Bilhetes para o Castelo Sant'Angelo: como comprar, preços e horários de abertura

Um dos lugares mais enigmáticos de Roma é o Castel Sant'Angelo. Venha descobri-lo por dentro e conhecer a sua história.

Alex Grande

Alex Grande

leitura de 7 minutos

Bilhetes para o Castelo Sant'Angelo: como comprar, preços e horários de abertura

Vistas do Castel Sant'Angelo a partir do exterior | ©Michele Bitetto

O Castel Sant'Angelo é um vestígio da era imperial: construído como mausoléu para Adriano, durante a sua história foi uma prisão, uma fortaleza e até uma residência papal. Pode visitá-lo ao seu próprio ritmo, comprando bilhetes por conta própria, ou juntar-se a uma visita guiada. Eu digo-lhe como.

A melhor opção

Bilhetes para o Castelo Sant'Angelo em Roma

Bilhete de entrada para o Castelo de Santo Ângelo ao melhor preço

Se quiser entrar no castelo para conhecer o seu interior gastando o mínimo possível e tendo a liberdade de o explorar ao seu próprio ritmo, esta é a melhor opção.

Uma das duas opções que tem para esta visita é comprar bilhetes para o Castel Sant'Angelo online. Estes incluem um áudio-guia, que pode descarregar para o seu telemóvel e que o ajudará a orientar-se durante a visita, e têm a grande vantagem de lhe permitir evitar a fila de entrada, por um preço de 27 €

Embora não tenha a narração profissional de um guia, é possível fazer esta visita inteiramente sozinho: o itinerário principal está marcado e se utilizar o áudio-guia é difícil perder os locais mais importantes da fortaleza.

Recomendo-o se... preferir fazer esta visita sozinho e ao seu próprio ritmo, sem depender de um grupo e de um horário fixo.


A opção mais completa

Passeio Turístico Guiado no Castelo Sant'Angelo em Roma

Visite o Castelo de Santo Ângelo com um guia especializado

Perfeito se quiser descobrir os segredos mais bem guardados deste castelo, a sua história e lendas com um guia local especializado.

Duração: 2 horas

A visita começa na Ponte Sant'Angelo, que atravessará com o seu guia para chegar ao castelo que se ergue à sua frente, parando para admirar as estátuas de anjos que repousam de ambos os lados da ponte. Antes de entrar na fortaleza, verá o túnel secreto que liga o Castelo de Santo Ângelo ao Vaticano e a muralha que o guarda.

Uma vez dentro do castelo, a visita ao Castelo de Santo Ângelo levá-lo-á numa viagem em que descobrirá a evolução do edifício desde a sua construção até aos dias de hoje, passando por diferentes fases históricas durante as quais o Castelo de Santo Ângelo serviu de túmulo, prisão e refúgio papal.

Recomendo-o se... estiver especialmente interessado em conhecer a história do Castelo de Santo Ângelo. Na minha experiência, uma visita guiada é sempre mais interessante do que uma visita por conta própria, e compreender a importância de um lugar é o primeiro passo para o admirar.


Como comprar bilhetes online

Pormenor do Castel Sant'Angelo| ©Michele Bitetto
Pormenor do Castel Sant'Angelo| ©Michele Bitetto

A minha recomendação é que compre os seus bilhetes online e com antecedência sempre que puder. Poupará horas de filas na entrada e poderá também comparar preços, disponibilidade e horários de abertura. Este conselho aplica-se a qualquer bilhete que tenha de comprar para uma visita durante a sua viagem, pois, na minha opinião, a vantagem de não esperar na fila e a garantia de acesso são duas vantagens muito consideráveis.

Reservar bilhetes para o Castel Sant'Angelo

Preços dos bilhetes para o Castel Sant'Angelo

Castel Sant'Angelo| ©David Edkins
Castel Sant'Angelo| ©David Edkins

A entrada geral custa cerca de 19 euros, com uma redução para 7 euros se for cidadão europeu entre os 18 e os 25 anos. As crianças com menos de 18 anos pagam 4 euros e , no primeiro domingo de cada mês, a entrada no Castelo é gratuita para todos os visitantes.

Se é uma pessoa que viaja sem um plano fixo, também pode comprar os seus bilhetes para o Castel Sant'Angelo na bilheteira. As desvantagens são as mesmas de sempre: terá de esperar na fila, o que, dependendo da época do ano, pode tirar muito tempo do seu dia, e o preço nem sempre será mais barato.

Reserve os seus bilhetes para Castel Sant'Angelo

Horários e dias de abertura

Estátua do Arcanjo Miguel| ©Frielp
Estátua do Arcanjo Miguel| ©Frielp

Pode visitar o Castel Sant'Angelo todos os dias da semana, das 9:00 às 19:30. Grande parte do interesse deste edifício reside nas suas vistas panorâmicas de Roma a partir do terraço, pelo que poderá ser uma boa ideia programar o fim da sua visita para coincidir com o pôr do sol.

Dica de viagem do Alex

As vistas do rio Tibre, da Ponte Sant'Angelo e da Basílica de São Pedro, a partir do terraço do Castelo de Santo Ângelo, são lindas ao pôr do sol, por isso recomendo uma visita ao fim da tarde.

