Melhores Museus de Washington DC

Quer saber quais são os museus que pode encontrar ao passear pela capital dos Estados Unidos? Aqui estão algumas opções incríveis para incluir no seu roteiro de viagem.

Carmen Navarro

Carmen Navarro

leitura de 14 minutos

Melhores Museus de Washington DC

Museu Nacional do Ar e do Espaço Smithsonian | ©Pedro Szekely

Sei que, quando viajamos, gostamos de passear pela cidade e de nos perdermos nela para descobrir novos sítios. Um museu é um ótimo lugar para se relacionar com a cidade em que se encontra. Há tanto para ver e fazer em Washington D.C. E a capital dos Estados Unidos tem mesmo museus para visitar! História, ciência, cultura e arte; Washington não é apenas a capital dos Estados Unidos, mas também uma das mais importantes capitais de divulgação científica e humanística do mundo.

Deixo-lhe várias opções de museus para incluir no seu roteiro de viagem. Além disso, explico o melhor de cada um e o que pode aprender enquanto aproveita o melhor de DC.

1. Museu Nacional de História Americana

Museu Nacional de História Americana| ©Carol M. Highsmith
Museu Nacional de História Americana| ©Carol M. Highsmith

O Museu Nacional de História Americana dedica-se através de suas exposições, espalhadas por três andares, a narrar de forma didática a história política, social e cultural republicana dos Estados Unidos. O museu reúne e preserva mais de três milhões de objectos que constroem as redes históricas da nação das estrelas e das riscas.

Pode aprender, nas suas extensas exposições, as tramas históricas que levaram os Estados Unidos a ser o país que é hoje: a sua independência; os seus conflitos internos e externos; a procura da liberdade individual; a democracia; as suas contradições; a construção e a contribuição da sua cultura para o mundo.

A visita a este museu é gratuita e também é possível obter guias áudio em espanhol para a maioria das suas exposições.

Está aberto ao público todos os dias do ano, assim como as suas duas cafetarias. O acesso Wi-Fi gratuito está disponível em todas as áreas do museu. A visita dura entre duas e quatro horas, por isso não se esqueça de usar sapatos confortáveis.

O museu está localizado no National Mall e tem duas entradas para destinos diferentes: pode entrar pela Constitution Avenue ou pela Madison Street. Pode lá chegar comodamente através do Metrorail, o sistema de metro de Washington.

Aconselho-o a chegar lá utilizando as estações Federal Triangle e Smithsonian nas linhas Azul e Laranja.

Informações práticas

  • Localização: 1300 Constitution Ave NW, Washington, DC 20560. Pode lá chegar utilizando as estações Federal Triangle (linhas Azul, Laranja e Prata) e Smithsonian (linhas Azul, Laranja e Prata).

  • Preço: gratuito

  • Horário: 10:00 am - 5:30 pm

2. Museu Nacional do Ar e do Espaço dos EUA

Museu Nacional do Ar e do Espaço| ©Raúl Alejandro Rodríguez
Museu Nacional do Ar e do Espaço| ©Raúl Alejandro Rodríguez

Quer tocar numa rocha lunar ou simular a sua próxima viagem ao espaço? Bem, no Museu Nacional do Ar e do Espaço dos EUA pode fazê-lo. Até pode descobrir como os astronautas vão à casa de banho no espaço.

Visite um dos museus mais populares do mundo por albergar a maior coleção de objectos de aviação e espaciais do planeta.

Ficará comovido com as histórias de pessoas que desafiaram a gravidade, o ar e o espaço exterior ao longo das suas vidas. Aqui poderá conhecer o mundo da aviação e aprender os segredos das viagens espaciais, bem como realizar o seu sonho de pilotar uma nave espacial.

Observe os corpos celestes com um dos três telescópios de alta precisão que o museu possui, para que possa aproveitar um dos espectáculos noturnos mais impressionantes de Washington.

