10 Coisas para Fazer em Washington DC em Janeiro

Washington D.C. é uma esplanada branca em janeiro por causa da neve, por isso, se gosta de frio, este é o melhor mês para visitar a capital dos EUA.

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 11 minutos

10 Coisas para Fazer em Washington DC em Janeiro

Washington DC | ©Jorge Alcala

Se aproveitou as suas semanas de férias de inverno para dar uma escapadela à grande e imponente capital dos Estados Unidos, tenho boas e más notícias: as boas notícias são a neve; as más notícias... a neve. janeiro é o mês mais frio do ano no Distrito de Colúmbia, mas não se preocupe, Washington D.C. continua a ter as melhores coisas para ver e fazer durante todo o ano.

Não existe uma má altura para viajar, toda a altura é boa para fazer aquela viagem que tanto anseia. Há muito para fazer em Washington D.C. no inverno. Basta fazer questão de viajar.

1. Vá a um jogo dos Wizards ou dos Capitals

Em um jogo dos Wizards| ©Tony
Em um jogo dos Wizards| ©Tony

As equipas oficiais de basquetebol e hóquei no gelo da cidade dão-lhe as boas-vindas ao início da época regular das respectivas ligas. Os Wizards na NBA e os Capitals na NHL.

Ambas as equipas fazem a pré-época em novembro e dezembro, altura em que se preparam física e mentalmente para receber os seus rivais nas melhores ligas do mundo nas suas modalidades.

Assistir à competição e à vitória dos Wizards e dos Capitals é uma excelente opção para desfrutar da paixão dos adeptos na Capital One Arena, enquanto se delicia com cachorros-quentes.

E se não percebe nada de hóquei, arrisque-se a enfrentar os destemidos Capitals, uma das melhores equipas da NHL. Vai acabar por festejar cada golo com o desconhecido que está ao seu lado.

Ambas as equipas jogam no Capital One Arena, por isso sugiro que vá apoiar as equipas da casa, festejar com os adeptos e conhecer as instalações de um dos estádios mais importantes do país, com capacidade para cerca de 18.000 espectadores.

janeiro é o mês com mais jogos e com o frio que se faz sentir lá fora, pode sair de um para entrar noutro. A estação de metro mais próxima da Capital One Arena é a Union Station, pelo que pode chegar e sair da arena em segurança através de transportes públicos.

Reserve os seus bilhetes para os melhores eventos desportivos em Washington

2. Patinar no gelo no centro da cidade

Pista de patinagem no gelo do National Mall,| ©Erman Akdogan
Pista de patinagem no gelo do National Mall,| ©Erman Akdogan

Uma das coisas mais populares para fazer em Washington é desfrutar das suas pistas de gelo naturais. As mais populares situam-se no National Mall, entre os Arquivos Nacionais e a Galeria Nacional de Arte.

Também pode acrescentar à sua lista de pistas os bairros de Georgetown, Wharf e Navy Yard, que são óptimos locais para passear quando o sol se põe, ao ponto de ser uma das melhores coisas para fazer em Washington à noite.

Aproveite para visitar o Hirschorn Museum and Sculpture Garden, onde as exposições estão em constante mudança, mas em janeiro há o bónus adicional de uma fonte que funciona como pista de gelo.

Percorra as suas galerias de arte moderna e termine com um chocolate num dos melhores museus da cidade.

Para uma opção mais romântica, a National Gallery of Art, no seu belo jardim, cria um cenário com luzes e arte cénica para tornar a sua experiência mais acolhedora.

É uma das mais pequenas pistas de gelo da cidade e os preços variam entre os 4 e os 10 euros, mas vale cada cêntimo, porque é intimista e a música cria uma atmosfera calorosa no meio de tantas obras de arte.

A galeria está localizada a poucas estações de metro, pelo que pode sair em Archives, Navy Memorial ou Penn Quarter.

3. Participe na maior luta de bolas de neve da cidade

Guerra de bolas de neve| ©Brett Weinstein
Guerra de bolas de neve| ©Brett Weinstein

De certeza que sempre quiseste experimentar uma verdadeira luta de bolas de neve. Desde 2009, a cidade organiza uma luta de bolas de neve, que se torna cada vez mais popular à medida que os Invernos passam.

