Bilhetes e visitas ao Vaticano e ao Coliseu em Roma

O Coliseu e o Fórum Romano eram o epicentro da Roma Antiga. O Vaticano, com a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro, são as maiores obras de arte da cidade. Ambos os locais são essenciais em Roma. Eis como tirar o máximo partido deles, fazendo uma visita combinada.
Bilhetes e visitas ao Vaticano e ao Coliseu em Roma

Outras atividades populares em Roma

Mais sobre: Bilhetes e visitas ao Vaticano e ao Coliseu em Roma

À pergunta "o que é que não posso perder em Roma"? A resposta é, de facto, "o Coliseu e o Vaticano".

Nenhuma viagem a Roma está completa sem uma paragem nestes dois locais icónicos. Tanto o Coliseu de Roma como os Museus do Vaticano recebem milhares e milhares de visitantes todos os dias, pelo que ambos devem ser visitados com bilhete. Se não quiser passar horas numa fila ou correr o risco de não conseguir entrar, é aconselhável reservar com antecedência. É por isso que eu recomendo comprar este bilhete combinado para o Coliseu e o Vaticanoonline com antecedência.

Desta forma, pode dedicar-se totalmente a desfrutar da magia e da história que a bela Roma tem para oferecer.

Preços dos bilhetes combinados para o Coliseu e o Vaticano

Detalhe do Coliseu| ©Unsplash
Detalhe do Coliseu| ©Unsplash

Pode optar por comprar bilhetes para o Coliseu e Fórum Romano + Museus do Vaticano e Capela Sistina. Este pacote de bilhetes permitir-lhe-á desfrutar dos monumentos mais emblemáticos da capital italiana como os Museus do Vaticano e a Capela Sistina, o Fórum Romano, o Monte Palatino e o Coliseu.

Terá todos os bilhetes incluídos e poderá utilizá-los durante 3 dias, por um preço estimado de 82 euros.

Recomendo esta opção se quiser explorar livremente a cidade e as suas atracções, dedicando o tempo que quiser a cada uma delas. É melhor reservar esta opção com antecedência e online para podercomparar horários e disponibilidade e, sobretudo, para não acabar por pagar o preço dos bilhetes em separado depois de longas filas nas duas bilheteiras. Pode sempre reservar separadamente uma visita guiada ao Vaticano e uma visita guiada ao Coliseu, mas se o fizer em conjunto poupará tempo e dinheiro.

Reservar uma visita guiada ao Coliseu

Como comprar bilhetes para o Coliseu e o Vaticano por conta própria

Cúpula do Vaticano| ©Javier Martinez
Cúpula do Vaticano| ©Javier Martinez

Tanto para o Coliseu como para o Vaticano, pode comprar os seus bilhetes online nos respectivos sítios Web, bem como em diferentes portais de turismo e cultura.

O Coliseu também tem bilheteiras físicas onde pode comprar os bilhetes diretamente, embora possa encontrar filas intermináveis e tempos de espera. Para o Vaticano, por outro lado, só é possível comprar pessoalmente os bilhetes que dão acesso à cúpula da Basílica de São Pedro.

Definitivamente, a melhor opção se não quiser perder estas jóias da história romana é comprar os seus bilhetes antecipadamente online.

Dessa forma, não precisa de pensar e especular sobre tempo e dinheiro.

Comprar bilhetes sem filas para o Coliseu

Como obter bilhetes com desconto para o Coliseu e o Vaticano

Fora do Coliseu| ©Palumbos
Fora do Coliseu| ©Palumbos

As seguintes pessoas são elegíveis para descontos:

  • Professores de italiano acreditados
  • Os professores especializados em História da Arte que acompanham um grupo podem obter entradas gratuitas ou a preço reduzido
  • Pessoas com deficiência e seus acompanhantes, membros dos serviços sociais ou de saúde
  • Guias oficiais e intérpretes turísticos da UE, desde que tenham acesso no exercício da sua atividade profissional.
  • Professores de História de Arte e do Ensino Secundário acreditados
  • Professores e estudantes de Arquitetura, Conservação do Património Cultural, Ciências da Educação e Literatura ou de disciplinas literárias com orientação arqueológica ou histórico-artística.
  • Os menores de 18 anos, acompanhados por um adulto, podem aceder a preços reduzidos.

Para além destes benefícios para quem cumpre os requisitos acima referidos, o Coliseu abre as suas portas gratuitamente no primeiro domingo de cada mês. No entanto, as filas costumam ser intermináveis, por isso, se escolher esta opção, recomendo que se levante cedo e tenha paciência.

