10 coisas a fazer em Dubai em junho
Planos gastronómicos, aventureiros, divertidos, relaxantes... São tantos quantos os tipos de viajantes. Descubra a cidade mais excitante dos Emirados Árabes Unidos!
Ainda há muitas coisas para fazer no Dubai durante o mês de junho, apesar de ser um período muito quente - não deixe que as temperaturas prejudiquem os seus planos de viagem!
Nesta altura do ano, a cidade apresenta muitos eventos (com ar condicionado fresco) e actividades nos seus parques temáticos ao ar livre para que se possa refrescar e aproveitar os dias de sol. Veja as 10 ideias que lhe proponho!
1. Deixe-se impressionar pelo parque aquático Atlantis Aquaventure
Se viajar para o Dubai em junho, seja em casal, com amigos ou com crianças, uma das melhores coisas a fazer é reservar bilhetes para o Atlantis Aquaventure, o parque aquático da cidade onde os habitantes locais e os visitantes se reúnem para aproveitar o bom tempo e fazer um mergulho ao ar livre.
Entre as suas atracções, há 79 escorregas para o manter entretido durante um minuto, uma praia privada com mais de um quilómetro de comprimento para se desligar da agitação da metrópole e, para os mais desportivos, uma máquina de ondas para entrar no espírito do surf.
Informações práticas sobre o Atlantis Aquaventure
- Onde: The Palm, Crescent Rd.
- Preço médio do bilhete: adultos 82 euros e crianças cerca de 70 euros. Se estiver hospedado no Atlantis The Palm Resort Hotel, a entrada no parque aquático Atlantis Aquaventure é gratuita.
- Horário de funcionamento: todos os dias das 10h00 às 21h00 (os horários podem mudar sazonalmente).
- Recomendado se... quiser passar um dia divertido com a família ou amigos e experimentar uma descarga de adrenalina.
- Descubra tudo o que precisa de saber para desfrutar da sua visita ao Atlantis Aquaventure.
2. Atravessar o estuário num barco tradicional de madeira
Para uma lufada de ar fresco, uma das melhores coisas a fazer ao pôr do sol é atravessar o estuário do Dubai num abra, um pequeno barco de madeira, e desfrutar de um dos pores-do-sol mais singulares. O movimentado estuário do Dubai tem sido a força motriz da cidade durante séculos e continua a atrair viajantes curiosos nos dias de hoje.
O preço? Por apenas AED1 (0,24 euros), o barco leva-o de Bur Dubai até ao bairro de Deira, no centro do Dubai. Estes táxis aquáticos únicos passam por quatro estações no estuário a cada poucos minutos ao longo do dia e cada viagem demora apenas 5 minutos- uma viagem curta mas muito autêntica!
Navegar durante 1 hora
Para uma experiência mais completa, sugiro que alugue um abra por conta própria para explorar o estuário durante uma hora por menos de 30 euros. A partir daqui, terá a oportunidade de ver a troca de mercadorias entre os habitantes locais e admirar o velho e o novo Dubai e a arquitetura das suas casas tradicionais, torres e minaretes. Uma perspetiva única da cidade. E se procura uma experiência mais premium, pode reservar um cruzeiro à vela tradicional com jantar no Dubai.
3. Entrada sem fila para o ícone arquitetónico Burj Khalifa
Visitar o Dubai em junho, visitar o Dubai em julho e visitar o Dubai em agosto tem as suas vantagens, tais como poder reservar o seu bilhete para o Burj Khalifa, o arranha-céus mais alto e impressionante do mundo com 828 metros (desculpem o Empire State Building em Nova Iorque), sem esperar nas horríveis filas que se formam durante a época alta nos meses de inverno.
Se tem curiosidade em saber mais sobre este emblema da arquitetura modernista, consulte estes artigos sobre o que pode ver e fazer no interior do Burj K halifa e as vistas do Burj Khalifa- vale bem a pena!
O meu conselho é entrar no Burj Khalifa à noite, onde terá uma vista fascinante dos edifícios iluminados do Dubai - as vistas são mágicas!
4. Dar um passeio no fundo do mar no Aquário do Dubai
Um dos meus passatempos favoritos em junho foi visitar o Dubai Aquarium & Underwater Zoo, um dos maiores aquários do mundo com 10 milhões de litros de água e que alberga mais de 33.000 animais marinhos, incluindo o maior grupo de tubarões-touro do planeta.
