Excursões à Costa Sul de Reykjavik

Glaciares, cascatas e muitas outras maravilhas naturais esperam-no na mágica costa sul da Islândia. Esta área alberga quase todas as melhores atracções do país - não pode perder!

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

Excursões à Costa Sul de Reykjavik

Reykjavik | ©Chris Yunker

A costa sul da Islândia é a região mais mágica e cheia de maravilhas que encontrará neste país. É precisamente aqui que se encontram a maior parte dos monumentos naturais e as oportunidades para conhecer de perto as paisagens deslumbrantes, as cascatas e os glaciares, que são uma das principais atracções que conferem a este local o seu encanto.

Se visitar a Islândia, depressa descobrirá que a costa sul é um local de visita obrigatória, felizmente de muito fácil acesso. Para conhecer este país, o melhor é começar pelo que se pode ver e fazer em Reiquiavique, que é também o melhor ponto de partida para as excursões completas e espectaculares que tornarão a sua experiência muito mais completa.

Excursão de 1 dia, para quem tem pouco tempo

Costa de Reykjavik| ©GYU
Costa de Reykjavik| ©GYU

A falta de tempo não é desculpa para não fazer uma viagem à costa sul da Islândia. Se tiver apenas alguns dias neste país, o meu conselho é que dedique pelo menos um dia a uma escapadela e escolha uma excursão de cerca de 10 a 14 horas, que estão definitivamente entre as excursões obrigatórias a partir de Reiquiavique.

Estas excursões têm uma seleção de paragens espectaculares e importantes, como o vulcão Eyjafjallajökull, o vulcão mais impressionante do país. É claro que não se pode dizer que se conhece a Islândia sem visitar pelo menos um glaciar. O Vatnajokull é, sem dúvida, um dos mais completos e incríveis.

Numa das suas secções, encontra-se a lagoa Jokulsarlon, onde a Diamond Beach oferece esculturas de gelo temporárias que são um espetáculo inesquecível. Não se esqueça de tirar o máximo de fotografias possível, vai adorar reviver estes momentos. É, sem dúvida, uma das melhores lagoas que se pode visitar a partir de Reykjavík.

Outra paragem essencial que está incluída em vários destes passeios é a famosa praia negra, Reynisfjara, formada inteiramente de basalto e com uma das melhores vistas que poderá desfrutar entre as paisagens da costa sul da Islândia.

Finalmente, entre a seleção de destinos, não podem faltar as cascatas da Islândia, que são muitas e vale a pena visitá-las todas. Mas se tiveres de escolher, sugiro a cascata de Skógafoss, que é a mais alta e tem uma vista deslumbrante que podes apreciar a partir do seu ponto mais alto, que pode ser alcançado através de uma escadaria.

Pormenores interessantes

  • Preço: dependendo da duração do passeio, e do número de paragens, pode encontrar passeios a partir de 100 euros.
  • Duração: entre 10 e 14 horas.
  • Vantagens desta opção: Pode ver uma variedade de paisagens emblemáticas da Islândia num único dia, deixando-o com uma boa impressão geral. Ideal para os viajantes com pouco tempo disponível.
  • Desvantagens desta opção: As paragens em cada local são curtas, durando cerca de meia hora ou 45 minutos. Pouco tempo para poder admirar tanta beleza. Além disso, nem todas as taxas de entrada nas atracções podem estar incluídas.

Reservar uma excursão à costa sul da Islândia

2 Excursão de vários dias, ideal para uma experiência mais completa

Solheimajokull| ©murtica27
Solheimajokull| ©murtica27

Quando um país tem tantas maravilhas para oferecer, não se pode desperdiçar a oportunidade de o conhecer melhor e passar pelo menos dois ou três dias a descobrir as suas paisagens e a sua magia.

O número de dias pode variar consoante o número de locais que se pretende visitar e o tempo que se passa em cada um deles. No caso de algumas excursões, é possível incluir actividades adicionais, como passeios a cavalo, snorkelling ou uma excursão adicional de observação de baleias, que é outra das grandes atracções de Reiquiavique.

O percurso destas excursões começa já na estrada, que está repleta de paisagens de cortar a respiração. A costa sul da Islândia, por exemplo, está repleta de pequenas aldeias onde se pode apreciar o encanto das pessoas e dos seus costumes. Mas não há como negar que são as atracções naturais que mais impressionam.

