Excursões à Lagoa de Reykjavik

A partir de Reykjavík, pode visitar algumas lagoas com paisagens incríveis e únicas no mundo. Não deixe de visitar os arredores da capital islandesa e descobrir os seus principais monumentos naturais.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

Excursões à Lagoa de Reykjavik

Lago Sólheimajokull | ©Simon Wright

Durante a sua estadia em Reiquiavique, deve fugir da cidade durante pelo menos um dia e explorar os arredores. Descobrirá muitas regiões naturais com uma atmosfera e uma beleza únicas no mundo, que são frequentemente vistas diariamente por grupos de visitantes que adoptaram a capital islandesa como destino turístico.

Assim, se durante a sua visita não souber o que ver e fazer em Reiquiavique, recomendo que inclua no seu itinerário uma visita à popular Lagoa Azul para relaxar nas suas águas termais. Da mesma forma, existem muitas excursões à lagoa glaciar Jökulsárlón e Sólheimajökull, à lagoa escondida no Círculo Dourado e às fontes termais de Mývatn. Todos eles com excursões que lhe permitirão conhecer a verdadeira beleza natural da Islândia.

1. Excursão à Lagoa Azul a partir de Reykjavík

Lagoa Azul| ©Jim Nix
Lagoa Azul| ©Jim Nix

Durante a sua estadia na capital islandesa, não hesite em juntar-se a uma excursão à Lagoa Azul a partir de Reiquiavique para relaxar nas fontes termais.

Também pode combinar este destino com uma viagem ao Círculo Dourado para ver uma bela cascata, crateras e um géiser ativo.

Se não tiver muito tempo no seu itinerário, mas quiser uma experiência relaxante e inesquecível, pode optar por uma visita rápida à Lagoa Azul. Irá mergulhar em águas termais de um azul leitoso fumegante e observar a paisagem natural deslumbrante. Tudo isto enquanto desfruta de uma máscara natural de algas marinhas, bebe um delicioso cocktail e tira algumas fotografias para recordar.

Em alternativa, se quiser transformar esta experiência de meio-dia numa atividade de dia inteiro, pode combiná-la com uma excursão ao Círculo Dourado.

Nesse caso, visitará o Parque Nacional de Thingvellir para percorrer o trilho até à lendária cascata de Gullfoss. O itinerário prossegue depois para o géiser Strokkur e para o icónico lago da cratera de Kerið.

Depois, será levado de minivan para a Lagoa Azul. Aí, o seu guia dar-lhe-á tempo livre para relaxar nas piscinas geotérmicas antes de regressar à cidade.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de cerca de 60 euros por pessoa.
  • Duração: 5 a 11 horas (aprox.)
  • Meio de transporte: normalmente é utilizado um monovolume com ar condicionado.

Reservar uma excursão à Lagoa Azul a partir de Reykjavík

2. Participe numa viagem à Lagoa Jökulsárlón a partir de Reiquiavique e descubra o maior glaciar da Europa

Lagoa do Glaciar Jökulsárlón.| ©xenonmac
Lagoa do Glaciar Jökulsárlón.| ©xenonmac

Na sua visita a Reiquiavique, não pode perder a oportunidade de participar numa excursão à lendária Lagoa Jökulsárlón, considerada o maior glaciar da Europa.

Aí encontrará uma paisagem gelada de cortar a respiração e águas calmas e azuis com icebergues. A excursão a esta região é uma atividade que pode ser feita quer tenha pouco tempo no seu itinerário, quer tenha vários dias de sobra.

Viagem de um dia

Se estiver interessado em ver a lagoa Jökulsárlón, então uma viagem de um dia a partir de Reiquiavique é para si. O transporte é normalmente feito em minibus ou autocarro que o leva da porta do seu hotel até ao Parque Nacional Skaftafell, onde começa a verdadeira aventura.

Para chegar à lagoa, passará primeiro pela famosa cascata Seljalandsfoss, onde verá a sua espantosa queda de água. Depois, verá a formação do desfiladeiro do rio Fjadrargljufur e chegará à aldeia de Vík í Mýrdal.

Aí, o guia dá-lhe normalmente algum tempo livre para almoçar antes de ir para o ponto central da excursão. Trata-se do glaciar de Jökulsárlón, cuja beleza o deixará fascinado desde o primeiro momento, com os seus enormes icebergues e a sua fauna marinha.

Excursão de dois dias

A excursão de dois dias à costa sul de Reiquiavique começa com uma paragem na aldeia de Vik, que é emoldurada por impressionantes formações rochosas e pela sua famosa praia de areia preta.

A próxima paragem da excursão é Jökulsárlón, onde se encontra a impressionante lagoa glaciar e os icebergues flutuantes. Aí, terá algum tempo livre para explorar ao seu próprio ritmo e tirar fotografias desta mágica paisagem gelada.

