Como visitar a Basílica de São Pedro em Roma

O interior da Basílica de São Pedro vale bem a pena ser visitado, mas... mas como é que se tira o máximo partido dele? Eu digo-lhe tudo o que precisa de saber, aqui.

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 11 minutos

Como visitar a Basílica de São Pedro em Roma

Interior da Basílica de São Pedro | Anna C.

Uma visita a Roma e à Cidade do Vaticano não está completa sem uma visita ao interior da Basílica de São Pedro. Mas enquanto estiveres a fazer a tua lista de coisas para ver e fazer em Roma, é provável que tenhas algumas dúvidas: quanto tempo preciso para visitar? Terei de comprar bilhetes para a Basílica de São Pedro? Haverá uma longa fila? O que tenho de ver? Posso subir à cúpula?

Uma vez que a visita à Basílica de São Pedro é gratuita, recomendo que participe numa visita guiada que lhe dará uma visão mais completa do local. Estas visitas incluem um passeio pelo templo com as explicações de um guia especializado em arte. Algumas incluem uma visita à cúpula e, por um pouco mais de dinheiro, pode também ter acesso aos Museus do Vaticano. Eu digo-lhe mais:

O meu favorito

Visita guiada à Basílica de São Pedro com acesso à cúpula

Entre no interior da Basílica de São Pedro e não perca nenhum pormenor graças a esta visita guiada completa.

Veja a imponente Basílica de São Pedro e aprenda sobre a importância artística das obras no seu interior com esta visita guiada. Poderá também descobrir a cúpula de uma forma exclusiva.

Duração: 1 hora 45 minutos

O Vaticano tem muito para ver e uma das suas visitas obrigatórias é o interior da Basílica de São Pedro. Com esta visita guiada com acesso à cúpula, poderá descobrir em primeira mão tudo o que se encontra no interior, com as explicações de um guia especializado que lhe dará uma melhor compreensão do contexto histórico e artístico da maior igreja cristã do mundo.

Num pequeno grupo, percorrerá a Basílica e verá obras como a Pietà de Miguel Ângelo ou o altar de Bernini, até chegar ao terraço da cúpula, onde terá uma vista exclusiva da melhor panorâmica da Praça de São Pedro, do Vaticano e de Roma em geral.

Recomendado se... Não quer perder a imponente Basílica de São Pedro, a sede do catolicismo no mundo e, enquanto lá estiver, compreender o valor das suas históricas obras de arte. Além disso, com esta visita guiada, tem a garantia de subir à cúpula, um ponto obrigatório na sua visita ao Vaticano.


A opção premium

Tour guiado pelos Museus do Vaticano, Capela Sistina e Basílica de São Pedro

Conheça o Vaticano em profundidade com este pacote dos Museus e da Basílica.

Poupe na sua experiência no Vaticano e obtenha bilhetes para visitas guiadas às suas três jóias monumentais: os Museus do Vaticano, a Capela Sistina e a Basílica de São Pedro. Não inclui a subida à cúpula

Duração: 2 horas

Os Museus do Vaticano são outra visita obrigatória em Roma, localizados ao lado da Basílica de São Pedro. Por esta razão, a maioria dos viajantes escolhe o mesmo dia para visitar ambos os locais, embora as enormes filas que se podem ver na Piazza para entrar na igreja possam, por vezes, desmotivar muitas pessoas.

Para evitar estas filas, é melhor reservar um pacote que inclua uma visita guiada aos Museus do Vaticano, à Capela Sistina e à Basílica. Depois de visitar as numerosas obras de arte dos Museus e de admirar a impressionante obra de Miguel Ângelo na Capela Sistina, terá acesso prioritário à Basílica, sem filas de espera. No entanto, este passeio não inclui a visita à cúpula.

Recomendado se... Pretende visitar também os Museus do Vaticano e prefere combinar a visita num só dia sem perder muito tempo nas filas da Praça de São Pedro para entrar na Basílica.

