Melhor horário para fazer um passeio turístico saindo de Reykjavik para ver a Aurora Polar

As Luzes do Norte são uma das maravilhas imperdíveis da Islândia, mas qual é a melhor altura para as ver em ação? Continue a ler para saber quando as pode ver.

Andressa García

Andressa García

leitura de 8 minutos

Melhor horário para fazer um passeio turístico saindo de Reykjavik para ver a Aurora Polar

Aurora Boreal a partir de Reiquiavique | © Visit Greenland

As luzes do norte podem ser vistas dos lugares mais altos da Islândia, e há uma determinada altura do ano em que é possível vê-las a dançar no céu. Por vezes, estas luzes podem estar muito paradas e, noutras alturas, podem ter movimentos frenéticos.

A época para não perder as Luzes do Norte na Islândia é o inverno, por isso esta é uma atividade obrigatória a incluir entre as coisas para ver e fazer em Reiquiavique nessa altura do ano.

Qual é a melhor altura para visitar a aurora boreal?

A aurora boreal vista de Reykjavík| ©Alexandro Lacadena
A aurora boreal vista de Reykjavík| ©Alexandro Lacadena

Definitivamente, a melhor altura do ano para ver a aurora boreal na Islândia é o inverno. Durante esta estação, as noites são muito mais longas do que o dia e a escuridão preenche toda a paisagem islandesa, dando lugar aos mais belos espectáculos de luz no céu.

No verão, é realmente impossível observar este fenómeno, porque as noites de verão são curtas e muitas vezes inexistentes. A luminosidade impede que as luzes do norte estejam presentes durante as noites de verão.

Outra caraterística necessária para ver a aurora boreal na Islândia é a baixa poluição luminosa na maior parte da Islândia. Especialmente nas zonas florestais e nos cumes das montanhas e vulcões adormecidos da ilha, é possível apreciar este espetáculo quando a noite está suficientemente escura.

Quanto ao tempo, para apreciar este espetáculo, é preciso ter em conta as baixas temperaturas durante o inverno, e ter em atenção que, durante a noite, o frio do vento pode ser ainda mais baixo.

Reserve a sua excursão para ver a aurora boreal

Visite a aurora boreal em dezembro, janeiro e fevereiro

Excursão às Luzes do Norte| ©Giuseppe Milo
Excursão às Luzes do Norte| ©Giuseppe Milo

Durante os meses de dezembro, janeiro e fevereiro, o inverno é consideravelmente mais visível. As temperaturas começam a descer ainda mais e as noites tornam-se cada vez mais longas, podendo durar até 20 horas.

Com noites tão longas e muito mais escuras do que noutros meses de inverno, a aurora boreal torna-se muito mais visível e notória. A desvantagem de ver este fenómeno nesta altura do dia é que o tempo pode ser um pouco hostil em comparação com outros meses do ano.

Mas a verdade é que a aurora boreal pode ser vista durante todos os meses de inverno, mesmo durante os meses finais do inverno, quando as temperaturas começam a subir e o verão começa a chegar a Reiquiavique.

É sobretudo em dezembro que o inverno em Reiquiavique se faz sentir com mais intensidade, com temperaturas diurnas a rondar os zero graus Celsius e temperaturas nocturnas de -3 graus Celsius. Perante esta realidade, é importante consultar o sítio Web do gabinete meteorológico islandês para saber se haverá bom tempo para procurar as luzes do Norte.

É também frequente, durante os meses de inverno rigoroso, que as correntes de vento e as tempestades impossibilitem a saída em busca da aurora boreal. Para saber se as suas saídas em busca da aurora polar coincidirão com tempestades ou não, recomendo também que verifique as condições meteorológicas com antecedência.

Embora janeiro e fevereiro também façam parte do inverno, durante estes meses as temperaturas podem ser um pouco mais quentes do que em dezembro e a luz do dia permanece um pouco mais longa, mas continuam a ser boas alturas para ir em busca da aurora boreal, especialmente porque as tempestades diminuem um pouco.

