O que fazer em Roma em 2 dias

Se planeia visitar Roma em dois dias, aqui está uma lista do essencial para aproveitar ao máximo cada minuto. Basta usar sapatos confortáveis!

Alex Grande

Alex Grande

leitura de 6 minutos

O que fazer em Roma em 2 dias

O Coliseu em Roma | ©Unsplash

Vai fazer uma escapadela de fim de semana a Roma? Então vai querer ler isto: em dois dias em Roma terá tempo suficiente para ver a Capela Sistina, maravilhar-se com as vistas da cúpula da Basílica de São Pedro, explorar o Coliseu e passear pelas majestosas praças do centro da cidade.

Como evitar as filas, como chegar rapidamente a cada sítio, onde comer e quanto tempo gastar em cada visita, tudo isto e muito mais neste itinerário perfeito para ver Roma em 2 dias.

Dia 1: O Coliseu, o Fórum Romano, o Monte Palatino e o Centro Histórico

O plano é simples: ver o suficiente de Roma para se apaixonar pela cidade e querer voltar, mas com a sensação de ter visto as principais atracções.

O Coliseu

O Coliseu| ©Joshua Earle
O Coliseu| ©Joshua Earle

Se nunca esteve em Roma, visitar o Coliseu é uma das principais atracções na sua lista de prioridades durante a sua viagem. É uma das Sete Maravilhas do Mundo e um dos monumentos mais representativos da Cidade Eterna.

É uma das atracções turísticas mais populares da cidade, por isso, numa viagem de dois dias, é essencial reservar os seus bilhetes para o Coliseu com antecedência para evitar a fila.

Reservar um bilhete sem filas para o Coliseu

O Fórum Romano e o Monte Palatino

Via dei Fori Imperiali| ©Unsplash
Via dei Fori Imperiali| ©Unsplash

O Fórum Romano é o centro histórico da cidade, o coração da Roma Antiga.

É uma coleção de ruínas de antigos mercados, templos e edifícios oficiais com mais de dois milénios, com vista para a Basílica de São Pedro ao longe e para o Coliseu ao fundo.

Se tiver o seu bilhete para o Fórum Romano, dirija-se ao Monte Palatino, uma das sete colinas de Roma. O melhor acesso é normalmente pela Via di San Gregorio, onde há menos filas para entrar. Terá de fazer um pequeno desvio vindo do Coliseu, mas valerá a pena poupar tempo.

Reserve uma visita guiada ao Coliseu, ao Fórum e ao Monte Palatino

Paragem para almoço: recomendações

Taverna dei Fori Imperiali| ©Taverna dei Fori Imperiali
Taverna dei Fori Imperiali| ©Taverna dei Fori Imperiali
  • Na zona do centro histórico, recomendo o Ristorante Fiammetta na Piazza Fiammetta, 10. É uma trattoria tradicional italiana onde se pode comer tanto no local como no terraço, com pratos muito saborosos por entre 20 e 25 € por pessoa.
  • Mais perto do Coliseu, recomendo a Taverna dei Fori Imperiali, um sítio onde se serve comida caseira de qualidade por cerca de 20 euros por pessoa. Está localizado na Via della Madonna Dei Monti, 9.
  • Se quiseres explorar outras recomendações de restaurantes, escrevi um artigo que te vai ajudar a decidir onde reservar uma mesa durante a tua viagem a Roma: 10 lugares para comer em Roma.

Passear pelo centro histórico

Piazza Spagna| ©Jorgen Hendriksen
Piazza Spagna| ©Jorgen Hendriksen

Depois do almoço e de uma pausa onde provavelmente não resistirá a provar o famoso "expresso" italiano, o dia continua com um passeio pelo centro de Roma, onde verá os locais mais bonitos da cidade:

É também uma boa altura para fazer a visita guiada às fontes e praças de Roma, onde verá as mais importantes e curiosas e terá a oportunidade de saber porque são tão importantes.

Reservar o passeio das fontes e praças

Para os pontos de referência

O Panteão é a próxima paragem do itinerário, o edifício mais bem preservado da Roma Antiga. Foi construído como um templo dedicado ao conjunto de deuses romanos e, no século VII, tornou-se a Basílica de Santa Maria e dos Mártires.

