Excursão para Nápoles saindo de Roma

Aqui está tudo o que precisa de saber para viajar para a capital da pizza a partir de Roma e não perder nada.

Alex Grande

Alex Grande

leitura de 11 minutos

Excursão para Nápoles saindo de Roma

Os telhados de Nápoles num dia de sol | ©Mathias Bach

É fácil apaixonar-se por Nápoles pela sua pizza, pelo seu caos incessante, pelas suas belas vistas do Vesúvio (se souber como encontrá-las) e por muitas outras coisas de que lhe falarei se continuar a ler. Quer fazer uma viagem a Nápoles a partir de Roma? As linhas seguintes são para si.

A melhor viagem de um dia para Nápoles a partir de Roma (leva-o também a Pompeia)

Pompeia| ©Unsplash.com
Pompeia| ©Unsplash.com

Se decidir sair de Roma para uma viagem de um dia, tem de valer bem a pena. E visitar Nápoles e a incrível Pompeia são uma óptima razão para esquecer a majestosa Cidade Eterna por um dia. Não sei se é o mesmo para si, mas quando estou a viajar gosto de me deixar levar, divertir-me e não ter de me preocupar muito com a logística dos transportes, especialmente se tiver um horário apertado.

Com esta viagem de um dia com tudo incluído a Nápoles e Pompeia em inglês, partirá cedo de Roma num autocarro privado e será sempre acompanhado por um guia profissional que contextualizará tudo o que vê (algo que achei essencial, especialmente em Pompeia).

A paragem em Nápoles permitir-lhe-á conhecer o centro histórico da cidade e os seus pontos mais importantes sem ter de perder muito tempo a deslocar-se de um local para outro. Terá também tempo para almoçar e provar uma das famosas pizzas napolitanas, o que mais se pode pedir?

Sobre a visita a Pompeia

Irá visitar as ruínas de Pompeia durante cerca de duas horas. Embora à primeira vista possa não parecer muito tempo, garanto-vos que é uma quantidade de tempo razoável para ver as partes essenciais das ruínas e compreender como se vivia nesta impressionante cidade que foi petrificada pela erupção do Vesúvio.

Se preferir visitar Pompeia com mais tempo, pode dedicar-lhe um dia inteiro ou mesmo combinar a excursão com uma subida ao Vesúvio. Se quiser conhecer todas as possibilidades, convido-o a ler este artigo sobre como visitar Pompeia a partir de Roma num dia.

Reservar uma excursão a Pompeia a partir de Roma

Outras opções para ir a Nápoles saindo de Roma

Vista panorâmica de Nápoles| ©Aliya Izumi
Vista panorâmica de Nápoles| ©Aliya Izumi

De comboio

O comboio é uma opção muito conveniente para uma viagem de um dia a Nápoles a partir de Roma. Não terá de se preocupar com estacionamento, desvios desnecessários ou paragens. A desvantagem em relação a outros métodos de transporte pode ser o preço: o bilhete do comboio rápido, que o levará a Nápoles em 1 hora e 15 minutos, custa entre 44 e 60 euros em cada sentido.

Existe um comboio mais lento, que demora entre 2 e 3 horas a chegar a Nápoles, que custa entre 20 e 27 euros em cada sentido, dependendo da classe. Esta pode ser uma boa opção se estiver a viajar com um orçamento mais apertado e, se apanhar o comboio de manhã cedo, terá muito tempo para explorar a cidade num dia. Consulte todos os horários e preços no sítio Web oficial da Trenitalia.

Como chegar a Nápoles a partir de Roma de autocarro

A maioria dos autocarros para Nápoles a partir da capital italiana são operados pela Flixbus, Baltour e BusCenter, e um bilhete de ida e volta custa normalmente cerca de 20 euros. Os autocarros vão diretamente para Nápoles, partindo da Autostazione Tiburtina de Roma e chegando à estação de autocarros Piazza Garibaldi de Nápoles em cerca de 2,5 horas.

A minha recomendação é comprar os bilhetes de autocarro com uma semana de antecedência, para ter a certeza de que há lugares disponíveis para o dia em que pretende fazer a excursão, de modo a não ter de se preocupar em comprar também um bilhete de regresso.