Entre na Basílica de São Pedro evitando as filas com uma visita guiada

Faça uma visita guiada à Basílica| ©Ivan PC
Faça uma visita guiada à Basílica| ©Ivan PC

Uma das melhores recomendações que lhe posso dar para organizar a sua visita à Basílica, e que quase ninguém conhece, é que se preferir evitar as longas filas e ter acesso prioritário à Basílica, junte-se a esta visita guiada ao Vaticano. Para além de percorrer o interior do templo com um guia profissional, poderá evitar as filas muito longas à entrada da Piazza, o que é sem dúvida uma mais-valia desta opção.

Apartir de 48 euros, pode visitar primeiro os Museus do Vaticano e depois visitar a Basílica, apreciar as suas principais obras e compreender a sua estrutura. Além disso, depois da visita terá tempo para passear pelo interior à vontade, continuar a admirar a sua beleza e até aproveitar para subir à Cúpula de São Pedro ou descer para ver os túmulos dos Papas.

Recomendo esta opção de visita guiada porque, embora a entrada na Basílica seja gratuita, às vezes não vale a pena esperar tantas horas na entrada e especialmente se tiver apenas alguns dias para visitar Roma.

Reserve a sua visita à Basílica e aos Museus do Vaticano

Visitar a Basílica de São Pedro gratuitamente

Vista da Basílica de São Pedro| ©Michał Kostrzyński
Vista da Basílica de São Pedro| ©Michał Kostrzyński

A Basílica de São Pedro é gratuita e não requer taxa de entrada. Para entrar, terá de atravessar a famosa colunata na Praça de São Pedro (uma das melhores praças de Roma) e, infelizmente, entrar na fila. Assim que se aproximar do templo, terá de passar por um controlo de segurança de rotina (scanner de objectos metálicos) e poderá entrar no interior da Basílica.

Se visitar Roma no verão, deve saber que não há sombras na Praça de S. Pedro e que terá de ficar nas longas filas ao sol, por isso recomendo que traga um chapéu ou boné, água fresca e até protetor solar. Se se sentir um pouco apertado com a ideia de ter de passar horas de pé ao sol, não se preocupe, há também uma opção para evitar as filas - continue a ler!

Reserve a sua visita à Basílica de São Pedro e à Cúpula

O que ver na Basílica de São Pedro

Detalhe da Basílica de São Pedro| ©Unsplash
Detalhe da Basílica de São Pedro| ©Unsplash

De todas as maravilhas para ver no Vaticano, a Basílica de São Pedro é essencial. Para aproveitar ao máximo e ver todas as obras de arte, capelas e relicários, e ler todas as inscrições nas paredes da Basílica sem ter que passar muitas horas lá, recomendo que se concentre no seguinte:

A Nave da Basílica

Quando se entra na Basílica de S. Pedro, a primeira coisa que salta à vista é a imponência das suas naves, a dimensão do seu interior e a decoração requintada que cobre as suas paredes.

A Pietà de Miguel Ângelo

Esta é uma das esculturas mais importantes de Miguel Ângelo, juntamente com o David, embora para o meu gosto seja a mais sublime das duas. É uma representação impressionante de Maria segurando o corpo de Cristo num lamento. Encontrará a Pietá de Miguel Ângelo assim que entrar na basílica, na primeira capela à direita.

Estátua de bronze de São Pedro

No lado direito da nave central da basílica, encontra-se uma estátua de bronze do período medieval, uma das poucas que restam deste período. Muitos visitantes da Basílica de São Pedro não reparam nesta pequena figura, mas os fiéis que fazem a peregrinação à Santa Sé esfregam e até beijam o seu pé quando chegam, desgastado após séculos.

O Baldacchino

Esta estrutura sustentada por quatro colunas é obra de Gian Lorenzo Bernini, o mais importante arquiteto e escultor do período barroco, e serve de dossel para o altar-mor da basílica, reservado apenas para a missa papal. O altar foi construído sobre o túmulo de São Pedro e é o coração simbólico e espiritual da Basílica de São Pedro.

A Cúpula

Iniciada por Miguel Ângelo e continuada por Giacomo Della Porta, a Cúpula de São Pedro foi concebida como a representação máxima do cristianismo. No seu interior, encontrará duas inscrições em latim, uma das quais diz: "Tu és Pedro, e sobre esta pedra edificarei a minha igreja. A ti darei as chaves do reino dos céus" e outra dedicada ao Papa Sisto V.

