11 coisas para fazer no Trastevere à noite

Ao entrar no Trastevere, aperceber-se-á de que é um dos bairros mais encantadores de Roma, onde terá a oportunidade de visitar praças, fontes, livrarias, restaurantes que nunca esquecerá.

Luisa María Lugo

Luisa María Lugo

leitura de 9 minutos

11 coisas para fazer no Trastevere à noite

Trastevere | ©Daryl Mitchell

A atmosfera boémia, as esplanadas, as ruas empedradas e as persianas de madeira reinam em Trastevere quando o sol se põe. Todos estes pormenores criam um ambiente verdadeiramente italiano que faz com que visitar este bairro à noite seja um dos planos de visita obrigatória em Roma.

É provável que, uma vez iniciada a visita, queira ficar lá toda a noite. Aproveite o tempo da sua visita para se aventurar e descobrir as maravilhas desta zona situada a oeste do grande rio Tibre. Aqui recomendo os melhores.

1. Conheça o coração do lugar na Piazza Santa Maria.

A Piazza del Trastevere com Santa Maria em Trastevere| ©Unsplash
A Piazza del Trastevere com Santa Maria em Trastevere| ©Unsplash

A famosa Piazza Santa Maria é considerada o coração deste bairro, onde se encontram tanto os habitantes locais como os turistas. E uma maneira ideal de conhecer toda a sua história e essência é reservar um passeio por Trastevere, onde um guia especializado lhe dará todos os detalhes.

Nesta praça, verá uma basílica que muitas pessoas aproveitam para visitar à noite, pois fecha às 21 horas. Tem o mesmo nome que a praça, uma fachada surpreendente, mosaicos dourados e uma torre sineira que cativa o olhar com as suas muitas luzes brilhantes. Para além disso, a fonte é a mais antiga da cidade, entre todas as que ainda estão em funcionamento.

É claro que não basta apenas passear pela praça, a ideia é passar algum tempo, pois a diferença entre o dia e a noite é inegável. É provável que aprecie mais a vida nocturna, apesar de haver muitas outras coisas para fazer em Trastevere durante o dia. Durante a manhã, normalmente só há habitantes locais a passar, turistas perdidos ou adolescentes a brincar às escondidas. Mas depois de escurecer começa a melhor parte. Haverá mais pessoas e as hipóteses de passar um bom bocado no local aumentam.

Reservar uma visita guiada a Trastevere

2. Provar e apreciar a gastronomia local nos melhores restaurantes

Desfrutar de uma Pizza| ©Engin Akyurt
Desfrutar de uma Pizza| ©Engin Akyurt

Uma das coisas imperdíveis neste bairro à noite é comer uma pizza, porque há muitos restaurantes fantásticos que representam a gastronomia italiana, onde pode experimentar pratos típicos romanos, como a pasta carbonara, cacio e peppe e all'amatriciana. Para isso, recomendo que reserve um passeio gastronómico em Trastevere. Para isso, recomendo que reserve um passeio gastronómico em Trastevere.

É claro que não deve deixar de provar as melhores pizzas de Roma originalmente italianas e um delicioso tiramisu para a sobremesa. A variedade e a qualidade de cada restaurante varia, por isso não é fácil escolher.

Se quer mesmo comer nos melhores sítios de Trastevere, aqui fica uma lista dos que merecem ser considerados como tal:

  • Pizzarius: O seu próprio nome indica que oferece uma candidata a melhor pizza do mundo, embora não seja muito barata. Se estiver na Piazza Santa Maria, pode comprá-la à fatia e comer junto à fonte. Está aberto das 10 da manhã à meia-noite.
  • Grazia & Graziella: Um favorito tanto pela comida como pelo serviço, que garantidamente o fará rir muito. A carbonara, os gnocchis, o tiramisu e o carciofi alla giudia são os pratos mais aclamados. A fila de espera é rápida e, se se sentar no exterior, desfrutará do bom ambiente. Aberto das 10h às 2h.
  • Carlo Menta: Um lugar com um estilo clássico e casual que é ideal se o seu orçamento for baixo. Isto porque tem um menu variado e promete uma excelente relação qualidade-preço. Pode ir entre as 12h00 e as 11h30, pois estará aberto.
  • Além disso, tenha em mente que Trastevere é o lar de algumas das melhores lojas de gelato em Roma.

Reservar um passeio gastronómico pelo Trastevere

3. Paragem na bela e única Ponte Sisto

Ponte Sisto, Trastevere| ©daryl_mitchell
Ponte Sisto, Trastevere| ©daryl_mitchell

A Ponte Sisto está entre os lugares mais bonitos que atravessam o Tibre, ligando Trastevere a Roma e ao seu centro. Visitá-la é, portanto, uma grande resposta à questão do que fazer em Trastevere à noite. Ao longo desta ponte, encontrará uma variedade de músicos para o encantar e entreter.