Os glaciares e as quedas de água são particularmente famosos, e com razão. Estas maravilhas naturais têm tanto de imponente como de belo. No caso do primeiro, um dos favoritos desta rota é o Solheimajokull, cujo percurso de caminhada oferece uma vista inesquecível e não é necessário muito treino para o fazer. Além disso, os guias são muito simpáticos e ajudam-no em tudo o que precisa.

Quanto às cascatas, desta vez vou mencionar a Gljufrabui, que é um lugar que definitivamente te fará acreditar em magia.

Mas a verdade é que não tens de escolher apenas uma. Quando se faz uma excursão de vários dias pela Islândia, a maior vantagem é que se pode visitar uma lista muito maior de paragens.

Pormenores interessantes

  • Preço: Este tipo de excursão pode ter um preço inicial de cerca de 400 euros, dependendo dos pormenores.
  • Duração: Dependendo da escolha, pode ser de 3 a 8 dias aproximadamente.
  • Vantagens desta opção: Verá um maior número de atracções, com tempo suficiente para se dedicar a cada uma delas. Para além disso, os grupos são geralmente pequenos, o que oferece mais conforto e intimidade.
  • Desvantagens desta opção: É um investimento maior de dinheiro, embora valha a pena.

3 Passeios curtos para ver glaciares e grutas geladas

Lagoa do Glaciar Jökulsárlón.| ©xenonmac
Lagoa do Glaciar Jökulsárlón.| ©xenonmac

Se tem pouco tempo, mas está ansioso por ver algo representativo da Islândia, recomendo que faça uma das excursões que lhe permitem ver pelo menos alguns dos glaciares da costa sul da Islândia.

Algumas destas excursões têm uma duração bastante curta, de meia hora a um máximo de três horas. Tempo suficiente para chegar, passear e organizar um transfer para o aeroporto de Reykjavík, se for necessário.

Um dos meus favoritos é o passeio de barco à volta do glaciar. Demora cerca de 40 minutos e faz-se um passeio na lagoa do glaciar Jökulsárlón. É inesquecível para as fotografias e tem-se a oportunidade de ver não só os icebergues, mas também de provar este gelo com pelo menos mil anos de idade.

E, se tiver sorte e estiver atento, vai certamente cruzar-se com as simpáticas focas. No verão, não faltam as aves.

As caminhadas são outra forma de conhecer os glaciares. Em Skaftafell encontrará a oportunidade perfeita, numa maravilhosa paisagem a preto e branco. O melhor é a língua glaciar de Vatnajökull, uma das mais impressionantes da Europa.

Finalmente, não se esqueça de considerar uma visita a uma das grutas de gelo perto de Reiquiavique. Estes espaços únicos farão com que se sinta como se estivesse noutro mundo. Qualquer uma destas excursões pode ser encontrada com uma duração de 3 horas.

Detalhes interessantes

  • Preço: Este tipo de excursão pode custar entre 40 e 150 euros.
  • Duração: de 30 minutos a 3 horas, consoante o passeio.
  • Vantagens desta opção: Pode planeá-la se a sua viagem for curta, e obterá uma recordação bonita e representativa da Islândia e das suas paisagens. É também bastante económica.
  • Desvantagens desta opção: Nalguns casos, como nas caminhadas, é necessário ter em conta o tempo de transferência para o ponto de encontro da excursão.

4 Excursões à Aurora Boreal, algo que não pode perder

Aurora boreal a partir de Reykjavik| ©Alexandro Lacadena
Aurora boreal a partir de Reykjavik| ©Alexandro Lacadena

Entre as incríveis excursões que pode fazer à costa sul a partir de Reiquiavique, encontrará entre as mais impressionantes as que o levam a ver a Aurora Boreal.

Estas magníficas luzes são um verdadeiro espetáculo que lhe proporciona uma experiência inesquecível. Pode escolher entre uma excursão de um dia à Aurora Boreal a partir de Reykjavík ou demorar um pouco mais de tempo, como uma semana, e deixar-se envolver por esta experiência mágica.

