Visite as Melhores Geleiras na Islândia

Se está a pensar visitar a Islândia, veio ao sítio certo. Vou contar-te tudo o que precisas de saber para conheceres uma das maravilhas naturais deste país, os glaciares.

Camilla Graciano

Camilla Graciano

leitura de 10 minutos

Visite as Melhores Geleiras na Islândia

Glaciares da Islândia | ©Tonia Kraakman

Uma visita guiada aos glaciares da Islândia é uma das muitas actividades obrigatórias na sua lista de coisas para ver e fazer em Reiquiavique. Existem muitos glaciares espalhados por toda a Islândia, ocupando mais de 10% do território do país, e são certamente de cortar a respiração. É também muito interessante conhecer a sua composição, a sua origem e o impacto desta grande quantidade de gelo glaciar no tempo e no clima do país.

Algumas são mais conhecidas do que outras, e dependendo da que escolher para a sua aventura, poderá optar por diferentes actividades e excursões, como trekking, snowmobiling, grutas de gelo, lagoas glaciares, entre outras. Aqui estão os melhores passeios para visitar os glaciares da Islândia a partir de Reykjavík.

1. Excursão ao glaciar Langjökull

Em Langjökull| ©maxime delley
Em Langjökull| ©maxime delley

O glaciar Langjökull é o segundo maior glaciar da Islândia. Para se ter uma ideia da sua grandeza, o seu ponto mais alto pode atingir 1.360 metros acima do nível do mar.

De todos os glaciares, este é o mais próximo de Reykjavík, pelo que uma viagem de um dia a partir da capital é uma óptima opção. Para além disso, poderá visitar uma das melhores cascatas da Islândia, a famosa cascata de Hraunfossar.

Neste tipo de excursão, ao chegar ao glaciar, poderá explorar a sua estrutura natural, contemplar o seu ambiente e entrar no seu interior para conhecer a sua gruta de gelo artificial.

Chegará à gruta num enorme camião especialmente equipado para esta atividade, mas depois poderá caminhar dentro do glaciar. Em todos os momentos, será acompanhado por um guia especializado que lhe contará tudo sobre o local, desde a sua origem até aos dias de hoje.

Passeio de mota de neve

Há também outras formas de explorar este glaciar com um dos passeios de mota de neve da Islândia, acompanhado por um guia especializado para aprender sobre esta maravilha natural enquanto se diverte como uma criança.

É importante saber que é necessária uma carta de condução válida para estas excursões.

Pode aproveitar estas excursões para comer qualquer coisa no Húsafell Bistro e recarregar as baterias para o que se segue. Por favor, note que a comida não está normalmente incluída nestas excursões, por isso está por sua conta.

Detalhes de interesse

  • Preço: pode desfrutar deste tipo de excursão por um preço a partir de 193 € por pessoa.
  • Duração: 11 horas.
  • Horário: geralmente partem de manhã cedo de Reykjavík, pois são passeios de um dia.
  • Ponto de partida: Normalmente parte do Terminal de Reykjavík, localizado em Skógarhlíð 10, e alguns podem até ir buscá-lo ao seu alojamento.
  • Número máximo de passageiros: Este passeio pode acomodar até 25 pessoas.
  • Vantagens deste tipo de excursão: Verá o impressionante glaciar, a cascata de Hraunfossar e a gruta de gelo artificial.
  • Desvantagens deste tipo de excursão: As refeições não estão incluídas.

Reserve a sua excursão ao glaciar Langjökull

2. Excursão ao Glaciar de Snaefellsnes

Glaciar de Snaefellsnes| ©Nacho Pintos
Glaciar de Snaefellsnes| ©Nacho Pintos

Neste tipo de excursão verá o glaciar Snæfellsjökull, um estratovulcão localizado no topo de um vulcão a uma altitude de 1.446 metros acima do nível do mar. Por vezes, se o tempo ajudar e o céu estiver limpo, pode mesmo vê-lo a partir de Reiquiavique.