Ao atravessá-la, deve ir com calma se estiver à procura de algumas das ofertas dos vendedores de rua. Desta forma, algumas peças dos seus artistas de rua ficarão consigo e levá-las-á para casa como uma agradável recordação. Claro, não se esqueça de trazer a sua máquina fotográfica e guardar essas imagens durante muito tempo. Também pode visitá-la num passeio por Trastevere.

Esta ponte pedonal foi construída durante o século XV por ordem do Papa Sisto IV. Foram utilizadas partes de uma antiga ponte romana. Há até rumores de que uma parte dela também foi feita com pedra do Coliseu. Além disso, as vistas para a cúpula de São Pedro no Vaticano são fantásticas.

Reservar uma excursão nocturna de vespa

4. Ver a cidade a partir da pequena colina do Gianicolo

Miradouro do Gianicolo| ©Wikimedia
Miradouro do Gianicolo| ©Wikimedia

Uma das melhores opções para ver a cidade a partir de Trastevere à noite é a colina ou montanha Gianicolo. Tem 88 metros de altura, o que faz dela a segunda mais alta das colinas da cidade. Deste ponto de vista, se subires ao seu terraço principal, terás algumas das melhores vistas de Roma. São verdadeiramente espectaculares.

Verá o magnífico centro da capital italiana com a sua fantástica iluminação nocturna. Entre tantas estruturas, destaca-se especialmente o monumento feito para Vittorio Emanuele II que, com as suas luzes, parece ainda mais imponente à noite. Ao começar a subir esta colina ao pôr do sol, irá reparar que existem vários pontos com excelentes perspectivas.

Claro que as vistas não são a única atração do local; há outras coisas para fazer em Trastevere à noite. Por exemplo, visitar alguns dos melhores monumentos de Roma que dão à colina o seu interesse e valor histórico.

Reservar uma visita guiada a Roma iluminada

5. Ver a imponente fonte Acqua Paola.

Fonte Acqua Paola| ©Wikimedia
Fonte Acqua Paola| ©Wikimedia

A enorme fonte Acqua Paola é uma das 5 maiores fontes de Roma. Quando escurece, a fonte ilumina-se e, em frente, há um miradouro de onde se pode ver parte da cidade. O ambiente em torno da fonte à noite é muito animado e, graças à iluminação subtil, muito romântico.

O seu design pode fazer lembrar a Fontana dell'Acqua Felice, também conhecida como a Fonte da Água Feliz. A razão para tal é o facto de ter sido aparentemente a inspiração para a Acqua Paola. Foi inaugurada no início do século XVII para comemorar a restauração de um antigo aqueduto.

Este famoso marco na colina é feito de mármore, em parte proveniente do grande Fórum Romano. Também incorpora 6 colunas que outrora pertenceram à antiga fachada do Vaticano e a sua história torna-o muito apreciado localmente. Felizmente, só demorará cerca de 20 minutos a chegar a pé.

Reservar uma visita guiada a Trastevere e ao Gueto Judeu

6. Divertir-se no Campo de' Fiori

Apreciar a Praça do Mercado| ©Mike Kire
Apreciar a Praça do Mercado| ©Mike Kire

Sim, o seu nome significa "Campo de Flores", mas não se deixe enganar, isso não significa que seja um jardim ou qualquer outro espaço semelhante. O Campo de' Fiori é uma praça muito visitada por turistas e cidadãos romanos, especialmente à noite, o que faz dela uma das praças mais famosas de Roma e um dos locais a visitar em Trastevere.

Como é comum nas praças da capital italiana, há uma fonte e uma estátua (de aspeto algo sombrio) de Giordano Bruno. De manhã, há bancas de comida e, quando começam a sair, cria-se um ambiente noturno. É um dos locais preferidos dos jovens da cidade.

O que se pode fazer se for ao Campo de' Fiori à noite? À volta da praça há esplanadas onde as pessoas se sentam e desfrutam de comida e bebida. Enquanto o faz, pode observar os habitantes locais a divertirem-se e descobrir porque é que este é um local tão popular à noite.

Reservar um tour gastronómico pelo Campo dei Fori

7. Ver o farol de Manfredi iluminar a cidade

Farol de Manfredi| ©evilmoz
Farol de Manfredi| ©evilmoz

No Monte Gianicolo encontra-se um farol construído em 1911. Ali perto não há mar nem navios à procura de uma luz que os guie. O que há é uma bela vista panorâmica de onde se pode ver a cidade italiana quando o sol se põe.

