Visitar a mesquita Jumeira em Dubai

No meio dos altos arranha-céus de betão e vidro encontra-se uma joia escondida, a Mesquita Jumeriah. Uma visita obrigatória para conhecer a história desta região e um dos locais mais multiculturais do Dubai. Eu conto-lhe tudo o que precisa de saber para desfrutar da sua visita.

Carlos Bleda

Carlos Bleda

leitura de 7 minutos

Visitar a mesquita Jumeira em Dubai

Mesquita de Jumeira | ©Gavin

A Mesquita de Jumeirah é considerada a mesquita mais importante da cidade do Dubai por várias razões. A principal razão é o facto de ser uma das poucas mesquitas da cidade que aceita visitantes não muçulmanos. De facto, faz jus ao lema do Dubai de "portas abertas, mentes abertas" e faz parte de um programa que visa levar o Islão a pessoas de todos os estratos sociais e credos. Todos são bem-vindos.

Mas se isso não for razão suficiente, a sua bela arquitetura irá certamente convencê-lo a visitar. Construído em 1979, o edifício foi erigido com o cuidado e o luxo que caracterizam o emirado. Apresenta uma grande cúpula ladeada por dois altos minaretes que podem ser vistos de muitos pontos da cidade (se estiver a ver a vista do topo do Burj Khalifa, não se esqueça de a consultar).

Quer saber mais? Venha comigo e eu conto-lhe tudo o que precisa de saber sobre este belo monumento.

Como chegar à Mesquita de Jumeirah

Vista externa da Mesquita| ©Alan & Flora Botting
Vista externa da Mesquita| ©Alan & Flora Botting

O templo está localizado em uma das principais vias de Dubai, a Jumeirah Avenue. Uma área residencial com inúmeras lojas, cafés e locais de entretenimento para complementar a sua visita.

É importante saber que a mesquita tem um código de vestuário. Deve entrar descalço e não pode usar calças acima dos joelhos ou t-shirts sem mangas. Para além disso, as mulheres devem usar um lenço na cabeça para cobrir o cabelo. Se isto for demasiado incómodo para si, não se preocupe, estão disponíveis roupas tradicionais adequadas para a visita na porta

.

Quanto custa entrar na Mesquita de Jumeirah?

A entrada custa normalmente cerca de 25 dirhams, o que equivale a cerca de 6 euros. Um preço muito acessível, considerando as opções oferecidas. Pode comprar o seu bilhete na própria mesquita.

Reservar uma visita guiada ao Dubai

Horário de funcionamento da Mesquita de Jumeirah

Sinal de entrada da Mesquita de Jumeirah| ©jensimon7
Sinal de entrada da Mesquita de Jumeirah| ©jensimon7

A mesquita está aberta de sábado a quinta-feira, mas só abre às 10:00 horas. No entanto, se for visitar a mesquita, deve chegar meia hora antes das 10h00. As sextas-feiras não estão abertas, pois é um dia sagrado na cultura islâmica. Aberto de sábado a quinta-feira às 10h00.

Como a visita é apenas guiada, é importante ter em atenção que deve estar presente meia hora antes do início da visita. Não é necessário reservar um bilhete.

Quanto tempo demora a visita à Mesquita de Jumeirah?

A visita dura cerca de 1 hora e 15 minutos e é necessário estar no portão 30-15 minutos antes para obter os seus bilhetes, vestir-se, se necessário, etc. Portanto, demorará entre 1,5 e 2 horas, dependendo se prefere estar num horário mais calmo ou mais calmo.

Reservar uma visita guiada ao Dubai

Há visitas guiadas à Mesquita de Jumeirah e vale a pena?

Dentro da Mesquita de Jumeirah| ©Neil Parker
Dentro da Mesquita de Jumeirah| ©Neil Parker

A Mesquita Jumeirah só pode ser visitada como parte de um programa de visita guiada. No entanto, não deixe que isso o desencoraje, a visita é altamente recomendada, pois oferece um passeio muito completo.

A visita tem uma duração aproximada de 1 hora e 15 minutos, durante a qual lhe serão mostradas as virtudes arquitectónicas e decorativas do templo, será mostrada uma perspetiva diferente e provavelmente desconhecida do Islão e terá ainda a oportunidade de desfrutar de refrescos e de um lanche típico. Os lanches são oferecidos antes do início da visita e são normalmente bebidas árabes ligeiras, café árabe e doces e outros produtos típicos da região.

Por isso, recomendo vivamente uma visita. Pode encontrar toda a informação no seu sítio Web, se quiser dar uma vista de olhos. A mesquita também pode ser visitada no âmbito de visitas guiadas ao Dubai.

Se não puder participar numa visita guiada, também pode visitar a Mesquita de Jumeirah em privado. Para tal, é necessário contactar primeiro a direção da mesquita. Pode encontrar os dados de contacto no sítio Web que mencionei no parágrafo anterior.

Reservar uma visita guiada ao Dubai

Quem pode entrar na Mesquita de Jumeirah?

Cúpula da Mesquita de Jumeirah| ©Kars Alfrink
Cúpula da Mesquita de Jumeirah| ©Kars Alfrink

A ideia da mesquita é ser um local aberto para apresentar o Islão e a sua cultura a qualquer pessoa que queira visitar. Por isso, não há restrições para visitar a mesquita, exceto no que diz respeito ao código de vestuário do Dubai.

