Visitar a mesquita Sheikh Zayed

Considerada uma das maravilhas do mundo moderno, a Mesquita Sheikh Zayed é um símbolo de Abu Dhabi, dos Emirados Árabes e do mundo islâmico em geral. Junte-se a mim e eu mostrar-lhe-ei tudo o que precisa de saber para visitar este lugar saído diretamente das Noites Árabes.

Carlos Bleda

Carlos Bleda

leitura de 11 minutos

Visitar a mesquita Sheikh Zayed

Mesquita Sheikh Zayed | ©Vlada Karpovich

Situada à entrada da ilha de Abu Dhabi, a capital dos Emirados Árabes Unidos, a Grande Mesquita Sheikh Zayed é um local de visita obrigatória, quer esteja alojado na capital ou na cidade vizinha do Dubai. É, juntamente com o Burj Khalifa no Dubai, um dos monumentos mais importantes e impressionantes dos Emirados e é considerada uma das mesquitas mais modernas do mundo.

Se quiser saber quais as opções que tem para visitar a Grande Mesquita Sheikh Zayed, venha comigo e eu conto-lhe.

A melhor opção

Passeio Diurno em Abu Dhabisaindo de Dubai com Bilhetes para Mesquita do Sheikh Zayed

Uma excursão a partir do Dubai onde visitará a mesquita

Irá a Abu Dhabi com um guia profissional e visitará a Mesquita Sheikh Zayed enquanto aprende tudo sobre o mundo árabe. Esta atividade de seis horas permitir-lhe-á desfrutar da visita e de um dos monumentos arquitectónicos e religiosos mais importantes dos Emirados.

Esta é a opção mais conveniente e económica se estiver no Dubai. Esta excursão inclui o transporte de e para Abu Dhabi e a companhia de um guia profissional. Durante cerca de 6 horas, terá a oportunidade de conhecer a história desta mesquita e as características arquitectónicas e estéticas dos seus mais de 20.000 metros quadrados.

Recomendado se... estiver a fazer turismo no Dubai mas não quiser perder uma visita a um dos templos mais famosos dos EAU e do mundo.

Outras excursões à Mesquita Sheikh Zayed a partir do Dubai

Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi| ©Like My Travel
Mesquita Sheikh Zayed em Abu Dhabi| ©Like My Travel

Embora a entrada na mesquita seja gratuita, se estiver a visitar o Dubai, a melhor maneira de visitar a mesquita é reservar uma visita guiada. Isto poupar-lhe-á toda a logística de ir e vir de Abu Dhabi e evitará o incómodo de entrar. Para além disso, será guiado por um especialista que o ajudará a enriquecer a experiência e lhe dará uma visita aprofundada. Eis algumas outras opções de visitas guiadas a partir do Dubai para visitar a mesquita:

À chegada, visitará a Mesquita Sheikh Zayed, o Palácio Presidencial Qasr al Watan e as Torres Etihad, um impressionante complexo de cinco arranha-céus. Entretanto, o seu guia irá contar-lhe factos interessantes e levá-lo aos locais onde poderá tirar as melhores fotografias. O preço desta atividade é de cerca de 80 euros.

  • Abu Dhabi tour com ingressos para a Mesquita Sheik Zayed e o Museu do Louvre: este tour de 9 horas o levará a visitar a mesquita e o Museu do Louvre, que abriu suas portas para o mundo árabe em 2017 e é agora um dos museus mais visitados da região. Naturalmente, será sempre acompanhado por um guia profissional para que não perca nada e não tenha de se preocupar com nada.

A Mesquita Sheikh Zayed é uma das mesquitas mais importantes do mundo, pela sua beleza e pelos seus mais de 20.000 metros quadrados de superfície. E o Museu do Louvre, um museu de arte de renome mundial, está sediado nos Emirados Árabes Unidos há alguns anos, onde pode ver tudo, desde obras clássicas de Gauguin a esculturas antigas descobertas na Jordânia. O preço desta excursão é de cerca de 90 euros.

Como obter bilhetes para a Mesquita Sheikh Zayed

Dentro da Mesquita| ©Artur Malinowski
Dentro da Mesquita| ©Artur Malinowski

A entrada na Mesquita Sheikh Zayed é gratuita, por isso não há necessidade de reservar. Quando chegar ao local, serão efectuados controlos de segurança e de vestuário na mesma área onde entrará e ser-lhe-ão entregues os seus bilhetes.

