Excursões à Aurora Boreal de Reykjavik

Queres viver uma experiência mágica e inesquecível? As luzes do norte da Islândia estão à sua espera. Este país está repleto de belas paisagens naturais e este fenómeno luminoso é uma das suas maiores atracções turísticas.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

Excursões à Aurora Boreal de Reykjavik

Aurora Boreal | ©Sean O Riordan

A aurora boreal é um fenómeno natural que se forma apenas em alguns locais no norte do planeta Terra. Ver estas luzes é uma das coisas que deve fazer quando visitar Reiquiavique, a capital e maior cidade da Islândia. O seu aparecimento depende das condições climatéricas do momento, mas tenho a certeza de que encontrará um plano que lhe permita vê-las.

As excursões e passeios da Aurora Boreal partem de Reiquiavique. Pode ir de barco, veículo 4x4 ou autocarro. Em todos os planos, terá de se afastar o mais possível da poluição luminosa da cidade. Por vezes, não é possível ver estas luzes mágicas, pelo que pode sempre fazer uma viagem a um museu e ver uma réplica muito realista deste espetáculo natural. Está interessado nas excursões que pode fazer?

1. Saiba mais sobre as luzes do norte e as constelações no céu islandês

Aurora boreal a partir de Reykjavík| ©Alexandro Lacadena
Aurora boreal a partir de Reykjavík| ©Alexandro Lacadena

És uma daquelas pessoas que adoram o céu noturno? Então é como eu e de certeza que vai adorar esta excursão. Com este plano, não só poderá ver a aurora boreal no céu mágico de Reiquiavique, mas também as suas estrelas e constelações. Este passeio tem um preço aproximado de 50 € e dura 3 a 4 horas.

Para começar este passeio, um autocarro irá buscá-lo nos pontos de encontro estabelecidos ou no local onde está hospedado. Aí poderá usufruir do WiFi do autocarro e ser-lhe-á entregue um tablet. Nele encontrará um guia áudio especial que pode ser configurado na língua da sua escolha. Para além de factos importantes sobre a Islândia e o seu céu, verá uma série de conselhos para tirar fotografias do céu noturno.

Durante a viagem, será acompanhado por guias que responderão a todas as suas perguntas. Eles também lhe darão dicas e fornecerão tripés para montar a sua câmara e tirar as fotografias que deseja. É importante ter em conta que deve trazer a sua própria máquina fotográfica, de preferência profissional, para captar o belo espetáculo natural.

Juntamente com o tablet e o tripé, receberá binóculos astronómicos. Com eles e com a ajuda de um mapa estelar incluído no tablet, poderá encontrar as estrelas e constelações no céu. Lembre-se que para estas excursões deve vestir-se bem, porque a noite costuma ser fria. Se se esquecer do seu casaco, pode alugar um.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 50 euros.
  • Duração: 3 a 4 horas.
  • Meio de transporte: um autocarro com WiFi.
  • Vantagens desta opção: se quiser levar para casa uma lembrança única que irá desfrutar para o resto da sua vida, esta excursão é ideal para si. Poderá tirar todas as fotografias que quiser e ver a aurora boreal em todo o seu esplendor.
  • Desvantagens desta opção: para fazer esta excursão, é necessária uma máquina fotográfica profissional para tirar as fotografias que deseja. Caso contrário, não poderá desfrutar plenamente da experiência.

Escolha a sua excursão para apreciar a aurora boreal

2. Auroras em Super Jeep a partir de Reykjavík

Excursão de observação da Aurora Boreal| ©Giuseppe Milo
Excursão de observação da Aurora Boreal| ©Giuseppe Milo

Se te sentes um aventureiro, prepara-te para a aventura! Convido-o a juntar-se a um passeio de Super Jeep onde, com a ajuda do seu guia, irá procurar o melhor lugar para ver as Auroras Boreais em Reykjavík. Esta excursão custa normalmente uma média de 130 euros e dura cerca de 3 horas.

O veículo 4WD levá-lo-á através de terrenos de difícil acesso para se afastar o mais possível da civilização e das suas luzes. Finalmente, num ambiente natural, assistirá ao fenómeno luminoso. Entretanto, o seu guia fará comentários interessantes sobre o acontecimento e responderá a todas as suas perguntas.

Esta excursão começa com o seu pick-up no seu hotel em Reykjavík. A partir deste ponto, embarcará no Super Jeep juntamente com os outros turistas. Normalmente, há grupos de cerca de 10 pessoas. São fornecidos snacks e bebidas quentes no veículo para o manter confortável. O transporte também inclui WiFi para que esteja sempre ligado.