Comprar bilhetes sem fila para o Vaticano

O que está incluído no bilhete combinado para o Coliseu e o Vaticano?

Basílica de São Pedro| ©Unsplash
Basílica de São Pedro| ©Unsplash

Bilhetes para o Coliseu, Fórum Romano e Monte Palatino

O bilhete para o Coliseu é um bilhete completo que inclui também uma visita ao Fórum Romano, a enorme esplanada com os vestígios arqueológicos que foi outrora o epicentro da vida social da cidade, e ao Monte Palatino, a mais central das sete colinas de Roma e um dos pontos mais antigos da cidade. Estes três pontos são muito próximos uns dos outros e estão incluídos na visita guiada.

Bilhetes para os Museus do Vaticano e a Basílica de São Pedro

Quando falamos de bilhetes para o Vaticano, estamos na verdade a referir-nos à entrada para os Museus do Vaticano, uma das maiores colecções de arte da Europa. A área em que se encontra a Cidade do Vaticano tem dois pontos de interesse principais: os Museus e a Basílica de São Pedro, que é gratuita. A visita conjunta do Vaticano e do Coliseu inclui também uma visita à Basílica.

Reservar bilhetes sem fila para o Coliseu

Vale a pena comprar um bilhete combinado?

Capela Sistina| ©Unsplash
Capela Sistina| ©Unsplash

Sim, se tivesse de comprar os dois bilhetes separadamente, acabaria por gastar mais tempo e mais dinheiro. Eis um resumo das principais vantagens de um bilhete combinado:

  • Pouparhoras de espera (sim, horas, no plural) em ambos os locais, porque ao reservar os seus bilhetes com antecedência, pode aceder a ambos os locais imediatamente e em perfeita ordem.
  • Melhor organização. Gosto sempre de deixar espaço para a improvisação quando viajo e deixo-me levar pela cidade em questão. No entanto, há sempre sítios que temos de ver e o facto de serem tão míticos faz com que estejam cheios de turistas e que, por vezes, visitá-los envolva um stress acrescido (é preciso calcular tempos, como chegar, horários, esperas...) que pode mesmo manchar a experiência da visita.
  • Poupanos dois bilhetes: Ao comprar a oferta com o pacote destes pontos de visita obrigatórios de Roma, gastará menos dinheiro do que se os comprasse separadamente. Veja e diga-me!

Comprar bilhetes sem fila para o Vaticano

Outra opção: fazer uma visita guiada ao Coliseu e ao Vaticano

Entrada do Coliseu em papel antigo| ©Unsplash
Entrada do Coliseu em papel antigo| ©Unsplash

A vantagem de comprar esta visita guiada com bilhetes para o Coliseu e o Vaticano é que a organização que tem de fazer é mínima; só tem de estar no ponto de encontro à hora combinada e seguir o guia através dos auscultadores que lhe serão fornecidos. Mesmo assim, aqui estão algumas coisas que deve saber:

O ponto de encontro

O ponto de encontro pode variar consoante a época do ano, mas será um local central, como a Piazza del Risorgimento, pelo que não terá qualquer problema em lá chegar, quer a pé, se estiver alojado no centro de Roma (a cidade é geralmente bastante acessível a pé), quer de transportes públicos. Em todo o caso, depois de reservar a visita, pode perguntar como chegar ao local e eles dir-lhe-ão como lá chegar.

Datas dos bilhetes

Ao reservar os bilhetes para o Coliseu e o Vaticano no âmbito da visita conjunta, deve reservá-los para um dia específico. Em caso de imprevisto, cancele com 24 horas de antecedência para obter o reembolso total. A organização da visita organizará as horas de visita a cada um dos pontos da visita. No entanto, a hora de partida será cedo, pelo que deverá levantar-se cedo.

Duração da visita

A duração da visita será de cerca de nove horas no total para os dois sítios. Dessas nove horas, 2 a 3 horas serão dedicadas ao Coliseu e o mesmo aos Museus do Vaticano. Não vos vou mentir: vai ser um dia intenso, mas na minha opinião vale mais a pena do que fazer o Coliseu de um lado e o Vaticano do outro.

Língua

Esta visita inclui um auricular com áudio disponível em várias línguas: espanhol, inglês, francês, alemão, francês, português e espanhol.

Informações sobre o almoço

A alimentação não está inclu ída, pelo que, apesar de lhe ser dada uma pausa para almoço, recomendo que leve na mochila alguns aperitivos e algumas bebidas, para poder matar a fome se for necessário. No entanto, encontrará muitas bancas de comida e restaurantes em ambas as zonas. Aqui estão os melhores lugares para comer perto do Vaticano e aqui estão os melhores lugares para comer perto do Coliseu.