É um dos monumentos mais visitados dos Emirados, pelo que a afluência de pessoas é constante. Evite ir às sextas-feiras à tarde e, se puder, vá de manhã cedo, de preferência às quartas e quintas-feiras.

Reservar uma visita guiada à Mesquita Sheikh Zayed

Horário de funcionamento da Mesquita Sheikh Zayed

Detalhes da parede da mesquita| ©Abdul Awaes
Detalhes da parede da mesquita| ©Abdul Awaes

A Grande Mesquita do Xeque Zayed está aberta aos visitantes, tanto aos fiéis como aos não fiéis, todos os dias da semana. A única exceção é que, às sextas-feiras de manhã, as visitas são limitadas apenas aos muçulmanos, uma vez que este é o dia sagrado da religião islâmica. O horário de funcionamento é o seguinte:

  • **Todos os dias, exceto à sexta-feira: das 9:00 às 22:**00 horas.
  • Sexta-feira: das 16:30 às 22:00 horas.
  • Durante o mês do Ramadão, só está aberto de sábado a quinta-feira, das 9:00 às 14:00 horas.

O horário de abertura facilita muito a visita, mas se estiver no Dubai em julho ou se estiver no Dubai em agosto e visitar Abu Dhabi, recomendo vivamente que vá de manhã cedo ou quando o sol se começa a pôr.

Reservar uma visita guiada à Mesquita Sheikh Zayed

Como chegar à Mesquita Sheikh Zayed por conta própria

Táxis do Dubai| ©Fabio Achilli
Táxis do Dubai| ©Fabio Achilli

Se o seu alojamento for no Dubai e tiver um carro alugado, é fácil chegar à mesquita. Dubai e Abu Dhabi ficam a apenas 130 km de distância e as duas cidades estão ligadas por uma ampla autoestrada com até 7 faixas de rodagem, que demora cerca de 1 hora e 15 minutos. De qualquer modo, a visita a esta mesquita é, por si só, uma das razões pelas quais ir a Abu Dhabi é uma das melhores excursões que se pode fazer a partir do Dubai.

Também pode optar por apanhar um autocarro. A viagem dura cerca de 2 horas e leva-o até à estação central de autocarros de Abu Dhabi, com um custo de 25 dirhams ( cerca de6,50 euros ). Pessoalmente, se for para Abu Dhabi a partir do Dubai, eu escolheria a opção de apanhar um carro ou mesmo um táxi, se forem vários a viajar, para partilhar os custos. Quando chegar a Abu Dhabi, não será difícil encontrar um lugar de estacionamento, uma vez que a Mesquita Sheikh Zayed dispõe de um grande parque de estacionamento, que é gratuito.

Se já se encontra na cidade de Abu Dhabi, as melhores opções para lá chegar são

  • De táxi ou carro: A partir do centro da cidade, um táxi pode custar entre 8 e 10 euros, dependendo do trânsito.
  • Autocarro: As linhas 44, 54 e 163 têm as paragens mais próximas e a tarifa é de 3 dirhams, pouco menos de um euro. Tenha em conta que, com o trânsito e os semáforos, pode demorar cerca de 1 hora a chegar ao centro de Abu Dhabi.

Se estiver a utilizar o Google Maps para chegar ao Sheikh Zayed, tenha em conta que existem três mesquitas com esse nome em Abu Dhabi. Terá de procurar "Sheikh Zayed Grand Mosque"

Ao viajar do Dubai para Abu Dhabi, vai querer aproveitar ao máximo a sua visita. Aqui estão as melhores excursões para Abu Dhabi a partir do Dubai.

Reservar uma excursão a Abu Dhabi a partir do Dubai

Existem visitas guiadas à Mesquita Sheikh Zayed e valem a pena?

Visita guiada à Mesquita| ©John's Love of Nature
Visita guiada à Mesquita| ©John's Love of Nature

As visitas guiadas oficiais estão disponíveis e são também gratuitas. Estas visitas guiadas são exclusivamente em inglês (pelo menos até à data). Se isto não for um impedimento para si, é uma opção a considerar. Há muitos pormenores e curiosidades arquitectónicas no edifício e, com um guia, não perderá nenhum deles. As visitas guiadas estão disponíveis nos seguintes horários:

  • Domingo a quinta-feira: às 10:00, 11:00 e 17:00.
  • Sextas-feiras: 17:00 e 19:00 horas.
  • Sábados: às 10:00, 11:00, 14:00, 17:00 e 19:00.

