Tours Game of Thrones em Reykjavik

Reviva a saga inspirada nos romances de George R. R. Martin. As excursões que partem da capital levam-no aos locais de filmagem.

Matteo Gramegna

Matteo Gramegna

leitura de 9 minutos

Tours Game of Thrones em Reykjavik

Hjálparfoss | ©Pedro Gonçalves

A natureza selvagem da Islândia é o cenário perfeito para uma série que recria uma Idade Média épica e fantástica. A paisagem extrema da ilha presta-se a todo o tipo de filmagens: batalhas, voos de dragões, desfiles e, em geral, qualquer cena com Jon Snow, Arya, os Caminhantes Brancos e outras personagens de Game of Thrones.

A Islândia não foi o único país a receber a equipa da série - também filmaram na Irlanda, Espanha, Croácia, Escócia, etc. - mas é, sem dúvida, o mais preservado e com mais paisagens. Por esta razão, uma visita guiada a Games of Thrones está na minha lista de coisas para ver e fazer em Reiquiavique.

1. Excursão de um dia aos locais de filmagem de Game of Thrones

Parque Nacional de Thingvellir| ©Hopeful Fool
Parque Nacional de Thingvellir| ©Hopeful Fool

Uma opção simples mas completa. Nos pontos seguintes, verá que algumas excursões duram vários dias, enquanto esta se limita a um.

Um autocarro Wi-Fi vai buscá-lo ao seu hotel em Reiquiavique e leva-o ao Parque Nacional de Thingvellir, Património Mundial da UNESCO e um lugar central na história da Islândia. O parlamento do país, chamado Alþingi, foi fundado aqui em 930.

Na Guerra dos Tronos, ergue-se aqui a inexpugnável fortaleza do Ninho das Águias, sede da Casa Arryn. Este austero castelo alberga a Porta da Lua, uma estreita abertura de madeira que dá para o vazio.

É utilizado para execuções e, sem dúvida, a cena mais famosa é quando Lord Petyr Baelish empurra Lysa Tully pela borda.

Várias cenas para além da muralha foram filmadas neste mesmo parque nacional, particularmente com os Caminhantes Brancos. O autocarro também pára nos seguintes pontos:

  • Laxnes Horse Farm, uma quinta onde foram "alugados" alguns dos personagens principais da série: os cavalos islandeses. São simpáticos, inteligentes e muito fáceis de manusear. Já agora, se quiser montar um, recomendo que dê uma vista de olhos no artigo sobre os melhores passeios a cavalo na Islândia a partir de Reiquiavique.
  • Thorufoss, uma queda de água no rio Laxá í Kjós. Este local natural foi o pano de fundo de uma cena icónica de JdT: quando Drogon voa e devora uma cabra, enquanto o pastor fica atordoado.
  • A Quinta da Commonwealth, a reconstrução de uma quinta do século XII. Pensa-se que o edifício original tenha sido arrasado pela fúria de uma erupção. É aqui que Olly faz a sua estreia na série.

Por favor, note que estas excursões normalmente não incluem almoço, mas não se preocupe, está prevista uma paragem num bar/restaurante onde pode comprar o que quiser.

  • Duração: cerca de 8 horas
  • Preço: cerca de 100 euros.

Reservar um passeio a cavalo na Islândia

2. Passeio todo-o-terreno nas pegadas de Game of Thrones

Em Háifoss| ©James Petts
Em Háifoss| ©James Petts

A Islândia é um país extremo mas belo. A natureza é a sua principal atração e algumas das suas atracções só podem ser alcançadas com um veículo todo-o-terreno. Esta rota parte da capital e passa por Thingvellir, Laxnes Horse Farm e Thorufoss, para além de algumas outras:

