Omnia Card de Roma

Aqui está um guia de tudo o que pode fazer em Roma se comprar o Cartão Omnia.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

Omnia Card de Roma

Colunata e Cúpula de São Pedro | © Xavier Coiffic

Passear por Roma é uma viagem no tempo. Chamam-lhe a Cidade Eterna e, para mim, é literal, porque nunca se acaba de visitar os seus cantos, recantos, monumentos e museus. Para garantir que não se perde a longa lista de atracções, existe o Cartão Omnia.

O que é o Cartão Omnia e quanto custa?

Pormenor da Capela Sistina| ©Slices of light
Pormenor da Capela Sistina| ©Slices of light

Começo por vos dizer que o Cartão Omnia é nada mais nada menos do que um passe para visitar a cidade com entrada gratuita ou descontos na maioria dos seus pontos de interesse.

Para além da entrada gratuita e dos descontos nos principais pontos de interesse da cidade, dá-lhe também transporte gratuito pela cidade (incluindo o autocarro turístico) e vantagens económicas na reserva de visitas guiadas, aluguer de bicicletas, bilhetes para espectáculos e visitas a sítios arqueológicos. O preço depende do tipo de cartão que pretende adquirir.

Cartão Omnia 24 horas

Este é o cartão especializado para o Vaticano e permite-lhe visitar todos os pontos de interesse da Cidade do Vaticano (Museus do Vaticano, Jardins do Vaticano, Basílica de São Pedro e acesso à Cúpula).

Cartão Omnia de 72 horas

Esta é a minha versão preferida, não só porque tem muito mais tempo para aproveitar os principais pontos turísticos da cidade, mas também porque a versão de 72 horas inclui também o cartão turístico Roma Pass, muito mais completo, sobre o qual falei neste outro artigo que escrevi sobre Roma Pass.

Reserve o seu Roma Pass e Omnia Card

Vale a pena comprar o Omnia Card?

No interior da Galleria Borghese| ©Unsplash
No interior da Galleria Borghese| ©Unsplash

Este é talvez o primeiro travão para se perguntar se vale ou não a pena investir nele. A resposta a esta pergunta é fácil: vale a pena se vai tirar partido dele e vai tirar partido dele se o seu objetivo é aproveitar ao máximo toda a cultura que a cidade de Roma e o Vaticano têm para oferecer.

Antes de lhe dar mais detalhes, deixe-me dar-lhe um exemplo: a visita aos Museus do Vaticano, o autocarro turístico de Roma e a entrada na Basílica de S. Pedro com áudio-guia já cobrem praticamente todo o passe de 24 horas do Omnia Card. Agora a questão é: o que é que quer ver?

Se é daqueles que, como eu, quando visita uma cidade não quer deixar nada por ver e adora museus e monumentos, posso dizer-lhe sem hesitação que o Omnia Card vale a pena financeiramente (e não subestime a opção de evitar as filas no Coliseu ou no Vaticano, que podem durar entre uma hora e meia e três horas).

Quando NÃO vale a pena

Preparei também uma lista de casos em que penso que não vale a pena comprar o Omnia Card.

  • Quando só vai visitar um ou dois museus durante a sua viagem,
  • Quando tem descontos adicionais por idade ou profissão em atracções turísticas (não são cumulativos com os oferecidos pelo Omnia Card e pelo Roma Pass),
  • Quando se vai passar semanas em Roma e se vai dosear a visita aos museus, intercalando-a com passeios pela cidade,
  • Quando já viu os principais pontos turísticos de Roma (Vaticano, Coliseu, Museus Capitolinos, Galeria Borghese...) em viagens anteriores e não quer visitá-los novamente, e
  • Quando o tempo de espera não é um problema para si.

Em qualquer um destes casos, a opção mais recomendada para si é comprar bilhetes para o Coliseu ou para o Vaticano (uma visita obrigatória em Roma) separadamente. Eis como o fazer: Bilhetes para o Museu do Vaticano: como comprar, preços e descontos.

Reserve o seu Roma Pass e Omnia Card

Como funciona o Omnia Card?

A Pietà de Miguel Ângelo| ©Alejandro Moreno Calvo
A Pietà de Miguel Ângelo| ©Alejandro Moreno Calvo

Aqui está um guia passo a passo sobre como pode reservar para começar a usar este passe turístico. Verá como é fácil:

Comprar

Quando comprar o Omnia Card online, a primeira coisa que terá de fazer é escolher se quer a opção de 24 ou 72 horas. Mais uma vez, recomendo esta última porque, para além do facto de o Roma Pass estar incluído, é em três dias que vai tirar o máximo partido dele.

Repito: Roma tem muitas coisas para ver, todas elas valem a pena e não compensa vê-las à pressa, equilibrando as horas entre as visitas.

Receber em

Depois disso, ser-lhe-á enviado um código por e-mail que terá de apresentar num dos pontos de recolha do Omnia Card espalhados por Roma (são as estações de metro, as bilheteiras dos museus e os locais de interesse incluídos no Omnia Card).

