Visite a praia de areias negras Reynisfjara saindo de Reykjavik

A praia de areia preta de Reynisfjara é um dos destinos mais importantes da Islândia no que diz respeito ao número de turistas e à beleza natural.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 9 minutos

Visite a praia de areias negras Reynisfjara saindo de Reykjavik

Praia de Reynisfjara | ©RWightman

Se está à procura de ideias sobre o que ver e fazer em Reykjavík, então tem de considerar a praia de areia preta de Reynisfjara. Está localizada na parte sul do país, tal como a capital. É também um dos destinos mais visitados em todo o país.

Pesquisei as alternativas disponíveis se decidir visitar este lugar durante a sua próxima viagem ao território islandês, e também preparei uma série de recomendações para tornar a excursão o mais agradável possível.

1. A melhor maneira de visitar a praia de areia preta de Reynisfjara a partir de Reykjavík, uma excursão organizada

Em Reynisfjara| ©Carsten
Em Reynisfjara| ©Carsten

As excursões que partem do centro da capital e o levam à praia de areia preta de Reynisfjara são a melhor alternativa se quiser chegar confortavelmente a este ponto da costa sul a partir de Reiquiavique.

A principal razão pela qual esta é a alternativa mais conveniente é o facto de se tratar de pacotes turísticos que incluem tudo o que poderia ser necessário numa excursão deste tipo. Assim, só tem de se preocupar em desfrutar da viagem e maravilhar-se com a paisagem única.

A maioria destas viagens oferece paragens no caminho para comer num restaurante, mas o verdadeiro atrativo de tudo isto é que a visita a esta famosa praia é acompanhada por outros locais muito relevantes e interessantes no Sul da Islândia.

Por exemplo, quase todas as excursões que partem de Reiquiavique e que têm como destino a praia de areia preta de Reynisfjara também têm paragens na cascata de Skógafoss.

Esta é, sem dúvida, uma das mais belas cascatas da Islândia e tornou-se um importante local de filmagem para filmes que procuram inspiração em paisagens peculiares do nosso próprio planeta.

Uma visita ao glaciar Sólheimajökull é outra paragem comum numa excursão orientada para as maravilhas da costa sul da Islândia.

Esta massa de gelo polar é a quarta maior da ilha. Uma pequena caminhada até um lago formado pelo recuo do glaciar faz parte desta etapa da viagem.

A cascata de Seljalandsfoss, conhecida por ser acessível a partir do seu interior, juntamente com outros vulcões da zona, como o Hekla e o Eyjafjallajokull, completam o itinerário habitual deste tipo de excursão.

Assim, tentar ver a praia de areia preta de Reynisfjara numa excursão planeada permitir-lhe-á explorar toda a área à sua volta com o mesmo custo e sem ter de perder mais dias do seu itinerário para ir novamente ao mesmo canto do país.

Por outro lado, há o facto de as condições oferecidas por estas excursões estarem normalmente divididas segundo critérios muito específicos. Vou detalhá-los a seguir para que possa escolher o que melhor se adapta às suas necessidades e exigências.

Detalhes de interesse

  • Preços: A maioria das excursões à praia de areia preta de Reynisfjara custa entre 75 e 90 euros por adulto, enquanto os jovens entre os 15 e os 8 anos pagam cerca de 40 a 50 euros. Algumas oferecem viagens gratuitas para crianças com menos de 8 ou 10 anos, mas tudo depende da empresa que escolher.
  • Duração: a duração média de uma viagem deste tipo, sabendo que tem cerca de 4 ou 5 paragens mais uma paragem para almoço, é normalmente de cerca de 10 ou 11 horas. Não esquecer o facto de a maioria partir da estação de autocarros de Reiquiavique, mas ao mesmo tempo é-lhe oferecido um serviço de recolha e entrega diretamente no seu alojamento por alguns euros extra.
  • Meios de transporte: consoante se trate de um grupo grande ou de um grupo pequeno, poderá viajar num autocarro, num minibus ou num autocarro de luxo. É importante notar que as excursões de grupos mais pequenos são as que estão mais próximas da tarifa de 90 euros por adulto.
  • Condições: Quase todas as excursões com um itinerário como este incluem um guia que fala inglês e que o acompanhará tanto à praia de areia preta de Reynisfjara como às outras paragens da viagem. Alguns incluem mesmo um guia áudio que lhe contará pormenores interessantes sobre a história da Islândia e a importância do sul do país para o desenvolvimento das sociedades vikings. Os veículos são sempre climatizados para evitar as temperaturas frias que caracterizam a ilha e o acesso Wi-Fi gratuito é uma vantagem habitual do serviço de transporte.
  • Vantagens: Com uma viagem totalmente planeada, não tem de lidar com os imprevistos associados a uma viagem auto-guiada. Além disso, o simples facto de incluir um guia personalizado, de ser levado a locais onde pode comprar comida e de incluir alguns outros locais emblemáticos no itinerário faz com que este tipo de excursão seja a melhor forma de conhecer esta bela praia se estiver de visita a Reiquiavique.

