Mais sobre: As 10 melhores coisas para fazer na Piazza Campo de' Fiori em Roma
A capital da Itália é famosa pelas suas praças repletas de fontes, estátuas e monumentos com uma bela arquitetura e muita história. A Piazza Campo dei Fiori de Roma está entre as principais praças de Roma, devido ao seu passado e às suas características atuais interessantes.
Se a visitar, encontrará muitos locais e turistas, especialmente quando o mercado diurno estiver aberto. Passear pela praça e pelas ruas adjacentes fará com que descubra obras de arte significativas e locais excelentes. Neles poderá passar um tempo agradável e/ou provar a comida italiana. Para que já saiba aonde ir quando fizer a sua viagem, aqui recomendo vários.
1. Desfrute de um tour gastronómico pelo seu animado e variado mercado

Uma das melhores formas de conhecer o verdadeiro sabor de Roma é através de um passeio gastronómico por Campo de' Fiori, Trastevere e o gueto judeu, onde além de provar pratos tradicionais como massas, vinho e gelados artesanais, também poderá visitar o famoso mercado ao ar livre de Campo de' Fiori (na opção de passeio pela manhã).
Este mercado, considerado um dos mais centrais e animados da cidade, abre todos os dias das 7h às 14h e é o local perfeito para conhecer os ingredientes essenciais da cozinha italiana: queijos, enchidos, frutas, especiarias e muito mais. No tour, o guia irá explicar a história do mercado, a sua importância local e poderá até provar alguns produtos frescos.
O percurso continua por outros pontos emblemáticos, como o gueto judeu, a Via dei Baullari, a Ilha Tiberina e o bairro de Trastevere, e inclui várias degustações, paragens gourmet e atendimento personalizado graças ao formato de grupo reduzido (máximo de 12 pessoas).
Dica: se quiser incluir o mercado na sua experiência, escolha o tour da manhã (caso contrário, irá visitar as lojas da zona).
2. Observe o monumento Giordano Bruno

O monumento Giordano Bruno é uma das coisas que mais chamará a sua atenção na Piazza Campo dei Fiori, em Roma. Ao seu redor, encontrará vários locais onde poderá desfrutar dos prazeres da vida. Mas esta impressionante escultura é uma amostra dos acontecimentos sombrios que ocorreram ali.
A história que envolve esta estátua, localizada na praça, irá intrigá-lo pela lição que transmite. Giordano foi um cosmólogo e matemático que se opôs a certos dogmas. Por exemplo, um dogma católico dizia que o planeta Terra representava o centro do universo.
Ele afirmava que tudo o resto girava em torno dele, algo que Bruno rejeitou, dizendo que não havia um centro. Por causa disso, ele foi preso, julgado e morto onde hoje está sua estátua. Portanto, esse monumento é uma representação ou um lembrete do direito à liberdade de opressão e expressão, algo que lhe será explicado em qualquer um dos passeios por Roma que incluem esta praça no seu itinerário.
3. Passe um tempo agradável num café

Tomar algo num café com ar italiano é uma forma tranquila, mas agradável, de passar o tempo. Antes ou depois de fazer o seu passeio pelo mercado ou pelas ruas ao redor, pode entrar num café. Existem várias opções que servem como refúgio para descansar um pouco da sua agitada excursão pela praça.
É preferível escolher um dos locais que têm esplanada, para que possa ficar ao ar livre. Dessa forma, terá boas vistas da Piazza Campo dei Fiori de Roma e não perderá nada do que acontecer. Existem dois locais muito populares na área que pode considerar escolher quando for lá:
- Taba Café: fica bem em frente à praça e tem um ambiente rock'n'roll muito acolhedor. Tem terraço, o pessoal é bastante simpático e atende das 8h às 2h. Lá poderá pedir cerveja artesanal, cappuccino, cocktail, macchiato ou qualquer outra bebida.
- Roma Beer Company: fica do outro lado da praça, os preços são mais acessíveis e o terraço é fresco. Oferecem diferentes tipos de cafés, bebidas, aperitivos e até comida com bom atendimento. O horário de funcionamento é das 10h às 3h.
4. Tire fotos na bela Fontana di Campo de’ Fiori

As lembranças que você vai criar na Fontana di Campo de' Fiori serão, sem dúvida, inesquecíveis. Por isso, é bom levar a sua câmara e tirar algumas fotos onde você apareça neste lugar lindo. O seu encanto é tal que muitos turistas estrangeiros a visitam e admiram por ser uma das fontes mais importantes de Roma.
A original foi construída em 1590, com aquela figura de lavatório que lhe confere um estilo único. A atual é uma cópia da projetada na época pelo artista Giacomo Della Porta. Por isso, continua a conservar os seus detalhes atraentes e está localizada na parte oeste da praça.
5. Veja um filme no Cinema Farnese

O Cinema Farnese oferece uma programação de grande qualidade cinematográfica, onde encontrará obras didáticas que transmitem muitos ensinamentos. Para selecionar o que ver, pode consultar facilmente o seu site. Lá também verá que o local organiza excelentes festivais de cinema em diferentes idiomas.
Os filmes estão disponíveis nos seus idiomas originais. Como a seleção do que é exibido em geral é excelente, recomendo que vá. Poderá ver principalmente filmes clássicos, que evocam memórias de épocas muito interessantes.
Além disso, é um local muito confortável, com espaço suficiente, bastante elegante e bonito. Os seus assentos permitem-lhe sentar-se confortavelmente, com uma excelente vista para o ecrã. Até os bilhetes dão-lhe uma ideia do que irá encontrar, pois têm a frase «Aproveite».
6. Divirta-se num bar com boas bebidas

