Experiências de Snorkeling em Reykjavik

A falha de Silfra é o espaço que une, e ao mesmo tempo separa, a Europa e a América. A sua paisagem subaquática é única, sobretudo devido à pureza da água, que confere às cores tonalidades incríveis e marcadas, dando a sensação de estar a nadar dentro de um postal perfeito.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 9 minutos

Experiências de Snorkeling em Reykjavik

Mergulho em Reykjavik | ©wandereringJ

A Islândia é um país com paisagens, monumentos e fenómenos naturais que lhe valeram a alcunha de terra mágica. Uma dessas maravilhas é precisamente Silfra, um lugar único que tem conseguido encantar cada vez mais pessoas em todo o mundo, especialmente os entusiastas do mergulho e do snorkelling.

Esta fenda é formada pelas placas tectónicas da América e da Europa, separadas por uma largura de, pelo menos, 5 quilómetros, o suficiente para desfrutar à vontade. No centro da fenda, a água corrente é filtrada por rochas vulcânicas, o que lhe confere uma pureza e uma transparência maravilhosas.

Visitar Silfra é uma das melhores coisas para ver e fazer em Reykjavik. Além disso, a cidade é um dos melhores pontos de partida para visitar este local, uma vez que a distância entre as duas é de cerca de 50 quilómetros, e existem várias formas de chegar a este destino mágico. Uma vez na falha, a aventura será repleta de incríveis paisagens subaquáticas, com zonas de grutas e clareiras, natureza única e uma experiência inesquecível.

1. Um glaciar, uma rocha vulcânica e uma fissura de terra e água que separa dois continentes.

Parque Nacional de Thingvellir| ©Hopeful Fool
Parque Nacional de Thingvellir| ©Hopeful Fool

A aventura começa no Parque Nacional de Thingvellir, onde se encontra o Lago Þingvallavatn. Ali, formando parte dele, está a famosa falha de Silfra. Uma fissura na terra que separa os continentes europeu e americano e que é atualmente a principal atração turística da região, é de grande interesse geológico e um local inigualável para os entusiastas do mergulho e do snorkelling.

A água provém do glaciar Lángjökull, que se derreteu ao longo dos anos e passa pelo filtro natural dos 50 quilómetros de rocha vulcânica que separam a montanha de gelo da fenda entre as placas tectónicas.

Daí a sua pureza e transparência, o que permite uma visibilidade inigualável que, segundo os cálculos, atinge entre 150 e 300 metros. Uma das principais razões pelas quais o mergulho em Silfra é uma experiência tão inesquecível- não deixe de lhe dar um bom gole também!

A temperatura da água situa-se entre os 2 e os 4 °C, independentemente da época do ano, e a corrente é suave e relaxante. A paisagem subaquática de Silfra tem tonalidades muito distintas, maioritariamente azuis, e apesar de não haver peixes, nadar nestas águas é inesquecível e a vegetação acrescenta tonalidades espectaculares. Em alguns pontos, a proximidade é tal que é possível tocar nas duas placas ao mesmo tempo, nos dois continentes ao mesmo tempo.

2. Uma paisagem subaquática em constante mudança

A paisagem de Silfra| ©Francisco Antunes
A paisagem de Silfra| ©Francisco Antunes

Para além da incrível transparência da água, a paisagem de Silfra oferece outra particularidade que torna o mergulho e o snorkelling uma aventura de alto nível. Todos os anos, as placas tectónicas de cada continente separam-se dois centímetros. Por outras palavras, toda a estrutura está sujeita a pequenos terramotos com grande frequência.

Devido a estes movimentos, a paisagem está em constante mudança, o que é simultaneamente fascinante e perigoso, especialmente para os mergulhadores que se aventuram nas grutas. Por isso, só é permitida a visita às entradas e aos espaços amplos, o que é mais do que suficiente para uma fruição sem igual. Pode nadar sem pressa entre os dois continentes- há tanto para ver!

Verá que esta gruta aquática está dividida em três áreas de grande atração. A lagoa, o salão e a catedral. É neste terceiro local que se pode apreciar melhor a extensão da visibilidade da água mais pura do planeta. A partir deste ponto, é possível ver com uma clareza impressionante a extensão da fissura, ou seja, o início e o fim de Silfra. Só este facto já é motivo suficiente para visitar a Islândia.

3. O Círculo Dourado da Islândia, uma coleção de maravilhas

O Círculo Dourado da Islândia| ©wandereringJ
O Círculo Dourado da Islândia| ©wandereringJ

Ao ler sobre a Islândia, irá descobrir que existe uma área conhecida como o Círculo Dourado. Trata-se de três maravilhas deslumbrantes localizadas muito próximas umas das outras, que geograficamente formam o que poderia ser definido como uma rota circular, que, aliás, é imperdível. O Parque Nacional de Thingvellir é um desses locais, juntamente com o Vale de Haukadalur e os seus famosos géiseres, e a cascata de Gullfoss. E todos eles são facilmente acessíveis a partir de Reiquiavique.