Reserve a sua excursão à praia de areia preta de Reynisfjara a partir de Reiquiavique

Há também uma excursão de 2 dias à praia de areia preta de Reynisfjara e às grutas de gelo azul.

Se um dia não for suficiente para conhecer esta parte da costa sul da Islândia, então gostará de saber que também existe uma excursão que o leva à praia de areia preta de Reynisfjara para ficar num belo alojamento islandês e depois para outras maravilhas naturais no dia seguinte.

Estas excursões incluem o pequeno-almoço e o alojamento no hotel no preço, que normalmente ronda os 450 euros por pessoa. Um preço que inclui também o guia e o transporte num miniautocarro de luxo com wifi e ar condicionado a bordo.

A sua principal caraterística é que não se centra apenas na praia e nos seus arredores, pois esta excursão de dois dias leva-o a três vezes mais atracções do que uma excursão convencional de 10 horas.

Até combinam vários meios de transporte, uma vez que o acesso às grutas de gelo azul requer a utilização de um super jipe que lhe proporcionará um passeio cheio de adrenalina pela superfície de um glaciar.

Reserve uma viagem de dois dias à praia de areia preta de Reynisfjara a partir de Reiquiavique

2. Visitar a praia de areia preta de Reynisfjara a partir de Reykjavík por conta própria, o que precisa de saber

Pôr do sol em Reynisfjara| ©Clint Everett
Pôr do sol em Reynisfjara| ©Clint Everett

Se alugou um carro particular e acha que conduzir pelo sul da Islândia será divertido para si e para a sua família, então deve saber que esta é a única alternativa que tem à sua disposição para chegar a esta zona a partir de Reiquiavique.

Não há viagens de transportes públicos que o levem a esta praia. Por sua vez, pagar um táxi de e para a praia seria completamente inviável, uma vez que a capital e a praia ficam a 180 km de distância. Trata-se de uma distância tão grande que poderia facilmente fazer uma fatura superior a 300 euros.

Por isso, se tiver um carro, basta seguir pela estrada principal do país, conhecida pelos locais como Ring Road.
Terá de estar ao volante durante cerca de 2,5 horas e o seu destino final deverá ser Vík í Mýrdal.

Quando estiver a caminho desta pitoresca cidade, irá reparar que as duas praias de areia preta, incluindo Reynisfjara, estão apenas a alguns quilómetros antes de chegar a Vik. Por isso, são acessíveis se tomar alguns dos desvios da estrada principal. Estão orientadas para a direita e cada uma delas está bem sinalizada.

Uma coisa que te posso garantir é que, apesar de a condução ser um pouco cansativa, continua a ser uma daquelas coisas a fazer na Islândia se estiveres de visita em família.

As viagens de carro tendem a ser uma experiência divertida para muitos grupos familiares, especialmente aqueles com crianças pequenas que sabem que um autocarro pode ser cansativo para alguém da sua idade.

Lugares para visitar sozinho

Um dos locais a visitar se viajar para esta praia num carro particular é a falésia de Dyrhólaey.

Reconhecerá rapidamente este sítio pela gigantesca rocha de 120 metros de comprimento que forma 2 arcos impressionantes sobre as águas do Oceano Atlântico.

Pode chegar até ele graças a um caminho de terra e pedra e, se continuar a caminhar, chegará ao farol de Dyrhólaey, que está localizado mesmo por cima de um dos mais belos pontos de vista de toda a costa islandesa.