Pode reservar este tipo de excursão em qualquer altura do ano, mas recomendo vivamente que o faça no inverno, que é a melhor altura para ver as Luzes do Norte na Islândia a partir de Reiquiavique.

Uma das coisas que tem de aproveitar nestas excursões são os guias, que estão cheios de conhecimentos interessantes e adoram partilhá-los. Faça perguntas sobre os fenómenos e a natureza, sobre as paisagens fantásticas e, sobretudo, sobre a cultura local. Terá a oportunidade de a apreciar em primeira mão.

Pormenores interessantes

  • Preço: dependendo da duração da excursão, esta pode começar por um custo de 130 euros.
  • Duração: Pode escolher entre uma excursão de 16 horas e uma excursão de uma semana, a escolha é sua!
  • Vantagens desta opção: Terá a oportunidade de conhecer não só a costa sul, mas também outros locais interessantes da Islândia.
  • Desvantagens desta opção: Não se pode garantir a presença da Aurora Boreal e muito menos a sua intensidade. Pode ser mais fraca ou mais forte consoante as datas que escolher.

Reservar uma excursão para ver a Aurora Boreal na Islândia

5 excursões à costa sul ao seu próprio ritmo

Em Skogafoss| ©Kyle Taylor
Em Skogafoss| ©Kyle Taylor

Outra forma de conhecer a costa sul da Islândia é fazer um passeio pela costa sul ao seu próprio ritmo, o que é que isso quer dizer? Uma verdadeira aventura.

Neste caso, adquire-se um pacote que inclui o aluguer de um veículo adequado à viagem. Receberá uma rota definida, com as paragens mais emblemáticas assinaladas, como as cascatas de Skogafoss e Seljalandsfoss.

Se quiser pernoitar pelo caminho, basta dizer e o pacote incluirá o melhor alojamento. E pode sempre começar por Reiquiavique e pelas suas requintadas excursões gastronómicas, antes de ir mais longe.

Para qualquer dúvida, terá um itinerário definido, com muitas informações interessantes e necessárias sobre cada uma das paragens, como os glaciares Eyjafjallajökull e Sólheimajökull. O veículo dispõe de um GPS para o ajudar a seguir os percursos e terá um agente de viagens profissional a acompanhá-lo e pronto a responder a todas as perguntas.

É uma óptima ideia, pois pode ir ao seu próprio ritmo e o grupo de pessoas com quem partilha a excursão é praticamente a sua família, exceto nos casos em que tem de fazer um passeio reservado num local específico.

Aliás, outra grande vantagem é a possibilidade de acrescentar algumas actividades extra ao pacote original, como os passeios a cavalo pela Islândia... É uma óptima maneira de ir mais longe, tirar uns dias extra e ver o máximo que puder, apreciando a paisagem em pequenos goles - as derradeiras férias islandesas!

Detalhes de interesse

  • Preço: este tipo de viagem pode custar a partir de 400 euros, dependendo do número de dias, do tipo de alojamento, das reservas e dos extras.
  • Duração: dependerá do seu tempo, normalmente o menos recomendado é de 3 a 5 dias.
  • Vantagens desta opção: Poderá ir ao seu próprio ritmo, sem pressas. Além disso, a empresa é a sua família e mais ninguém. O preço também é uma vantagem.
  • Desvantagens desta opção: Em alguns casos, pode perder paragens ou informações de interesse, apesar de ter tudo no guia.
  • Tipo de veículo: Serão sempre modelos 4x4 com tudo o que é necessário para percorrer os trajectos da viagem.

6 Passeios na costa sul para os amantes do desporto

Snowmobiling no glaciar Langjökull| ©Haukur Herbertsson
Snowmobiling no glaciar Langjökull| ©Haukur Herbertsson

Se é um entusiasta do desporto, visitar a costa sul da Islândia é uma excelente oportunidade para praticar as suas modalidades favoritas, e talvez algumas novas, rodeado por uma paisagem de uma beleza natural inigualável.

Alguns escolhem um passeio de mota de neve como uma experiência cheia de adrenalina e velocidade. Um dos percursos mais populares é o do glaciar Mýrdalsjökull, com paragens estratégicas nas cascatas de Skógafoss e Seljalandsfoss.