No interior, um óculo no topo da cúpula deixa entrar a luz e cria uma atmosfera mágica de luz e sombra nos mosaicos e esculturas das paredes. E se tiveres tempo, recomendo-te que faças uma visita guiada ao Panteão para o conheceres melhor. Depois desta visita, continue para:

  • Piazza Navona, o centro da vida da cidade. É uma praça colorida cheia de bares, restaurantes, cafés e três belas fontes para relaxar.
  • Campo de' Fiori, uma praça com um grande mercado com todo o tipo de mercadorias e bancas de flores. O ambiente é um pouco diferente de há séculos atrás, uma vez que as execuções públicas costumavam ter lugar nesta praça.
  • Tomar uma bebida em Trastevere.
  • Eu não pensaria duas vezes emcomer uma pizza na Pizzeria Ai Marmi na Viale di Trastevere, 53-59.

Marcar uma visita ao Panteão em Roma

Dia 2: Capela Sistina, Basílica de São Pedro e Castel Sant'Angelo

O segundo dia da sua viagem será mais focado em entrar nos edifícios imperdíveis de Roma, os Museus do Vaticano e a Basílica de São Pedro, e depois um passeio até Castel Sant'Angelo, de onde poderá regressar ao centro da cidade.

Capela Sistina

Capela Sistina| ©Wikimedia
Capela Sistina| ©Wikimedia

O segundo dia começa com uma visita à Capela Sistina. Para isso, é necessário comprar os bilhetes para a Capela Sistina com antecedência.

Recomendo ir na primeira abertura, às 9h, para poder apreciá-la corretamente sem as massas de turistas que enchem a Capela Sistina durante o resto do dia.

Uma coisa a ter em conta é que os Museus do Vaticano estão fechados aos domingos, exceto no último domingo de cada mês. No caso de estar em Roma no sábado e no domingo, terá de visitar a Capela Sistina no sábado ou fazer uma atividade alternativa. Este artigo pode dar-te algumas ideias: 10 lugares secretos em Roma.

Reservar bilhetes para os Museus do Vaticano e a Capela Sistina

Basílica de São Pedro

Basílica de São Pedro| ©Unsplash
Basílica de São Pedro| ©Unsplash

Depois de um passeio pela grandiosa Praça de São Pedro, continue até à próxima paragem: a Basílica de São Pedro.

A entrada é gratuita, mas se quiser evitar a fila, deve reservar uma visita guiada à Basílica de São Pedro com um guia oficial do Vaticano. Eu digo-lhe como reservar os seus bilhetes aqui: Bilhetes para a Basílica de São Pedro em Roma: como comprar, preços e horários de abertura.

Uma vez lá dentro, recomendo que pare para admirar a Pietá de Miguel Ângelo, situada na primeira capela à direita logo que entra, o Baldacchino no centro da basílica, sob o qual se encontra o altar-mor da igreja, e o túmulo do Papa Alexandre VII.

Marcar uma visita à Basílica de São Pedro e à Cúpula

Castelo de Santo Ângelo

Castelo de Santo Ângelo| ©Michele Bitetto
Castelo de Santo Ângelo| ©Michele Bitetto

A terceira visita do dia é o Castel Sant'Angelo, que foi construído como um mausoléu e teve vários usos ao longo da sua história, incluindo servir como uma fortaleza para o Papa em caso de guerra.

Na minha opinião, não vale a pena comprar bilhetes para visitar o interior do Castel Sant'Angelo numa viagem de 2 dias a Roma, mas pode dar um passeio e apreciar as vistas do rio Tibre a partir da Ponte Sant'Angelo.

Comprar bilhetes para o Castel Sant'Angelo

Paragem para almoço

Saborear uma boa pizza| ©Blake Wisz
Saborear uma boa pizza| ©Blake Wisz

Por esta altura, o seu estômago estará a roncar e estará à procura de um lugar para comer. Il Sorpasso é uma boa escolha perto do Vaticano, onde lhe será servida comida tradicional romana com um toque moderno e uma apresentação cuidada.

Os destaques incluem charcutaria, primeiros pratos de massa e carne. Via Properzio, 31/33.

Diga adeus a Roma em Trastevere

Passear por Trastevere| ©Shutterstock
Passear por Trastevere| ©Shutterstock

Se o seu voo partir à tarde, terá chegado ao fim da sua viagem. Caso contrário, ainda terá toda a tarde para desfrutar e descansar de todas as visitas.

Pode dar mais um passeio pelo centro de Roma e regressar ao local que mais gostou para uma visita fotográfica, como despedida da Cidade Eterna. Outra opção é reservar uma visita guiada ao Trastevere, caso não tenha tido tempo no dia anterior.

Roma é uma cidade muito curiosa, no sentido em que, por mais dias que passe, haverá sempre algo para ver. Em 2 dias, perderá algumas coisas, mas, como pode ver, verá as partes mais bonitas e importantes da cidade nesta viagem. Se tudo correu bem, vai querer voltar o mais depressa possível!

Reservar uma visita guiada ao Trastevere