A luta de bolas de neve começa com a primeira queda de neve do inverno, que é normalmente em janeiro. As pessoas preparam-se para a grande guerra e muitas até pegam nos seus esquis. A cidade não fica paralisada perante a adversidade: o mau tempo é uma coisa boa. É uma tradição que se pode desfrutar com os nossos entes queridos.

Para esta guerra, não há um local fixo: é rotativo. É preciso estar atento às redes e perguntar aos seus guias, mas elas têm sempre lugar nos locais mais emblemáticos da cidade, como os monumentos do National Mall ou a fonte de Dupont Circle.

4. Comemorar o Dia de Martin Luther King

Memorial do Dr. King no National Mall| ©Daniel Lobo
Memorial do Dr. King no National Mall| ©Daniel Lobo

O Dia de Martin Luther Jr. é um dos dois feriados mais importantes em janeiro nos Estados Unidos. Comemora o nascimento de um dos mais importantes activistas sociais e lutadores pelos direitos civis da história: Martin Luther King Jr., que nasceu a 15 de janeiro.

Pode comemorar o dia fazendo uma visita guiada especial ao Dr. King Memorial no National Mall, que é um dos mais belos monumentos da cidade pelo seu trabalho de pormenor escultural.

Para lá ir, não é necessária entrada e está aberto a qualquer hora, mas o dia é especial devido às actividades que lá decorrem.

Além disso, o Bilhetes para Museu de História Afro-Americana oferece exposições especiais nesse dia e actividades únicas para comemorar Martin Luther Jr.

A minha recomendação é que termine o seu dia assistindo ao concerto Let Freedom Ring, que se realiza todos os anos neste dia no John F. Kennedy Center For Performing Arts.

O National Museum of African American History and Culture tem a sua estação de metro mais próxima no Triângulo Federal, nas linhas Azul, Laranja e Prata, e sugiro que utilize a linha Vermelha do Metrorail, que o deixará a treze minutos a pé do John F. Kennedy Center For Performing Arts, na sua estação Farragut North. A partir daí, também pode apanhar um autocarro até à paragem mais próxima.

Traveller Tip

O outro feriado é o Dia de Ano Novo. Se estiver na capital a 1 de janeiro, os museus, restaurantes e outros locais turísticos estão abertos para quem quiser visitar no primeiro dia do ano, mas verifique os horários de abertura com antecedência.

5. Não perca a celebração do Ano Novo Chinês em Chinatown

Chinatown| ©Dcist
Chinatown| ©Dcist

Washington D.C. é imensamente rica em diversidade cultural e a celebração do Ano Novo Chinês é a prova disso.

Não deixe de visitar durante o último fim de semana do mês a Chinatown da cidade, mais conhecida como Chinatown, onde um enorme desfile de carros alegóricos, acompanhado de incríveis atracções e actividades, é celebrado ao som de bombinhas.

Não é só a rua que se organiza: sugiro também que visite a Freer Gallery of Art do Smithsonian, que nesta altura do ano acolhe uma exposição do seu catálogo de arte asiática e convida a participar nos seus eventos musicais.

O American Art Museum organiza também eventos de artesanato, convida grupos acrobáticos e organiza uma caça ao tesouro para os mais pequenos da casa. Esta é uma das muitas actividades para crianças em Washington.

Junte-se à comunidade chinesa que aguarda com expetativa o Ano Novo Lunar e a sorte que acompanha o animal zodiacal que os conduzirá à boa fortuna ao longo do ano. É claro que nunca lhe faltará comida durante esta celebração.

Chinatown espera por si nas estações de metro mais próximas, que são Mt Vernon Sq/7th St-Convention Center e Metro Center station.

6. Divirta-se enquanto faz uma ação de caridade no Washington Winter Show

No Salão de Antiguidades de Washington| ©John Brighenti
No Salão de Antiguidades de Washington| ©John Brighenti

O Washington Winter Show, também conhecido como Washington Antiques Show, é um espetáculo anual realizado durante a primeira ou segunda semana de janeiro e o seu objetivo, desde 1955, é angariar fundos para instituições de caridade locais que ajudam crianças e famílias em risco.

Este é um evento cultural dedicado às antiguidades, à história e às artes e dá-lhe a oportunidade de sensibilizar e patrocinar uma fundação enquanto aprende e se diverte.