Visitar a aurora boreal em setembro

O Círculo Dourado e a Aurora Boreal| ©Nathan B
O Círculo Dourado e a Aurora Boreal| ©Nathan B

setembro é uma das melhores alturas para visitar Reiquiavique e é também uma das melhores alturas para ver a aurora boreal. É um mês em que o tempo tende a ser um pouco mais quente, uma vez que o inverno se aproxima, pelo que é a altura ideal para ver as primeiras Luzes do Norte do inverno com um tempo menos hostil.

Por outro lado, em setembro, a época baixa está a começar, pelo que uma das melhores características desta altura do ano é que o afluxo de turistas diminui um pouco, deixando espaço para conseguir os melhores lugares para ficar e as melhores experiências para ver a Aurora Boreal.

Este mês, que cai no meio do verão e do inverno, também lhe dá a oportunidade de ver rotas que estarão fechadas durante o inverno, por isso é uma boa altura para ir à Islândia e fazer alguns passeios por toda a ilha, incluindo, claro, ver as Luzes do Norte.

Quanto aos preços das excursões e passeios para ver a aurora polar este mês, deve saber que tem a oportunidade de conseguir bons preços porque a época alta já passou. Pode até ser muito mais fácil conseguir os lugares para uma excursão privada por um preço acessível.

Visitar a aurora boreal em noites claras

Dentro do Museu da Aurora Boreal| ©Viator
Dentro do Museu da Aurora Boreal| ©Viator

Se há uma regra para ver muito bem a aurora boreal, é que precisa de uma noite escura e completamente clara. Quanto mais clara for a noite, mais fácil será vislumbrar um espetáculo dançante no céu.

Os melhores locais para um espetáculo de aurora polar são os cumes das montanhas mais altas da ilha, mas estes locais podem mudar consoante as previsões meteorológicas.

O mês que normalmente oferece mais noites escuras e sem tempestades é dezembro, tornando-o um dos meses mais prováveis para ver o espetáculo nos céus. Em algumas florestas da Islândia também é possível ver as luzes do norte, desde que a noite esteja suficientemente escura.

À medida que o outono se aproxima, em setembro, é possível encontrar noites suficientemente escuras para ver as luzes do norte, e a experiência pode ser consideravelmente melhor porque o tempo é mais agradável em comparação com outros meses do ano.

Em outubro e novembro, as noites são geralmente claras, embora o tempo comece a tornar-se muito mais rigoroso à medida que o inverno se aproxima. As rajadas de vento tendem a tornar-se muito mais frequentes, mas as tempestades ainda não apareceram, o que é ideal se quiser fazer a sua viagem para ver este fenómeno polar.

Melhor altura para visitar a aurora boreal se quiser poupar dinheiro

Noite de pouca luz para ver a Aurora Boreal| ©Steve Hicks
Noite de pouca luz para ver a Aurora Boreal| ©Steve Hicks

Para começar, o inverno é a época baixa na Islândia, pelo que tudo é mais barato durante estes meses. Além disso, o número de turistas tende a diminuir consideravelmente, tornando a Islândia um bom destino para ver as Luzes do Norte.

No entanto, também é preciso ter em conta diferentes características quando se reserva uma excursão para ver o fenómeno. Existem muitas excursões privadas que o podem levar a ver a aurora boreal, no entanto, se quiser poupar dinheiro, então deve optar por opções mais completas.

As excursões que oferecem um autocarro totalmente equipado e transporte do hotel para o local de observação da aurora boreal são uma boa opção se quiser poupar dinheiro e só tiver tempo para ir ver o espetáculo das luzes.

Outra óptima opção que recomendo vivamente é fazer uma excursão combinada. Isto significa que poderá fazer duas actividades numa só combinação. Normalmente, o avistamento deste curioso fenómeno é acompanhado de outras actividades, como as excursões de observação de baleias a partir de Reiquiavique ou o muito apreciado tous à volta do Círculo Dourado.

Também é possível fazer uma excursão combinada de aurora boreal e grutas de gelo a partir de Reiquiavique, que é outra atividade popular no inverno. Uma das coisas que precisa de saber sobre este tipo de excursões combinadas é que tem a opção de as fazer em privado, apenas com o seu grupo, e ainda assim poupar dinheiro, dado o estatuto de combinação.