Pode fazer a visita guiada gratuitamente e sugiro que deixe o seu relógio no hotel, pois a visita é extensa e deve investir algumas horas da sua viagem para explorar este lugar incrível. Além disso, o museu foi concebido com total acessibilidade para pessoas com diversidade funcional.

O museu abre as suas portas a partir das 10:00 horas e encerra as suas exposições às 17:30 horas. O Metrorail leva-o à estação L'Enfant Plaza mais próxima do museu e caminhe até à 4th and 7th Streets, SW, na Jefferson Drive, onde o museu está localizado.

Informações práticas

  • Localização: 600 Independence Ave SW, Washington, DC 20560. Pode chegar lá utilizando a estação de metro L'Enfant Plaza (linhas Azul, Laranja, Prata, Amarela e Verde).

  • Preço: gratuito

  • Horário: 10:00 a.m. - 5:30 p.m.

Marcar uma visita ao Museu Nacional do Ar e do Espaço Smithsonian

3. Museu Nacional de História Natural dos Estados Unidos

Museu Nacional de História Natural| ©Cynthia LaRue
Museu Nacional de História Natural| ©Cynthia LaRue

O elefante Henry dá-lhe as boas-vindas ao Museu Nacional de História Americana, o segundo museu mais visitado da capital dos Estados Unidos.

Percorra esta bela estrutura neoclássica enquanto absorve a coleção de 140 milhões de espécimes de ciências naturais e objectos culturais em exposição.

Testemunhe o desenvolvimento da vida na Terra neste museu de três andares. O museu é muito didático, pois ensina a história do planeta e das culturas humanas que o povoaram. Perder-se-á nesta fonte inesgotável de conhecimento enquanto passeia por ele gratuitamente.

Passeie pelas suas muitas salas de exposição enquanto se maravilha com a sua coleção de animais mamíferos, fósseis de dinossauros, artefactos orientais, pedras preciosas e rochas. O museu fala-lhe de todas as possibilidades que o planeta encontrou para gerar vida.

Se se entregar à experiência, não vai dar pelo passar das horas num dos museus que devem ser parte indispensável das melhores visitas guiadas da cidade.

Volto a recomendar o metro: apanhe as linhas Laranja ou Azul até à estação Smithsonian e utilize a saída do Mall para chegar mais rapidamente ao museu. É melhor chegar lá o mais cedo possível para evitar as filas.

Informações práticas

  • Localização: 10th St. & Constitution Ave NW, Washington, DC 20560. A estação Smithsonian (linhas laranja, prata e azul) é a estação mais próxima, mas a Federal Triangle (linhas azul, laranja e prata) também é conveniente.

  • Preço: gratuito

  • Horário: 10:00 am - 5:30 pm

Dica de viajante

Ei! Você não está numa corrida para ver o maior número de museus num dia! De preferência, vá a um por dia ou, se tiver pouco tempo e bons treinadores, vá a um de manhã, almoce e vá a outro à tarde. Passear pelos museus é uma experiência de conhecimento, por isso não tenha pressa.

4. Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana

No exterior do Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana| ©Travis Stansel
No exterior do Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana| ©Travis Stansel

Conheça a dor, a luta, a liberdade, a contradição, a reivindicação social da nação americana no novo Museu Nacional de História e Cultura Afro-Americana. Neste magnífico museu, poderá conhecer em pormenor a história da comunidade afro-americana no país.

Comece pela sala da escravatura, onde ficará a saber como funcionava a comercialização das pessoas no Novo Mundo e conhecerá a relação contraditória entre as liberdades do país e a continuação da prática da escravatura.

Na segunda parte da exposição, conheça a segregação pós-libertação e a luta pela igualdade nos Estados Unidos.

Termine conhecendo o impacto e o legado desta comunidade no progresso do país em vários domínios do desenvolvimento humano. Este percurso histórico não o deixará indiferente ao percorrer as suas fantásticas vitrinas e o seu incrível memorial, sem qualquer custo.

