O que fazer em Dubai

Construído no meio do deserto, o Dubai tem muito para oferecer aos seus visitantes: cultura, praia, deserto, compras, luxo, gastronomia e aventura. Quer uma amostra do que o espera na sua viagem?

Ana C.R.

Ana C.R.

leitura de 9 minutos

O que fazer em Dubai

Horizonte do Dubai | ©Nathan John

O Dubai oferece um vislumbre do futuro a partir do topo dos seus arranha-céus, mas também é possível viajar no tempo percorrendo os seus mercados e praças e explorando o deserto. Para garantir que não perde nada, eis uma lista dos pontos de interesse obrigatórios na sua viagem ao Dubai:

1. Subir ao topo do Burj Khalifa

O Burj Khalifa ergue-se do céu azul| ©Travel Sourced
O Burj Khalifa ergue-se do céu azul| ©Travel Sourced

O Burj Khalifa é o arranha-céus mais alto do mundo e subir ao seu miradouro é uma experiência que lhe permitirá ver o luxo do Dubai a partir de cima, bem como um espetáculo de água e luz no sopé do edifício e maravilhosas vistas aéreas do deserto que se estende para além da cidade.

Para subir ao Burj Khalifa, a minha recomendação é comprar os seus bilhetes para o Burj K halifa online com antecedência e escolher a opção que mais lhe agrada para ver o interior do Burj Khalifa, uma vez que este tem duas plataformas de observação e várias opções, dependendo se quer fazer uma visita geral, uma experiência de luxo ou se quer subir ao Burj Khalifa à noite.

Aqui estão algumas informações sobre os preços dos bilhetes para o observatório Burj Khalifa e como chegar ao Burj Khalifa a partir de diferentes partes da cidade, embora esta última seja fácil, uma vez que este imponente edifício não passa despercebido.

Comprar bilhetes para o Burj Khalifa

2. Descubra o Dubai e os seus contrastes numa visita guiada

Tradição e modernidade no Dubai| ©Fredrik Öhlander
Tradição e modernidade no Dubai| ©Fredrik Öhlander

Dubai é uma daquelas cidades que é melhor descobrir na companhia de um guia local que irá revelar todos os segredos de suas ruas, mesquitas e souks. Como uma cidade com tantos contrastes, é fácil perder-se entre tantas atracções turísticas, por isso recomendo que leia sobre as melhores excursões e passeios do Dubai e escolha um passeio que mudará definitivamente a forma como vive o Dubai.

Reservar uma visita guiada ao Dubai

3. Faça uma viagem à majestosa Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi

Mesquita Sheikh Zayed| ©Mohammed Bukar
Mesquita Sheikh Zayed| ©Mohammed Bukar

É difícil explicar o quão impressionante é a Mesquita Sheikh Zayed e pode visitá-la numa viagem de um dia a partir do Dubai. É uma das mais belas mesquitas de Abu Dhabi, uma das maiores do mundo e é imponente tanto por dentro como por fora, incorporando desenhos e decorações de diferentes culturas islâmicas.

Para visitar a Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi, é melhor reservar uma excursão organizada a partir do Dubai, pois, para além de não ter de se preocupar com a forma de lá chegar e como entrar, desfrutará de uma narração de um guia especializado que lhe dará o contexto histórico do local e o ajudará a compreender as regras que terá de seguir durante a sua visita. Se quiser ver outras mesquitas no Dubai, visite o nosso post sobre 10 melhores mesquitas Dubai.

Reservar uma visita guiada à Mesquita Sheikh Zayed

4. Divirta-se muito no Ferrari World

Vista aérea do Ferrari World| ©Aziz J.Hayat
Vista aérea do Ferrari World| ©Aziz J.Hayat

Se, antes da sua viagem, se interrogou sobre qual a melhor cidade, Dubai ou Abu Dhabi, o meu conselho claro é que visite a segunda a partir da primeira, numa excursão organizada ou por sua conta. E enquanto estiver em Abu Dhabi, pode visitar o único parque de diversões dedicado à equipa Ferrari. É fácil chegar ao Ferrari World a partir do Dubai e encontrará montanhas-russas, carros de corrida, vaivéns e experiências de realidade virtual para se divertir, inspiradas nos icónicos carros da Ferrari. Pode visitar o parque a partir do Dubai com esta excursão a Abu Dhabi e ao Ferrari World.