De seguida, o guia conduz o grupo até ao local de alojamento, situado mesmo no sopé do Parque Nacional de Vatnajökull. Todos poderão comer, beber e descansar.

No dia seguinte, antes de regressar a Reiquiavique, visitará as cascatas de Seljalandsfoss. Desfrutarão também de uma queda de água de 60 metros de altura.

Excursão de três dias

Esta excursão de três dias de Reiquiavique à lagoa glaciar Jökulsárlón levá-lo-á a vários destinos turísticos populares na costa sul.

Verá belas cascatas, géiseres, lagos, vulcões, zonas geotérmicas e muito mais. Tudo isto na companhia de um guia profissional, que o ajudará a descobrir o local. Além disso, passará duas noites numa cabana no Parque Nacional Thingvellir.

A aventura começa com a rota do Círculo Dourado, que normalmente o leva aos seguintes pontos:

  • Geysir Strokkur, localizado no Vale Haukadalur.
  • Cascatas de Gullfoss, que caem em cascata sobre o rio Hvitá e a cratera vulcânica Kerid, considerada uma das mais jovens da Islândia, com cerca de 3000 anos.
  • Reynisfjara Diamond Beach, com um belo contraste de água cristalina e areia preta profunda.
  • A Lagoa Glaciar de Jökulsárlón, onde se pode explorar a pé e navegar nas suas águas geladas enquanto se observa uma série de icebergues flutuantes. E, se tiveres sorte, poderás ver algumas focas a nadar.
  • O glaciar Solheimajokull, um monumento natural que percorrerá com machados de gelo, grampos e outros equipamentos de segurança fornecidos pelo seu guia. Verá as enormes fendas do glaciar e uma bela vista panorâmica.

Pormenores interessantes

  • Preço: a partir de 141 euros por pessoa.
  • Duração: 1, 2 ou 3 dias.
  • Meio de transporte: autocarro confortável ou minibus.

Reservar uma viagem para a Lagoa Jökulsárlón a partir de Reykjavík

3. Visitar a Lagoa do Glaciar Sólheimajökull a partir de Reiquiavique

Solheimajokull| ©murtica27
Solheimajokull| ©murtica27

Visitar a lagoa glaciar Sólheimajökull é uma experiência a não perder durante a sua viagem a Reiquiavique.

Com esta excursão, poderá contemplar uma paisagem gelada única e descobrir alguns dos monumentos naturais escondidos na costa sul da Islândia. Para o efeito, terá à sua disposição várias excursões, que podem variar em termos de duração, percurso e actividades complementares.

Passeio de meio dia em caiaque até Sólheimajökull

Se é um entusiasta do caiaque, estará interessado numa viagem à lagoa glaciar de Sólheimajökull, a partir de Reiquiavique, para remar nas águas cristalinas e calmas enquanto desfruta de uma vista privilegiada da região.

Trata-se de uma excursão simples, mas que lhe dará uma perspetiva única do poderoso glaciar e uma visão de perto de vários icebergues que aí se encontram.

Esta é uma das excursões e escapadelas de Reiquiavique para a qual só precisará de meio dia, pelo que é ideal se quiser regressar à cidade e ter tempo para outras actividades.

Por exemplo, ir às compras, participar em excursões gastronómicas em Reiquiavique ou mesmo reservar uma excursão para ver a aurora boreal.

Reservar uma excursão gastronómica em Reiquiavique

Viagem de um dia

ao Lago Sólheimajökull com destinos adicionais

Esta é uma viagem de um dia, que não o levará apenas ao Lago Sólheimajökull. Descobrirá também outros destinos atractivos: cascatas, uma praia de areia preta e pilares marítimos.

Além disso, o seu guia irá contar-lhe um pouco da história viking da Islândia e ajudá-lo a desfrutar de vistas privilegiadas da região.

A aventura começa com uma caminhada atrás da cascata de Seljalandsfoss, e depois caminhará ao longo da língua glaciar de Solheimajokull, enquanto se maravilha com o panorama de cortar a respiração.

Depois, poderá ver as areias vulcânicas da famosa praia de areia preta, caminhar ao longo das falésias de Reynisdrangar e terminar na cascata de Skógafoss.

Excursão fotográfica de dois dias a Sólheimajökull

Esta experiência de dois dias permitir-lhe-á tirar fotografias das paisagens mais atraentes da lagoa Sólheimajökull.

Encontrará perspectivas únicas do enorme glaciar, das águas azuis e dos icebergues ancorados. Também conseguirá boas composições visuais na Praia dos Diamantes e na gruta de gelo de Vestrahorn, que se encontra no Parque Nacional de Vatnajökull. Tudo isto na companhia de um fotógrafo profissional.