  • Háifoss, uma das mais altas quedas de água do país. Nasce do rio Fossa e tem uma altura de queda de 122 metros. Está localizada no vale de Þjórsárdalur.
  • Stöng, uma quinta da era Viking. Esta reconstrução não só nos mostra como era a vida na altura, como também foi utilizada para filmar um episódio da série: quando os selvagens atravessam a muralha e massacram alguns agricultores.
  • Hjálparfoss, uma queda de água onde dois rios se encontram: Fossá e Þjórsá. Se viajar para Reiquiavique no verão, encontrará os habitantes locais a dar um mergulho nas suas águas.
  • Gjáin, um pequeno vale com pequenas quedas de água naturais, formações basálticas e o rio Rauðá. Foi aqui que foi filmado um momento de JdT que talvez se lembre: quando Arya pratica a "Dança da Água " (o estilo de esgrima que aprendeu com Syrio Forel) e o Cão de Caça troça dela.

Normalmente, o custo destas excursões inclui café e chá quentes (bem como água e chocolate) e uma ligação Wi-Fi no interior do veículo.

  • Duração: cerca de 10 horas
  • Preço: entre 250 € e 300 €.

Reserve um passeio todo-o-terreno para ver as Luzes do Norte

3. Excursão de seis dias incluindo alojamento

O Círculo Dourado da Islândia| ©wandereringJ
O Círculo Dourado da Islândia| ©wandereringJ

Uma viagem completa que inclui transporte do aeroporto, alojamento, guia, transporte em miniautocarro e, claro, a natureza selvagem da Islândia. Com uma duração de quase uma semana, tem a oportunidade de conhecer as melhores paisagens da série inspirada no romance de George R.R. Martin.

Existem vários tipos de alojamento, desde hostels a quartos privados em pensões ou hotéis. Verifique bem os pacotes. Nem todos incluem pequeno-almoço e, na minha opinião, é um extra que vale a pena.

Dia 1: Reykjavík

Depois de recolher as malas na esteira, um autocarro ou minivan irá buscá-lo ao aeroporto e acompanhá-lo ao seu hotel na capital. O primeiro dia é de aclimatação e a melhor maneira de o fazer é parar na Lagoa Azul, com as suas águas siliciosas cor de cobalto e nuvens de vapor quente.

Tenha cuidado, pois nem sempre está incluído no preço e tem de ser reservado com antecedência. É frequente haver filas de espera e é melhor ser cauteloso. Se não lhe apetecer, pode ficar em Reykjavík e passear pelo centro.

Uma das suas principais atracções é a Hallgrimskirkja, a igreja principal da capital. Tem um estilo sóbrio e destaca-se pelo seu aspeto majestoso, mas discreto. Um órgão imponente com mais de 5000 tubos.

Reservar uma visita guiada à cidade de Reiquiavique em miniautocarro

Dia 2: Círculo Dourado

No segundo dia, a viagem começa a tornar-se mais divertida. Depois de deixar Reykjavík, viajará ao longo do Círculo Dourado, uma estrada de 300 quilómetros que passa por algumas paisagens de cortar a respiração:

  • Almannagjá, um vale estreito no Parque Nacional de Thingvellir. Este é o cenário de um episódio da quarta temporada: quando Arya Stark e o Cão de Caça chegam ao Portão Sangrento e descobrem que a sua tia Lysa foi assassinada.
  • Fissura de Silfra, um lago cristalino criado pelo movimento das placas tectónicas da Eurásia e da América do Norte. Não congela e pode ser mergulhado durante todo o ano. Se te interessas por este tema, recomendo-te que leias o post sobre experiências de snorkelling em Reiquiavique.
  • Gullfoss, uma cascata majestosa. A equipa gravou vídeos para utilizar nas paisagens da série.
  • Gjárfoss, uma linda cachoeira. Mais uma vez, as filmagens da JdT foram efectuadas para a quarta temporada. Arya e o Cão de Caça param no seu caminho a pé e discutem. Podia ter sido feito noutro lugar, mas a paisagem é maravilhosa.

No final do dia, tem normalmente duas opções: acrescentar uma caminhada até ao vulcão Fagradalsfjall ou regressar ao seu alojamento para um merecido descanso.

