes de ir para um dos monumentos mais impressionantes da cidade: o Circus Maximus.

Reservar a excursão às fontes e praças de Roma

Não perca o Circo Máximo

Embora esta não seja uma visita essencial no itinerário, vale a pena reservar uma visita guiada ao Cir co Máximo, especialmente se estiver na zona. Pode aproveitar para passear pelo Circus Maximus, o primeiro estádio de Roma onde se realizavam as famosas corridas de bigas. Na zona existem ainda algumas ruínas dos palácios que foram construídos à volta deste local.

Hoje é um parque onde se podem ver os vestígios da antiguidade e imaginar como seriam os espectáculos que aqui se realizavam. E agora que já limpou a mente de um dia cheio de passeios, prepare-se para descobrir um dos lugares mais especiais de toda Roma.

Reserve uma visita guiada ao Circo Máximo

Despedir-se de Roma no Jardim das Laranjeiras e no cadeado dos Cavaleiros de Malta

A fechadura dos Cavaleiros de Malta| ©Wikimedia
A fechadura dos Cavaleiros de Malta| ©Wikimedia

No Monte Aventino, uma das colinas de Roma a sul da cidade, existe um local chamado Giardino degli Aranci, ou Jardim das Laranjas. Originalmente um pomar de monges dominicanos, é agora um parque onde se encontra uma porta com um buraco de fechadura através da qual se pode ver a cúpula da Basílica de São Pedro em miniatura.

É uma experiência muito bonita e única, e olhar através do buraco da fechadura é apenas uma desculpa para passear pelos laranjais e apreciar o aroma, especialmente numa tarde de verão.

Recomendo que reserve o tour Roma escond ida e suba aqui uma hora antes do pôr do sol, mesmo que isso signifique reduzir o tempo gasto nas visitas anteriores: é, sem dúvida, a melhor maneira de terminar a sua viagem a Roma e um dos pontos turísticos mais impressionantes e bonitos de Roma.

Reservar a excursão a Roma escondida