Em qualquer caso, para ser muito honesto consigo, não é possível ver toda a cidade de Nápoles num só dia (especialmente se adicionar os tempos de espera dos transportes públicos). O objetivo da sua excursão a partir de Roma será desfrutar da cidade e passar um dia diferente do que passaria na capital italiana. Este é o itinerário que fiz na minha visita:

Reservar uma excursão a Nápoles e Pompeia

Comece com o melhor pequeno-almoço de Nápoles

O típico café expresso para começar bem o dia em Nápoles.| ©Louis Hansel
O típico café expresso para começar bem o dia em Nápoles.| ©Louis Hansel

Não sou grande apreciador de café, mas há que admitir que o café napolitano é digno dos paladares mais requintados. A primeira coisa que fiz quando saí do comboio em Nápoles foi dirigir-me ao Gran Caffè Gambrinus, um elegante café de estilo vienense com paredes de mármore, esculturas nas prateleiras e candelabros pendurados no teto.

É provavelmente familiar para si, uma vez que se tornou um local bastante turístico, mas como romântica que sou, não ia perder a oportunidade de tomar um café expresso e sfogliatelle ao pequeno-almoço num dos locais preferidos de Oscar Wilde em Nápoles.

Passeio pela Piazza del Plebiscito

Piazza del Plebiscito em Nápoles| ©Alex N.
Piazza del Plebiscito em Nápoles| ©Alex N.

A Piazza del Plebiscito é uma enorme praça, o núcleo da vida pública de Nápoles e um dos seus principais pontos de interesse. O seu nome vem do plebiscito realizado durante a Unificação Italiana, que viu Nápoles tornar-se parte do Reino de Itália e da Casa de Saboia.

Como se a sua importância histórica não bastasse, a praça tem aquela essência italiana de grandeza e espetáculo, presidida pela imensa colunata da igreja de San Francesco di Paola. É uma maravilha neoclássica que impressiona durante o dia e cativa durante a noite, quando está iluminada.

5. Descobrir o Palazzo Reale

O Palazzo Reale ao cair da noite| ©Michelangelo Ambrosini
O Palazzo Reale ao cair da noite| ©Michelangelo Ambrosini

O Palácio Real de Nápoles é um dos lugares que melhor testemunha a importância da cidade durante os séculos XVIII e XIX. A dimensão e o esplendor deste palácio devem-se ao facto de ter servido de residência à dinastia dos Bourbon durante um século, passando depois para as mãos da família Savoia.

Evoluiu ao passar de mão em mão, mas os seus salões conservam ainda a extravagância do estilo napolitano do século XVIII. A sua fachada é coroada por oito estátuas de mármore dos reis que governaram Nápoles desde o século XII até à Unificação Italiana.

No entanto, a parte mais impressionante do Palazzo Reale está no interior: encontrará uma monumental escadaria de mármore rosa e branco que conduz aos Apartamentos Reais, ao Teatro da Corte, à Sala do Trono e à Capela Real, todos decorados com pinturas e tapeçarias espectaculares.

O Palazzo Reale está aberto todos os dias, exceto às quartas-feiras, das 09:00 às 20:00, e a taxa de entrada é de 6 euros.

Entrar no Teatro San Carlo

O interior do Teatro de San Carlo| ©Wikimedia
O interior do Teatro de San Carlo| ©Wikimedia

Esta é uma visita para a qual não o preparam: a majestade do interior do Teatro San Carlo, quando se olha para cima e se admira a sensação de infinito dos seus seis andares e da cúpula com frescos, é algo que me apanhou completamente desprevenido.

Por esta razão, o Teatro San Carlo é considerado um dos mais belos edifícios de ópera do mundo, e é fácil imaginar a sala cheia de aristocratas da época, debatendo-se entre um vislumbre do palco, o camarote real, ou um amante furtivo do outro lado da bancada.

A única forma de visitar o Teatro San Carlo por dentro é assistir a um espetáculo ou juntar-se a uma das visitas guiadas oferecidas pelos próprios organizadores do edifício. A visita dura cerca de uma hora e recomendo que a faça mesmo que tenha um pouco menos de tempo disponível no final do itinerário.