Reservar uma viagem ao Círculo Dourado a partir de Reiquiavique

Dia 3: O sul

No terceiro dia, o Círculo Dourado volta a ser percorrido para se concentrar na parte sul da ilha. O minibus pára nas seguintes áreas:

  • Skógafoss, a cascata que tem origem no rio Skóga. No primeiro episódio da 8ª temporada, Jon Snow e Daenerys da Tempestade montam os dragões neste mesmo sítio.
  • Mýrdalsjökull, o glaciar mais a sul da Islândia. É um destino privilegiado para caminhadas e escalada no gelo (algo que também vimos em Game of Thrones). Na série, este é o local do Punho dos Primeiros Homens em Westeros, uma antiga fortificação construída na Era da Aurora, onde tem lugar uma batalha sangrenta entre os Outros e os soldados da Patrulha do Castelo Negro e da Torre das Sombras.
  • Reynisfjara, uma espetacular praia de areia negra com impressionantes falésias de basalto. Na ficção, este troço de costa alberga o Eastguard of the Sea, o castelo mais oriental da Muralha. Se não te lembras, para além do castelo, a Guardia tem um porto e os barcos são utilizados principalmente para atravessar o Mar Estreito para combater os contrabandistas que vendem armas ao Povo Livre.

Dia 4: Jökulsárlón

Em Jökulsárlón| ©Domenico Convertini
Em Jökulsárlón| ©Domenico Convertini

Foi aqui que foram filmadas a maior parte das cenas para lá da muralha. Jökulsárlón é uma lagoa cheia de icebergues a sul de Vatnajökull, o maior glaciar da Europa. À medida que derretem, as montanhas de gelo encolhem e deslizam lentamente para o oceano. Os icebergues acabam muitas vezes por encalhar perto da praia de Breidamerkursandur.

O lago e as montanhas geladas são o cenário perfeito para as patrulhas de Jon Snow e da Patrulha, os ataques dos Povos Livres, os Caminhantes Brancos e o aterrador Exército dos Mortos encontraram aqui o cenário ideal.

Reservar uma excursão a Jökulsárlón a partir de Reiquiavique

Dia 5: Snaefellsnes

Esta península é muitas vezes referida como a "Islândia em miniatura" devido à diversidade das suas paisagens. Tem 90 km de comprimento e alberga as falésias de Lóndrangar, cascatas, picos altos, glaciares e o vulcão Snaefellsnesjökull.

Os turistas que ficam apenas alguns dias na ilha não chegam tão longe (o que não é uma opção muito conveniente), mas é frequentemente um destino procurado em férias mais longas.

Em Game of Thrones, a montanha Kirkjufell é o local onde nasceu o primeiro Caminhante Branco. No mesmo local, Bran encontra o Rei da Noite e o seu exército. É também um ótimo local para fazer uma viagem de observação de baleias e papagaios-do-mar.

Dia 6: Fim da viagem

Incluindo o transporte para o aeroporto, um miniautocarro acompanhá-lo-á à saída do terminal. Dependendo da hora do seu voo, terá tempo para um último passeio pela capital. Para o pequeno-almoço, eis algumas sugestões:

  • Brauð & Co, o estabelecimento que revolucionou a pastelaria islandesa. É mais conhecido pelos seus pãezinhos de canela e pelo seu excelente café. Reconhecê-lo-á pela sua fachada colorida (Frakkastígur 16).

  • Kaffivagninn, o restaurante mais antigo do país. Serve pratos tradicionais islandeses e escandinavos que, mesmo sem a ajuda do Senhor da Luz, dariam vida a Beric Dondarrion. Pode experimentar os seus pequenos-almoços das 9:00 às 11:00 (Grandagarði 10).

  • O Laudromat, talvez o café mais original de Reykjavík. Está alojado numa antiga lavandaria e tem um menu variado com opções de brunch (mais saudáveis), tigelas de açaí, omeletes francesas, iogurte, croissants e muito mais. Para os mais gulosos, existe a fórmula "all day breakfast" (Austurstræti 9).