O evento oferece palestras com especialistas em antiguidades e história. Se for, poderá ver peças históricas e artísticas inéditas que muitos museus guardam nos seus cofres e exibem em ocasiões especiais como esta.

Sugiro que limpe bem os seus sapatos, para não se cruzar com uma celebridade ou um ator político de renome nos concertos de jazz oferecidos durante o evento.

Em suma, é um evento que irá aquecer o seu coração devido ao acolhimento caloroso daqueles que procuram beneficiar os mais necessitados do país, bem como aquecer o seu estômago e paladar com a comida oferecida.

Não só é uma das melhores coisas para fazer em janeiro, como é uma das melhores coisas para fazer durante todo o inverno em DC, devido aos bons efeitos que gera.

O que é especial no evento é a sua capacidade de oferecer pacotes de donativos baratos. Quanto mais doar, mais terá acesso privilegiado a locais e eventos exclusivos.

A estação de metro mais próxima é Tenleytown-AU, na linha vermelha. O evento oferece um serviço de transporte gratuito para o campus da American University. Basta pedir ao motorista para parar no Katzen Arts Center.

Informações práticas

  • Localização: American University Katzen Arts Center. 4400 Massachusetts Avenue, NW, Washington DC 20016

  • Quando: O evento geralmente começa em 6 de janeiro e termina em 9 de janeiro, mas essas datas são ajustadas para que caiam nos fins de semana.

  • Preço: Cada evento que oferece o espetáculo tem o seu próprio custo, mas a entrada geral custa cerca de 25 euros.

  • Horário: Sexta-feira: 11:00 - 18:00, Sábado: 11:00 - 20:00, Domingo: 11:00 - 17:00

7. Jante nos melhores restaurantes sem fazer a sua carteira chorar

Jantar num restaurante| ©Creative Vix
Jantar num restaurante| ©Creative Vix

A Restaurant Week é um dos eventos feitos para os paladares mais exigentes e a sua viagem não pode estar completa sem passar por alguns dos melhores restaurantes do mundo e comer os seus pratos preferidos a preços acessíveis.

O evento foi criado pela Restaurant Association of Metropolitan Washington para incentivar o consumo em janeiro, um mês em que o dinheiro é tradicionalmente apertado.

Durante esta semana, pode ir aos restaurantes mais prestigiados da cidade e encomendar um almoço de três pratos por cerca de 20 euros, enquanto os jantares de três pratos rondam os 30 euros.

Pode aproveitar esta semana para fazer as excursões gastronómicas mais notáveis da cidade em janeiro. A Restaurant Week é uma óptima ideia, uma vez que se está numa das capitais do mundo e se pode experimentar a diversidade de culturas através da gastronomia com um orçamento reduzido.

Dica do Viajante

janeiro é o mês com menor procura de restaurantes, pelo que terá mais hipóteses de reservar os seus restaurantes preferidos. Mas atenção, sugiro que planeie com antecedência as reservas porque a Restaurant Week ativa todos os paladares da cidade.

8. Explore a cidade com a incrível aventura de caça ao tesouro

Castelo Smithsonian| ©kafka4prez
Castelo Smithsonian| ©kafka4prez

A cada segunda semana de janeiro, o monumental Smithsonian Castle, sede do incrível Smithsonian Institution and Museum, recebe um dos eventos mais dinâmicos e divertidos da cidade.

O National Mall se transforma em um jogo de tabuleiro e você e seus companheiros devem encontrar um tesouro escondido. Que melhor maneira de se aquecer na bela neve do que com o calor da aventura!

Uma das melhores maneiras de aprender e desfrutar de um lugar é através do jogo. Washington D.C., através da tecnologia digital, torna-se num jogo de tabuleiro. A empresa Roaming gere a aplicação para smartphone que transforma a capital num enorme mapa. Ano após ano, o evento está a ganhar popularidade e espera por si.

É uma dinâmica em que pode aprender sobre história, arte e cultura enquanto explora os locais mais emblemáticos da cidade, procurando na aplicação novos desafios e puzzles. Quanto mais pistas tiver, mais hipóteses tem de encontrar o tesouro.

Esta é uma das melhores actividades para fazer com crianças em DC, pois exploram a cidade de uma forma invulgar.

A atividade tem ofertas, dependendo do tamanho da sua equipa, que variam entre 30-50 euros para que possa desfrutar de um dos eventos mais alternativos em DC. Sugiro que apanhe o Metrorail até à estação Smithsonian, pois deixa-o a poucos quarteirões do castelo.