Saborear a autêntica pizza napolitana

Pizza típica napolitana para reabastecer entre as visitas| ©Blake Wisz
Pizza típica napolitana para reabastecer entre as visitas| ©Blake Wisz

Tenho quase a certeza de que se estiver a apanhar o comboio de regresso a Roma e disser ao condutor que não comeu uma pizza durante a sua visita, ele rasga o seu bilhete e manda-o para um dos restaurantes dos seus familiares.

Não, a sério, acho que não precisa de ser convencido de que a pizza napolitana é o exemplo mais autêntico desta comida mundialmente venerada. Um dos restaurantes mais recomendados é a pizzaria de Gino Sorbillo, mas as filas de espera são muitas vezes enormes. O Gorizia 1916 é outro dos restaurantes mais conhecidos da cidade, um pouco mais caro, mas também mais elegante, por estar na zona chique de Nápoles. Finalmente, a opção que muitos habitantes locais recomendam: L'antica Pizzeria da Michele Forcella.

Visitar a Galeria Umberto I

Janela do teto da Galeria Umberto I| ©Tom Podmore
Janela do teto da Galeria Umberto I| ©Tom Podmore

A Galleria Umberto I é uma típica galeria comercial italiana, onde encontrará cafés e lojas para fazer uma pausa nos passeios turísticos. Para mim, só a frescura do interior e a decoração zodiacal dos azulejos do chão, juntamente com a sensação de espaço que se abre sob os tectos do edifício, fazem com que valha a pena parar na galeria.

Se já esteve em Milão, a Galleria Umberto I lembrar-lhe-á muito a Galleria Vittorio Emanuele II, uma vez que foi uma inspiração direta para a construção deste edifício napolitano.

Caso tenha optado por outro pequeno-almoço para começar o dia, pode encontrar algumas deliciosas sfogliatellas e outros doces na galeria. Por esta altura, já terá percebido que a pastelaria e a doçaria são uma das paixões de Nápoles.

9. Atravessar a Via Toledo

Vista de Nápoles com o Vesúvio ao fundo.| ©Carlo Raso
Vista de Nápoles com o Vesúvio ao fundo.| ©Carlo Raso

A Via Toledo é uma das poucas ruas rectas que encontrará em Nápoles. Quando lá chegar, vai aperceber-se de que andou todo o dia a vaguear por estradas em forma de serpente. Por isso, a Via Toledo é a rua comercial da cidade, com edifícios de muitos estilos diferentes e lojas de todos os géneros.

Dica de viagem do Alex

A estação de metro de Toledo é, sem dúvida, uma das mais bonitas que alguma vez vi - é melhor não lhe dar uma descrição e deixá-lo descobrir por si próprio!

Mergulhe no Centro Histórico de Nápoles

Imagem típica das ruas estreitas do centro de Nápoles| ©Samuel C.
Imagem típica das ruas estreitas do centro de Nápoles| ©Samuel C.

O coração da cidade de Nápoles é feito para se perder. Percorrendo as suas ruas, encontrará uma igreja praticamente em cada esquina e poderá apreciar a vida a passar: músicos de rua, ateliers de artistas, velhotes a ver futebol na televisão num bar e lojas de todos os tipos que são difíceis de descrever.

As ruas são estreitas e oferecem pouca privacidade aos seus habitantes. Basta olhar para cima para ver cenas típicas das famílias italianas a acontecerem à nossa frente, através das janelas das suas casas. Se quiseres absorver a essência de Nápoles, esta é a zona onde poderás respirar a atmosfera mais genuína da cidade.

Algo que te interessará se gostas do mundo antigo é que podes ver parte do caminho da cidade greco-romana de Neapolis. Spaccanapoli, que poderia ser traduzido como "Nápoles Curta", é uma sucessão de ruas que literalmente divide a cidade em duas: Via Della Anticaglia (Decumanus Superior), Via Dei Tribunali (Decumanus Major) e a rua que começa como Via Benedetto Croce e se torna Via San Biagio Dei Librai (Decumanus Inferior).