  • Sandholt, uma padaria familiar que abriu em 1920. Encontrará sanduíches, bolos, tartes, pastelaria e muito mais (Laugavegur 36).

  • Duração: 6 dias

  • Preço: entre 900 € e 1000 €.

Reservar uma excursão gastronómica em Reykjavík

Quando é a melhor altura para visitar a Islândia?

Aurora boreal a partir de Reiquiavique| ©Alexandro Lacadena
Aurora boreal a partir de Reiquiavique| ©Alexandro Lacadena

Depende do que está à procura. Se quiser ver a aurora boreal a partir de Reiquiavique, os melhores meses são março e setembro. Se a observação de baleias é o objetivo da sua viagem, deve reservar um bilhete na mesma altura - de abril a setembro.

Em geral, para ter dias mais longos e temperaturas mais quentes, terá de visitar a ilha no verão.

É seguro conduzir na Islândia no inverno?

Islândia no inverno| ©Tejvan Pettinger
Islândia no inverno| ©Tejvan Pettinger

Caso queira visitar os locais de Game of Thrones por conta própria e só possa ir à ilha no inverno, é importante ter em atenção alguns factores. O primeiro e mais importante tem a ver com as estradas: as estradas principais são limpas frequentemente e, por isso, a condução não é muito difícil.

No entanto, fora da Ring Road - o anel circular que circunda a ilha - é fácil encontrar estradas de cascalho e de terra batida. Por último, as estradas das Highlands estão fechadas ao trânsito durante o inverno.

Abaixo estão listadas algumas dicas a ter em conta:

  • Se não for um condutor experiente, talvez seja melhor optar por um percurso organizado. Vai viver a experiência com menos stress
  • Alguns locais de filmagem de Game of Thrones exigem que conduza por estradas irregulares e não pavimentadas. Para evitar problemas, é melhor alugar um 4x4 com bons pneus de inverno.
  • Tenha cuidado. As estradas têm duas faixas de rodagem, com uma faixa em cada direção. Ocasionalmente, especialmente nas zonas rurais, as estradas podem estar limitadas a uma única faixa.
  • Para obter as melhores condições climatéricas, recomendo que fique na costa sul. Aqui pode visitar o Parque Nacional de Thingvellir, o Vale de Þjórsárdalur e o Parque Nacional de Skaftafell.
  • É ilegal conduzir fora de estrada na Islândia. Isto também se aplica aos veículos todo-o-terreno. Não se distraia ou poderá incorrer numa multa.
  • Certifique-sede que tem um pneu sobresselente. Não deixe a agência sem um pneu extra na bagageira.
  • Prolongue o seu seguro. Sobretudo no inverno, é preferível cobrir-se contra os imprevistos.

É uma excursão recomendada para fazer com crianças?

Em Stöng, local da excursão GOT| ©elizabeth_XTC
Em Stöng, local da excursão GOT| ©elizabeth_XTC

Dependeda idade das crianças e da excursão. Se achar que eles podem ficar demasiado cansados, eu escolheria uma excursão de um dia. Só escolheria uma excursão mais longa se os meus filhos adorassem a natureza e gostassem muito de actividades ao ar livre. Para mais informações, recomendo a leitura do post que explica o que ver e fazer com crianças em Reiquiavique.

Perguntas Frequentes

  • Onde se realizam as visitas guiadas de Game of Thrones?

    Viajará até ao Parque Nacional de Thingvellir, Património Mundial da Humanidade, onde poderá desfrutar de vistas panorâmicas deslumbrantes sobre o Lago Thingvallavatn e o Vale de Þjórsárdalur.

  • Que locais da série é que vou ver?

    Verá o local de filmagem das cenas dos Caminhantes Brancos, a aldeia massacrada pelos Selvagens e reviverá uma das cenas de batalha mais emocionantes da série.

  • Quanto tempo dura uma digressão de Game of Thrones?

    Uma excursão de dia inteiro dura cerca de 8 horas, das quais aproximadamente 6 horas serão passadas no Parque Nacional Thingvellir, revivendo cenas da sua série de televisão favorita.