Melhor momento para ir à Reykjavik

Reiquiavique é uma bela cidade, mas é também uma das capitais europeias mais negligenciadas. Mas qual é a melhor altura para visitar esta cidade? Eu digo-lhe.

Andressa García

Andressa García

leitura de 9 minutos

Melhor momento para ir à Reykjavik

Reykjavik | © Hopp Mobility

Tanto no inverno como no verão, Reiquiavique tem o seu encanto particular e, dependendo dos sítios que quiser incluir no seu itinerário de Reiquiavique e das experiências que quiser ter, poderá querer visitá-la numa ou noutra estação.

Por exemplo, se quiser ver as Luzes do Norte a dançar no céu a partir de Reiquiavique, a melhor altura para visitar é definitivamente o inverno, bem como para ver as grutas de gelo. Outras actividades são melhor deixadas para o verão, como o cruzeiro dos papagaios-do-mar em Reiquiavique e a observação de baleias.

Qual é a melhor altura para visitar Reiquiavique?

Grutas de gelo de Katla| ©Scott Hill
Grutas de gelo de Katla| ©Scott Hill

Em geral, a melhor altura para visitar Reiquiavique e a Islândia como um todo é durante a época de verão, e isso porque nesta altura do ano tem acesso a toda a ilha porque as estradas estão abertas e o tempo está consideravelmente mais quente do que durante o resto das estações.

Estando tão a norte, as estações do ano não são tão distintas como noutros países mais a sul. A maior parte do ano na Islândia é considerada como parte do inverno, e alguns meses como verão.

Embora o verão seja geralmente a melhor altura para viajar pelo país, há locais e pontos turísticos que são impossíveis de ver durante esta época, como as Luzes do Norte e as grutas de gelo de Reiquiavique, que só são possíveis no inverno. Mas cada época do ano tem o seu próprio encanto, por isso tudo depende do que espera ver durante a sua estadia na ilha.

Uma altura do ano realmente ideal para visitar a Islândia é durante o mês de setembro. O décimo mês do ano dá as boas-vindas ao inverno, mas o inverno não chega com força, pelo contrário, as temperaturas descem de forma constante até atingirem o seu ponto mais frio em dezembro, janeiro e fevereiro.

Esta mudança de temperatura faz de setembro um mês agradável para visitar a cidade. Em termos de preços, o verão será mais caro e o inverno permitir-lhe-á poupar algum dinheiro. Já deve saber que a época alta em Reiquiavique é o verão e a época baixa é o resto do ano.

Reserve a sua viagem a Reiquiavique

Visitar Reiquiavique no inverno

Pista de gelo no inverno| ©MARISKA MOERLAND
Pista de gelo no inverno| ©MARISKA MOERLAND

O inverno é uma das melhores épocas para visitar Reiquiavique se não tiver problemas com o frio e se quiser ver espectáculos como as Luzes do Norte ou a formação das grutas de gelo. Esta estação traz consigo uma variedade de actividades ao ar livre de que pode tirar partido em Reiquiavique.

Uma das actividades mais interessantes que recomendo que faça durante a sua visita à cidade é patinar no Lago Tjörnin. Este é um dos lugares mais especiais que encontrará no centro de Reiquiavique, porque é um lago pouco profundo que congela no inverno, deixando a maior e mais divertida pista de gelo, para além de gratuita, de toda a capital, e está também listada pela revista National Geographic como uma das cinco melhores pistas de gelo naturais.

Uma das principais vantagens de visitar esta cidade na Islândia durante a época de inverno é o baixo número de turistas que aqui se encontram. Como é a época baixa, os turistas são escassos nesta altura do ano.

A escassez de turistas significa também que a oferta turística e de alojamento é consideravelmente mais barata do que durante o verão. Estas são vantagens que pode usar a seu favor, mas também não se fie nelas. O que recomendo é que, mesmo que pretenda ir na época de inverno, faça as suas reservas com bastante antecedência.

Apesar de tudo isto, viajar para Reiquiavique no inverno tem os seus inconvenientes, sendo o principal o clima. O clima na ilha durante a época de inverno é realmente hostil, com temperaturas que podem atingir os 0°C, sem recuperações superiores a 1°C durante o dia. À noite, a temperatura desce ainda mais, podendo mesmo atingir os -10ºC.