É normalmente um dos locais mais populares para os entusiastas do trekking fazerem longas caminhadas rodeados de beleza natural. Além disso, este glaciar tem uma história muito famosa, uma vez que o romance de Júlio Verne "Viagem ao Centro da Terra" foi inspirado por esta paisagem.

Mas não só conhecerá este imponente glaciar, como também terá acesso ao Parque Nacional Snæfellsjökull, onde encontrará exemplos únicos da vida selvagem local, incluindo focas e aves marinhas, formações rochosas e praias.

A famosa montanha Kirkjufell, a montanha mais fotografada da Islândia e mundialmente conhecida pela sua forma triangular, também fará parte do passeio. Provavelmente, reconhecê-la-á como a montanha em forma de ponta de seta da série "Game of Thrones".

Se é um fã, recomendo que reserve uma das excursões da Guerra dos Tronos em Reiquiavique.

Pormenores interessantes

  • Preço: pode desfrutar deste passeio por um preço a partir de 128 euros por pessoa.
  • Duração: 10 horas.
  • Horário: começa às 8 horas.
  • Ponto de partida: Terá diferentes pontos de partida para escolher em Reykjavík.
  • Número máximo de viajantes: esta excursão tem uma capacidade máxima de 99 pessoas.
  • Vantagens deste tipo de excursão: inclui transporte de autocarro de ida e volta com ligação Wifi, o que será muito útil, uma vez que normalmente não há sinal na zona. Além disso, terá incluída a entrada no Parque Nacional Snæfellsjökull e um guia especializado em glaciares. Uma excelente forma de ver muitos locais interessantes numa viagem de um dia.

Reserve a sua excursão ao glaciar Snæfellsjökull

3. Excursão ao Glaciar Solheimajokull

Solheimajokull| ©murtica27
Solheimajokull| ©murtica27

Neste tipo de excursão viverá uma experiência completa, conhecendo o glaciar, a costa sul e as suas impressionantes cascatas e lagoas.

Para além de conhecer o glaciar Solheimajokull, um dos glaciares mais populares e turísticos devido ao seu fácil acesso, desfrutará das melhores paisagens da costa sul da Islândia.

Ao longo do caminho, verá as cascatas Seljalandsfoss e Skogafoss, duas das mais famosas e impressionantes cascatas da ilha, bem como explorará icebergues e campos de lava.

Poderá também visitar algumas das lagoas da Islândia na companhia de um guia especializado e comer qualquer coisa na pequena cidade de Vik.

Detalhes de interesse

  • Preço: pode desfrutar deste tipo de excursão por um preço a partir de 83 euros por pessoa.
  • Duração: 10 horas.
  • Horário: geralmente começam de manhã cedo, pois são excursões de um dia.
  • Ponto de partida: Você terá diferentes pontos de partida para escolher em Reykjavík. Pode mesmo organizar-se para ser recolhido no seu alojamento.
  • Número máximo de viajantes: Esta excursão pode acolher até 65 pessoas.
  • Vantagens deste tipo de excursão: Para além de ver o glaciar, pode também aproveitar para ver a costa sul em geral e aceder a outras atracções.

Reserve a sua excursão ao Glaciar Solheimajokull

4. Excursão ao glaciar de Snaefellsjokull

Excursão a pé a Snaefellsjokull| ©Jens Böhme
Excursão a pé a Snaefellsjokull| ©Jens Böhme

Com estas excursões poderá conhecer o extremo ocidental da península de Snæfellsnes, com toda a impressionante natureza que a compõe e onde se encontra o glaciar e estratovulcão Snaefellsjokull.

Este glaciar situa-se a cerca de 120 quilómetros de Reykjavík e pode muitas vezes, dependendo do tempo e das condições, ser visto à distância da capital.

Inclui também uma visita ao Parque Nacional de Snæfellsjökull, pois é aqui que se encontra o glaciar. Todo o parque nacional cobre uma área de 170 quilómetros quadrados, mas tenha em conta que será sempre acompanhado por um guia especializado, para que possa conhecer melhor as suas paisagens paradisíacas e variadas.