Como já foi mencionado, no Parque Thingvellir encontrará a Falha de Silfra, onde poderá experimentar alguns dos melhores mergulhos e snorkelling de todos. Mas, se já está determinado a ver a Islândia e as suas maravilhas, porque não incluir algumas paragens adicionais como parte das melhores escapadelas de Reiquiavique.

Neste caso, não pode perder o Geysir, que é o géiser mais famoso do mundo, mesmo quando está inativo. Mas para não voltar para casa sem apreciar o espetáculo, pode também visitar o Strokkur, que ainda está ativo e expele uma impressionante coluna de água a ferver com mais de 20 metros de altura. Não deixe de visitar o spa geotérmico!

Outra visita obrigatória é a mágica cascata de Gullfoss. É, sem dúvida, a cascata mais importante da Islândia e uma das mais espectaculares do planeta. O efeito visual da geografia que dá origem a esta maravilha é único, e vai fazer-te pensar que a terra se abriu para engolir o rio. A paragem perfeita para começar um passeio pelas melhores cascatas da Islândia.

A Cratera das Mil Cores e a Lagoa Secreta Quente

Para além das três maravilhas acima mencionadas, há mais duas paragens no Círculo Dourado que deve definitivamente tomar nota. Uma delas é a Cratera de Kerid, um espetáculo que vale bem a pena visitar só para o ver. Este sumidouro circular acumulou água no seu interior, formando um lago de aspeto mágico que, graças ao verde do musgo e ao vermelho da terra, lhe dá o aspeto de um talismã. Poderá admirar a sua beleza e tirar belas fotografias.

A seguir, encontrará a Lagoa Secreta, que é, na verdade, um segredo aberto, pois é uma das mais antigas e mais conhecidas piscinas quentes naturais da Islândia, e uma visita obrigatória entre os melhores banhos termais da Islândia em Reiquiavique. Nestas águas, desfrutará de um clima quente, independentemente da altura do ano em que as visitar, uma vez que rondam sempre os 40 °C (104 °F). A beleza da natureza que o rodeia enquanto nada é incomparável. Poderá também ver um dos pequenos géisers a fazer a sua ação.

4. Como é uma excursão de mergulho no Rift de Silfra?

Mergulho em grupo na fenda| ©Francisco Antunes
Mergulho em grupo na fenda| ©Francisco Antunes

Uma das melhores e mais recomendadas formas de conhecer o Rift de Silfra e desfrutar das suas paisagens subaquáticas é fazer uma excursão de snorkelling ou mergulho guiada por um profissional. Não posso deixar de insistir neste aspeto, pois, como já referi, é um local tão belo quanto arriscado, dado o seu constante movimento. Mas é imperdoável não o visitar, especialmente se já estiver em Reiquiavique e estiver a planear mimar-se com uma das melhores excursões a partir da cidade. Se quiser fazer algumas escapadelas espectaculares, tem de incluir esta experiência maravilhosa.

vários tipos de excursões à escolha e pode escolher a que melhor se adapta às suas preferências. Alguns incluem fotografias, outros uma visita ao Círculo Dourado, e com partida e chegada ao seu hotel. Também pode optar pela opção de grupos pequenos, que geralmente permite desfrutar do passeio com mais intimidade.

O que não pode faltar, seja qual for a sua escolha, é um instrutor profissional, com certificação PADI, e todo o equipamento de mergulho ou de snorkeling necessário. Ou seja, fato seco e luvas de neoprene, snorkel, e tudo o resto. Isto é essencial, pois não se trata de fatos de mergulho comuns, mas sim de fatos especiais para o manter quente nestas águas geladas.

Detalhes de interesse

  • Preço: Dependendo das especificações, as excursões podem custar a partir de 130 euros.
  • Duração: Também, dependendo da modalidade, pode ser entre 3 e 9 horas.
  • A ter em conta: A maioria das excursões inclui chocolate quente e biscoitos após o mergulho, mas outros alimentos e bebidas ficam a cargo do visitante.
  • Adicional: A menos que especificado nas instruções, estacionamento, fotos e outros itens não estão incluídos nas tarifas. Por favor, tome nota destes pormenores quando escolher a sua excursão preferida.

Reserve uma excursão de mergulho com snorkel e o Golden Circle, um dia perfeito!

Como chegar a Silfra por conta própria

Táxi| ©Jeff Harrison
Táxi| ©Jeff Harrison

Se preferir chegar a Silfra por conta própria, é claro que é possível, especialmente se estiver em Reiquiavique, uma vez que ambos os locais são bastante próximos. De facto, a distância por estrada é de cerca de 50 quilómetros, e há opções para lá chegar, quer tenha carro ou não.

O tempo de viagem é de cerca de uma hora, pelo que não é preciso gastar muito dinheiro com isso, e a paisagem ao longo do caminho é uma delícia. Para começar, se tiver um carro alugado, são apenas 45 minutos de viagem, e gastará entre 10 e 17 euros em gasolina. Se for de táxi, o custo situar-se-á entre 120 e 160 euros, sendo a opção mais cara.