Nestes pontos de recolha, preencherá o cartão com os seus dados e receberá o Omnia Card, o Roma Pass (se adquirir o passe de 72 horas) e um mapa-guia da cidade para o ajudar a planear a sua visita.

Ativar o cartão

O Omnia Card de 72 horas inclui também o Roma Pass: dois cartões num só. Com o primeiro pode ver os pontos turísticos da Cidade do Vaticano e com o segundo pode ver os pontos turísticos de Roma. Ambos os cartões são activados com a primeira utilização e, a partir daí, o tempo começa a contar.

No entanto, mesmo que os compre em conjunto, pode activá-los independentemente, ou seja, em vez de utilizar os dois no mesmo dia, utilize primeiro o Omnia Card para ver a Cidade do Vaticano e, no dia seguinte, active o Roma Pass para ver Roma.

Reserve o seu Roma Pass e Omnia Card

O que é que o Omnia Card inclui?

Jardins do Vaticano| ©Unsplash
Jardins do Vaticano| ©Unsplash
  • Entrada gratuita, sem filas, nos Museus do Vaticano e na Capela Sistina
  • Entrada gratuita com guia áudio e entrada sem filas na Basílica de São Pedro
  • Entrada gratuita na Basílica de São João de Latrão e na Prisão de São Pedro na Cidade do Vaticano
  • Entrada gratuita para uma escolha de duas atracções turísticas em Roma, incluindo o Coliseu, o Fórum Romano e o Monte Palatino, os Museus Capitolinos, a Galeria Borghese, os Museus da Capital, o Castelo de Santo Ângelo e muito mais
  • Descontos de cerca de 20% (nalguns locais mais) em mais de 30 pontos turísticos e museus de Roma. As atracções turísticas que não são elegíveis para entrada gratuita serão incluídas nestes descontos.
  • Transportes públicos gratuitos
  • Utilização durante três dias do autocarro turístico de Roma
  • Descontos em excursões, espectáculos, visitas a sítios arqueológicos, passeios organizados e serviços turísticos, como o aluguer de bicicletas.

Reserve o seu Roma Pass e Omnia Card

Atracções incluídas no Omnia Card

Coliseu e Fórum Romano| ©Unsplash
Coliseu e Fórum Romano| ©Unsplash

Agora chegamos à parte interessante e, antes de continuar a ler, aviso-o: não assumo qualquer responsabilidade se, depois de ler esta secção, tiver uma vontade irresistível de apanhar um avião para Roma. Porque digo isto? Porque o pacote Omnia Card e Roma Pass inclui praticamente tudo o que há para ver em Roma e há muito para ver. Um aviso prévio é um aviso prévio.

Museus do Vaticano e Capela Sistina com acesso rápido

A maior coleção de arte da Europa está nos Museus do Vaticano, onde também se encontra a joia da coroa: a Capela Sistina, com mais de 25.000 turistas por dia. Arte egípcia, etrusca, grega, romana e cristã primitiva é o que verá neste impressionante museu, incluindo obras de Miguel Ângelo, Rafael, Caravaggio, Ticiano e Leonardo, entre outros. Uma visita obrigatória para todos os amantes da arte que passam por Roma.

Basílica de São Pedro com audioguia e entrada rápida

A entrada na Basílica de São Pedro é gratuita, mas o audioguia não. Esta Basílica é a mais famosa de Roma, a sua cúpula é a mais alta do mundo (vistas deslumbrantes da Praça de São Pedro) e São Pedro, considerado o primeiro Papa da Igreja Católica, foi enterrado aqui.

Coliseu, Fórum Romano e Monte Palatino

A visita estrela. As histórias de gladiadores e imperadores espreitam nesta visita que inclui o anfiteatro de Roma, o fórum onde se desenrolava a vida social da cidade e o Monte Palatino, a mais central das sete colinas da cidade, com vestígios arqueológicos que remontam ao século I. Neste guia prático de Bilhetes para o Coliseu de Roma: como comprar, preços e horários de abertura pode ler o que precisa de saber para planear a sua visita. Pode também consultar este outro: Os melhores tours guiados do Coliseu de Roma.

Museus Capitolinos

Os museus do Campidoglio estão entre os mais antigos do mundo e albergam colecções que foram doadas pelos papas ao povo de Roma. A sua estrutura impressionante e as salas luxuosas valem por si só uma visita, para não falar das inúmeras obras de arte na sua galeria de arte com pinturas de Ticiano, Caravaggio e Rubens.

Castelo de Santo Ângelo

A fortaleza de Roma, que também serviu como palácio papal e prisão, é uma visita que não deve passar despercebida entre as maravilhas de Roma. Situado perto do Vaticano, este castelo guarda segredos como vistas deslumbrantes da cidade, o seu mausoléu subterrâneo e o seu labirinto de corredores. É uma das visitas favoritas para quem viaja para Roma com crianças.