O museu, devido à procura de visitantes, tem um sistema de reserva de bilhetes diários, pelo que aconselho a que esteja atento aos bilhetes. O museu está localizado no National Mall e a estação de metro mais próxima do museu é a Smithsonian, embora também seja muito conveniente se descer na Federal Triangle.

Informações práticas

  • Localização: 1400 Constitution Ave NW, Washington, DC 20560. Para lá chegar, pode utilizar a estação de metro Smithsonian (linhas Azul, Laranja e Prata) ou a estação de metro Federal Triangle (linhas Azul, Laranja e Prata).

  • Preço: gratuito

  • Horário: 10:00 am -17:30 pm

Reserve os seus bilhetes para o Museu de História Afro-Americana

5. Museu do Holocausto

Museu do Holocausto| ©AlbertHerring
Museu do Holocausto| ©AlbertHerring

Ao percorrer o Museu do Holocausto, o mais importante museu das Américas, lembrar-se-á das palavras imortais de Elie Wiesel, "este museu não é uma resposta, é uma pergunta". O Museu do Holocausto é um espaço de reflexão.

Através de objectos, recriações e representações históricas, oferece um guia histórico de um dos momentos mais desumanos da história contemporânea, o Holocausto, enquanto os testemunhos e os arquivos de filmes complementam a experiência incómoda, mas necessária, de reconhecer a história para não a repetir.

À semelhança do Museu de História e Cultura Afro-Americana, este espaço começa por relatar a desumanização sistemática de várias comunidades minoritárias, nomeadamente a comunidade judaica, na Alemanha nazi.

Desde os primórdios da política antissemita, nos primeiros anos, até à "Solução Final" e à construção de Auschwitz.

O museu tem ainda exposições itinerantes de outros genocídios e um dos mais impressionantes e imponentes Memoriais de Guerra da capital, onde pode descarregar a experiência adquirida no final da sua visita.

A visita não demora mais de três horas e pode chegar às suas instalações a um quarteirão da estação Smithsonian das linhas Laranja, Azul e Prata do metro. A maioria dos autocarros de turismo de Washington também passa por aqui, por isso, se alugar um, não vai querer perdê-lo.

Informações práticas

  • Localização: 100 Raoul Wallenberg Pl SW, Washington, DC 20024. A estação de metro Smithsonian (linhas laranja, azul e prata) é a estação de metro mais próxima.

  • Preço: gratuito

  • Horário: 10:00 am -17:30 pm

Reservar um autocarro turístico de Washington

6. Museu Nacional do Índio Americano

Museu Nacional do Índio Americano| ©Raulbot
Museu Nacional do Índio Americano| ©Raulbot

Tal como o Museu Nacional de História Americana conta a história da história republicana da América, o Museu Nacional do Índio Americano conta a história e as culturas ancestrais da nação americana original.

O Museu Nacional do Índio Americano alberga uma das mais extensas colecções mundiais de arquivos, registos e artefactos dos índios americanos.

Maravilhe-se com 1.200 culturas indígenas que narram os seus incríveis 12.000 anos de história através de diferentes meios de comunicação.

O catálogo interativo apresenta objectos estéticos, religiosos, culturais e históricos que dão voz aos povos originais, enquanto se visita, gratuitamente, as suas instalações concebidas por arquitectos indígenas que as desenharam a partir de pedra calcária.

A forma mais fácil de chegar ao museu é por Metrorail. Sugiro que saia na estação Federal Center.

As linhas Azul, Laranja e Prata param nesta estação e só tem de subir dois quarteirões. A estação L'Enfant Plaza também pode ser conveniente, especialmente se estiver a vir das linhas Amarela e Verde.

Informações práticas

  • Localização: Fourth Street & Independence Avenue, SW Washington, DC 20560. É preferível sair na estação Federal Center (linhas Laranja, Azul e Prata) ou L'Enfant Plaza (linhas Azul, Laranja, Prata, Amarela e Verde).