Quanto à subida à cúpula: é possível subir tanto à cúpula interior como à exterior, de onde se tem uma das melhores vistas panorâmicas de Roma. Também é possível ver de perto os frescos e as inscrições de Miguel Ângelo. A taxa de entrada para a cúpula é de 10 euros para o elevador ou 8 euros se subir os mais de 500 degraus até ao topo.

Túmulo de Alexandre VII

Esta obra de estrutura triangular, tão típica do período barroco, é um magnífico conjunto de figuras alegóricas que acompanham uma imagem do Papa Alexandre VII, ajoelhado e humilde, rezando sobre o sudário da morte, que é representado segurando uma ampulheta vazia. Algo que me impressionou particularmente neste túmulo, para além da sua magnífica teatralidade, foi o tratamento escultórico do sudário.

Museu do Tesouro

Se tiver algum tempo livre e estiver particularmente interessado na iconografia do Vaticano, recomendo uma visita à Sacristia e ao Museu do Tesouro, onde poderá ver cruzes, paramentos papais, jóias e relicários. A entrada custa 5 € para adultos e 3 € para crianças até aos 12 anos.

Grutas do Vaticano

No final da sua visita à Basílica, procure os sinais para as Grutas do Vaticano, galerias subterrâneas onde se encontram os restos mortais de vários papas, incluindo João Paulo II. Verá um altar dourado sobre o túmulo de São Pedro, logo abaixo do altar-mor e do Baldacchino. Veja aqui como visitar as Catacumbas, Criptas e Necrópole do Vaticano.

Marque a sua visita à Basílica de São Pedro e à cúpula

Quanto tempo é necessário para visitar a Basílica de São Pedro?

A Pietá de Michelangelo| ©Alejandro Moreno Calvo
A Pietá de Michelangelo| ©Alejandro Moreno Calvo

Se participar numa visita guiada, percorrerá a Basílica em cerca de uma hora. Se for por conta própria, pode ajustar o tempo da visita como desejar, mas prevê que ainda precisará de cerca de 60 minutos para percorrer toda a Basílica e parar nas principais obras, como o Baldaquino ou o Moisés.

Se quiser visitar a Necrópole, poderá precisar de mais uma hora, e se também estiver a pensar em subir à Cúpula, terá de prolongar a sua visita por mais duas horas para ter tempo suficiente para subir, admirar as vistas e depois voltar a descer.

Reserve a sua visita à Basílica de São Pedro e à Cúpula

Como subir à Cúpula de São Pedro

Visitar a cúpula| ©Clay Banks
Visitar a cúpula| ©Clay Banks

É possível subir à Cúpula de São Pedro a ou combinando uma secção a pé com um elevador. A subida não é adequada para todos (há alturas em que a escadaria é estreita e pode ser um pouco claustrofóbica), mas garanto-vos que as vistas valem a pena.

Quanto à forma de obter bilhetes para a Cúpula, note que não os pode comprar online. Terá de os comprar dentro do próprio templo por 8 euros (a pé) ou 10 euros se preferir usar o elevador para a secção disponível. De qualquer forma, poderá desfrutar das melhores vistas da cidade a partir de um dos melhores monumentos de Roma e será uma das memórias que levará consigo de Roma.

Reserve a sua visita à Basílica e Cúpula de São Pedro

Como ver os Túmulos dos Papas na Basílica de São Pedro

Túmulo de Pio XI| ©Phil
Túmulo de Pio XI| ©Phil

No subsolo da Basílica de São Pedro estão os túmulos dos Papas. Estão divididos em dois níveis: a primeira galeria, no nível -1, é composta por vários mausoléus e túmulos de diferentes Papas. Esta visita é gratuita e pode aceder a esta galeria a partir do interior da Basílica.

Se preferir entrar na Necrópole e visitar, entre outras, a Cripta de S. Pedro, deve ter em conta que a capacidade é muito restrita (250 pessoas no máximo por dia) e terá de fazer um pedido com antecedência, enviando um e-mail com os dados dos visitantes que pretende que participem. Pode encontrar todos os pormenores no meu guia das Catacumbas do Vaticano, das Criptas dos Papas e da Necrópole de São Pedro.