Se gosta de viajar num veículo, também pode optar por uma excursão de autocarro por Reiquiavique, que complementa a Aurora Boreal. Está disposto a isso?

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 130 euros.
  • Duração: 3 horas ou mais, também pode depender do tráfego.
  • Meio de transporte: Super Jeep com WiFi.
  • Vantagens desta opção: o Super Jeep pode levá-lo a lugares distantes para que possa encontrar o local ideal para observar a aurora boreal. Para além disso, poderá desfrutar de bebidas quentes e de refeições ligeiras durante o percurso.
  • Desvantagens desta opção: Ao viajar no Super Jeep, é provável que a estrada esteja muito esburacada. Isto fará com que o veículo se mova mais do que o habitual. Em todo o caso, não se trata de um inconveniente importante e, de um modo geral, a viagem é bastante confortável.

3. Excursões de barco a partir de Reiquiavique

Aurora Boreal e Farol a partir da água| ©Micael Widell
Aurora Boreal e Farol a partir da água| ©Micael Widell

Se quiser ter uma experiência única quando embarcar na sua busca pela aurora boreal, então recomendo um passeio de barco. Os passeios de barco e os cruzeiros na Islândia são muito populares, pois permitem apreciar a beleza da paisagem de uma forma inesquecível. Estes passeios custam, em média, 90 euros e duram cerca de 5 horas.

A sua aventura começará no antigo porto de Reiquiavique. A partir daí, o seu guia levá-lo-á a si e ao seu grupo a um ponto do Atlântico onde poderá ver o fenómeno natural das Luzes do Norte. Para isso, terá de atravessar a baía de Faxaflói. Após cerca de 15 a 20 minutos, terá navegado suficientemente longe das luzes da cidade.

Por conveniência do seu guia, irá parar num ponto no mar onde estará rodeado por montanhas e excelentes vistas panorâmicas da capital da Islândia. À chegada ao ponto de observação, o seu guia irá contar-lhe factos interessantes sobre a aurora boreal. Também ouvirá os mitos e lendas que costumavam ser contados antes de se descobrir a verdadeira origem das Luzes do Norte.

Se tiver muito frio durante o passeio, pode entrar no barco e tomar uma bebida quente no bar. Aí pode ver um vídeo especial que explica pormenores interessantes sobre a Islândia e as luzes polares. Não se preocupe em tirar fotografias perfeitas e desfrute da sua experiência. O pessoal designado para o efeito tirará as fotografias do momento e entregá-las-á, a pedido, por correio.

Se quiser voltar a ver o mar da Islândia, pode planear uma visita à praia de areia preta de Reynisfjara, a partir de Reiquiavique. Este sítio surpreende sempre todos os turistas que o visitam.

Pormenores interessantes

  • Preço: aproximadamente 90 euros.
  • Duração: cerca de 5 horas.
  • Meio de transporte: barco com bar e instalações confortáveis.
  • Vantagens desta opção: nesta excursão pode ter uma experiência imersiva e desfrutar da natureza do mar e do céu enquanto observa o fenómeno das luzes.
  • Desvantagens desta opção: Se tem tendência para enjoar facilmente em passeios de barco, talvez tenha de escolher outra opção. Além disso, como se trata de uma excursão no mar, o frio noturno pode ser mais intenso.

Reservar um passeio de barco ou um cruzeiro na Islândia

4. Círculo Dourado e Aurora Boreal com guia áudio em inglês

Círculo Dourado e Aurora Boreal| ©Nathan B
Círculo Dourado e Aurora Boreal| ©Nathan B

Uma excursão combinada ao Círculo Dourado e às Luzes do Norte é talvez uma das melhores excursões que se pode fazer em Reykjavik. Demorará mais de 10 horas e custa cerca de 97 euros. Este passeio levá-lo-á a explorar monumentos naturais como Thingvellir, Gullfoss e Geysir. Ao anoitecer, poderá observar as Luzes do Norte a partir de um local à escolha do seu guia turístico.

O Círculo Dourado é uma rota turística situada a 40 km de Reiquiavique e foi declarada Património Mundial da UNESCO em 2004. Se está a planear uma visita ao Parque Nacional Thingvellir, esta pode ser a opção ideal para si, uma vez que não só visitará este parque, como também verá a cascata Gullfoss e a zona geotérmica de Geysir e Strokkur.

O seu guia também lhe contará pormenores interessantes sobre estes locais fascinantes. Para terminar, verá as Luzes do Norte. O local onde as poderá ver não é especificado com muita antecedência, pois pode mudar consoante o tempo, a nebulosidade e outros factores. No entanto, deve ser um local longe da poluição luminosa.