  • Preço: gratuito

  • Horário: 10:00 am -17:30 pm

7. Galeria Nacional de Arte

Galeria Nacional de Arte| ©AgnosticPreachersKid
Galeria Nacional de Arte| ©AgnosticPreachersKid

A Galeria Nacional de Arte é um enorme museu com um dos mais extensos catálogos de obras de arte do país. Pode ver nada menos que 141.000 pinturas contidas em dois edifícios: o West Hall e o East Hall.

Ambos estão ligados por uma instalação artística em que 41.000 nós de LED iluminam um túnel subterrâneo. Sem dúvida, uma das melhores visitas da capital.

Dependendo da época do ano, as visitas à galeria podem mudar. O museu está constantemente a dar espaço a novos artistas que expõem as suas obras ao público.

Todos os mestres da pintura europeia e americana podem ser encontrados na sala oeste, assim como a única exposição americana de um Da Vinci.

No outro lado do museu, a leste, encontra-se a arte moderna e os seus principais representantes. Neste local encontra-se o Jardim de Esculturas da Galeria, um espaço ao ar livre onde se pode apreciar a arte fora das paredes do edifício.

O jardim tem de ser uma das suas visitas obrigatórias de inverno a Washington, uma vez que a fonte funciona como pista de gelo para todos os visitantes do museu e terá o privilégio de saborear um bom chocolate quente na sua cafetaria.

Garanto-lhe que se consultar o calendário antes de ir à galeria pode descobrir se há algum concerto ou evento cultural que enriqueça a experiência. Já lhe disse que a entrada para ir à galeria é totalmente gratuita? A única coisa que terá de gastar é um bilhete de metro e sair na estação Archives-Navy Memorial-Penn Quarter nas linhas Amarela e Verde.

Informações práticas

  • Localização: Constitution Ave NW, Washington, DC 20565. A estação de metro mais próxima é Archives-Navy Memorial-Penn Quarter (linhas Amarela e Verde).
  • Preço: gratuito
  • Horário: 10:00 am - 5:00 pm

8. Galeria Nacional de Retratos

Galeria Nacional de Retratos| ©Bobak Ha'Eri
Galeria Nacional de Retratos| ©Bobak Ha'Eri

Parabéns! Vou recomendar-vos que não percam dois museus no mesmo edifício. Começo por te falar da National Portrait Gallery.

Antes das selfies, as pessoas mais ricas tinham os seus retratos tirados. Este museu alberga uma coleção de retratos das pessoas mais influentes da América.

Sim, vai encontrar um repertório de retratos de homens brancos de ascendência europeia, mas não se preocupe! Esta coleção contém retratos de figuras históricas femininas, de tribos nativas americanas e da comunidade afro-americana.

A maior atração que posso recomendar é a exposição de retratos oficiais de cada um dos presidentes da nação.

E sim, a gratuitidade é uma das características da visita guiada a este magnífico espaço, onde estão expostos os retratos oficiais de cada presidente que deixa o cargo. A estação de metro mais próxima é a Gallery Pl-Chinatown, nas linhas Verde, Vermelha e Amarela.

Informações práticas

  • Localização: 8th and G Streets, Washington, DC 20001. Pode sair na estação Gallery Pl-Chinatown (linhas Verde, Vermelha e Amarela).
  • Preço: gratuito
  • Horário: 11:30h - 19:00h

9. Museu de Arte Americana Smithsonian

Museu de Arte Americana Smithsonian| ©Raúl Alejandro Rodríguez
Museu de Arte Americana Smithsonian| ©Raúl Alejandro Rodríguez

Como já referi, são dois museus num só edifício: existe também o magnífico Smithsonian American Art Museum, situado mesmo ao lado da National Portrait Gallery.

Nos seus diferentes espaços, apresenta várias obras de arte e representações pictóricas alusivas à cultura pop americana.