A visita guiada dura aproximadamente uma hora e é muito agradável. Se optar por fazê-lo, chegue pelo menos 30 minutos antes do início da visita. Se quiser uma dica, a melhor altura para fazer esta visita é às 17:00 horas, pois entrará com a mesquita iluminada pelo sol e, à saída, poderá ver o pôr do sol e, se ficar um pouco mais, a espetacular iluminação nocturna do local.

Vale definitivamente a pena se o inglês não for um problema para si. Caso contrário, pode sempre encontrar um guia externo que fale inglês.

Reservar uma visita guiada à Mesquita Sheikh Zayed

Recomendações para a visita

Pessoas que visitam a mesquita| ©Abdul Awaes
Pessoas que visitam a mesquita| ©Abdul Awaes

Como a maioria das mesquitas, esta também tem um código de vestuário:

  • Homens: Devem usar calças compridas e camisas que não sejam sem alças.
  • Mulheres: Devem estar completamente cobertas da cintura para baixo (são permitidas saias compridas, mas não collants) e, ao contrário dos homens, devem usar os braços e o cabelo cobertos.

Recomendo que chegue preparado e bem vestido para poupar tempo. Se não estiver vestido de acordo com as regras, no próprio parque de estacionamento existe uma unidade onde pode pedir emprestada roupa adequada e mudar de roupa. No entanto, é necessário deixar o bilhete de identidade ou a carta de condução como caução. Os passaportes não são aceites neste caso.

Quem pode entrar na Mesquita Sheikh Zayed?

No interior da mesquita| ©Artur Malinowski
No interior da mesquita| ©Artur Malinowski

Não existem restrições de acesso à mesquita que afectem o sexo ou as crenças. No entanto, deve estar ciente das regras do local e respeitá-las durante a sua visita. A entrada e a saída são diferentes para homens e mulheres e terá de passar por um controlo de segurança e de vestuário.

Regras de conduta na Mesquita Sheikh Zayed

Uma vez lá dentro, pode circular livremente pela mesquita, mas deve respeitar as regras de conduta:

  • Não são permitidas demonstrações de afeto no interior da mesquita (não são permitidos beijos, abraços ou mesmo dar as mãos).
  • As mulheres não podem retirar o véu em momento algum, nem mesmo para tirar uma fotografia.
  • São permitidas fotografias e vídeos, mas não de mulheres muçulmanas sem autorização expressa.

A polícia é muito rigorosa a este respeito e há vários guardas de serviço para garantir o cumprimento destas regras.

Reservar uma visita guiada à Mesquita Sheikh Zayed

É aconselhável ir à Mesquita Sheikh Zayed com crianças?

Família na Mesquita| ©Sammy Six
Família na Mesquita| ©Sammy Six

Sim, não há nenhuma razão para que as crianças não possam desfrutar da visita. O tamanho da mesquita e as suas decorações apelativas vão certamente captar a atenção dos mais pequenos.

No entanto, se for no verão ou em dias muito quentes, certifique-se de que as crianças estão bem hidratadas. Mas faça-o antes de entrar, pois a água não é permitida na mesquita para evitar danificar os elementos arquitectónicos. Este conselho aplica-se tanto às crianças como aos adultos, evidentemente.

Reservar uma visita guiada à Mesquita Sheikh Zayed

O que não perder na Mesquita Sheikh Zayed

Detalhes da sala da mesquita| ©Werner Bayer
Detalhes da sala da mesquita| ©Werner Bayer

Os 22.000 metros quadrados da grande mesquita podem acolher até 7.000 fiéis no seu salão de orações e até 40.000 pessoas no total, para lhe dar uma ideia da dimensão do monumento. Todo o complexo pode ser apreciado do exterior e do interior. Ambas as perspectivas valem a pena e chamam a atenção de qualquer visitante.