Reservar uma excursão ao Ferrari World a partir do Dubai

5. Perca-se nas ruas antigas do bairro de Deira

Souk dourado de Deira| ©neekoh.fi
Souk dourado de Deira| ©neekoh.fi

Em Deira, um dos bairros mais famosos do Dubai, encontra-se a parte antiga da cidade, onde se pode passear pelo Souk do Ouro e pelo Souk das Especiarias, mergulhando na própria essência do Dubai. Outras coisas para fazer em Deira incluem ir à praia Al Mamzar e relaxar na vegetação.

Reserve uma excursão de comida de rua no Dubai

6. Sinta o sabor do velho Dubai fazendo uma excursão a Al Fahidi

Al Fahidi| ©Francisco Anzola
Al Fahidi| ©Francisco Anzola

O atual bairro Al Fahidi é uma reconstrução de uma área tradicional do Dubai onde pode ver como era a vida no Dubai do século XIX. Caminhando pelas ruas, verá torres eólicas e edifícios públicos, muitos dos quais conservam as suas infra-estruturas tradicionais.

Para além do Centro Cultural Sheikh Mohammed, onde poderá aprender sobre o contexto histórico que enriquecerá a sua visita, poderá visitar o Museu da Casa da Moeda, a Casa da Caligrafia e a Câmara Municipal, onde poderá aprender mais sobre a história, a cultura árabe e o passado do Dubai.

Reservar uma visita ao Dubai antigo e moderno

7. Visitar a Mesquita de Jumeirah

Mesquita de Jumeirah| ©PhareannaH[berhabuk]
Mesquita de Jumeirah| ©PhareannaH[berhabuk]

Visitar a Mesquita de Jumeirah é possível, pois é uma das poucas mesquitas do Dubai que aceita visitantes não muçulmanos, o que a torna uma das atracções turísticas mais populares da cidade. A sua bela fachada branca (que reconhecerá se tiver visto uma nota de 500 dirham) é tão impressionante como o seu interior, e a sua arquitetura é um tributo ao período medieval Fatimid.

Uma vez lá dentro, pode maravilhar-se com a elegante decoração azul e amarela e inspirar-se nos seus locais de oração e recolhimento.

8. Assistir a um pôr do sol no deserto

Pôr do sol no deserto do Dubai| ©Kent Tupas
Pôr do sol no deserto do Dubai| ©Kent Tupas

Uma das experiências obrigatórias na sua viagem ao Dubai é, sem dúvida, uma viagem ao deserto do Dubai. As excursões ao deserto estão disponíveis em todas as gamas de preços e pode fazer todo o tipo de actividades, tais como passeios de camelo, sandboard (como o snowboard, mas na areia), dune bashing, que é basicamente entrar num veículo todo-o-terreno e deslizar pelas dunas, moto-quatro, passeios de buggy, espectáculos de falcoaria e comida tradicional num jantar ao ar livre sob as estrelas do deserto e depois dormir no deserto do Dubai. Eis algumas dicas para visitar o deserto do Dubai, para que a sua experiência seja perfeita, independentemente da sua escolha.

Reservar uma excursão ao deserto do Dubai

9. Navegar na Marina do Dubai

Marina do Dubai| ©Enrico Strocchi
Marina do Dubai| ©Enrico Strocchi

Ver a linha do horizonte do Dubai à noite enquanto navega no canal principal da cidade é um espetáculo e tanto, por isso esta é uma das actividades que recomendo vivamente se viajar para o Dubai em casal. Os passeios de barco pela Marina do Dubai duram normalmente cerca de duas horas e são uma óptima forma de conhecer esta zona da cidade de uma forma alternativa. Também há muito mais para fazer na Marina do Dubai, por isso recomendo vivamente que visitem a zona.

Reservar um cruzeiro na Marina do Dubai

10. Aprecie as vistas a partir de um confortável autocarro de turismo

Autocarro turístico do Dubai| ©Alan & Flora Botting
Autocarro turístico do Dubai| ©Alan & Flora Botting

O Dubai é uma das cidades que vale mesmo a pena comprar um bilhete para um autocarro turístico hop-on hop-off, uma vez que pode ser cansativo andar a pé durante a maior parte do ano devido ao calor. É por isso que recomendo entrar num autocarro turístico e ver toda a cidade do Dubai a partir do conforto do seu lugar (e da frescura do ar condicionado).

Reservar um lugar no Dubai Sightseeing Bus

11. Fazer compras no Dubai Mall

Dubai Mall| ©mostafa meraji
Dubai Mall| ©mostafa meraji

Não seria uma viagem ao Dubai sem uma manhã ou uma tarde de compras. No Dubai, o luxo e a opulência são duas constantes, e isso reflecte-se nos seus centros comerciais, onde encontrará quase todas as marcas que possa imaginar.