Visitar o Coliseu e o Vaticano com crianças

Se está a planear fazer este passeio com crianças, tenha em mente que elas podem acabar muito cansadas... Se elas se interessarem por arte, não será um problema porque terão muitas coisas para ver, mas se forem muito pequenas, escolha outra opção para a sua visita ao Coliseu e ao Vaticano.

Se estiveres interessado, podes ler estas dicas para visitar o Coliseu com crianças.

Sobre o Coliseu

Coliseu Romano| ©Unsplash
Coliseu Romano| ©Unsplash

O Coliseu é o passado de Roma, uma Roma de grandeza, imperadores e gladiadores, mas também uma Roma do povo, pois era precisamente neste anfiteatro que a população romana se reunia para assistir às famosas lutas de gladiadores e de animais selvagens. Algo que não pode deixar de ver se for a Roma.

Detalhes interessantes

  • É o monumento mais visitado de toda a Itália.
  • Foi construído por volta de 72 a.C. pelo imperador Vespasiano, que era um soldado profissional que mais tarde se tornou imperador.
  • E, caso te perguntes, deve o seu nome à estátua "Colosso de Nero" que se encontra em frente ao anfiteatro.
  • Embora atualmente apenas 3.000 pessoas possam entrar no anfiteatro, as suas bancadas tinham capacidade para 55.000 espectadores. Se fosse um estádio de futebol, a sua capacidade colocá-lo-ia em quinto lugar entre os maiores de Itália.

Sobre o Vaticano

Colunata na Praça de São Pedro| ©Unsplash
Colunata na Praça de São Pedro| ©Unsplash

O Vaticano, por sua vez, transpira magnificência e ostentação; é um presente marcado pelo poder da religião. A Igreja Católica tem a sua sede na cidade de Roma (mais concretamente na Cidade do Vaticano, que é considerada um Estado à parte) e não há como não ficar boquiaberto com a sua riqueza.

Não perca a Basílica de São Pedro, a sua cúpula, a Praça de São Pedro e os Museus do Vaticano, onde se encontra a maravilhosa Capela Sistina. Também vos direi o que têm de ver nos Museus do Vaticano para aproveitarem ao máximo a vossa visita:

Detalhes interessantes

  • Todos os frescos da Capela Sistina (com destaque para "A Criação de Adão" ou "O Juízo Final") de artistas como Miguel Ângelo e Botticelli.
  • Não pode perder os quadros de Rafael, como "A Transfiguração" (o seu último quadro), "A Expulsão de Heliodoro do Templo", "Parnaso" ou "A Escola de Atenas".
  • Os seus museus albergam esculturas famosas como "Laooconte e os seus filhos" ou o "Apolo do Belvedere".
  • Na Basílica de São Pedro encontra-se a famosa "Pietà" de Miguel Ângelo.
  • A vista do topo da cúpula, que está aberta ao público, é provavelmente uma das melhores de Roma.

Conselhos práticos para a sua visita ao Coliseu e ao Vaticano

A Praça de São Pedro preparada para uma celebração religiosa| ©Unsplash
A Praça de São Pedro preparada para uma celebração religiosa| ©Unsplash

Como se vestir

Se for no verão, Roma é extremamente quente. No Fórum Romano, em particular, as temperaturas são elevadas e não há sombra, pelo que terá de levar água, protetor solar, chapéu e óculos de sol.

No Coliseu, há partes que têm sombra, mas também há mais sol. Vai pensar: ótimo, vou levar a roupa mais fresca que tenho para o dia da visita... Errado! Uma dica para visitar o Vaticano: não o deixam entrar com os ombros nus ou com roupas demasiado curtas. Terá de levar um lenço na mochila e usá-lo sobre os ombros para entrar na Basílica de São Pedro e nos Museus do Vaticano.

Uma dica essencial para visitar o Coliseu e o Fórum Romano: use sapatos confortáveis, caso contrário a visita de nove horas pode demorar muito tempo.

Embora possa parecer óbvio, não use sapatos novos. Não leve umamochila grande ou bagagem, pois não lhe será permitido passar com estes objectos em nenhum dos locais.

Não se separe do grupo

Mantenha o controlo do seu tempo durante a visita. Se se atrasar um pouco, esperam por si, mas isso significa não só que atrasará todo o grupo, mas também que na próxima atração que visitar terá menos tempo e terá de a ver mais depressa. As visitas organizadas não são um momento para comprar presentes ou explorar a área à vontade; terá tempo para isso.