Se é amante de pintura, este museu e a National Portrait Gallery são uma boa opção para a sua viagem à capital americana. A estação mais próxima dos museus é a Gallery Pl-Chinatown, que faz parte das linhas Verde, Vermelha e Amarela. Desfrute deste passeio na sua totalidade sem gastar um cêntimo em taxas de entrada.

Informações práticas

  • Localização: G Street NW, 8th St NW, Washington, DC 20004. A estação de metro mais próxima é Gallery Pl-Chinatown (linhas Verde, Vermelha e Amarela).
  • Preço: gratuito
  • Horário: 11:30 am - 7:00 pm

10. Museu dos Arquivos Nacionais

Museu dos Arquivos Nacionais| ©Viator
Museu dos Arquivos Nacionais| ©Viator

Bem-vindo à casa da Declaração de Independência, da Constituição e onde a Declaração de Direitos partilha a sua casa. O Museu Nacional de Arquivos conserva mais de 15 mil milhões de registos históricos.

Percorra as suas salas enquanto absorve as decisões históricas registadas à mão neste catálogo de arquivos históricos. Tem também uma exposição dedicada à luta dos direitos civis das mulheres no país e à sua luta pelo direito de voto.

Este museu tem um horário de abertura flexível para qualquer horário de viagem e é gratuito. O museu está aberto todos os dias do ano, exceto no Natal e com horários alargados no verão. A estação Archives-Navy Memorial-Penn Quarter é a sua melhor aposta para chegar a este sítio fantástico.

Informações práticas

  • Localização: 701 Constitution Ave NW, Washington, DC 20408. O melhor é sair na estação Archives-Navy Memorial-Penn Quarter (linhas Amarela e Verde).

  • Preço: gratuito

  • Horário: 10:00am - 5:30pm

Dica de viajante

Enquanto estiver a visitar o Museu dos Arquivos Nacionais, sugiro que passe pela Biblioteca do Congresso. É a maior biblioteca do mundo com mais de 162 milhões de itens em seu acervo e a cada dia a coleção cresce para 12.000 itens.

11. Museu Hirshhorn e Jardim de Esculturas

Museu Hirshhorn| ©Raulbot
Museu Hirshhorn| ©Raulbot

Se visitar Washington em plena primavera, a sua estadia não pode ficar completa sem uma visita ao Museu e Jardim de Esculturas Hirshhorn, um dos museus de arte mais visitados do país, com uma das melhores vistas da cidade, no seu terceiro andar: o Capitólio e o Monumento a Washington.

O edifício moderno, desenhado de forma circular pelo arquiteto Gordon Bunshaft, espera-o nos seus jardins e exposições, onde alberga uma coleção de arte moderna e contemporânea. O museu dispõe de visitas guiadas e visitas privadas para enriquecer a sua experiência.

Sugiro que desfrute ao máximo deste edifício que contrasta com a cidade com o seu design de nave espacial e que, quando lá estiver, percorra os seus jardins enquanto aprecia Miró, Rodín, Serrano, Calser, entre outros mestres da escultura, gratuitamente.

O museu está localizado no National Mall e a melhor maneira que posso recomendar para chegar a este lugar incrível é apanhar o metro para a estação L'Enfant Plaza.

Informações práticas

  • Localização: Independence Ave SW & 7th St SW, Washington, DC 20560. O museu fica muito perto da estação L'Enfant Plaza (linhas Azul, Laranja, Prata, Amarela e Verde).

  • Preço: gratuito

  • Horário: 10:00 am -17:30 pm

12. Cabana do Presidente Lincoln

A Cabana do Presidente Lincoln| ©Mvincec
A Cabana do Presidente Lincoln| ©Mvincec

Se gosta de história, mas prefere que lhe seja apresentada de uma perspetiva diferente daquela a que está habituado, a Cabana do Presidente Lincoln é uma recontagem única da Guerra Civil Americana.

A impressionante cabana situa-se numa encosta com vista para os famosos terrenos da Casa dos Soldados no noroeste de Washington, DC.

