5 lugares para comer perto do Vaticano

Quando planeia a sua viagem a Roma, provavelmente imagina comer muito e comer bem. Mas, por vezes, encontrar o sítio perfeito pode parecer difícil. Aqui estão os meus favoritos

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 5 minutos

5 lugares para comer perto do Vaticano

Preparar a massa para uma pizza deliciosa | Nadia Spetniskaya

Toalhas de mesa axadrezadas, perfume de parmesão e esparguete à carbonara sem fim. Sim, fique com água na boca porque é isto que o espera quando chegar à capital da massa. E quando lá chegar, não deixe de fazer uma (ou várias) paragens no Vaticano, porque depois de tanta arte vai abrir o apetite.

Para não ser apanhado de barriga vazia no meio de uma zona tão turística e sem saber para onde ir, recomendo que faça uma visita gastronómica ao Vaticano, onde irá provar várias especialidades italianas e degustar uma grande variedade de vinhos. Também visitará uma pizzaria com mais de 80 propostas. E se estiver à procura de mais opções, aqui está uma lista dos meus sítios preferidos:

1. As melhores pizzas num ambiente familiar, no Nicò

Deliciosa pizza italiana| ©Nik Owens
Deliciosa pizza italiana| ©Nik Owens

Se procura um bom e variado menu num restaurante autêntico, experimente o Nicò, um restaurante acolhedor no bairro de Prati (a poucos metros do Vaticano) onde pode jantar rodeado de romanos e quase não se ouvem turistas.

É um local frequentado sobretudo por famílias que vivem na zona e por jovens que estudam na zona (há vários liceus e colégios nas proximidades), pelo que encontrará bons preços e boa qualidade.

Aqui poderá comer a típica pizza romana, a mais fina, com bordos estaladiços. Acabará por comer tudo sem ter a sensação de saciedade (o que acontece com as pizzas mais grossas). A mais clássica é a margherita (tomate e mozzarella), mas deixe que os empregados o aconselhem ou peça pizzas diferentes para poder experimentar um pouco de cada.

  • Onde: Viale Angelico, 6.
  • Porque é que gosto deste sítio: É um daqueles sítios familiares, muito autêntico e muito "de bairro", com um padrão de qualidade e um ambiente muito bons.
  • Recomendado se... estiver à procura de um jantar tradicional italiano com uma grande variedade no menu para escolher.

Reservar uma visita gastronómica ao Vaticano

2. Lanche e pequeno-almoço, no Panificio Marè Prati

Pastelaria italiana| ©Louis Hansel
Pastelaria italiana| ©Louis Hansel

Se ainda não comeu croissants suficientes (nunca é demais), convido-o a passar por esta joia escondida (digo escondida porque tem uma entrada muito pequena e passa completamente despercebida) para comprar os melhores bolos que irá provar em Roma. Para além de vender ao público, esta padaria histórica fornece pastelaria a muitos restaurantes e bares da cidade.

Ospreços são ridículos. Um "cornetto de cioccolato", o meu favorito, custa 40 cêntimos. Não vais poder levar só um, desculpa! Pensa que, com todas as caminhadas que já fizeste e com todas as caminhadas que ainda tens de fazer, estas calorias dificilmente se instalarão no teu corpo. Encontra-o na Viale Angelico, 88 e terá de descer um pequeno lance de escadas até ao paraíso. Para abrir o apetite, aqui está o sítio Web: Panificio Marè Prati.

  • Onde fica: Viale Angelico 88
  • Porque é que eugosto deste sítio: a grande variedade de doces e a qualidade que encontrará aqui são imbatíveis. E os preços também!
  • Recomendado se... quiser petiscar algo doce quando estiver na zona mas não estiver à procura de um sítio para se sentar. Tudo aqui é takeaway.