Fotografias

Não se esqueça de levar o telemóvel e a máquina fotográfica. Não digo isto (de todo) porque vai estar a olhar para o telemóvel; seria uma pena se o fizesse. Digo isto porque, se vai tirar fotografias da visita (e não as tirar será muito difícil), pode ficar sem bateria (vai ver muitas coisas). Pessoalmente, o que faço quando viajo, se não tiver a minha máquina fotográfica comigo ou não quiser carregá-la muito e for usar o meu telemóvel, é pôr o telemóvel no modo avião (para poder aproveitar e desligar) e usar apenas a máquina fotográfica.

Visitas guiadas ao Coliseu e ao Vaticano

Visita ao Coliseu| ©Juliana Malta
Visita ao Coliseu| ©Juliana Malta

Se procura uma visita detalhada e aprofundada ao Coliseu e ao Vaticano, esta opção não é para si. O tempo para visitar ambos os sítios será limitado, uma vez que a prioridade será ver todos os sítios da excursão o mais confortavelmente possível, mas não explorá-los em profundidade.

Se procura uma visita guiada mais longa e detalhada, em que cada uma das maravilhas que irá ver lhe será explicada, recomendo que reserve a visita guiada ao Coliseu ou a visita guiada aos Museus do Vaticano, sobre as quais também escrevi artigos para que possa avaliar todas as informações. Aqui pode ler o Visitas guiadas do Vaticano e aqui o de Bilhetes para o Coliseu, Fórum Romano e Monte Palatino

.

Roma Pass e Omnia Card: o cartão turístico para visitar o Coliseu e o Vaticano

Dentro da Basílica de São Pedro| ©Unsplash
Dentro da Basílica de São Pedro| ©Unsplash

A melhor opção para aproveitar o passe turístico nestas atracções é o Roma Pass e o Omnia Card, pois com ele pode optar por entrar gratuitamente em duas atracções turísticas que não têm necessariamente de ser o Coliseu ou o Vaticano. Além disso, com este cartão pode utilizar gratuitamente os transportes da cidade, pelo que o utilizará para ir ao ponto de encontro da excursão e regressar de lá no final do dia.

Em todo o caso, o meu conselho é que não se deixe levar e que, antes de investir num passe da cidade, faça os seus trabalhos de casa. Pode ler aqui todas as informações pormenorizadas sobre Roma Pass.

Compre o seu Roma Pass e Omnia Card

Se estiver interessado em visitar o Coliseu e o Vaticano, também estará interessado em

Castel Sant'Angelo| ©Jimmy Harris
Castel Sant'Angelo| ©Jimmy Harris

Com esta opção, verá as duas grandes maravilhas de Roma, mas há muito mais para ver. Com a tranquilidade de ter coberto o essencial, o meu conselho é organizar a sua visita para o resto dos dias para localizar as fontes, pontos turísticos, palácios e praças mais importantes da cidade eterna e visitá-los a pé.

Se, depois desta visita, estiver à procura de monumentos mais impressionantes, não perca o Panteão, o Castel Sant'Angelo ou igrejas como Santa Maria Maggiore ou Santa Maria in Trastevere. Se, por outro lado, o que mais o impressiona neste passeio são os Museus do Vaticano, não deixe de visitar a Galeria Borghese. Se quiser, pode ler mais informações no meu post sobre a Galeria Borghese. Bilhetes e visitas à Galeria Borghese de Roma

Se o que quer é uma visita guiada mais extensa pela cidade, também preparei um post sobre os meus favoritos, por isso leia aqui tudo o que precisa de saber sobre Os 11 melhores tours em Roma.

Comprar bilhetes sem filas para o Vaticano

Avaliações de outros viajantes

4.6
· 62 Avaliações
  • S
    S.
    4
    (0 Avaliações)
    Ideal para ter a ver com a família, especialmente se houver crianças.
  • A
    A.
    5
    (0 Avaliações)
    Este super passe tem tudo o que eu procurava para circular na cidade de Roma. O mais importante e sem muitos aborrecimentos. Recomendo-o para a praticidade, conforto e bom serviço.
  • M
    M.
    5
    (0 Avaliações)
    Gostei muito da dinâmica da digressão, uma óptima maneira de conhecer Roma!
  • H
    H.
    4
    (0 Avaliações)
    O serviço foi bom. Conseguimos ver os pontos altos de Roma sem nos apressarmos ou seguir calendários que eram bons. É aconselhável descobrir as horas de ponta porque o transporte está cheio de pessoas, a única coisa. Caso contrário, foi uma grande viagem.
  • E
    E.
    4
    (0 Avaliações)
    Muito bom.