Como chegar lá

Castel Sant'Angelo a partir da ponte| ©Northfielder
Castel Sant'Angelo a partir da ponte| ©Northfielder

Este edifício histórico fica a uma curta distância a pé do Vaticano. Para lá chegar de metro, as estações mais próximas são Lepanto e Ottaviano, e há muitas paragens de autocarro a curta distância: 62, 23, 271, 982, 280, 40 e 34, para citar algumas das principais linhas.

Dicas para visitar Castel Sant'Angelo

Vista do Vaticano a partir de Castel Sant'Angelo| ©Sonse
Vista do Vaticano a partir de Castel Sant'Angelo| ©Sonse

Se quiser visitar mais atrações, compre o Roma Pass

Se estava a pensar em comprar o Roma Pass, vai gostar de saber que a entrada com áudio-guia e sem filas está incluída neste passe turístico. Recomendo-lhe que aproveite o passe e visite o Castelo, pois na minha opinião é uma das entradas mais interessantes que oferece.

Utilizar o audioguia online

Lembre-se de levar o seu telemóvel consigo se comprar o bilhete online, pois não só é mais fácil apresentar o bilhete na bilheteira, como também vai precisar dele para levar o áudio-guia, que pode ouvir através de uma aplicação.

O que levar

O castelo não é um local de culto religioso, pelo que, ao contrário da grande maioria dos principais edifícios de Roma, não terá de seguir um código de vestuário. No entanto, recomendo que use sapatilhas com boas solas e tenha cuidado com os degraus e alguns dos corredores, pois podem ser escorregadios.

Prepare-se para uma visita tranquila

De todos os sítios turísticos de Roma, o Castelo de Santo Ângelo não é um dos mais visitados devido ao grande número de locais de interesse na cidade. Isto significa que, com um pouco de sorte, a sua visita ao edifício será bastante tranquila e sem multidões, tornando-a a experiência perfeita para um dia um pouco mais descontraído na sua viagem a Roma.

Reserve os seus bilhetes para o Castel Sant'Angelo

O que verá no Castelo de Santo Ângelo

Ponte de Sant'Angelo| ©Abir Anwar
Ponte de Sant'Angelo| ©Abir Anwar

No caso de comprar um bilhete para este edifício histórico e preparar a visita por conta própria, aqui está o itinerário do Castel Sant'Angelo, marcado com painéis informativos e guiado pelo áudio-guia. Na visita guiada, seguirá um percurso semelhante.

  • Os baluartes: Durante o cerco de Roma em 1527 pelas tropas de Carlos I, o Papa Clemente VII utilizou o Castelo de Santo Ângelo como refúgio. Os baluartes ainda guardam os canhões que defenderam a fortaleza do chamado "saque de Roma", e é possível passear por eles enquanto se admira a magnífica vista do Vaticano.
  • Il passetto: O chamado 'Il passetto di Borgo' é a muralha que liga o Vaticano ao Castel Sant'Angelo. No seu interior, esconde-se uma passagem através da qual o Papa podia deslocar-se do Vaticano para a fortaleza em caso de assalto.
  • Mausoléu de Adriano: Pouco resta do esplendor desta sala, outrora revestida de enormes placas de mármore, onde eram guardadas as cinzas da família do imperador Adriano. Mais tarde, na sua história, passou a ser uma cela de prisão, onde hoje se respira um ambiente algo sinistro.
  • Pátio do Anjo: A escultura de mármore do Arcanjo Miguel que se encontra atualmente neste pátio é a que originalmente coroava o Castel Sant'Angelo e dava o nome à fortaleza. Foi esculpida para comemorar a visão que o Papa Gregório teve no topo do castelo, na qual viu o Arcanjo aparecer para anunciar o fim da peste que estava a assolar Roma no final do século VI.
  • Apartamentos papais: Aqui se encontram as salas mais interessantes do Castelo, decoradas com frescos renascentistas de artistas da escola de Rafael e onde é possível imaginar o luxo dedicado às residências do Papa, para onde este se retirava em caso de perigo.
  • O terraço superior: Um dos pontos altos da visita a Castel Sant'Angelo. A partir daqui, terá uma vista dos locais mais emblemáticos da cidade e poderá apreciar pormenores da basílica e da cúpula de São Pedro que não podem ser vistos de nenhum outro lugar. Aqui também se encontra a estátua dedicada ao Arcanjo Miguel, que coroa o castelo e é visível de longe.

Reservar uma visita guiada ao Castel Sant'Angelo

Outras experiências que também podem interessar-lhe

Se ainda não reservou uma visita geral a Roma, deixe-me dizer-lhe que é uma das melhores experiências para conhecer a cidade nos primeiros dias da sua viagem, e depois explorá-la por conta própria. Recomendo-lhe que o veja aqui: Os 11 melhores passeios de Roma.

E antes de reservar os seus bilhetes para o Vaticano em qualquer lugar, aqui está um guia completo sobre como comprá-los online ao melhor preço e com algumas dicas que irão melhorar a sua visita: Bilhetes para o Museu do Vaticano: como comprar, preços e descontos.

Finalmente, não se esqueça que o Castelo de Santo Ângelo fica na área da Basílica de São Pedro, do Coliseu e do Fórum Romano, por isso, se estiver a pensar em como planear o seu dia depois de uma visita a qualquer um destes lugares, recomendo que faça a visita a este mausoléu imperial.