No topo deste glaciar encontra-se a cratera inativa coberta de gelo, à qual se pode aceder dependendo do tempo no momento da visita, já que durante o inverno é impossível chegar aos seus picos mais altos.

Detalhes interessantes

  • Preço: pode desfrutar deste tipo de excursão por um preço a partir de 140 euros por pessoa.
  • Duração: 10 horas.
  • Horário: geralmente começam de manhã cedo, pois são excursões de um dia.
  • Ponto de partida: Você terá diferentes pontos de partida para escolher em Reykjavík. Pode mesmo organizar-se para ser recolhido no seu alojamento.
  • Vantagens deste tipo de excursão: para além de ver o glaciar, pode aproveitar o Parque Nacional Snæfellsjökull e outras maravilhas naturais.

Reserve a sua excursão ao glaciar de Snaefellsjokull

Como reservar uma excursão ao glaciar na Islândia a partir de Reiquiavique

Reserva online| ©Peter Olexa
Reserva online| ©Peter Olexa

Pode reservar qualquer uma destas excursões online, de forma rápida e fácil, indicando a data exacta em que a pretende fazer. Imediatamente após efetuar a sua compra, receberá a confirmação da sua reserva e pronto!

Se mais tarde se arrepender ou se os seus planos mudarem por qualquer razão, não se preocupe, pode cancelar a excursão gratuitamente 24 horas antes da hora de início da excursão.

Duração das excursões aos glaciares na Islândia a partir de Reiquiavique

Glaciar da Islândia| ©Shriram Rajagopalan
Glaciar da Islândia| ©Shriram Rajagopalan

Por favor, note que precisará de um dia inteiro para fazer uma destas excursões aos glaciares, que variam em duração de 10 a 11 horas.

Estas excursões são programadas de modo a que saia de Reiquiavique muito cedo de manhã e possa passar o dia inteiro a explorar os diferentes destinos. Por conseguinte, deve ter em conta que não terá tempo para fazer muito mais nesse dia.

Quanto custa uma viagem aos glaciares da Islândia a partir de Reiquiavique?

Dinheiro em Euros| ©Pixabay
Dinheiro em Euros| ©Pixabay

Pode desfrutar destas excursões por preços que variam entre 83 e 193 euros por pessoa. A menos que escolha a experiência de mota de neve, que custará cerca de 257 euros por veículo, ou seja, por duas pessoas.

As principais variações de preço devem-se ao itinerário, aos destinos incluídos, à duração e ao número de pessoas que partilham a excursão. Terá de os ter em conta para escolher a opção que melhor se adapta a tudo o que quer ver.

Dicas para uma viagem aos glaciares da Islândia a partir de Reiquiavique

Botas de caminhada| ©Baihaki Hine
Botas de caminhada| ©Baihaki Hine

A minha principal recomendação é que use roupa quente e impermeável e calçado confortável, adequado para caminhadas. As calças de esqui seriam ideais, as t-shirts térmicas são obrigatórias, especialmente se optar por fazer esta excursão no inverno, e, dependendo da excursão, sapatos de neve.

Embora passe muito tempo no autocarro, a maior parte das excursões inclui algumas caminhadas, pelo que terá de estar preparado.

É importante saber que estas excursões estão condicionadas pelas condições climatéricas e pelo estado da estrada, pelo que, se não puderem ser efectuadas por qualquer uma destas razões, será reembolsado ou o dinheiro será reagendado.

E lembre-se que, se pretender fazer uma excursão de mota de neve, deve apresentar uma carta de condução válida e em bom estado.

Onde comer nas excursões aos glaciares da Islândia

Restaurante Vidvik| ©LostOne1000
Restaurante Vidvik| ©LostOne1000

Nenhuma das excursões inclui comida, mas não se preocupe. Todos os glaciares ficam perto de pequenas aldeias, onde pode parar para descansar e recarregar baterias e comer qualquer coisa enquanto o faz.