Galeria Borghese

Situada nos jardins da Villa Borghese, esta galeria alberga obras de grandes mestres da pintura, uma coleção sublime de esculturas da Grécia e da Roma Antigas, bem como as primeiras obras de Bernini. Um deleite para os amantes da arte, pode ser visitada com a tranquilidade que não existe noutros grandes museus da cidade. Neste artigo, tem todos os pormenores para organizar a sua visita à Galeria: Bilhetes e Passeios Turísticos nas Galerias dos Jardins da Villa Borghese.

Outros locais de interesse

  • O Museu do Tesouro da Basílica de San Giovanni in Laterano
  • O claustro da Basílica de São Paulo Fora dos Muros.
  • A Basílica de São João de Latrão.
  • Prisão de São Pedro
  • Todos os pontos de interesse do Roma Pass na versão Omnia Card 72 horas

Reserve o seu Roma Pass e Omnia Card

O autocarro turístico de Roma e o Omnia Card

O trânsito nas ruas de Roma| ©Calin Stan
O trânsito nas ruas de Roma| ©Calin Stan

Embora eu diga sempre que Roma é uma cidade para ser desfrutada a pé, também é verdade que pode tornar-se cansativa após alguns dias de turismo. Se está cansado de andar de um lado para o outro, lembre-se que o Omnia Card inclui o autocarro turístico da cidade a bordo do qual visitará os principais locais de interesse numa visita panorâmica enquanto um guia lhos explica.

Itinerário do autocarro turístico

  • Vaticano - Castelo de Santo Ângelo
  • San Giovanni dei Fiorentini
  • Piazza Navona - Santa Agnese in Agone - Piazza Navona
  • Zona Sagrada Torre Argentina
  • Santa Maria in Aracoeli
  • Santi Apostoli
  • Santa Maria degli Angeli
  • Estação Termini
  • Santa Maria Maggiore
  • San Giovanni in Laterano
  • Coliseu - San Gregorio al Celio
  • Circo Massimo - Santa Sabina all'Aventino
  • Teatro Marcello - Santa Maria in Campitelli
  • Santa Maria in Aracoeli
  • Largo Argentina - Santa Maria ad Martyres
  • Vaticano - Castel Sant Angelo

Reserve o seu Roma Pass e Omnia Card

Organize a sua viagem com o Omnia Card

Coliseu de Roma| ©David Köhler
Coliseu de Roma| ©David Köhler

Se decidiu comprar o Omnia Card para visitar Roma, aqui ficam algumas dicas para o aproveitar ao máximo:

  • Organize a sua visita tendo em conta os horários e os dias de abertura dos museus (a maior parte deles fecha à segunda-feira) para evitar perder tempo de ativação. Fazer um pouco de tetris antecipadamente permitir-lhe-á ver um maior número de museus e tirar o máximo partido das vantagens deste passe de cidade.
  • Continue a reservar antecipadamente os bilhetes para os locais mais concorridos, como o Coliseu ou os Museus do Vaticano, à hora que lhe for mais conveniente. Recomendo que escolha os horários de manhã cedo em ambos os sítios, quando normalmente há menos turistas.
  • Combine os dois cartões de forma sensata: não é necessário ativar o Omnia Card e o Roma Pass no mesmo dia. Se o fizer, poupará tempo.
  • Verifique os percursos de um local para outro antes de planear o que ver em cada dia. Tente agrupar as visitas a locais próximos no mesmo dia. Quanto aos transportes públicos, mesmo que os tenha incluídos, lembre-se que em Roma não funcionam tão bem como poderiam, por isso, se puder ir a pé de um sítio para outro, recomendo essa opção.

Dica de viajante da Ana

Active o Omnia Pass e o Roma Card separadamente para ter mais tempo livre durante a sua visita.

Que outros passes turísticos existem para visitar Roma?

Os telhados de Roma| ©Unsplash
Os telhados de Roma| ©Unsplash

Se não vai visitar a Cidade do Vaticano ou se já a visitou anteriormente, pode escolher o Roma Pass para poupar dinheiro e tempo nas visitas às atracções turísticas mais populares de Roma.

Embora o Roma Pass esteja incluído na compra do Omnia Card de 72 horas, também é vendido separadamente e dá-lhe acesso a todos os locais históricos não pertencentes à Cidade do Vaticano e aos transportes públicos de Roma. Mais informações sobre o Roma Pass estão disponíveis neste artigo sobre o Roma Pass. Roma Pass.

Reserve o seu Roma Pass e Omnia Card

Se estiver interessado em comprar o Omnia Card, também estará interessado em

Se comprou o Omnia Card é porque quer aproveitar ao máximo a cultura e os pontos turísticos de Roma. Depois de ter "queimado" este cartão, é altura de ver a Roma que está à vista de todos e para a qual não tem de pagar bilhete de entrada. Se também quiser aproveitar esta parte da sua visita em todo o seu esplendor, recomendo-lhe que consulte este artigo em Os 11 melhores passeios de Roma.

Se também está a pensar em descobrir outros locais perto de Roma, como Pompeia, deixo-lhe este guia em Excursão a Pompéia saindo de Roma ou este em As 9 melhores excursões de Roma.

Reserve o seu Roma Pass e Omnia Card