Com esta temperatura e uma sensação térmica muito mais baixa, é possível inferir que é melhor pensar duas vezes antes de se aventurar na Islândia durante o inverno frio. Em termos de dia e de noite, no inverno em Reiquiavique terá entre 4 e 5 horas de sol, sendo o resto das horas de luz do dia à noite. O inverno em Reiquiavique decorre entre outubro e abril.

Reserve a sua excursão para ver a aurora boreal

Visitar Reiquiavique durante o verão

O círculo dourado| ©Iceland Tour
O círculo dourado| ©Iceland Tour

O verão chegou e com ele vem a festa, o calor e o dia em Reiquiavique. Para os habitantes locais, a chegada do verão é a melhor coisa que acontece durante o ano, por isso dedicam muitos festivais para celebrar a chegada desta estação tão esperada, pelo que a oferta em Reiquiavique no verão, mais do que passeios e excursões, será de festivais de música e festas nocturnas.

Para além da agradável vida cultural que Reiquiavique oferece durante o verão, se é uma pessoa que prefere viajar e conhecer lugares e fenómenos diferentes, então deve aproveitar algumas actividades que só estão disponíveis em Reiquiavique durante o verão.

As estradas do norte da ilha abrem-se durante esta estação, por isso, se gosta de fazer caminhadas ou mesmo conduzir durante quilómetros, esta é uma experiência que não vai querer perder. Estas caminhadas levam-no a locais idílicos dentro da geografia de ficção científica do país.

Quando chegar à ilha, pode alugar um carro e conduzir livremente por estas estradas, que estiveram fechadas durante o inverno devido ao perigo que representavam. Se não quiser alugar um carro, pode também optar por uma excursão a estes locais.

Com o verão, chega também o sol da meia-noite, as horas de sol aumentam para 22 por dia, com apenas duas horas de escuridão, pelo que, se for um amante da fotografia ou da pintura, encontrará certamente inspiração em cada uma das paisagens onde o sol da meia-noite é o protagonista da cena. O verão decorre de maio a agosto.

Com dias mais longos e noites de apenas duas horas, poderá aproveitar o dia para fazer excursões a locais como o Círculo Dourado e fazer uma visita guiada à cratera vulcânica de Kerid, em Reiquiavique.

A observação de baleias e papagaios-do-mar é outra das actividades obrigatórias em Reiquiavique no verão, uma vez que estas espécies saem durante o verão depois de terem passado o inverno durante um longo período de tempo.

Reserve a sua excursão ao Círculo Dourado

Melhor altura para ir a Reiquiavique se quiser ir com crianças

Snowmobiling no Glaciar Langjökull| ©Haukur Herbertsson
Snowmobiling no Glaciar Langjökull| ©Haukur Herbertsson

Apesar de Reiquiavique ser uma das capitais europeias mais esquecidas, pode ser um local divertido para as crianças, embora tudo dependa da altura em que se vai. Se for durante a época de verão, Reiquiavique pode ser uma boa opção para as crianças, porque para além dos festivais e concertos, há certas actividades familiares que pode desfrutar com elas.

Outra vantagem da época de verão é o clima inegavelmente mais quente. No entanto, antes de partir para uma excursão ou passeio em Reiquiavique ou fora da cidade, deve ter em atenção a idade mínima.

Muitas excursões sublinham que as crianças com menos de uma certa idade não podem participar nessas actividades por razões de segurança. É normalmente o caso dos passeios de mota de neve em Reiquiavique ou das actividades de trenó puxado por cães.

Uma atividade que sugiro na sua viagem em família à Islândia, e especialmente entre as coisas para ver e fazer com crianças, é a patinagem no gelo no Lago Tjörnin, embora se quiser levar os mais pequenos numa excursão a algumas das atracções naturais tradicionais da Islândia, recomendo levá-los ao Círculo Dourado e à Lagoa Azul.

Se quiser levá-los ao Círculo Dourado, certamente uma das melhores alturas para o fazer é durante os meses de verão, que pode combinar com uma experiência de observação de baleias ou passeios em Reiquiavique. As crianças ficam sempre encantadas e entusiasmadas ao ver a vida animal de perto, e esta última atividade está normalmente disponível para crianças com mais de seis anos de idade.