Além disso, durante os meses de setembro a março, terá a oportunidade de tirar fotografias fantásticas da aurora b oreal em toda a costa sul. Por isso, esta excursão é uma boa opção para quem não sabe o que fazer em Reiquiavique no inverno.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 131 euros por pessoa.
  • Duração: meio dia, 1 ou 2 dias (consoante o tipo de excursão).
  • Meio de transporte: minivan ou autocarro.

Reservar uma viagem para a Lagoa Sólheimajökull a partir de Reykjavík

4. Visitar a lagoa termal de Mývatn a partir de Reiquiavique

Lagoa termal de Mývatn| ©Kimtong21
Lagoa termal de Mývatn| ©Kimtong21

Esta excursão para visitar a lagoa termal de Mývatn inclui normalmente algumas actividades adicionais. Desta forma, não só mergulhará numa das melhores fontes termais da Islândia, em Reiquiavique, como também explorará a cascata Godafoss, o lago Mývatn e as formações de lava Dimmuborgir.

Parte-se de Reiquiavique de autocarro que leva o grupo até ao porto de Akureyri, onde se embarca num navio de cruzeiro, que fará várias paragens nos destinos prometidos:

  • Acascata de Godafoss, onde durante cerca de 15 minutos se pode maravilhar com o panorama.
  • Lago Myvatn com uma bela área natural que poderá percorrer lentamente na companhia do seu guia. Verá fontes naturais de vapor, formações de lava Dimmuborgir, uma série de piscinas de lama. Também verá a gruta de Grotcaja, que faz parte da divisão continental entre a Eurásia e a América.
  • Olago termal de Mývatn, que é um reservatório artificial com 3,5 milhões de litros de água do afloramento do lago Mývatn. Atualmente, estas imensas termas naturais são uma das grandes atracções turísticas da Islândia, onde se pode relaxar, comer e admirar a paisagem.

Depois de concluído o itinerário, regresso ao porto e, em seguida, regresso a Reiquiavique.

Detalhes de interesse

  • Preço: a partir de 191 euros por pessoa.
  • Duração: 6 horas (aprox.)
  • Meios de transporte: autocarro confortável e navio de cruzeiro.
  • Vantagens desta opção: não só irá relaxar na lagoa de água natural, como também irá explorar vários destinos interessantes numa só excursão.
  • Desvantagens desta opção: é comum que as entradas para as actividades desta excursão tenham de ser pagas separadamente.

5. Excursão à Lagoa Secreta do Círculo Dourado a partir de Reykjavík

O Círculo Dourado da Islândia| ©wandereringJ
O Círculo Dourado da Islândia| ©wandereringJ

Se não sabe o que fazer em Reiquiavique, pode estar interessado numa viagem ao Círculo Dourado e, claro, à sua Lagoa Secreta.

Este é um famoso spa natural onde pode desfrutar das águas calmas e fumegantes, que mantêm uma temperatura máxima de 40 graus Celsius. Pode mergulhar, relaxar e admirar a bela paisagem.

Além disso, com esta excursão tem a oportunidade de descobrir alguns destinos naturais em redor da lagoa:

  • Parque Nacional Thingvellir, um local com grande importância geológica, devido ao facto de a falha tectónica da Eurásia e da América se encontrar aqui. Desfrutará de vistas fantásticas.
  • Vale de Haukadalur com o géiser "Strokkur", que emite uma enorme coluna de vapor a cada 14 minutos e o "Geysir", com emissões a cada 5 minutos.
  • Acascata de Gullfoss, com uma impressionante queda de água que se divide em duas cascatas sobre o desfiladeiro do rio Hvítá.

No final desta visita à lagoa secreta do Círculo de Ouro, embarcará num autocarro e regressará com o seu guia à cidade. Chegará a tempo de prosseguir as actividades do seu itinerário.

Por exemplo, junte-se a um dos melhores passeios a pé em Reykjavík e veja as ruas de uma perspetiva nocturna.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 105 euros por pessoa.
  • Duração: 9,5 horas, incluindo o tempo de transporte de e para Reykjavík.
  • Meio de transporte: autocarro confortável, com ar condicionado.
  • Vantagens desta opção: trata-se de uma excursão de dificuldade reduzida, pelo que pode ser efectuada por pessoas de todas as idades.
  • Desvantagens desta opção: esta excursão não inclui normalmente o serviço de recolha no hotel.

Reservar uma excursão à Lagoa Secreta e ao Círculo Dourado a partir de Reiquiavique

6. Faça uma pequena viagem até à lagoa glaciar Fjallsárlón a partir de Reiquiavique.

Lagoa Glaciar de Fjallsárlón a partir de Reiquiavique| ©Aventuphoto
Lagoa Glaciar de Fjallsárlón a partir de Reiquiavique| ©Aventuphoto

A excursão à lagoa glaciar de Fjallsárlón a partir de Reiquiavique é uma opção recomendada se tiver pouco tempo no seu itinerário, mas não quiser deixar a Islândia sem explorar algumas das suas áreas naturais.