É preferível que se dirija ao templo com a roupa adequada e que, uma vez lá dentro, cumpra as regras sem exceção. Embora possa parecer contraditório, esta mesquita tornou-se o ponto central do programa Portas Abertas, Mentes Abertas que os emirados promovem há duas décadas e que se caracteriza pela sua natureza aberta e amigável para aproximar o Islão e a cultura do país de todos aqueles que o desejem.

Se visitar a mesquita, irá notar a hospitalidade e a disponibilidade dos guias que o acompanharão durante a sua visita.

Reservar uma visita ao Dubai

Como chegar à Mesquita de Jumeirah (a partir das zonas centrais, de autocarro, metro, etc.)

Táxis do Dubai| ©Fabio Achilli
Táxis do Dubai| ©Fabio Achilli

A mesquita situa-se no número 1 da Jumeirah Beach Road, perto da praia com o mesmo nome. Se alugar um carro, não terá muita dificuldade, pois há muitos lugares de estacionamento gratuitos na zona.

  • Dado o calor habitual do Dubai, os táxis são uma das melhores opções. As tarifas dos táxis são bastante razoáveis.
  • Também pode optar por ir de autocarro numa das seguintes linhas: 9, X28, F11 e F09. Todas elas o deixarão muito perto da mesquita. Se tiver um passe para o Dubai Sightseeing Bus, uma das paragens deixá-lo-á à porta.
  • Neste caso, o metro não é uma opção recomendada, uma vez que a paragem mais próxima, o World Trade Center na linha vermelha, fica a cerca de 3 km de distância. Mesmo assim, o metro é uma das formas mais convenientes de se deslocar no Dubai.

É aconselhável ir à Mesquita Jumeirah com crianças?

Visita em família à Mesquita| ©John Karwoski
Visita em família à Mesquita| ©John Karwoski

Claro que sim! As crianças não são impedidas de entrar na mesquita, embora tenham de respeitar o código de vestuário. A visita não é demasiado longa e elas vão certamente gostar dos pés descalços e dos petiscos oferecidos.

Além disso, as crianças com menos de 12 anos não pagam entrada. A partir dos 12 anos, pagam a mesma taxa de entrada que os adultos, os tais 6 euros que referi anteriormente.

O que não pode perder na Mesquita de Jumeirah

Detalhes da Mesquita| ©sbr2005
Detalhes da Mesquita| ©sbr2005

A Mesquita de Jumeirah foi construída com pedra branca, segundo a tradição da região, como se vê noutras mesquitas. Tem minaretes g émeos que se erguem em torno da cúpula central decorada com elementos entrelaçados.

O encanto arquitetónico da mesquita é visível tanto no interior como no exterior. Se tiver oportunidade, visite a mesquita ao pôr do sol. As suas cores brancas combinadas com a cor laranja do sol antes do anoitecer no Dubai proporcionam uma imagem inesquecível.

Não se esqueça de levar a sua máquina fotográfica ou o seu telemóvel, pois esta é uma das poucas mesquitas que podem ser fotografadas a partir do interior. Os seus mosaicos, tapetes e, sobretudo, a decoração da cúpula têm de fazer parte da sua galeria de fotografias.

Mas o melhor é ir de mente e estômago abertos, pois aprenderá muito sobre o Islão e a sua cultura com os guias e através do seu paladar com o suculento pequeno-almoço incluído na visita.

Dicas para visitar a Mesquita de Jumeirah

Mesquita de Jumeirah à noite| ©Ankur Panchbudhe
Mesquita de Jumeirah à noite| ©Ankur Panchbudhe
  • Usar roupas austeras que cubram as pernas e os braços. As mulheres também usam lenços para cobrir o cabelo.
  • Chegar ao portão 30 minutos antes das 10:00 horas.
  • Vá com a mente e o estômago abertos, pois o pequeno-almoço e as bebidas típicas estão disponíveis.
  • É permitido fotografar no interior, no entanto, certifique-se de que as suas fotografias não incluem os habitantes locais. Verá que são muito simpáticos e hospitaleiros, mas reservados quanto aos seus ritos religiosos.
  • Se puder passear pelo exterior da mesquita, a iluminação, tanto a natural ao anoitecer como a artificial ao anoitecer, é digna de uma fotografia.
  • Respeite sempre as regras de conduta.

Outras mesquitas a visitar no Dubai

Mesquita Al Farooq Omar Bin Al Khattab| ©Carl Byrne
Mesquita Al Farooq Omar Bin Al Khattab| ©Carl Byrne

Jumeirah é, sem dúvida, uma das melhores mesquitas do Dubai, uma vez que é uma das poucas mesquitas que permite a entrada de turistas. No entanto, existem outras mesquitas na cidade que pode visitar, nem que seja apenas para admirar a arquitetura exterior:

  • Mesquita Al Farooq: Conhecida como a Mesquita Azul, é inspirada na famosa mesquita com o mesmo nome em Istambul. Destacam-se os seus minaretes de 65 metros de altura e a sua cúpula de 30 metros.
  • A Grande Mesquita: O seu nome faz-lhe justiça, pois é a maior mesquita do Dubai. Os seus minaretes atingem 70 metros de altura, o que faz dela o edifício mais impressionante de Bur Dubai, a parte antiga da cidade.
  • Mesquita Al Noor: Uma mesquita inspirada nos desenhos dos templos turcos pode acomodar até 2200 fiéis.

Se estiver interessado na cultura islâmica, recomendo uma viagem a Abu Dhabi a partir do Dubai, onde poderá ver outras maravilhas, como a Mesquita Sheikh Zayed, que não o deixará indiferente.