Bilhetes para a Basílica de São Pedro em Roma: como comprar, preços e horários de abertura

Não se assuste com as longas filas do lado de fora: a Basílica de São Pedro deve ser vista por dentro e eu vou contar-lhe as melhores dicas para evitar as filas e aproveitá-la ao máximo, conhecendo-a em profundidade.

Alex Grande

Alex Grande

leitura de 5 minutos

Bilhetes para a Basílica de São Pedro em Roma: como comprar, preços e horários de abertura

O interior da Basílica de São Pedro | ©Anna Church

Construída sobre o túmulo de São Pedro, a Basílica de São Pedro é o lugar de onde hoje o Papa dirige a sua oração ao mundo inteiro. Entre as coisas para fazer em Roma, visitar a Basílica de São Pedro pode ser uma experiência muito interessante, mas apenas se conhecer algumas dicas para evitar as filas intermináveis.

A opção mais completa

Tour guiado pelos Museus do Vaticano, Capela Sistina e Basílica de São Pedro

Visite os locais mais emblemáticos do Vaticano sem se preocupar com filas de espera

Nesta visita guiada, que dura cerca de duas horas e meia, irá explorar a Basílica de São Pedro, a Capela Sistina e os Museus do Vaticano com um guia especializado e sem filas de espera.

Com este bilhete, desfrutará de um passeio de duas horas e meia, cheio de arquitetura, arte e história, no qual conhecerá em profundidade a Basílica de São Pedro, a Capela Sistina e os Museus do Vaticano, graças às explicações detalhadas de um guia especializado.

Além disso, poderá contemplar as pinturas populares de artistas italianos do Renascimento, como Caravaggio, Rafael e Miguel Ângelo. Tudo isto sem filas de espera. E, se quiser, pode pedir auscultadores para ouvir todas as explicações com clareza e não perder nenhum pormenor.

Recomendado se... Se tiver pouco tempo na sua viagem a Roma, esta é a experiência ideal, pois permitir-lhe-á evitar as filas e fazer uma visita eficiente e concisa à Basílica de São Pedro, à Capela Sistina e aos Museus do Vaticano.

A melhor entrada sem filas para a Basílica de São Pedro

O exterior da Basílica de São Pedro| ©Wikimedia
O exterior da Basílica de São Pedro| ©Wikimedia

O interior da Basílica de São Pedro é tão impressionantemente rico em pormenores que fazer uma visita organizada é a forma perfeita de garantir que não perde nada. Nesta visita guiada, terá à sua disposição um guia oficial do Vaticano, perito na simbologia e na arte que verá no interior da Basílica de São Pedro, da Capela Sistina e dos Museus do Vaticano, para além da grande vantagem de poder evitar as filas de espera.

Reserve a sua visita à Basílica de São Pedro e aos Museus do Vaticano

O que considerar antes de reservar um bilhete para a Basílica de São Pedro

A cúpula da Basílica de São Pedro| ©Briana Tozour
A cúpula da Basílica de São Pedro| ©Briana Tozour
  • Antes de mais, deve saber que a entrada na Basílica de São Pedro é completamente gratuita. No caso de querer visitar este lugar por conta própria, pode fazê-lo, sem necessidade de um guia ou de uma reserva. As filas para entrar sem fazer parte de uma excursão organizada são bastante longas, mas não se preocupe, vou dizer-lhe como evitá-las abaixo!
  • Quando reservar uma das excursões, receberá um e-mail de confirmação, por isso é muito importante que forneça um endereço de e-mail válido que normalmente utiliza quando faz compras. Verifique se tudo está correto no e-mail e mantenha-o à mão para mostrar ao guia.
  • Se, por qualquer motivo, não quiser fazer a excursão depois de a ter reservado, não se preocupe, pode obter um reembolso, mas tem de iniciar o processo de reembolso no prazo de 24 horas antes da hora da excursão. Receberá as instruções por correio.