Se vai viajar para a Islândia em família e quer saber o que ver e fazer em Reiquiavique com crianças, mas ao mesmo tempo poupar dinheiro, recomendo que pergunte antes de reservar, a idade mínima para participar na experiência e se oferecem descontos para crianças. Isto pode ajudar-te a poupar muito dinheiro, porque assim as crianças podem juntar-se a ti e terás de pagar menos pelos bilhetes para elas.

Reserve a sua excursão para ver a Aurora Boreal e o Círculo Dourado

A melhor altura para visitar a aurora boreal se quiser vê-la com pouca gente

Início do espetáculo| ©ToNG!?
Início do espetáculo| ©ToNG!?

É possível obter várias excursões à Aurora Boreal a partir de Reiquiavique, e a maioria delas é partilhada com outras pessoas que também querem ver o espetáculo de luzes. E lamento dizer que, como o inverno é a estação ideal para ver as luzes do norte, as excursões tendem a ser muito concorridas.

Se quiser ter uma boa experiência ao ver as luzes do norte e , acima de tudo, fazê-lo em conjunto com a sua família ou amigos, então recomendo que faça uma excursão privada para ver este fenómeno luminoso.

Geralmente, neste tipo de excursões e viagens a partir de Reykjavík, estará presente sozinho com o seu grupo e será acompanhado por um especialista que lhe dirá tudo o que precisa e quer saber sobre a aurora boreal. Ele também o levará aos locais onde se prevê a maior atividade da aurora para essa noite.

Outra vantagem deste tipo de excursão é que normalmente é feita a bordo de uma carrinha onde terá todas as comodidades necessárias para ter uma viagem suave e confortável.

Esta é uma das melhores experiências que pode ter se quiser ver a aurora polar com apenas algumas pessoas.

Reserve a sua excursão privada para ver a Aurora Boreal

A melhor altura para visitar a aurora boreal se a quiser fotografar

Kirkjufell e a aurora boreal| ©Alexandre Breveglieri
Kirkjufell e a aurora boreal| ©Alexandre Breveglieri

Claro que uma das primeiras coisas em que pensamos quando queremos visitar as Luzes do Norte é que temos a oportunidade de as captar da melhor forma numa fotografia. E devo dizer-vos que para tirar a fotografia perfeita das Luzes do Norte, vários factores têm de ser conjugados.

Um dos factores é o momento, e neste caso sabe que uma das melhores alturas para ver as Luzes do Norte é durante o mês de dezembro, quando as noites são mais longas. Também tem de ter em conta a quantidade de luz que existe no local onde vai tirar a fotografia, quanto menos luzes estiverem presentes na cena, mais destaque terá a aurora.

Depois de ter a certeza de que está a cumprir os dois primeiros requisitos, tem de cumprir o seguinte, que é a configuração da câmara. Para tirar uma boa fotografia da aurora boreal, deve utilizar a câmara em modo manual e regulá-la de acordo com o movimento e a iluminação da aurora.

Se é novo na fotografia e só tem a câmara do seu telemóvel, tente pesquisar os modos de câmara do seu telemóvel primeiro para obter algumas boas fotografias de que se possa orgulhar mais tarde.

Melhor altura para ver a aurora boreal e poupar tempo

Noite estrelada e Aurora Boreal| ©Erwin Bernal
Noite estrelada e Aurora Boreal| ©Erwin Bernal

Se vai visitar a Islândia, mas tem pouco tempo e não quer ir embora sem ver a Aurora Boreal, devo dizer-lhe que para ter a certeza de que vai conseguir apreciar este espetáculo, deve reservar duas noites do seu tempo para isso.

A maior parte destas excursões permite-lhe voltar a fazer a experiência no dia seguinte , caso não veja a a urora boreal durante a excursão. Mas, neste caso, é novamente útil reservar uma experiência combinada, que lhe permite fazer duas actividades no mesmo dia.

Outra forma de poupar tempo neste tipo de excursão é reservar excursões privadas, para que a experiência seja só para si e para o seu grupo, e o ritmo da experiência seja definido por si.

Quanto à melhor altura e probabilidade de avistar este fenómeno, é necessário que o seu guia seja o mais conhecedor possível para procurar este fenómeno nos locais certos todas as noites.

Esta é outra forma de poupar tempo, ir com um guia especializado nestas expedições. Se for sozinho à caça da aurora boreal, é provável que tenha pouca sorte e perca tempo.