Reserve a sua visita à Basílica do Vaticano e aos Museus do Vaticano

Horário de abertura da Basílica de São Pedro

Vista do Vaticano a partir da cúpula da Basílica de São Pedro| ©Alan Liu
Vista do Vaticano a partir da cúpula da Basílica de São Pedro| ©Alan Liu

A Basílica de São Pedro está aberta diariamente, de segunda a sexta-feira, entre as 7h e as 19h. No inverno, de outubro a março, encerra uma hora mais cedo, às 18:00.

Tenha em atenção que, durante os feriados religiosos ou eventos especiais de culto, os horários de abertura podem estar sujeitos a alterações, pelo que deve verificar antes de planear a sua visita, caso viaje no Natal ou na Páscoa.

É possível assistir à missa na Basílica de São Pedro?

Celebração Eucarística| ©Ministerio de Cultura de la Nación
Celebração Eucarística| ©Ministerio de Cultura de la Nación

Sim, é possível, embora a Santa Missa não seja celebrada pelo Papa, exceto em ocasiões muito especiais, como o Natal ou a Páscoa.

  • Durante a semana, o horário da missa é o seguinte: 9:00 / 10:00 / 11:00 / 12:00 / 17:00.
  • Nos feriados, o horário da missa é o seguinte: : 9:00 / 10:30 / 11:30 / 12:15 / 13:00 / 16:00 / 17:30

Reserve a sua visita ao Vaticano de manhã cedo

Irei ver o Papa na Basílica de São Pedro?

O Papa Francisco| ©Ashwin Vaswani
O Papa Francisco| ©Ashwin Vaswani

É muito difícil encontrar o Papa na Basílica por acaso. Os seus horários para missas e audiências públicas são bastante rigorosos e ele nunca está espontaneamente na Basílica, a menos que haja uma missa especial, como a Missa da Meia-Noite ou a Missa da Páscoa.

No entanto, se lhe apetecer ver o Papa pessoalmente, pode sempre participar na sua audiência dominical, no Angelus ou na bênção de quarta-feira. Estes eventos têm sempre lugar na Praça de S. Pedro e estão normalmente abertos a toda a gente, embora normalmente tenha de passar pelos controlos de segurança para entrar na Praça.

Reservar bilhetes para a Audiência Papal

Como se deve vestir para visitar a Basílica de São Pedro?

Vestir-se adequadamente| ©Anna Church
Vestir-se adequadamente| ©Anna Church

Sendo um templo religioso, a Igreja exige que tanto os homens como as mulheres usem proteção nos joelhos e nos ombros. Esqueça os calções curtos, os tops ou as camisolas de alças e, no caso das mulheres, terá também de cobrir o decote. Se quiser, pode ler neste artigo algumas dicas para preparar a sua visita ao Vaticano.

Marque a sua visita à Basílica de São Pedro

O que mais há para ver no Vaticano?

Capela Sistina| ©Richard Mortel
Capela Sistina| ©Richard Mortel

Se está a planear a sua visita e quer saber quais são as visitas obrigatórias e as coisas a fazer no Vaticano, vamos começar pelas visitas obrigatórias. Não se pode ir embora sem visitar a Capela Sistina e os Museus do Vaticano.

Visitar a Capela Sistina

Coroada na sua abóbada com os frescos mais famosos do mundo, os de Miguel Ângelo, a Capela Sistina é uma das grandes atracções da Cidade do Vaticano. Pode visitá-la sozinho ou aproveitá-la ao máximo, juntando-se a uma visita guiada com um guia especializado e profissional. Precisará de pelo menos duas horas para visitar o resto dos Museus do Vaticano e apreciar a sua beleza. Veja aqui como obter bilhetes para a Capela Sistina.

Visitar os Museus do Vaticano

Para além da Basílica de São Pedro, é altamente recomendável visitar os Museus do Vaticano, onde se encontra a Capela Sistina. Existem diferentes opções para aceder e visitá-los, pois pode comprar bilhetes para o Vaticano e visitar os museus por conta própria ou com um guia áudio, ou pode reservar uma visita guiada ao Vaticano em inglês para tirar o máximo partido da sua visita às galerias mais populares do mundo da arte.

Reserve os seus bilhetes para os Museus do Vaticano