Contemplar a Catedral de Nápoles

Catedral de Nápoles| ©Wikimedia
Catedral de Nápoles| ©Wikimedia

Das cerca de quinhentas igrejas de Nápoles, nenhuma se compara à Catedral da cidade: o Duomo di San Gennaro ou Duomo di Santa Maria Assunta, como é conhecido pelos habitantes locais.

Embora não seja tão impressionante como a Catedral de Florença ou de Milão, a Catedral de Nápoles é uma mistura de estilos gótico e barroco com um impressionante interior decorado com frescos que evocam a imagem do Paraíso.

O melhor pôr do sol, a partir do Castel Sant'Elmo

Nápoles ao pôr do sol| ©Alex N.
Nápoles ao pôr do sol| ©Alex N.

O plano perfeito para terminar o dia é apanhar o funicular para o Castel Sant'Elmo, uma fortaleza em forma de estrela do século XIII no topo da colina de Vomero. Aí encontrará locais e turistas que aprenderam a lição: não é por acaso que deste topo pode desfrutar das melhores vistas de 360º sobre a cidade, o Vesúvio e o Golfo de Nápoles.

Uma forma perfeita de terminar a sua viagem a Nápoles antes de regressar a Roma.

Deslocar-se em Nápoles com todo o conforto

Vista típica das ruas estreitas do centro de Nápoles.| ©Vincenzo La Montagna
Vista típica das ruas estreitas do centro de Nápoles.| ©Vincenzo La Montagna

A melhor maneira de conhecer Nápoles é a : só assim é possível encontrar as ruas mais autênticas e respirar a essência da cidade. No entanto, numa viagem de um dia, normalmente temos um horário apertado, por isso, para nos deslocarmos em Nápoles, recomendo que apanhemos o metro.

O metro de Nápoles tem duas linhas, a 1 e a 6 (é um mistério o que aconteceu a todas as outras) e cobre quase toda a área metropolitana da cidade.

Se optou por conduzir até Nápoles, tenha cuidado, pois há várias zonas de importância histórica onde o estacionamento é caro, com multas que podem chegar aos 90 euros. Estas zonas são chamadas ZTL (Zona de Tráfego Limitado) e a melhor forma de as evitar é estacionar na periferia da cidade ou consultar um mapa destas zonas antes de estacionar o carro.

Dicas e truques para a sua viagem a Nápoles a partir de Roma

Ruas típicas de Nápoles| ©Paul Postema
Ruas típicas de Nápoles| ©Paul Postema

Cuidado com os carteiristas

Nápoles é uma cidade com uma reputação algo manchada por não ser muito amiga dos turistas. Não se preocupe muito, desde que tenha cuidado com os carteiristas e evite sair das zonas mais centrais, não deverá ter problemas.

Usar sapatos confortáveis

Uma vez que vai andar todo o dia nesta excursão, lembre-se de estar bem preparado: deve levar sapatilhas, uma mochila com água, um carregador de bateria para carregar o telemóvel e algo quente para a noite, se viajar no verão. No inverno, o melhor é vestir-se por camadas, de modo a ficar cada vez mais quente ao longo do dia.

Prepare-se com dinheiro

Algumas lojas e restaurantes só aceitam dinheiro, por isso, leve consigo alguns trocos para o caso de precisar (a minha recomendação: leve apenas o suficiente).

Se não fala italiano, não se preocupe

Se não falar italiano, não terá problemas em Roma, pois conseguirão compreendê-lo mais ou menos em inglês ou mesmo em espanhol. Mas para viajar para Nápoles, recomendo que tenha uma aplicação de tradução instalada no seu telemóvel, pois pode facilitar a sua vida em algumas ocasiões.

Outras excursões que podem ser do seu interesse

Se já conheces Nápoles ou não estás muito interessado em visitar esta cidade, talvez Florença seja uma opção que possas gostar mais. Antes de ir de Roma, recomendo que leia mais sobre como se preparar para esta experiência aqui: Passeios de um dia de Roma à Florença. Uma das (tantas) coisas boas de Roma é a sua localização no mapa: para além de estar no centro da península italiana, tem muitos locais emblemáticos para visitar nos seus arredores. Se quiser descobri-los, aqui está uma lista do que eu acho que são os melhores lugares para visitar perto de Roma.

Reservar uma excursão a Nápoles e Pompeia