Semana Santa em Lisboa: o que ver e o que fazer

Na Páscoa, em Lisboa, há muitas actividades interessantes, tanto para os habitantes locais como para os turistas. Recomendo este destino para esta altura do ano por uma série de razões que irá descobrir ao longo desta publicação.

Keyvis Montilva

Keyvis Montilva

leitura de 10 minutos

Semana Santa em Lisboa: o que ver e o que fazer

Lisboa | ©Patrick Nouhailler

Lisboa é uma das cidades mais diversificadas e interessantes da Europa e é, sem dúvida, um dos destinos turísticos preferidos dos espanhóis há décadas. Ao mesmo tempo, há o facto de que algumas das melhores coisas para fazer em Lisboa acontecem durante a Páscoa.

Por isso, a minha recomendação é que continue a ler este post que preparei para si, porque desta forma poderá descobrir quais são as actividades que pode fazer se decidir passar parte da Páscoa na capital portuguesa. Além disso, graças a essas informações, você poderá desfrutar de um melhor planejamento turístico que facilitará muito o aproveitamento da sua viagem.

1. Assistir à missa do Domingo de Páscoa na Sé Catedral de Lisboa

Sé de Lisboa| ©Vitor Oliveira
Sé de Lisboa| ©Vitor Oliveira

Uma das características da Páscoa em Lisboa é o facto de não ser tão comum encontrar procissões pela cidade como acontece noutras cidades da Península Ibérica. No entanto, isso não significa que não existam tradições religiosas importantes durante esta semana e uma delas é a famosa missa do dia de Páscoa , na manhã de Domingo de Páscoa.

A maioria das igrejas católicas e ortodoxas da cidade terão as suas próprias versões deste evento religioso, mas uma das mais importantes e que vale a pena conhecer é a que se realiza na Sé de Lisboa.

O local caracteriza-se por ser a igreja mais antiga da cidade e por ter sobrevivido a várias modificações ao longo da sua história e a múltiplos terramotos. A sua localização estratégica no centro da cidade é outro facto importante a ter em conta quando se pensa em visitá-la durante a Semana Santa. Pode muito bem assistir à missa da Páscoa e depois aproveitar os passeios num dos melhores autocarros turísticos de Lisboa.

. Isto é aconselhável sabendo que o tráfego durante esta data é o mais baixo durante toda a semana por ser um feriado público em que muitas famílias locais decidem ficar em casa. Também deve saber que a localização desta catedral no bairro de Alfama é algo que pode ajudar o seu Domingo de Páscoa a ter uma ligação direta com o passado religioso de uma das zonas mais antigas da cidade.

Reservar a excursão de autocarro turístico de 48 horas em Lisboa

2. Ir ao Mosteiro dos Jerónimos

Interior do Mosteiro dos Jerónimos| ©Nicolas Vollmer
Interior do Mosteiro dos Jerónimos| ©Nicolas Vollmer

Por outro lado, há o facto de Lisboa ser uma cidade cheia de igrejas interessantes e muitas delas merecem ser visitadas, independentemente de ter ou não motivações religiosas. Um desses locais é o Mosteiro dos Jerónimos, que é basicamente um edifício que pertenceu à Igreja Católica e que hoje alberga o Museu Marítimo e Arqueológico da cidade.

O estilo arquitetónico deste mosteiro é manuelino e a sua importância para a história portuguesa e para a cultura ocidental é tal que foi declarado Património Mundial da UNESCO. Este local é também conhecido pela sua proximidade à famosa Torre de Belém e ao Padrão dos Descobrimentos, que juntos simbolizam o período áureo das explorações portuguesas que tiveram um papel fundamental na interligação marítima da Europa com o resto do mundo.

O facto de este edifício ter sido construído para a ordem religiosa de S. Jerónimo e de ter uma localização estratégica no bairro de Belém, são factos que o tornam um plano a não perder na Páscoa. Saiba também que é uma das melhores coisas para fazer durante o Natal em Lisboa, pois esta zona tem todos os serviços turísticos para essa altura do ano.

Reservar bilhetes para o Mosteiro dos Jerónimos

3. Desfrute da sua Semana Santa ao estilo da juventude portuguesa.

Bar em Lisboa| ©Vitor Oliveira
Bar em Lisboa| ©Vitor Oliveira

Um dos pontos altos da Semana Santa em Lisboa e em todo o país é o facto de a festa nos bares e discotecas se prolongar desde meados da Quarta-feira Santa até à noite de Domingo de Páscoa. Isto tem a ver com o facto de esta semana ser a primeira oportunidade no ano que muitos estudantes universitários, tanto espanhóis como portugueses, têm para desfrutar de bom tempo num fim de semana prolongado.