  • Do exterior: Construído em mármore branco com pormenores dourados, tem um aspeto espetacular à luz intensa do sol de Abu Dhabi. Destacam-se as suas muitas cúpulas, num total de 82, de diferentes tamanhos. A maior, que se pode ver facilmente no centro do edifício, tem 85 metros de altura e pouco mais de 30 metros de largura. Todas elas são ladeadas por quatro minaretes de 107 metros de altura. Há uma estrada à volta do monumento que recomendo que percorra para admirar a mesquita em todo o seu esplendor a partir de diferentes ângulos.
  • Do interior: Quando se entra no interior, a primeira coisa que se vê é uma piscina de água límpida que reflecte as impressionantes colunas que a rodeiam e que dá uma bela fotografia. Há um total de 1096 colunas entre as quais se encontra um corredor que dá acesso ao pátio interior e proporciona uma sombra bem-vinda.
  • O pátio interior é um dos pontos de interesse mais famosos da mesquita. Nos seus cantos, erguem-se os minaretes de 107 metros e, por baixo deles, um belo pavimento de mármore e pedras semi-preciosas. Atravessamos o pátio e, antes de entrar no interior, temos de descalçar os sapatos. No interior, encontra-se o salão principal que, na minha opinião, é a parte mais espetacular da visita. Não só a vista é espantosa, mas também as figuras. A sala é revestida de mármore branco importado de Itália. No teto há 10 lustres decorados com cristais Swarovski e debaixo dos nossos pés está um tapete que detém o recorde mundial de ser o maior do mundo, com 5627 metros quadrados.

Por todas estas razões, a Grande Mesquita Sheikh Zayed é considerada uma das mais importantes e belas mesquitas do mundo. Uma visita obrigatória se escolher os Emirados Árabes Unidos como destino de férias.

Quanto tempo é necessário para visitar a Mesquita Sheikh Zayed?

Iluminação da mesquita à noite| ©Ryan Hurril
Iluminação da mesquita à noite| ©Ryan Hurril

Se optar pela opção de visita guiada, demorará 1 hora. Uma vez que o acesso é livre e que pode circular livremente pelo local, recomendo que reserve algum tempo extra para admirar a mesquita por sua conta, para além da visita guiada.

O estacionamento é fácil, mas a passagem pelos controlos de segurança e de vestuário demora alguns minutos. Assim, a opção guiada demorará entre 1,5 e 2 horas, consoante o tempo que demorar a visitar sozinho. Se for por conta própria, precisará de um mínimo de uma hora e meia para ver tudo corretamente.

Reservar uma visita guiada à Mesquita Sheikh Zayed

Dicas para visitar a Mesquita Sheikh Zayed

Na Mesquita Sheikh Zayed| ©Sammy Six
Na Mesquita Sheikh Zayed| ©Sammy Six
  • Lembre-se do código de vestuário do Dubai, que também se aplica a esta mesquita: os homens devem usar calças compridas e uma t-shirt sem alças. As mulheres devem estar totalmente cobertas, incluindo um lenço na cabeça.
  • Venha preparado com o vestuário adequado para poupar tempo ao entrar na mesquita.
  • Se não estiver a usar vestuário adequado, não se esqueça de trazer o seu bilhete de identidade ou carta de condução para deixar como caução, de modo a que lhe possa ser fornecido vestuário adequado.
  • Respeitar sempre as regras de conduta, uma vez que há vários funcionários de serviço. Não gritar nem demonstrar afeto (beijos, abraços, apertos de mão, etc.) no interior da mesquita.
  • Pode tirar fotografias do local, mas certifique-se de que as suas fotografias não mostram mulheres locais sem a sua autorização.
  • Hidrate-se bem antes de entrar, pois não é permitido entrar com líquidos.
  • Lembre-se que a sexta-feira é o dia de descanso na cultura árabe, pelo que só está aberta à noite. Se puder, recomendo que vá às quartas ou quintas-feiras, pois são os dias com menos visitantes.
  • Evite ao máximo as horas de maior calor.
  • Quase não há cafés e restaurantes à volta da mesquita, mas há um café no interior da mesquita, bem como casas de banho e uma loja de recordações.

O meu conselho: não pense se Abu Dhabi ou Dubai é melhor, se tem tempo e vai passar 4 dias ou mais no Dubai, viaje até à cidade vizinha para visitar esta maravilha arquitetónica.