Reserve a sua visita à Basílica de São Pedro e aos Museus do Vaticano

Evite as filas na Basílica de São Pedro

A entrada na Basílica de São Pedro é gratuita e não precisa de bilhete para entrar, mas as longas filas que encontrará à porta a quase qualquer hora do dia fá-lo-ão pensar duas vezes. É por isso que existem opções para evitar as longas filas e entrar diretamente na Basílica.

Por exemplo, com esta opção de uma visita guiada à Basílica de São Pedro, à Capela Sistina e aos Museus do Vaticano, entrará na igreja diretamente depois de passar pelos Museus do Vaticano (com um guia especializado) e poupará tempo de espera.

O meu conselho é que, se for visitar a Basílica de São Pedro sozinho, reserve pelo menos 3 horas para ver tudo ao seu próprio ritmo e aproveite a subida à cúpula.

Reserve a sua visita à Basílica de São Pedro e aos Museus do Vaticano

Informações práticas sobre a Basílica de São Pedro

O exterior da Basílica de São Pedro| ©Aldo Loya
O exterior da Basílica de São Pedro| ©Aldo Loya
  • A Basílica de São Pedro abre as suas portas às 7h e fecha às 19h no verão(abril-setembro) e às 18h30 no inverno(outubro-março). Às quartas-feiras, a Basílica está fechada ao público para a audiência papal e retoma o seu horário habitual a partir das 13 horas.
  • A melhor altura para visitar a Basílica de São Pedro é normalmente logo de manhã, quando as portas se abrem, até às 9 horas. Em todo o caso, aconselho-o a consultar o calendário do Vaticano para antecipar qualquer evento que possa alterar o horário de abertura e a afluência de visitantes.
  • Para chegar à Basílica de São Pedro, na Piazza San Pietro, é melhor apanhar a linha A do metro até à paragem Ottaviano - San Pietro. Não perca a grandeza teatral da caminhada até à praça.
  • A entrada na basílica, como já referi, é gratuita. Apenas a Sacristia e o Museu do Tesouro, bem como a cúpula, requerem um bilhete de entrada específico.
  • Lembre-se do código de vestuário que se aplica a todos os locais de culto em Roma: ombros e joelhos cobertos, o que significa que não há calções, saias ou tops sem mangas.
  • Se tiver mais alguma dúvida, consulte o meu guia com as melhores dicas para visitar o Vaticano.

Marque a sua visita à Basílica de São Pedro e aos Museus do Vaticano

Visite também os Museus do Vaticano

O interior da Basílica de São Pedro| ©Unsplash
O interior da Basílica de São Pedro| ©Unsplash

Esta opção que inclui a visita aos Museus do Vaticano e à Basílica de São Pedro é ideal, uma vez que os Museus do Vaticano é o local onde se encontra a joia da coroa da Santa Sé: a Capela Sistina. Para além de outras salas de grande interesse como as Salas de Rafael, a Galeria de Imagens do Vaticano ou a Galeria dos Mapas.

A experiência nos Museus do Vaticano será conduzida por um guia oficial do Vaticano que lhe dará uma visão aprofundada das salas que irá visitar.

Reserve a sua visita à Basílica de São Pedro e aos Museus do Vaticano

O que fazer no final da sua visita

A Capela Sistina| ©Unsplash
A Capela Sistina| ©Unsplash

Se a sua visita o deixou com um pouco de fome e quer matar o apetite na zona do Vaticano, tenha cuidado com as armadilhas que esta parte da cidade preparou para os turistas. Aqui digo-lhe onde comer perto do Vaticano para que saia de lá com um bom sabor na boca.

E depois de ter visitado a sede do cristianismo em todo o seu esplendor, talvez queira voltar às origens deste culto. Para isso, uma visita às Catacumbas de Roma é uma experiência muito interessante, pois poderá ver os túmulos de alguns dos primeiros papas e as expressões artísticas e religiosas dos primeiros cristãos. Para informações sobre visitas guiadas ao mundo subterrâneo da cidade, clique aqui: Bilhetes para as Catacumbas de Roma: como comprar e preços.

E aqui está um post sobre o que fazer em Roma, para que possas planear o resto da tua viagem.

Reserve a sua visita às Catacumbas