Por isso, independentemente da sua idade ou do tipo de viagem que pretende fazer, é aconselhável sair para beber uns cop os numa das zonas de diversão nocturna de Lisboa. O Bairro Alto é a zona de eleição para todo o tipo de experiências, pois encontrará desde restaurantes elegantes a discotecas que ficam abertas até de madrugada. A zona de Santa Catalina, e mais concretamente a área em redor do seu miradouro, é outro ponto obrigatório na agenda nocturna da Semana Santa.

Para uma noite de estilo industrial e alternativo, há também as Doças de Alcântara, um local ideal para quem está um pouco mais afastado do centro de Lisboa, provavelmente ficando perto da Ponte 25 de abril.

De qualquer forma, jantar fora e beber uns copos é uma das melhores coisas para fazer em Lisboa à noite e a Páscoa é uma das melhores alturas do ano para viver o estilo de vida que define esta cidade depois do sol se pôr.

4. Veja as exposições de arte da época

Museu Berardo| ©Metro Centric
Museu Berardo| ©Metro Centric

Como a afluência de turistas durante a semana da Páscoa em Lisboa é tão significativa, é lógico compreender que o mundo da arte e da cultura na cidade aproveite para alargar o horário de funcionamento da maioria dos museus para que um maior número de pessoas possa conhecer as suas colecções permanentes. De facto, é bastante comum que vários dos museus de arte e história da cidade tenham exposições temporárias durante a Semana Santa, porque mais pessoas visitarão estes locais.

Há uma infinidade de museus que merecem ser conhecidos, mas entre eles está o Museu Coleção Berardo, que tem várias exposições permanentes muito representativas da arte moderna e contemporânea portuguesa. Assim como o Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia, conhecido pela sua sigla MAAT. Este último distingue-se pela impressionante estrutura da sua sede, inaugurada em 2016. É também emblemático por se situar mesmo ao lado do Museu da Eletricidade que se encontra numa antiga fábrica de vapor no bairro de Belém.

Assim, se a duração da sua visita em plena Páscoa lhe permitir desfrutar dos museus da cidade, então não pode perder esta oportunidade. Especialmente sabendo que estas instituições culturais são algumas das melhores coisas para fazer no centro de Lisboa, bem como nos bairros mais próximos desta zona da cidade.

5. Ir ao Oceanário no Domingo de Páscoa

Oceanário de Lisboa| ©Enrico Strocchi
Oceanário de Lisboa| ©Enrico Strocchi

O Domingo de Páscoa é normalmente uma data muito tranquila em Lisboa, pois as famílias locais tendem a aproveitar este feriado para ficar em casa ou para usufruir dos espaços públicos gratuitos da cidade. É também comum que muitas pessoas aproveitem para visitar locais que não conhecem dentro da comunidade e, por isso, um dos planos preferidos durante o Domingo de Páscoa costuma ser uma visita ao Oceanário de Lisboa.

Este local é nada mais nada menos do que o aquário da cidade e distingue-se por ser um espaço bastante moderno que se situa nas margens do rio Tejo e possui habitats oceânicos que permitem cuidar de tubarões, pinguins e peixes tropicais. Este aquário está localizado na zona norte de Lisboa e, por isso, dedicar-lhe este domingo é também uma excelente forma de conhecer os bairros residenciais desta zona da cidade.

De facto, este aquário, que é o segundo maior da Europa, é uma das melhores coisas para fazer no inverno em Lisboa. Isto tem a ver com o facto de ser uma óptima forma de fugir às temperaturas bastante frias desta altura do ano. Por isso, é uma boa alternativa de entretenimento se por acaso tiver uma Páscoa mais nublada do que o esperado.

Reservar bilhetes para o Oceanário de Lisboa

6. Não hesite em sair para ouvir o fado na cidade

Ouvir Fado| ©Javi
Ouvir Fado| ©Javi

O fado é um género musical português que se caracteriza por ser uma canção popular bastante urbana que fala de melancolia, nostalgia e da experiência quotidiana de crescer em bairros humildes e industriais. Tem uma importância cultural muito significativa para Lisboa, pois os historiadores acreditam que teve origem nos bairros em redor do seu porto. Hoje em dia, é uma das principais atracções turísticas da cidade e Património Cultural Imaterial da Unesco.

Mais concretamente, a Páscoa é uma época em que os concertos de fado são muito concorridos nos bares tradicionais da cidade, devido à grande afluência de turistas durante estes dias de primavera, tal como acontece na época alta do verão. Assim, uma excelente forma de conhecer a história desta cidade numa altura tão peculiar e reflexiva como a Páscoa é assistir a alguns dos concertos de Fado de Lisboa.

A minha recomendação é que opte por uma das alternativas em que o serviço inclui jantar. Especialmente porque terá também a oportunidade de conhecer a gastronomia típica portuguesa enquanto desfruta de música que aborda temas intimamente relacionados com a frustração ou apreciação religiosa que pode estar associada à Páscoa.