No entanto, o autocarro número 15 pode levá-lo até bem perto, por exemplo, a Varmárskóli, Reykjabyggð ou Reykjavegur, de onde pode apanhar um táxi para Silfra. Esta opção custaria entre 100 e 140 euros no total, e a duração da viagem seria de cerca de uma hora.

É claro que cada uma tem os seus prós e contras, e tudo depende do tempo e do dinheiro que se tem para investir, bem como do conforto de que se está disposto a abdicar. Na realidade, porém, viajar de autocarro não é assim tão mau. De facto, existem excelentes excursões de autocarro turístico em Reiquiavique, que lhe permitem ver a cidade ao seu próprio ritmo, e são excelentes.

  • Carro
  • Preço: 10 a 17 euros (mais custos de aluguer do carro)
  • Tempo de viagem: 45 minutos.
  • Prós: Maior liberdade de planeamento e menor investimento em transportes.
  • Táxi
  • Preço: 120 a 160 euros
  • Duração da viagem: 45 minutos
  • Vantagens: Maior conforto, menor tempo de viagem
  • Contras: Opção mais cara
  • Autocarro
  • Preço: 100 a 140 euros
  • Tempo de viagem: 1 hora
  • Prós: a opção mais económica se não tiver carro.
  • Contras: É menos confortável e é necessário apanhar um táxi para terminar a viagem.

O que é preciso para fazer snorkeling em Silfra

Snorkelling em Silfra| ©Francisco Antunes
Snorkelling em Silfra| ©Francisco Antunes

Para além de ter o pessoal certo para o acompanhar, há algumas outras coisas que eu gostaria de recomendar que tivesse em consideração quando visitar Silfra. Por exemplo, traga algumas roupas quentes de lã para usar debaixo do seu fato de mergulho seco, que o ajudará a manter-se mais quente.

Além disso, traga algumas roupas extra para o caso de as que tem vestidas se molharem. Não é algo que aconteça com frequência, mas é melhor prevenir - não se esqueça de um bom casaco! Lembre-se que o tempo fora de água também é frio.

Leve uma boa máquina fotográfica. Algumas excursões cobram dinheiro extra pelas fotografias que tiram com as suas câmaras especiais, outras incluem-nas no pacote. Seja qual for a sua escolha, vai querer sempre mais fotografias deste paraíso subaquático, por isso não se esqueça disso. Mas certifique-se de que é fácil de usar e não atrapalha a sua natação.

O fato é apertado nos pulsos e no pescoço, algo a ter em conta se sofre de claustrofobia, pois pode ser desconfortável. Por outro lado, deixe as jóias em casa ou no hotel, uma vez que é proibido usá-las, pois podem partir o fato.

Esta é uma grande experiência e, embora não seja necessário ser um mergulhador ou snorkel profissional, é preciso saber nadar e estar habituado a fazer exercício moderado (caminhar 500 metros), especialmente porque há alturas em que se nada contra a corrente. Outra recomendação importante é ingerir alimentos e bebidas antes de nadar e dar tempo suficiente para a digestão.

Este passeio é um dos melhores que se pode fazer na Costa Sul a partir de Reiquiavique. Basta seguir as instruções do guia e não tentar explorar por conta própria, por mais atraentes que pareçam as grutas que se abrem nas lajes. Lembre-se que mesmo as bolhas que exala podem gerar vibração suficiente para deslocar algumas rochas.

Reservar uma excursão de snorkelling em Silfra

Coisas a ter em conta

Para além do que foi mencionado acima, aqui estão algumas outras especificações a ter em conta antes de decidir desfrutar desta atividade.

  • Note-se que esta não é uma atividade para mulheres grávidas devido às baixas temperaturas e ao risco mínimo de rutura do fato de mergulho especial.
  • Se tiver uma condição médica específica, é melhor consultar o seu médico e os profissionais para saber se esta atividade é adequada para si.
  • Não é permitida a participação de crianças com menos de 12 anos de idade nesta atividade.
  • No caso de algumas excursões, pode ser necessária uma autorização por escrito dos representantes de crianças com menos de 18 anos.
  • Por último, é essencial ser fluente em inglês para poder comunicar com os guias.

Perguntas Frequentes

  • O que verei numa experiência de mergulho?

    Pode optar por visitar o Parque Nacional de Þingvellir ou a Fissura de Silfra, ou uma experiência que combine ambos. Se visitar Þingvellir, poderá desfrutar de uma exploração guiada de um tubo de lava, e se optar por ir à Fissura de Silfra, visitará o Lago Thingvallavatn. De qualquer forma, estas experiências permitir-lhe-ão descobrir uma colorida tapeçaria subaquática de flora e fauna.

  • O que está incluído numa experiência de mergulho?

    Uma viagem de ida e volta a partir de Reiquiavique com um pequeno grupo garantido, um guia de mergulho especializado e certificado à sua disposição, equipamento de mergulho especializado e um fato de mergulho.

  • Há alguma recomendação que eu deva saber antes de participar nesta experiência?

    Recomendamos que traga comida, roupa interior quente para usar debaixo do fato de mergulho e uma muda de roupa. Além disso, deve estar em boa forma física para esta atividade e, claro, saber nadar e ter algumas noções básicas de mergulho.