Outro desporto incrivelmente popular na costa sul da Islândia é a escalada no gelo, que tem lugar no glaciar Sólheimajökull. Esta atividade requer um certo nível de perícia e experiência, embora estejam disponíveis guias especializados.

Estes explicarão as técnicas utilizadas para enfrentar este desafio e garantirão a sua segurança em todos os momentos. Depois de escolher uma parede para começar a escalar, começará a subir gradualmente até ao topo, onde o grupo terá algum tempo para apreciar a paisagem e explorar um pouco mais o glaciar.

E não pode deixar de conquistar as águas geladas com os seus remos a bordo de um caiaque. Esta experiência única levá-lo-á a percorrer as águas entre os glaciares mais imponentes, como o próprio Sólheimajökull. É uma aventura que pode ser desfrutada mesmo sem experiência prévia, graças aos guias e aos caiaques estáveis, ideais para principiantes.

Detalhes interessantes

  • Preço: o preço dependerá do tipo de atividade, mas ronda os 100 euros, podendo mesmo comprar pacotes de três actividades em conjunto.
  • Duração: também dependerá do tipo de atividade, variando entre 3 horas e 11 horas, por exemplo, no caso do caiaque.
  • Vantagens desta opção: Se é apaixonado por este desporto, encontrará novos desafios e paisagens incríveis para o acompanhar.
  • Desvantagens desta opção: Em alguns casos, é necessário incluir o tempo de deslocação até ao local onde se realiza a atividade, como por exemplo a escalada no gelo.

Reserve uma excursão de aventura na Costa Sul

O que é que vai encontrar na Costa Sul da Islândia?

Passeio pela Costa Azul| ©FlackJacket2010
Passeio pela Costa Azul| ©FlackJacket2010

Esta é uma das zonas mais atractivas da Islândia. A paisagem é única, graças aos imponentes glaciares e às impressionantes quedas de água. É uma visão inesquecível, e está tudo concentrado numa única área geográfica.

Embora seja possível percorrê-la por conta própria, recomendo que escolha entre a grande variedade de excursões que partem de Reykjavík. Aí encontrará opções para adaptar as experiências ao seu estilo.

É verdade que há excursões curtas, de um dia ou menos, mas o melhor é ter a oportunidade de conhecer esta terra e as suas maravilhas, que são muitas, à vontade.

Gostaria de vos dar alguns conselhos sobre o clima, que é bastante frio. Não se esqueça de ter isso em conta, sobretudo porque as actividades são ao ar livre, por isso agasalhe-se bem.

Por outro lado, a maioria das excursões tem guias que falam inglês, mas há sempre algumas que oferecem guias em espanhol. Preste atenção a este aspeto, caso seja imperativo para si.

Por último, para obter realmente a melhor experiência, siga as indicações de cada uma das excursões, especialmente as que incluem actividades desportivas e é a sua primeira vez com desportos de neve.

Lembre-se que enquanto algumas destas experiências são adequadas para todos os níveis, outras são recomendadas para pessoas com experiência - hámuito para fazer na costa sul da Islândia! De certeza que vai encontrar a experiência perfeita.

Perguntas Frequentes

  • Qual é a distância até à costa sul de Reiquiavique?

    Reiquiavique situa-se no extremo oeste, pelo que pode demorar cerca de 2,5 horas a chegar a Vik (o ponto mais a sul da Islândia).

  • O que é que se pode ver na costa sul de Reiquiavique?

    Muitas pessoas falam das belas quedas de água, Seljalandsfoss e Gljúfrabúi, que ficam a 2 horas a sul de Reiquiavique. Uma das atracções mais famosas da costa sul é a sua praia de areia preta, que se estende de Dhyoleay a Vik. Há também os campos de lava de outro mundo e o glaciar Solheimajokull, uma língua de glaciar que cobre o vulcão Katla, que tem erupções maiores do que o Eyjafjallajokull.

  • O que devo vestir para visitar a costa sul da Islândia?

    É imprescindível ter bons sapatos/botas. Precisa de algo que seja confortável, leve e impermeável, o que é muito importante, uma vez que o terreno da Islândia é bastante implacável e o tempo é definitivamente húmido. Por falar em chuva, deve também levar um casaco versátil que o proteja do vento e da chuva.