É quase certo que passará pelo Dubai Mall, um dos centros comerciais mais famosos da cidade, e poderá entrar e comprar lembranças ou deliciar-se numa das suas muitas lojas. Encontrará também uma série de restaurantes que oferecem todo o tipo de delícias gastronómicas.

12. Descubra o mundo subaquático do Atlantis Aquaventure

Atlantis Aquaventure Dubai| ©Jeremy Thompson
Atlantis Aquaventure Dubai| ©Jeremy Thompson

O hotel Atlantis no Dubai é um dos hotéis mais famosos da cidade pela sua oferta de lazer, que inclui um parque aquático, um zoo de golfinhos e outros animais marinhos, e uma reconstrução do fundo do mar onde se pode desfrutar de uma experiência de mergulho.

Atlantis Aquaventure é um dos lugares para passar o dia com as crianças e não ficar sem diversão, por isso recomendo especialmente uma visita se estiver a viajar para o Dubai com a sua família.

Reserve o seu bilhete para o Atlantis Aquaventure

13. Construa a sua própria aventura no Legoland Dubai

Legoland Dubai| ©Jeremy Thompson
Legoland Dubai| ©Jeremy Thompson

Quer seja para a família ou para reviver memórias de infância, no Legoland Dubai os icónicos brinquedos em forma de blocos ganham vida, pois todo o parque é construído com peças Lego (quase 60 milhões de Legos) para criar seis mundos onde se pode perder e dar largas à imaginação.

14. Cultive-se no Louvre Abu Dhabi

Louvre Abu Dhabi| ©Matthias Ripp
Louvre Abu Dhabi| ©Matthias Ripp

Uma viagem a Abu Dhabi é a forma mais conveniente de ir do Dubai para Abu Dhabi, mas se decidir visitar o Museu do Louvre, uma extensão do Museu do Louvre em Paris dedicada à arte do Médio Oriente, mas cuja coleção também alberga algumas obras-chave da pintura do resto do mundo, com pinturas de Vermeer, Leonardo Da Vinci e Van Gogh. Na minha opinião, parte do que torna esta visita tão interessante é a arquitetura do próprio museu, instalado num edifício de Jean Nouvel, numa simbiose entre o mundo ocidental e o mundo oriental.

Reservar uma excursão a Abu Dhabi

15. Teste-se no Skydive Dubai

Skydive Dubai| ©Alan Wilson
Skydive Dubai| ©Alan Wilson

Se sempre quis fazer uma queda livre a 200 quilómetros por hora, o Dubai é o melhor lugar para o fazer: as vistas que terá durante a sua queda serão espectaculares (se a sua adrenalina lhe permitir apreciá-las, claro). Para esta experiência única, a Skydive Dubai é a empresa mais popular entre os turistas e os habitantes locais. Claro que não é uma experiência para o orçamento de todos, mas será certamente algo que recordará para sempre.

16. Desfrutar de um brunch no Jumeirah Al Qasr

Pormenor da degustação de queijo espanhol no brunch do Jumeirah Al Qasr Hotel.| ©Krista
Pormenor da degustação de queijo espanhol no brunch do Jumeirah Al Qasr Hotel.| ©Krista

O Dubai é uma cidade muito moderna que se adaptou aos gostos ocidentais, e os seus bares e cafés fizeram do brunch uma instituição. O melhor, de acordo com todos os críticos, é servido no hotel Jumeirah Al Qasr, tanto pela qualidade da degustação como pelo ambiente opulento e luxuoso em que se desfruta de um enorme brunch - mais de 300 pratos à escolha de até trinta e cinco cozinhas diferentes. É claro que, durante a sua visita, não pode deixar de experimentar alguns dos melhores restaurantes do Dubai para sentir todo o sabor da sua cozinha.

Quando ir ao Dubai?

Antes da sua viagem, deve estar a perguntar-se o que deve levar na mala, o que vestir no Dubai, como se deslocar na cidade, qual o orçamento necessário para a sua viagem e, acima de tudo, qual a altura ideal para visitar o Dubai. Qualquer altura é uma boa altura para conhecer a cidade; sendo uma capital tão grande, há coisas para fazer durante todo o ano. Aqui está uma lista do que não deve perder, dependendo do mês em que está a visitar:

Outra coisa que lhe pode ser útil durante a sua viagem é um itinerário adaptado ao número de dias que vai passar na cidade:

Depois destas dicas para visitar o Dubai, só tem de reservar o seu transfer do aeroporto do Dubai para o centro da cidade e, assim que chegar, desfrutar de tudo o que a cidade tem para oferecer. Garanto-lhe que há muito para ver e fazer.