Para começar a sua viagem, o seu guia irá buscá-lo num autocarro com ligação WiFi e USB. Normalmente, o transporte passa pelo local onde está alojado em Reiquiavique. De notar que estas excursões começam de manhã para que possa desfrutar do dia inteiro.

Detalhes interessantes

  • Preço: cerca de 97 euros.
  • Duração: cerca de 10 horas.
  • Meio de transporte: autocarro privado.
  • Vantagens desta opção: com este passeio poderá explorar vários monumentos naturais e terminar o seu passeio apreciando a beleza das Luzes do Norte.
  • Desvantagens desta opção: este plano ocupará o dia inteiro, pelo que terá de planear melhor o seu tempo.

Reservar uma excursão ao Círculo Dourado com a cratera vulcânica de Kerid em Reiquiavique

5. Museu Perlan com a Aurora Boreal

Dentro do museu a ver a aurora boreal| ©Viator
Dentro do museu a ver a aurora boreal| ©Viator

Se está à procura de coisas para fazer em Reykjavík no inverno, então esta excursão é ideal para si. Faça uma viagem ao Museu Perlan, um edifício moderno que vale a pena adicionar à sua lista de coisas para fazer com crianças em Reykjavik. Aqui podem ver todas as maravilhas da Islândia num só lugar.

O Museu Perlan oferece diferentes exposições para que possam desfrutar. O seu guia levá-lo-á a este museu e, uma vez lá, indicará as exposições que não deve perder, bem como explicará pormenores importantes sobre cada uma delas.

Entre as exposições, destaca-se "Glaciares e Gelo", que lhe oferece uma experiência única. No entanto, tenha em conta que também pode visitar os Glaciares da Islândia se tiver tempo. Em todo o caso, no museu pode até entrar numa caverna de gelo. Se quiseres viver esta experiência num ambiente natural, podes fazer uma excursão às grutas de gelo a partir de Reiquiavique. Tenha em conta que estes planos podem demorar um dia inteiro.

Outra visita obrigatória é a "Maravilhas da Islândia" e, claro, o Planetário das Luzes do Norte. Se não conseguir chegar a um local natural para as ver ou se as condições climatéricas não forem as ideais, este pode ser um plano especial para não ficar demasiado desiludido na Islândia. Terá também acesso à plataforma de visualização de 360° com vistas de Reiquiavique e da área circundante.

Detalhes interessantes

  • Preço: aproximadamente 97 euros.
  • Duração: cerca de 4 horas.
  • Meio de transporte: autocarro privado.
  • Vantagens desta opção: o seu guia irá buscá-lo ao seu alojamento na capital e levá-lo-á ao museu. Os lugares para certas atracções no interior do museu devem ser reservados com antecedência. Este trabalho é efectuado pelo seu guia, pelo que não tem de se preocupar com isso e pode aproveitar diretamente a sua visita.
  • Pontosnegativos desta opção: O ponto negativo desta excursão é que não poderá ver todas as maravilhas da Islândia ao vivo, mas é bom ter isso em mente no caso de não conseguir ver as Luzes do Norte e ter de regressar a casa.

O que verei neste tipo de excursão

Lagoa Azul| ©Jim Nix
Lagoa Azul| ©Jim Nix

As excursões em Reiquiavique centram-se nos fenómenos naturais e nos monumentos da capital da Islândia. Estas excursões não são exceção, pois as Luzes do Norte são a principal atração. Ocorrem quando está bastante escuro, ou seja, não há poluição luminosa, e quando o céu está limpo.

O que acontece neste cenário é que as partículas carregadas do sol têm um impacto com a magnetosfera da Terra. Isto faz com que os ventos solares se movam através dessa esfera, o que faz com que a energia se acumule. A certa altura, a energia concentra-se de tal forma que acaba por disparar para o exterior e estas radiações chocam com a ionosfera, provocando a aurora boreal.

Este fenómeno esconde muitas coisas que talvez desconheça, razão pela qual é objeto de todo o tipo de especulação e fascínio artístico. Para esclarecer todas estas dúvidas, o ideal é ser acompanhado por um guia com conhecimentos científicos.

Os guias especializados devem escolher a hora ideal para apreciar este fenómeno. Por vezes, a visita pode ter de ser cancelada devido às condições climatéricas. No entanto, para além deste fenómeno natural, poderá apreciar os monumentos naturais ao longo do percurso. Se gostar da ideia, pode escolher uma das melhores excursões à Lagoa Azul a partir de Reykjavík, um local natural que vale a pena explorar.