No caso da Lagoa Azul, está normalmente aberta a crianças com mais de dois anos de idade. Para as crianças mais pequenas, esta pode ser uma experiência muito divertida, enquanto que para as crianças mais velhas pode ser relaxante. Esta atividade é ideal tanto no verão como no inverno.

É a melhor altura para ir a Reiquiavique se quiser ver o local com poucas pessoas

Aurora boreal a partir de Reiquiavique| ©Alexandro Lacadena
Aurora boreal a partir de Reiquiavique| ©Alexandro Lacadena

Durante a época de inverno, especialmente em janeiro e fevereiro, há poucas pessoas em Reiquiavique. A época alta da Islândia é o verão, enquanto a ocupação turística começa a diminuir gradualmente a partir de setembro.

No final de dezembro, tende a haver muito menos pessoas na ilha. A capital começa a sentir-se solitária e, em muitas zonas remotas da ilha, apenas se contam os habitantes locais, que são normalmente muito poucos.

Uma das maiores vantagens de ir a Reiquiavique no inverno, quando há menos pessoas, é o facto de se conseguir um melhor alojamento e mais atracções para visitar sem as multidões.

Posso garantir-lhe que durante os meses de janeiro e fevereiro não encontrará nada esgotado em Reiquiavique. Mas a maior desvantagem de ir a Reiquiavique durante estes meses é que o turismo começa a ficar um pouco limitado, uma vez que o tempo fecha as estradas de acesso à zona montanhosa.

Outra limitação do período de inverno pode ser o facto de as experiências que reservou, como passeios e excursões a determinados locais, serem canceladas devido a tempestades ou mau tempo. Lembre-se que Reiquiavique tem um inverno muito ventoso, pelo que é natural que estas tempestades acabem por afetar os passeios e excursões.

Se, apesar de tudo, optar por novembro, porque encontrará menos pessoas na ilha, não pode perder algumas das actividades de inverno mais divertidas, incluindo um passeio ao longo de toda a costa sul de Reiquiavique para visitar a praia de areia preta de Reynisfjara. Não perca uma visita à Lagoa Azul e, claro, as motas de neve à volta dos glaciares.

Melhor altura para ir a Reiquiavique para poupar dinheiro

Gullfoss| ©Nickspix
Gullfoss| ©Nickspix

Mais uma vez, analisamos a viabilidade de viajar para Reykjavík durante os meses de inverno, uma vez que a época baixa significa que não só encontrará mais ofertas de alojamento e lugares disponíveis em diferentes excursões e escapadelas a partir de Reykjavík, como também poderá poupar muito dinheiro na sua viagem.

Também verá a diferença em termos de poupança de dinheiro em restaurantes e lojas de recordações. No verão, quando há mais pessoas na ilha, os preços tendem a subir um pouco em quase tudo, desde alojamento a lojas, experiências de viagem e até táxis para se deslocar.

Mas se mesmo assim preferir ir a Reiquiavique durante a época alta, ou seja, no verão, há formas de poupar dinheiro. Uma das melhores formas de poupar dinheiro durante a sua visita de verão à ilha é optar por pacotes de experiências.

Se, por exemplo, estiver ansioso por observar baleias e, ao mesmo tempo, quiser ir ao Círculo Dourado, recomendo que reserve uma excursão combinada , onde pode fazer as duas actividades por um preço mais razoável. No caso da comida, também recomendo que escolha excursões com comida incluída, para que possa poupar um pouco nesse aspeto.

Reserve a sua excursão de mota de neve, passeio no glaciar e banho na Lagoa Secreta

Melhor altura para ir a Reiquiavique para poupar tempo

Passear por Reiquiavique| ©jordi Doria Vidal
Passear por Reiquiavique| ©jordi Doria Vidal

Caso pretenda poupar tempo na sua visita a Reiquiavique, isso tem menos a ver com a altura em que vai à cidade e mais com a forma como a escolhe ver. Uma das melhores formas de poupar tempo na sua visita à cidade é alugar um carro para se poder deslocar sozinho.

Por outro lado, recomendo que faça todas, ou pelo menos a maior parte, das suas reservas antes de viajar e com bastante antecedência. Reservar online dá-lhe a vantagem de poupar muito tempo e evitar filas desnecessárias.

Isto aplica-se especialmente se tenciona viajar no verão, quando tudo está cheio e, geralmente, encontra preços elevados na maioria das atracções e pontos turísticos.