Tanto os locais como os turistas vêm ao Farol Manfredi para se maravilharem com o céu noturno e com a Roma iluminada. Perto deste ponto existem pequenos trilhos que podem ser percorridos para chegar a outras partes do Monte Gianicolo.

De muitas partes do Gianicolo obtêm-se algumas das melhores vistas de Roma e o Farol Manfredi não é exceção. Um facto curioso sobre este edifício é que foi um presente dado à cidade por italianos que emigraram para a Argentina.

Reservar uma visita guiada ao Trastevere

8. Visite a Piazza Trilussa e desfrute da atmosfera musical

Praça Trilussa| ©Jim Naureckas
Praça Trilussa| ©Jim Naureckas

A Piazza Trilussa dá-vos as boas-vindas ao bairro de Trastevere em Roma, como se fosse um aperitivo. É uma das visitas obrigatórias em Roma.

A sua bela estrutura e os degraus são o local perfeito para se sentar e relaxar e ouvir os artistas de rua que ali se reúnem. Para além disso, a bela e vistosa fonte domina toda a Piazza e proporciona uma boa vista. Quando se reúne com amigos ou familiares, desfruta de uma atmosfera alegre e festiva.

O nome desta praça é uma homenagem ao poeta de Roma, Carlo Mariano, conhecido como Trilussa. Pode caminhar até à sua estátua de bronze. Era famoso por escrever no dialeto românico de Roma e pelas suas sátiras sobre política e questões sociais.

9. Aumente o seu amor pelos livros no Open Book

Desfrutar de um bom livro| ©Monstera
Desfrutar de um bom livro| ©Monstera

Gosta de ler e adora visitar livrarias ou bibliotecas antigas? Então, o Open Book será como um pequeno paraíso em Roma. Entrar nesta famosa livraria da capital italiana deve estar na sua lista de coisas a fazer em Trastevere. Embora a loja seja minúscula, vai encontrar cestos e prateleiras cheias de livros.

Os que lá estão são usados, em italiano e principalmente em inglês, mas têm preços um pouco baratos. Por esta razão, se não quiser sair de mãos vazias, é aconselhável poupar algum dinheiro. Este sítio, aberto desde os anos 70, está situado na Via della Lungarretta.

Naturalmente, só se pode lá ir à noite, aos fins-de-semana, quando está aberta sem parar, do meio-dia às 20 horas. As alternativas a esta livraria são a Ottomassimo, a Minium Fox e a Almost Corner Bookshop. A primeira fica em Luciano Manara, a segunda em della Lungaretta e a terceira em del Moro.

10. Visitar os mesmos clubes noturnos que os cidadãos romanos

Desfrutar da Discoteca| ©Edoardo Tommasini
Desfrutar da Discoteca| ©Edoardo Tommasini

Se gosta de festejar com os amigos ou com a família, nas suas férias também é possível fazê-lo. Trastevere caracteriza-se por ser uma zona moderna e boémia, e há muitas discotecas onde pode ir. Os ambientes são diferentes, por isso é certo que encontrará algo que se adapte às suas preferências.

Algumas das discotecas mais populares em Trastevere são as seguintes:

  • Piper: um dos locais de festa mais famosos de toda a Roma, se gostas da atmosfera dos anos 60, Piper é perfeito para ti.
  • Art Cafe: este é um dos clubes noturnos mais modernos da capital italiana, o ambiente é moderno.
  • Circolo degli Illuminati: existem três salas, cada uma dedicada a um género musical: Techno, Hip Hip e Chill.
  • Anima Club: se é jovem ou se está a viajar com um grupo de jovens, recomendo esta opção, pois é muito frequentada pelos mais jovens de Roma.
  • Spazio 900: 1000 metros quadrados prontos para receber os amantes da dança. Na discoteca há também dois terraços. Se tenciona ir, não recomendo que se vista de forma demasiado informal.

11. Ir à festa de Noantri

Festa de' Noantri| ©Daniele Giovannoni
Festa de' Noantri| ©Daniele Giovannoni

Se vai a Roma em julho, tome nota. A Festa de' Noantri começa em meados de julho e é uma ocasião tão especial para muitos dos cidadãos que até à noite é celebrada. Durante duas semanas, as ruas ficam iluminadas, cheias de mercados e de pessoas vindas de diferentes bairros de Roma.

Durante duas semanas, a imagem de Nossa Senhora do Carmo é colocada na Igreja de Santa Ágata. Quem quiser pode dirigir-se a este centro religioso para a venerar antes de a levar para a sua igreja.

Graças às actividades que têm lugar durante esta festa, a vida nocturna em Trastevere é muito animada. É por isso que mesmo as pessoas não religiosas participam na celebração.