Se optar por uma excursão de jipe, poderá ir muito mais longe, numa zona completamente escura, ideal para ver a aurora boreal. Uma viagem de autocarro pode levá-lo a uma zona mais conhecida. Os passeios de barco são os meus preferidos, pois para além de ver o espetáculo no céu noturno, também verá a baía de Reiquiavique ao fundo.

Dicas para uma viagem para ver a aurora boreal na Islândia

Botas de caminhada| ©Baihaki Hine
Botas de caminhada| ©Baihaki Hine

Quando se viaja para Reiquiavique, seja qual for a altura do ano, é preciso estar preparado com um certo tipo de roupa. Leve um casaco impermeável, roupa de caminhada e sapatos de caminhada. Como as excursões são normalmente nocturnas, recomendo que traga luvas, um chapéu, protetor solar, a sua máquina fotográfica ou smartphone e uma garrafa de água.

É também uma boa ideia trazer snacks e garrafas de água. Nem todas as excursões incluem este serviço e, normalmente, são excursões longas. Em todo o caso, é provável que encontre locais para comer e beber ao longo do percurso. Se estiver interessado, pode fazer uma das melhores excursões gastronómicas em Reykjavík.

Quando ver a aurora boreal na Islândia?

Luzes do Norte| ©Giuseppe Milo
Luzes do Norte| ©Giuseppe Milo

Para ver a aurora boreal pode ir principalmente a três destinos diferentes no mundo e cada um tem uma altura do ano especial para a ver. Um dos favoritos de toda a gente é a Islândia.

Aconselho que, quando viajas para ver a aurora boreal na Islândia, deves estar preparado para todas as eventualidades. Lembre-se que a aurora boreal é um fenómeno natural que depende das condições meteorológicas. Por isso, a probabilidade de as ver é relativa e a sua viagem pode ser cancelada no próprio dia.

Em qualquer caso, é uma boa ideia pesquisar a melhor altura para ver as Luzes do Norte na Islândia a partir de Reiquiavique. O final de agosto a meados de abril pode ser uma boa altura para as ver. No entanto, o resto das estações, especialmente dezembro, janeiro e fevereiro, podem ser ideais quando o céu está limpo. Normalmente, aparecem entre as 21:00 e as 2:00 horas.

Ao escolher a sua excursão, certifique-se de que o seu guia o leva a um local remoto onde é mais provável ver o fenómeno natural. Pode ser na zona do Círculo Dourado. Também pode ir à cascata Skógafoss no sul da Islândia, à lagoa glaciar Jökulsárlón no Parque Nacional do Glaciar Vatnajökull ou à cascata Godafoss no norte da Islândia, uma das melhores cascatas para visitar na Islândia.

Vamos comparar as opções

  • Veja as Luzes do Norte e as constelações no céu islandês
  • Preço: cerca de 50 euros.
  • Duração: 3 a 4 horas.
  • Meio de transporte: um autocarro com Wifi.
  • Auroras por Super Jeep de Reykjavík
  • Preço: cerca de 130 euros.
  • Duração: cerca de 3 horas, pode também depender do tráfego.
  • Meio de transporte: Super Jeep com WiFi.
  • Excursões de barco a partir de Reykjavík
  • Preço: cerca de 90 euros.
  • Duração: cerca de 5 horas.
  • Meio de transporte: barco com bar e instalações confortáveis.
  • Golden Circle e Northern Lights com guia áudio em inglês.
  • Preço: cerca de 97 euros.
  • Duração: cerca de 10 horas.
  • Meio de transporte: autocarro privado.
  • Museu Perlan com a aurora boreal
  • Preço: cerca de 97 euros.
  • Duração: cerca de 4 horas.
  • Meio de transporte: autocarro privado.

Perguntas Frequentes

  • Até que ponto é necessário viajar para norte para ver a Aurora Boreal?

    Para ver a Aurora Boreal, é necessário viajar entre 3 e 5 horas de Reiquiavique. Note-se que as suas hipóteses de ver as luzes aumentam à medida que se afasta da cidade.

  • É garantido que vou ver a Aurora Boreal?

    Não há garantia de ver a Aurora Boreal, mas pode aumentar as suas hipóteses se viajar entre setembro e março. Os locais escuros e o céu limpo são importantes, assim como um bom ponto de observação. A melhor altura do dia é normalmente entre as 22:00 e as 23:00 horas.

  • O que está incluído numa excursão para ver a Aurora Boreal?

    Algumas excursões incluem equipamento para a chuva, botas de caminhada e equipamento técnico para os glaciares. Outras incluem chocolate quente, iguarias islandesas e aulas de fotografia. Não se esqueça de verificar os pormenores de cada experiência, mas é sempre uma boa ideia trazer roupa quente e estar preparado para temperaturas extremamente baixas.