Esta casa foi utilizada pela família Lincoln nos verões quentes da capital, quando governava o país em plena Guerra Civil, para se retirar da agitação política do Capitólio, pelo que uma visita de verão lhe dará uma melhor compreensão.

Nestas salas, Lincoln visitou soldados feridos e organizou eventos sociais, além de utilizar o espaço para redigir a histórica Proclamação de Emancipação.

É um local onde se pode aprender sobre a vida quotidiana e os costumes domésticos através da reconstrução de uma cabana de retiro da época.

O museu abriu ao público em 2008 e oferece uma variedade de serviços e visitas guiadas. Há preços para todos os bolsos e é a partir de 13 euros que pode usufruir deste incrível espaço dedicado à história, que também tem estacionamento gratuito.

É um passeio relativamente curto, porque pode terminar a visita em duas horas no máximo, mas sugiro que dê tempo a si próprio para absorver a história daquelas paredes.

A estação mais próxima para chegar ao local é a Georgia Ave-Petworth, embora seja provável que depois tenha de apanhar um autocarro.

Informações práticas

  • Localização: 140 Rock Creek Church Rd NW, Washington, DC 20011. A estação mais próxima é a Georgia Ave-Petworth (linhas Verde e Amarela), mas depois disso é uma longa caminhada.
  • Preço: varia entre 13 e 31 euros, consoante o dia e o facto de ser adulto ou criança.
  • Horário de abertura: 9:30h - 16:30h

13. Museu Internacional da Espionagem

Museu Internacional da Espionagem| ©John Goucher
Museu Internacional da Espionagem| ©John Goucher

Torne-se James Bond ou Ethan Hunt no Museu Internacional da Espionagem. O fascinante mundo dos serviços de informação e das agências secretas encontra um espaço para contar as histórias de grandes acontecimentos a partir da sombra.

Poderá desfrutar de um dos museus tecnologicamente mais avançados da capital enquanto se maravilha com a coleção de 600 peças que contam a história da espionagem no mundo real e na cultura popular. Mitos e realidade misturam-se num único espaço para si.

Terá a oportunidade de conhecer os casos mais emblemáticos da história e aprender sobre as operações impossíveis que foram levadas a cabo ao longo dos anos, bem como conhecer em primeira mão a arte das sombras e dos segredos.

Este é um dos poucos museus da capital que tem de ser pago, uma vez que é uma instituição independente, mas a taxa é inferior a 30 euros e vale cada um deles, uma vez que viverá uma experiência interactiva do museu. Também pode complementar a sua visita com uma refeição num dos dois restaurantes.

A estação de metro que recomendo que utilize para chegar ao museu é a L'Enfant Plaza. Todos os dias da semana, o museu oferece visitas guiadas das 9:00 às 19:00, para que se possa deixar guiar pelas histórias fascinantes dos homens e mulheres que arriscaram o corpo e a mente para guardar ou conhecer os segredos mais obscuros das nações.

Informações práticas

  • Localização: 700 L'Enfant Plaza, SW Washington DC 20024. Também pode sair na estação L'Enfant Plaza (linhas Azul, Laranja, Prata, Amarela e Verde).
  • Preço: cerca de 30 euros
  • Horário: das 9:00 às 20:00 horas

Porque é que os museus em DC são gratuitos?

Museu Nacional da Criança| ©Chris Devers
Museu Nacional da Criança| ©Chris Devers

Comprar ingressos para atrações e museus não é difícil, mas é preciso saber que a maioria dos museus de Washington pertence ao Smithsonian Institution, o maior complexo de difusão do conhecimento humano no mundo.

A sede principal está localizada no Museu Smithsonian em Washington DC Graças a este instituto, a maior parte das visitas aos museus são gratuitas, pelo que poupará o máximo possível.

Prepare-se para fazer uma ou duas visitas por dia, pois estes museus são conhecidos por albergarem colecções inesgotáveis de conhecimento em espaços vastos.