As imponentes colunas de basalto que se empilham umas sobre as outras nas falésias da praia, a ampla linha de costa repleta de pequenas pedras vulcânicas negras e as altas torres do mesmo material vulcânico são alguns dos recantos da praia que não pode perder na sua visita.

Se viajar no inverno, terá a oportunidade de ver o belo contraste formado entre a neve e a areia negra desta praia de quilómetros de comprimento e poderá mesmo observar um fenómeno natural impressionante. Este consiste na formação de pequenas estruturas de gelo que chegam à costa devido às fortes marés desta altura do ano.

Porque é que vale a pena visitar a praia de areia preta de Reynisfjara?

Caminhar ao longo da praia negra| ©Laurent Ribot
Caminhar ao longo da praia negra| ©Laurent Ribot

É importante que conheça os pormenores que distinguem a praia de areia preta de Reynisfjara como um destino que vale a pena visitar se estiver de férias na Islândia.

É natural que esteja interessado em visitar este lugar mágico, mas ao mesmo tempo há tantas atracções neste belo país que tem de ajustar a sua lista de locais a visitar de acordo com as restrições do seu orçamento e do tempo que tem disponível.

Por isso, aqui ficam algumas razões muito específicas que fazem da praia de areia preta de Reynisfjara um local inesquecível e recomendado no seu itinerário, bem como uma visita às melhores fontes termais da Islândia ou passeios a cavalo pela zona rural do sul da Islândia a partir de Reiquiavique.

É uma maravilha natural

Poucas praias em todo o mundo são tão longas como esta, e muito menos têm areia vulcânica preta desde o início da costa até à outra extremidade.

O simples facto de a praia ser de origem pré-histórica e vulcânica torna-a um dos locais mais interessantes de todo o país.

Mas se acrescentarmos o facto de se tratar de uma praia negra que costuma estar coberta de neve ou gelo durante metade do ano, então torna-se ainda mais interessante para qualquer turista com gosto por paisagens invulgares.

Parte dos locais emblemáticos da ilha

Se fizer uma pequena pesquisa na internet sobre quais são os locais mais fotografados e turísticos de toda a Islândia, encontrará esta praia no topo da lista.

Por isso, não é má ideia visitar um local que, por razões óbvias, continua a encabeçar as listas dos melhores locais a visitar no sul da Islândia, se tiver uma visita curta ou rápida a Reiquiavique.

Além disso, o facto de poder aproveitar a viagem para ver outras grandes atracções no mesmo itinerário, no mesmo dia, é extremamente favorável para o seu orçamento e gestão do tempo.

Situa-se num local acessível

Apesar das duas horas e meia de carro que separam Reiquiavique da praia de areia preta de Reynisfjara, esta está certamente localizada numa parte realmente acessível da Islândia continental.

Tenha em mente que esta é uma grande atração natural que ainda está localizada na ponta sul do país e isso significa que não tem de procurar alojamento alternativo para a visitar.

Além disso, o facto de não ter de fazer ligações entre diferentes estradas é conveniente se tiver dificuldade em encontrar o caminho quando está ao volante.

Dicas para visitar a praia de areia preta de Reynisfjara

Pessoas na praia de areia preta| ©Skellig2008
Pessoas na praia de areia preta| ©Skellig2008

Se viajar por conta própria, tenho de recomendar que leve um lanche para a viagem, pois não é a mesma coisa uma visita guiada levá-lo a um restaurante com qualidade garantida do que você experimentar para ver se tem a sorte de encontrar um lugar com comida que realmente lhe apeteça comer.

Outro aspeto fundamental é o vestuário, pois esta é uma zona muito ventosa e, por isso, é essencial que leve consigo bons casacos. Também é necessário calçado confortável e adequado para caminhar vários quilómetros em terrenos tão irregulares como a areia vulcânica.

A última recomendação que tenho a fazer é que não se deve aventurar na água da praia, pois as ondas são bastante agressivas e surpreendentes, tendo a capacidade de nos arrastar para o mar num piscar de olhos.

Se quiser entrar em contacto mais direto com a água do Atlântico Norte pode juntar-se a alguns dos melhores passeios de barco e cruzeiros ao longo da costa da Islândia, garanto que será uma experiência tão divertida e interessante como esta.

Reservar um passeio de barco pela costa da Islândia