As 9 melhores excursões de Roma

Roma é uma cidade para ser apreciada na sua totalidade, mas se tiver tempo, não se esqueça de visitar os seus arredores: natureza, história e recantos de sonho. Não lhe parece bem?

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

As 9 melhores excursões de Roma

Pôr do sol na ponte vecchio em Florença | © Xavier Mejorada

Depois de visitar Roma, vai querer ver mais do país e ver se consegue apaixonar-se por outras cidades como se apaixonou por Roma. Os arredores de Roma estão cheios de maravilhas que pode descobrir em passeios de um dia.

1. Excursões a Pompeia

Pompeia com o Vesúvio ao fundo
Pompeia com o Vesúvio ao fundo

A Itália é o país europeu com mais locais classificados como Património Mundial da UNESCO e nesta excursão verá um deles: as ruínas da cidade de Pompeia situadas perto do Vesúvio, que poderá escalar durante esta visita. A excursão a Pompeia e ao Vesúvio inclui transporte com ar condicionado, almoço, visita guiada e entrada sem fila para as ruínas e o Monte Vesúvio. Esta excursão de Roma é ideal para os entusiastas da arqueologia e da história antiga.

Se quiser saber mais sobre excursões a Pompeia, pode consultar este outro artigo sobre as melhores excursões a Pompeia a partir de Roma.

Detalhes interessantes desta excursão

  • Pompeia fica a cerca de três horas de carro de Roma.
  • Numa visita às ruínas de Pompeia, ficará a conhecer a história desta cidade e quantos dos seus habitantes pereceram na erupção do vulcão mais ativo de Itália.
  • Caminhará ao longo da crista do vulcão e visitará as ruínas e os fósseis da cidade provenientes das próprias escavações.
  • Se fizer esta excursão entre 20 de novembro e 31 de março, o Monte Vesúvio estará encerrado, pelo que esta paragem será substituída por uma visita à cidade de Nápoles.
  • A hora de partida de Roma será de manhã cedo e a excursão durará um dia inteiro.
  • Se decidir fazer esta excursão sozinho, pode aproveitar a oportunidade para ver Nápoles, mas nesse caso é melhor passar lá a noite para controlar o seu tempo.

Reservar uma excursão a Pompeia

2. Excursões às Catacumbas de Roma

Catacumbas de Roma| ©Unsplash
Catacumbas de Roma| ©Unsplash

Antes de começar a explorar os lugares próximos de Roma, existem diferentes excursões disponíveis na própria cidade, fora dos circuitos turísticos habituais. É o caso da excursão às Catacumbas; uma excursão que percorre o subterrâneo de Roma ligando diferentes pontos de interesse.

Pormenores interessantes desta excursão

A melhor maneira de visitar as Catacumbas de Roma é com uma excursão organizada. Aqui está o que deve saber se estiver interessado em reservar uma:

  • A duração da excursão é de aproximadamente 1 hora.
  • Estas visitas são efectuadas em pequenos grupos.
  • A visita inclui bilhetes de entrada para: Catacumbas de São Calisto com a sua cripta dos Papas, a cripta de Santa Cecília e os cubículos dos Sacramentos, entre outras áreas da rede de túneis.
  • As visitas partem normalmente de um ponto central de Roma.
  • Todas as visitas incluem um guia especializado.

Reservar uma visita guiada às Catacumbas

3. Excursões em Florença

Florença| ©Faruk Kaymak
Florença| ©Faruk Kaymak

Não posso ser muito objetiva em relação a esta excursão porque Florença é, depois de Roma, a minha cidade favorita em Itália. Em contraste com o caos (no bom sentido) que reina na Cidade Eterna, Florença é tudo sobre beleza e perfeição. A capital da Toscana é imperdível e esta excursão é a maneira perfeita de ter uma primeira amostra da cidade que (prepare-se para isso) fará com que você queira voltar sempre.

Esta é, na minha opinião, não só uma das melhores excursões que você pode fazer a partir de Roma, mas também uma das mais completas e confortáveis. Nesta excursão a Florença, somos recolhidos no hotel em Roma e levados para a estação Termini, de onde parte o comboio de alta velocidade para Florença, que demora apenas uma hora e meia.

Uma vez lá, um guia especializado mostrar-lhe-á os principais pontos turísticos da cidade, incluindo uma visita guiada à Galeria Uffizi e tempo livre no final do dia para desfrutar da cidade à vontade. O preço desta excursão de um dia inclui almoço, transferes, entrada na galeria e bilhetes de comboio. Um verdadeiro luxo para que só tenha de se preocupar em visitar locais tão emblemáticos como..:

O que visitará nesta excursão

  • A catedral de Santa Maria del Fiore e a Piazza del Duomo
  • A Ponte Vecchio
  • A Galeria da Accademia e o David de Michelangelo
  • A Galeria Uffizi
  • Os Jardins de Boboli
  • A cúpula de Brunelleschi

Reservar uma excursão a Florença

4. Excursões a Pisa

Visitar Pisa| ©Saffron Blaze
Visitar Pisa| ©Saffron Blaze

Se planeia visitar Florença, existe a opção de uma excursão a Florença que inclui uma visita a Pisa para ver a sua famosa torre inclinada. Se estiver interessado em visitar esta zona, recomendo que o faça como parte da sua visita a Florença, uma vez que a cidade de Pisa em si é pequena e não requer uma viagem exclusiva.