Quer saber como passar a noite na Piazza Campo dei Fiori, em Roma? A melhor maneira de fazer isso é passando o tempo em um bar divertido com boas bebidas. Garanto que tomar um drinque na capital italiana não é igual a tomar em qualquer outro lugar.
Além disso, se quiser experimentar a fantástica vida noturna de Roma, não há lugar mais perfeito do que este. Na verdade, esta zona é famosa pela sua grande variedade de bares e pubs que oferecem várias bebidas alcoólicas criativas. Neles poderá saborear bebidas exóticas preparadas ao seu gosto. Uma paragem obrigatória nos passeios noturnos por Roma.
Seja qual for o caso, certifique-se de incluir algum destes locais na sua lista:
- The Drunken Ship: Os preços não são muito elevados, têm variedade de cervejas, boa música e normalmente há muita gente. Será bem tratado pelo pessoal sorridente e prestável, nas mesinhas do exterior, se preferir. Além disso, se for estudante, terá direito a um desconto.
- Gastone A Kampo: Um barman simpático que sabe fazer boas misturas de bebidas num ambiente divertido. O resto do pessoal é igualmente gentil, tornando a estadia num local agradável. Além disso, as vistas são imbatíveis, graças às mesas ao ar livre.
7. Dê um passeio pelas ruas da vizinhança

A Piazza Campo dei Fiori, em Roma, está rodeada por várias ruas muito bonitas. Se reservar algum tempo para passear por elas, poderá relaxar, ver cenas interessantes e fazer compras. Isso porque a área ao redor da praça é uma zona com várias lojas.
Por isso, passear por elas é uma resposta à pergunta sobre o que ver e fazer em Roma. Estas ruas guardam histórias e os seus nomes são representativos do que se fazia nelas. Alguns exemplos disso são os seguintes:
-Fabricantes de chaves – Via dei Chiavari.
-Fabricantes de baús – Via dei Baullari.
-Chapeleiros – Via dei Cappellari.
-Fabricantes de bestas – Via dei Balestrari.
8. Delicie o seu paladar com um autêntico gelato italiano
Viva o gelato italiano

Por fazer parte da privilegiada lista das melhores praças de Roma, perto da Piazza Campo de’ Fiori há vários locais de interesse. Entre eles, algumas das melhores gelaterias de Roma, onde vai adorar estar para pedir o seu sabor favorito ou um que nunca provou antes.
Se for à capital italiana durante o verão quente, comer um gelado será refrescante e delicioso. Na verdade, se for como eu, mesmo nos dias frios vai sentir vontade de tomar um gelado. Satisfaça o desejo por uma delícia como essa na Piazza Campo dei Fiori, em Roma, entrando na:
- Maravé Gelateria: Localizada em uma esquina em frente à praça, oferece aos seus clientes muito mais do que simples baunilha. O local é bem iluminado, organizado, limpo e conta com funcionários atenciosos e eficientes. Ir lá, mais do que uma visita, será viver uma nova experiência de sabores ricos.
- Sweet Gelato Roma: A um quarteirão da praça, oferece muita liberdade para personalizar e combinar sabores com coberturas. Entre os sabores em destaque estão avelã, manga, pistache e merengue de limão. Os preços são bons, pois são calculados de acordo com o peso, e o ambiente é agradável.
Visite uma conhecida livraria com ambiente acolhedor
9. Visite uma livraria conhecida com ambiente acolhedor

Se é amante da leitura e deseja adquirir alguns livros interessantes, não deixe de visitar esta livraria. A Fahrenheit 451 Di Kaos Di Gabrielli Catia fica em frente à Piazza Campo dei Fiori, em Roma. O seu ambiente acolhedor e bonito, aliado à leitura, irá transportá-lo para lugares e acontecimentos diferentes.
Recomendo que a visite para que, assim como eu e muitas outras pessoas, mergulhe numa leitura profunda. Ao começar a ler os livros que ela tem, perderá a noção do tempo e se divertirá. Agora, se o que deseja é comprar obras literárias para ler em casa, também poderá fazê-lo.
Esta biblioteca independente é como uma porta aberta que lhe dá acesso à liberdade imaginativa. Por outro lado, a decoração, organização e distribuição dos exemplares facilitam a sua localização. A diversidade de livros usados e antigos também dá um toque particular e característico ao local.
10. Desfrute de um delicioso jantar num restaurante de qualidade

Existem muitos restaurantes onde poderá experimentar a gastronomia romana, pois oferecem diversos pratos culinários que irão agradar o seu paladar requintado. Isso deve-se ao facto de a Piazza Campo dei Fiori de Roma ser uma zona turística. Pode jantar com o seu par, pois existem vários locais românticos em Roma
É claro que nem todos podem garantir a mesma qualidade tanto no atendimento como na comida. Da mesma forma, o ambiente que predomina no local e os preços variam de um lugar para outro. Para que não fique sobrecarregado com tantas alternativas por onde escolher, aqui estão 3 recomendações para comparar e recomendo este post sobre onde comer em Roma.
- Antica Hostaria Romanesca: Atendimento excepcional do pessoal num ambiente tradicional, histórico e original. Mais importante ainda, a comida é realmente boa e não se limita às típicas pizzas e massas. Se for, poderá pedir e saborear pratos da gastronomia italiana pouco conhecidos.
- La Carbonara: O nome indica o prato mais famoso do local, mas também se destaca pelos raviólis, tiramisú, canelones e pasta all'amatriciana. O local é elegante, central, clássico e discreto, com preços razoáveis e garçons simpáticos.
- Giordi Ristorante: Amplo terraço com um ambiente bonito e informal, com música de bom gosto ao fundo. O seu cardápio possui diversas bebidas e pratos tradicionalmente romanos, dignos de serem provados, e sobremesas deliciosas. Estes são servidos por garçons educados, simpáticos e eficientes.