Reservar bilhetes para um concerto de fado em Lisboa

7. Apreciar o marisco e o peixe portugueses

Sardinhas grelhadas em Lisboa| ©Theo K
Sardinhas grelhadas em Lisboa| ©Theo K

A Quaresma e a sua limitação do consumo de carne permitiu que ao longo dos séculos se criassem em Lisboa receitas características desta época do ano que muitas vezes cativam os turistas que hoje em dia vêm à cidade em busca de marisco. Para sua comodidade, poderá saborear estes pratos representativos ao longo de toda a semana e a maioria deles tem normalmente o bacalhau como ingrediente principal por ser o alimento preferido no mundo culinário português.

Cataplana é outra das receitas típicas confeccionadas com peixe e marisco que define a Páscoa e os meses anteriores que fazem parte da Quaresma. O Polvo à Lageiro é outro tesouro gastronómico que deve conhecer e consiste basicamente num polvo que é primeiro cozido e depois assado com batatas. Depois é temperado com especiarias, azeite e muitos coentros.

Saiba que a sardinha assada é também um prato típico da Páscoa, tanto em Lisboa como no Porto. De qualquer forma, os melhores roteiros gastronómicos de Lisboa podem ser uma excelente alternativa para regressar a casa conhecendo a maioria dos sabores característicos da Páscoa na capital portuguesa.

8. Fazer compras no Sábado Santo na Feira da Ladra

Feira da Ladra| ©Shadowgate
Feira da Ladra| ©Shadowgate

Especificamente, na Páscoa, um dos famosos mercados ao ar livre da cidade tem uma das edições mais diversificadas e interessantes devido à procura gerada pela afluência de turistas durante esta semana. Estou a falar da Feira da Ladra e é basicamente um mercado de antiguidades e roupas em segunda mão que se realiza ao longo do Campo de Santa Clara entre as nove da manhã e as seis da tarde.

O evento realiza-se durante a maior parte dos sábados do ano e, especificamente no Sábado Santo, a oferta de produtos é duplicada porque é uma altura em que as pessoas estão muito interessadas em comprar antiguidades decorativas para as suas casas. Para além de ser uma época tão turística, os habitantes da cidade aproveitam o feriado para desfrutar destes locais especiais que a sua cidade tem para oferecer.

Por isso, uma visita a esta zona da capital é algo que não deve faltar na sua viagem de quatro dias a Lisboa, embora só seja possível se a sua visita coincidir com os últimos dias da Semana Santa, uma vez que se trata de um mercado ao sábado. Note-se que a proximidade deste mercado urbano ao Panteão Nacional e à estação de comboios de Santa Apolónia é algo que deve aproveitar se estiver interessado em explorar as zonas mais bonitas de Lisboa.

9. Aproveite o bom tempo de primavera na Tapada das Necessidades

Tapada das Necessidades| ©Vitor Oliveira
Tapada das Necessidades| ©Vitor Oliveira

A capital portuguesa está cheia de parques públicos que oferecem uma boa pausa depois de caminhar pelas suas ruas íngremes e estreitas. A Tapada das Necessidades é um desses sítios. Trata-se de um parque situado perto das docas de Alcântara que se distingue pela beleza das suas paisagens, bem como pela excelente vista que oferece do rio Tejo. No interior do parque existe um famoso lago de patos, bem como um jardim de cactos. Este local é até desconhecido por muitos habitantes locais.

Assim, este local com uma beleza tão peculiar pode ser uma excelente alternativa de entretenimento durante a sua visita na Páscoa em Lisboa. Sobretudo porque se situa numa zona segura, próxima de atracções turísticas e que permite descansar de longas caminhadas rodeado pela natureza.

De facto, um plano como este é uma das melhores coisas para fazer em Lisboa com crianças. Sabendo que este é um espaço onde os mais pequenos podem correr à vontade e divertir-se, e depois continuar com o roteiro turístico para descobrir os museus e o património histórico de uma das cidades mais cativantes da Europa.

10. Fazer uma excursão fora da cidade, se tiver tempo

Braga| ©Donald Judge
Braga| ©Donald Judge

Se a sua viagem a Lisboa durante a Semana Santa for suficientemente longa para fazer uma excursão de um dia fora da cidade, então deve aproveitá-la ao máximo, fazendo uma excursão a um dos dois locais mais importantes da história do catolicismo português.

Braga

Braga é uma das cidades mais antigas de Portugal e está situada no norte do país. Numa excursão de 10 horas, terá a oportunidade de visitar as diferentes igrejas desta cidade que é conhecida em Portugal como a capital religiosa do país devido à sua história direta com a expansão do catolicismo desde vários séculos antes da época medieval.

Fátima

Fátima é uma pequena cidade que é um destino de peregrinação popular durante a Semana Santa devido ao famoso Santuário de Fátima que é dedicado a esta virgem do catolicismo português. Existem diferentes formas de chegar de Lisboa a Fátima, mas uma visita guiada é a melhor opção, pois permitir-lhe-á conhecer as aldeias mais próximas deste local.

Reserve uma excursão a Fátima, Nazaré e Óbidos a partir de Lisboa