Aqui estão algumas boas opções.

  • Gilbakki Kaffihus, perto do glaciar de Snaefellsnes: é uma bonita e acolhedora casa de madeira com um estilo tradicional que oferece sopas e refeições caseiras ideais para combater o frio e recarregar as baterias.
  • Restaurante Vidvik, perto do glaciar de Snaefellsnes: este restaurante pitoresco oferece uma cozinha de autor com pratos saborosos e de qualidade. E o melhor de tudo, uma bela vista para o mar.
  • Restaurante Húsafell, perto do Glaciar Langjökull: localizado num hotel, é um local estratégico para comer algo durante a excursão ao glaciar ou no final da mesma, o seu menu é variado e os seus pratos são deliciosos.

Húsafell Bistró, perto do glaciar Langjökull: é o local ideal para parar para tomar um café ou comer qualquer coisa rápida e continuar a excursão.

  • Sudur Vik, perto do glaciar Solheimajokull: em Vik, a pequena cidade onde irá parar durante esta excursão, encontrará este local para comer qualquer coisa. É um belo restaurante que serve comida local e europeia.
  • Smidjan Brugghus, perto do glaciar Solheimajokull: este é um bar de comida americana para comer qualquer coisa na pequena cidade de Vik. É um pouco chocante encontrar um bar destes numa cidade tão pacata, mas vale a pena.

Melhor altura para fazer uma excursão ao glaciar a partir de Reiquiavique

Conhecer os glaciares| ©Daniel Kiss
Conhecer os glaciares| ©Daniel Kiss

É importante ter em conta que todas as excursões aos glaciares estão condicionadas pelas condições climatéricas e pelas condições das estradas, uma vez que estas têm de se manter transitáveis e seguras para se poder chegar aos glaciares.

Sei que é quase impossível adivinhar as condições climatéricas no dia exato da sua excursão ou como estarão as estradas para chegar aos diferentes pontos, mas posso dizer-lhe quais são os melhores meses para fazer este tipo de excursões aos glaciares.

Embora se trate de excursões que se podem fazer durante todo o ano, há certos meses em que as condições climatéricas podem cooperar e é menos provável que a excursão seja cancelada devido ao mau tempo, e isso é normalmente durante o inverno, quando os glaciares estão mais fortes, mais firmes e mais estáveis.

O inverno não é apenas uma boa altura para explorar os glaciares, mas também para fazer muitas outras actividades em Reiquiavique no inverno.

Além disso, durante os meses de inverno há menos horas de luz do dia e é a altura ideal para ver as Luzes do Norte.

Se procura mais informações, aqui está um artigo sobre a melhor altura para viajar para a Islândia, que o pode ajudar a organizar a sua viagem.

Porque é que é aconselhável fazer uma viagem aos glaciares a partir de Reiquiavique?

Excursão à tarde na Islândia| ©Sanil Kumar
Excursão à tarde na Islândia| ©Sanil Kumar

Se estiver em Reiquiavique, não pode perder a oportunidade de ver as maravilhas naturais dos glaciares da Islândia.

Estas excursões permitem-lhe ter uma experiência diferente ao percorrer os majestosos glaciares da região, juntamente com a experiência de um guia especializado que acompanhará o seu passeio e lhe contará pormenores únicos de cada local.

Este tipo de excursões são altamente recomendadas e têm uma reputação muito boa porque muitas vezes é difícil chegar a estes lugares por conta própria quando não se conhece bem o clima ou as condições da estrada e uma excursão será sempre a melhor e mais segura opção.

São também ideais para te divertires e estares entretido durante cerca de 10 horas enquanto desfrutas das vistas e paisagens mais deslumbrantes da Islândia e o melhor de tudo é que tens várias opções muito diferentes para escolheres o que ver, como combinar e desenhar a experiência de acordo com a tua preferência.

Terás várias opções e todas elas recomendáveis: trekking, snowmobiling, combinação de glaciares com grutas de gelo, cascatas de cortar a respiração, parques nacionais, vulcões, tudo!