Reserve uma excursão gastronómica a Roma

3. Os melhores pratos de massa para levar na Pastasciutta

Prato de massa| ©Amirali Mirhashemian
Prato de massa| ©Amirali Mirhashemian

Nunca um prato de massa para levar foi tão bom. Da última vez que fiz uma visita guiada aos Museus do Vaticano, saí com fome e com pouco tempo. Aproveitando o facto de não haver muitas pessoas à volta do Castelo de Santo Ângelo, decidimos comprar dois pratos de massa para levar e comê-los na ponte, com vista para o rio.

Entrámos com poucas expectativas, mas ficámos agradavelmente surpreendidos com a qualidade da massa e dos seus molhos. Têm todo o tipo de variedades de massas e acompanhamentos, por isso, numa questão de segundos preparam o prato que quiser (pode ver como o fazem através do vidro) e quando der por isso, tem-no pronto para levar numa caixa.

Considere esta opção se lhe apetecer comer tranquilamente no apartamento ou hotel onde está hospedado ou se preferir fazer como eu e procurar a paisagem que quer apreciar durante a sua refeição nas ruas de Roma. Este é o sítio Web do restaurante.

  • Onde fica: Via delle Grazie, 5
  • Porque gosto deste sítio: Poucos sítios oferecem um serviço tão bom, rápido e barato.
  • Recomendado se... estiveres com pressa (e com fome) e não quiseres desistir de comer a típica massa italiana, bem feita.

Reservar uma visita gastronómica ao Vaticano

4. Sanduíches com carnes frias gourmet, no Bono Roma

Charcutaria italiana| ©Theme Photos
Charcutaria italiana| ©Theme Photos

Quem disse que uma coisa tão simples como uma sanduíche não pode ser tão deliciosa como o menu mais sofisticado? Sabemos que os italianos são mestres na produção de pão, mas misture-o com uma charcutaria de cinco estrelas e o resultado pode ser épico.

Para uma refeição rápida mas saborosa, o Bono Roma destaca-se. Pode levar um dos incríveis "Paninos" do seu menu para levar e comê-lo em qualquer um dos recantos mágicos da cidade. O meu preferido é o Monti, que tem mortadela, queijo brie, paté de pistácio e rúcula. É mesmo preciso provar qualquer uma das iguarias do menu.

  • Onde: Via di Porta Cavalleggeri, 109/111.
  • Porque gosto deste sítio: os ingredientes são de primeira qualidade, o serviço é rápido, o pessoal é muito atencioso e o preço é muito acessível.
  • Recomendado se... quiser experimentar um típico "panino italiano" de grande qualidade e apreciar as melhores carnes curadas.

Reservar uma visita gastronómica ao Vaticano

5. Roma também tem um ótimo sushi e o melhor sushi da cidade está no Temakinho

Sushi| ©Vinicius Benedit
Sushi| ©Vinicius Benedit

Está cansado de massas e pizzas quando está na cidade há alguns dias? Não te preocupes, nunca o admitirei em voz alta, mas admito que também já me aconteceu. Se já se fartou de massa, pizza, lasanha, risotto e gnocchis, é mais do que justificado procurar algo um pouco mais exótico.

E se gosta de sushi, está com sorte, porque perto do Vaticano está o melhor que já comi em Roma. Temakinho é uma cadeia de restaurantes de fusão brasileiro-japonesa (exótica, eu avisei!) que faz rolos incríveis e cocktails que convidam a passar a noite sentado no terraço. O edifício também merece uma visita: é um típico palazzo italiano clássico de três andares convertido num restaurante com um design trendy.

  • Onde: Via dei Serpenti, 16
  • Porque gosto deste sítio: acho que estaria a repetir-me demasiado se dissesse que é um dos pratos asiáticos mais saborosos que já comi, mas tenho de insistir - irresistível!
  • Recomendado se... te apetecer experimentar algo diferente e visitar um dos restaurantes mais badalados de Roma neste momento.

Reservar uma visita gastronómica ao Vaticano