9. Ver os melhores carros no Salão Automóvel de Washington

Salão do Automóvel de Washington| ©Medill DC
Salão do Automóvel de Washington| ©Medill DC

Os Estados Unidos são o centro automóvel mais importante do mundo, por isso não pode perder uma oportunidade como esta de assistir a um dos melhores salões automóveis do mundo: o Washington Auto Show.

Começa na última semana de janeiro e aqui encontrará as últimas novidades em tecnologia automóvel e exibições de carros clássicos da época.

Passado, presente e futuro colidem para lhe dar a dose de adrenalina e calor que merece na sua visita a D.C. com cerca de 600 carros de pelo menos quarenta fábricas de todo o mundo.

Mesmo que não seja fã de automóveis, este festival de arte e design é complementado pela narrativa histórica de cada exposição. A história de uma nação contada a partir do volante: é isso que vai encontrar neste evento. Há também palestras, uma área de alimentação e entretenimento e um espetáculo de pintura de carros ao vivo.

A partir do Metrorail, pode sair na estação Mt. Vernon Square/7th St. Convention Center nas linhas Amarela e Verde, ou na estação Metro Center nas linhas Vermelha, Laranja e Azul. Em alternativa, pode sair na estação Gallery Place nas linhas Vermelha, Verde e Amarela.

Informações práticas

  • Localização: Centro de Convenções Walter E. Washington. 801 Mount Vernon Place, NW Washington, DC, 20001 - Quando: Abre na sexta-feira, 21 de janeiro e vai até domingo, 31 de janeiro - Preço: A entrada para adultos nos dias de semana custa cerca de US$ 10, mas pode chegar a US$ 15 nos fins de semana. As crianças com menos de 6 anos têm entrada gratuita e as crianças com idades compreendidas entre os 6 e os 12 anos têm uma entrada reduzida de cerca de 5 euros. - Horário: O evento começa a partir das 10h e decorre até às 22h.

10. Teste o seu potencial de espião durante o Spy Fest no International Spy Museum

Museu Internacional da Espionagem| ©John Goucher
Museu Internacional da Espionagem| ©John Goucher

Todos os anos, o International Spy Museum organiza a Spy Fest na terceira terça-feira de janeiro. Nessa data, pode visitar o museu e interagir com todas as actividades incríveis que este oferece.

Para além da habitual visita a um dos museus mais avançados tecnologicamente da cidade, onde pode ver e aprender com o seu catálogo de 600 objectos reais de espionagem, o festival dá-lhe a oportunidade de ser um espião durante pelo menos um dia.

Mas como?

Será posto à prova nos seus detectores de mentiras para resolver várias mensagens encriptadas e aprenderá novos truques de autodefesa para se tornar o rei do disfarce. Durante o dia, deixe-se encantar pelas palestras de espiões especialistas que contam as suas anedotas e testemunhos deste mundo interessante.

O preço do festival inclui a visita guiada ao museu, que custa cerca de 30 euros. A melhor estação de metro que posso recomendar é a L'Enfant Plaza.

É provável que passe várias horas a treinar como o próximo 007. O meu conselho é comer nos restaurantes dentro das instalações do museu.

Comprar bilhetes para os melhores museus de Washington

Temperaturas em Washington D.C

Um dia de janeiro em Washington| ©Cynthia LaRue
Um dia de janeiro em Washington| ©Cynthia LaRue

Em janeiro, as temperaturas podem variar de 10 a 7°C durante o dia e podem cair para -5°C à noite. Os dias são geralmente agradáveis o suficiente para passear. É também o mês em que mais neva na cidade, o que a torna um ótimo local para fotografias e recordações.

Bem, já conhece a temperatura em Washington nesta altura do ano. É por isso que vai querer um casaco quente na sua mala, juntamente com um chapéu de lã e luvas que combinem com o seu estilo.

As botas são obrigatórias? Washington D.C. é uma cidade feita para passeios a pé e de bicicleta e as botas não ajudarão senão a tornar a sua viagem mais desconfortável e incómoda se não estiver habituado a usá-las.

Se está habituado a usar botas no inverno e não tem problemas em usá-las quando caminha longas distâncias, então leve-as na sua mala.