Navegará pelas águas calmas desta lagoa e ficará maravilhado com a imponente parede de gelo glaciar que se encontra por detrás dela.

A atividade começa com uma viagem de autocarro de Reiquiavique até ao parque de estacionamento da lagoa. Depois, há uma curta caminhada de dez minutos antes de embarcar num barco zodíaco com o guia que o acompanha desde a cidade. Mas antes, é preciso colocar o equipamento de segurança necessário para este tipo de excursão.

Uma vez dentro da lagoa de Fjallsárlón, pode apreciar a paisagem gelada e, se desejar, tirar muitas fotografias. Ao longe, pode ver-se uma vista deslumbrante do vulcão Öræfajökull e do glaciar Vatnajökull.

Passará também por numerosos icebergues flutuantes, onde poderá observar as diferentes tonalidades de azul, que variam diariamente consoante a intensidade da luz natural. Depois, regresso a terra firme e embarque no autocarro para Reiquiavique.

Detalhes interessantes

  • Preço: a partir de 120 euros por pessoa.
  • Duração: 2 horas (aprox.)
  • Meios de transporte: autocarro e barco zodiac.
  • Vantagens desta opção: conhecerá monumentos naturais importantes da Islândia sem passar um dia inteiro.
  • Desvantagensdesta opção: esta atividade não é adequada para crianças com menos de 8 anos.

O que é que vou ver neste tipo de excursão às lagoas a partir de Reiquiavique?

Gullfoss| ©Nickspix
Gullfoss| ©Nickspix

As excursões às lagoas a partir de Reiquiavique oferecem-lhe um cenário natural espantoso, único no mundo. Irá experienciar uma atmosfera gelada e, graças ao elevado nível vulcânico da região, desfrutar de piscinas geotérmicas fumegantes nas quais poderá mergulhar.

Irá também visitar as águas calmas e cristalinas das lagoas com icebergues espantosos a flutuar nelas, imponentes glaciares formados há milhões de anos e géisers.

Para além disso, durante estas excursões poderá desfrutar de vistas panorâmicas privilegiadas sobre o vulcão Öræfajökull, a cascata de Gullfoss ou a areia negra da Playa Diamante, entre outros.

Dicas para uma excursão à lagoa a partir de Reiquiavique

Luzes do Norte a partir de Reiquiavique| ©Alexandro Lacadena
Luzes do Norte a partir de Reiquiavique| ©Alexandro Lacadena

Se está de visita a Reiquiavique, provavelmente decidiu fugir da cidade para conhecer as principais lagoas e o património natural escondido na Islândia. Se assim for, há algumas dicas básicas a ter em conta:

  • Planeie a sua excursão de acordo com o que pretende ver. Por exemplo, a melhor altura para ver a aurora boreal na Islândia a partir de Reiquiavique é de setembro a março. Mas se quiser visitar a lagoa glaciar e ver o sol da meia-noite, terá de ser entre maio e agosto.
  • Escolha a excursão que mais lhe convém. Lembre-se que as excursões às lagoas a partir de Reiquiavique variam em termos de duração (de seis horas a mais de dois dias) e de objetivo (mergulhar nas piscinas naturais, tirar fotografias profissionais, andar de caiaque, seguir uma rota para ver as maravilhas naturais da Islândia, etc.).
  • Vestir-sebem, pois as lagoas estão situadas em zonas naturais geladas.
  • Usar calçado confortável paracaminhadas, que lhe permita deslocar-se com segurança e percorrer durante horas um trilho longo e irregular, sem que os seus pés fiquem irritados ou cansados.
  • Leve um conjunto extra de roupa, mesmo que seja uma caminhada curta, porque não sabe o que pode acontecer e pode ter de mudar de roupa.
  • Proteja o seu equipamento fotográfico e oseu telemóvel com capas à prova de água. Desta forma, não terá de se preocupar com precipitações inesperadas.

Perguntas Frequentes

  • Poderei nadar numa lagoa?

    Sim, de facto, a Lagoa Secreta é um local perfeito para tomar banho numa fonte termal. A Lagoa Azul é um spa geotérmico de renome mundial onde se pode nadar e relaxar.

  • O que verei numa viagem de um dia às lagoas?

    Verá alguns dos pontos altos do Círculo Dourado, o Parque Nacional Thingvellir, a cascata Gulfoss, o géiser Strokkur e, claro, a relaxante Lagoa Secreta.

  • O que devo levar comigo numa viagem às lagoas?

    Não se esqueça de trazer um fato de banho e uma toalha (podem ser alugados na Lagoa Secreta, mas com um custo adicional), roupa confortável em geral e sapatos confortáveis para facilitar a exploração.