Se escolher esta opção, deve saber que chegará a Florença à hora do almoço e que uma das suas principais vantagens é que os grupos são pequenos (máximo de 12 pessoas) para que toda a visita guiada a estas duas cidades renascentistas seja ainda mais agradável e proveitosa.

Reservar uma excursão a Florença e Pisa

5. Visita às ruínas de Ostia

Ostia Antica| ©Andy Montgomery
Ostia Antica| ©Andy Montgomery

Ostia é uma área de ruínas antigas bem preservadas, localizada perto do mar, a uma distância de cerca de 40 minutos do centro de Roma. Se gostou do Coliseu e do Fórum Romano, esta excursão a Ostia Antica é definitivamente a sua melhor escolha.

Nestas ruínas, encontrará as Termas de Neptuno, o Anfiteatro, a Piazzale delle Corporazioni, o Thermopilium, templos dedicados ao deus persa Mitra, uma sinagoga judaica e uma basílica cristã como principais pontos de interesse.

Embora possa visitar as ruínas por conta própria, se quiser poupar tempo, as excursões a partir de Roma são a melhor opção: incluem bilhetes de entrada, transporte para Ostia a partir de Roma, recolha no hotel e guia local que o acompanha durante a visita.

Pormenores interessantes desta visita a Ostia

  • A excursão demorará cerca de meio dia e a visita às ruínas demorará cerca de quatro horas.
  • A maioria das excursões não inclui almoço, pelo que terá de trazer o seu próprio almoço.
  • Há sombra nas ruínas e normalmente não há multidões de turistas, pelo que será uma visita muito confortável, longe do caos da capital.
  • A principal coisa que irá aprender nesta excursão é como era a vida quo tidiana para aqueles que viviam na Roma antiga.
  • As ruínas abrem às 8:30 da manhã e o horário de visita termina às 16:00 no inverno e aproximadamente às 18:00 no verão.

Reservar uma excursão a Ostia

6. Excursões a Assis e Orvieto

Basílica de São Francisco de Assis| ©Unsplash
Basílica de São Francisco de Assis| ©Unsplash

Por muito que se goste da cidade de Roma, por vezes apetece fugir da azáfama e respirar um pouco de ar fresco no campo. Isto é o mesmo que conhecer outra parte da riqueza de Itália, e a localização da capital permite-o. Nesta excursão a Assis e Orvieto, visitará o local de nascimento de São Francisco de Assis (a duas horas e meia de carro de Roma) e a impressionante catedral de Orvieto (a uma hora e meia de Roma).

O que está incluído nesta excursão

Para além do transfer e de um almoço que desfrutará nas margens do Lago Trasimeno, a excursão inclui também o serviço de recolha nos hotéis do centro de Roma. A primeira paragem será em Orvieto para visitar a sua catedral gótica, famosa pelos seus vitrais e mosaicos.

Em seguida, passará a tarde em Assis, uma cidade tranquila de ruas calcetadas, presidida pela sua basílica do século IX que conta a história do santo padroeiro de Itália e que foi declarada Património Mundial pela UNESCO. Uma escolha ideal para aqueles que querem passar um dia calmo e relaxante sem renunciar a visitar monumentos históricos e aprender um pouco mais sobre a história de Itália.

Reservar uma excursão a Assis e Orvieto

7. Excursões a Capri

Capri| ©Martyna Bober
Capri| ©Martyna Bober

Ver a ilha de Capri durante a sua visita a Roma era, até há poucos anos, uma odisseia. Para além da logística de chegar a Nápoles, havia a logística de chegar à ilha de barco e a logística de transporte dentro da ilha. Fazer tudo isso num só dia era caro e impossível de gerir, e foi por isso que fiquei tão surpreendido ao encontrar uma excursão organizada a Capri há alguns anos.

O que é que se vai ver em Capri?

Uma pequena amostra da extraordinária beleza das ilhas italianas. As paisagens de Capri são únicas e o clima da cidade permite-lhe desfrutar de um dia maravilhoso na praia. Com esta excursão terá a oportunidade de visitar a Gruta Azul (a taxa de entrada é a única coisa não incluída no preço da excursão), ter um guia que lhe mostrará os melhores lugares da ilha e explorar a cidade ao seu próprio ritmo.

Reservar uma excursão a Capri

8. Excursões de vários dias em Itália

Piazza San Marco em Veneza| ©Unsplash
Piazza San Marco em Veneza| ©Unsplash

Depois de ter feito uma ou mais destas excursões, voltará sem dúvida da sua viagem com vontade de ver mais de Itália.

Provavelmente, voltará mais do que uma vez, mas quererá certamente prolongar a sua viagem. Antes que isso aconteça, se tiver a possibilidade de o fazer, recomendo que complemente a sua visita a Roma com uma excursão de vários dias em Itália. Não vai querer voltar, mas numa só viagem terá descoberto uma boa parte deste maravilhoso país e terá aproveitado ao máximo a sua experiência.

Assis

A terra natal de São Francisco de Assis é um dos principais locais de peregrinação da Europa, mas se a cidade recebe centenas de visitantes todos os dias é também pela beleza da sua basílica e pela autenticidade e vida que as suas ruas empedradas exalam.

Siena

O centro histórico de Siena é também Património Mundial da UNESCO, e basta uma vista aérea desta pequena cidade para perceber porquê. Todo o encanto da Toscana numa das cidades mais mágicas da região.

Florença

A capital da Toscana exala beleza em cada canto. Passando duas noites, pode visitar a sua famosa Ponte Vecchio, a catedral Duomo, entrar na galeria Uffizi, ver o David de Miguel Ângelo e desfrutar do seu encanto e gastronomia.

Bolonha

Esta pequena cidade universitária está cheia de passagens que a tornam num labirinto acessível aos visitantes.

Pádua

Situada na região do Véneto, esta cidade é uma das grandes surpresas da visita pelo muito que as suas ruas e palácios têm para oferecer aos viajantes. Você e a sua máquina fotográfica ficarão surpreendidos por não se falar mais deste excitante recanto da cidade.

Veneza

A última paragem do itinerário inclui duas noites numa das cidades mais emblemáticas de Itália. A Praça de São Marcos, a Ponte Rialto e os canais são os pontos mais conhecidos desta cidade, mas Veneza tem um encanto que não pode ser descoberto sem caminhar e perder-se nas suas ruas. O final perfeito para este passeio pelo sul de Itália.

Pode também reservar uma viagem a Veneza de comboio de alta velocidade a partir de Roma e dedicar a sua viagem exclusivamente a esta cidade - tem mesmo a opção de uma excursão a Veneza a partir de Roma com um passeio de gôndola incluído!

Destaques desta excursão

Esta é provavelmente a melhor forma de visitar Itália sem ter de se preocupar com horários, transportes, encontrar hotéis, etc. Aqui estão os destaques deste pacote:

  • É uma excursão com tudo incluído: transporte entre as cidades, quatro noites de alojamento em hotel, guia profissional em todas as cidades, almoços, jantares e pequenos-almoços.
  • A duração da viagem é de cinco dias e o ponto de partida e de regresso é Roma.
  • O circuito inclui um guia profissional que o ajudará a descobrir as cidades visitadas, evitando filas e multidões.
  • Apesar de ser um circuito organizado, terá tempo para explorar as cidades ao seu próprio ritmo sem ter de perder as visitas guiadas.

Reservar uma viagem de comboio a Veneza

9. Excursões a Tivoli para ver as suas villas

Villa d'Este em Tivoli| ©Unsplash
Villa d'Este em Tivoli| ©Unsplash

Tivoli é uma cidade situada a cerca de uma hora de comboio de Roma e, devido ao seu clima mais fresco, serviu de "residência de verão" para os romanos. Hoje em dia, importantes ruínas ainda estão abertas ao público, tais como: Villa Adriana, Villa d'Este, Villa Gregoriana, o Castelo de Rocca Pia ou o anfiteatro de Bleso.

O melhor desta excursão a Tivoli é a facilidade de acesso, uma vez que se pode apanhar um comboio direto da estação Termini, e a localização das ruínas: em grandes jardins cheios de natureza que dão origem a paisagens esplêndidas.

Reservar uma excursão a Tivoli a partir de Roma

Outras actividades interessantes em Roma

Se ainda não escolheu um destino, ou se é mais do tipo que prefere explorar todos os cantos da cidade antes de se aventurar num passeio de um dia, recomendo que consulte os meus outros guias de Roma para o ajudar a organizar a sua viagem.

Estes dois artigos sobre Os 11 melhores passeios de Roma, Bilhetes para o Coliseu de Roma: como comprar, preços e horários de abertura y Bilhetes para o Museu do Vaticano: como comprar, preços e descontos são um bom ponto de partida para não perderes o essencial, espero que te sejam úteis!

Dica de viagem da Ana

Se tenciona fazer alguma excursão por sua conta, consulte os sítios Web oficiais dos comboios e autocarros, mas tenha em atenção que os transportes públicos em Itália sofrem frequentemente atrasos.