O aquário, que também pode ser visto a partir do Dubai Mall, tem um fantástico túnel de 48 metros a partir do qual se pode mergulhar nas profundezas do fundo do mar, mas sem se molhar. Pode também desfrutar de um passeio de barco com uma superfície de vidro, tornar-se uma sereia ou, para aqueles que gostam de emoções, entrar numa jaula subaquática e observar os tubarões.
Mas com os bilhetes para o Aquário do Dubai, uma das experiências que mais me fascinou foi ver os mergulhadores do aquário a alimentar os tubarões e as raias - eles comiam como se não houvesse amanhã! Se estiver a viajar com crianças, elas vão adorar ouvir os biólogos no local, que partilharão os segredos subaquáticos dos habitantes do aquário.
- Onde: Rés do chão e Piso 2, The Dubai Mall, Downtown Dubai
- Horário de funcionamento: diariamente, das 10 às 22 horas.
5. Ver o pôr do sol na Marina do Dubai
No final do dia, pode reservar um cruzeiro ao longo dos 7 quilómetros da Marina do Dubai, ladeada de palmeiras, e assistir ao pôr do sol a partir de qualquer um dos seus terraços. Esta animada e pitoresca área à beira-mar é imperdível no verão, onde verá uma multidão de iates luxuosos a descansar nas águas cor de esmeralda. Se lhe apetecer fazer um cruzeiro, pode fazê-lo reservando um cruzeiro pela Marina do Dubai.
O verão é também uma das melhores alturas para andar de bicicleta (evitando o meio do dia) e terminar o dia, depois de pedalar, com um jantar num dos restaurantes com vista para a marina. Outra opção para os mais intrépidos é andar na XLine, a maior tirolesa urbana do mundo, e ter uma vista aérea da cidade. Preparar, preparar... Ir!
6. Saboreie um jantar de piquenique nas dunas do deserto
O clima de junho é ideal para reservar uma excursão ao deserto a partir do Dubai e desfrutar de um jantar. Se depois de explorar todos os cantos e recantos da cidade, lhe apetecer uma paisagem exótica, a apenas 30 minutos de carro, encontrará os Lagos Al Qudra, um oásis perto da Reserva de Conservação do Deserto Al Marmoom. Chegar lá é fácil!
É um sítio muito especial no Dubai, pois é o local onde é mais provável ver animais selvagens no seu habitat natural, como raposas, cisnes, gansos, patos e flamingos. Também é possível avistar algumas aves em vias de extinção, como a águia-das-estepes. Preste muita atenção!
Os apreciadores de comida também podem deliciar-se com as carrinhas de comida nas proximidades ou comprar comida para levar e fazer um piquenique ao ar livre com vista para as dunas do deserto. É um plano com uma diferença que vai adorar.
7. Descanse nas águas azul-turquesa das suas praias
As praias do Dubai são um dos grandes locais secretos da cidade. Quem poderia imaginar que por detrás destes arranha-céus existiriam quilómetros intermináveis de areia branca e fina e águas transparentes... Para deslumbrar o viajante e desfrutar de todo o tipo de actividades, como um passeio de jet ski pelas praias do Dubai.
Existem dois tipos de praias: as praias públicas, onde não se paga nada (apenas, em alguns casos, a entrada no parque natural) e as praias privadas, que pertencem aos grandes hotéis da zona. Uma pequena dica: pode comer num dos restaurantes e desfrutar destas praias gratuitamente.
Tome nota das melhores praias públicas:
- Al Mamzar Beach Park.
- Jumeirah Beach Park.
- Praia Umm Suqeim.
8. Desportos de aventura no Lago Hatta
Quem disse que não há montanhas no Dubai? Se pensava que só havia terras desérticas, enganou-se. A cerca de 130 quilómetros do centro do Dubai fica Hatta, uma fantástica cidade de montanha e um oásis de tranquilidade com montanhas escarpadas, nascentes límpidas e vales que contrastam com os edifícios modernos da cidade.
Nesta cidade, viajará no tempo graças às suas fortificações e torres. Também conhecerá em primeira mão como era a vida dos antigos habitantes, que viviam do cultivo de palmeiras e da colheita de tâmaras.
Bicicleta, caiaque, canoagem e muito mais
Os mais aventureiros vão divertir-se à grande na Barragem de Hatta, um local idílico onde se pode apreciar a paisagem a partir da água e fazer exercício com as facilidades de caiaque, canoagem e barco a pedal. Há também um grande escorrega aquático de 12 metros de altura para dar um mergulho.
Outra opção para os mais aptos é alugar uma bicicleta de montanha e percorrer a rede de 52 quilómetros de trilhos, com percursos codificados por cores de acordo com a dificuldade, ou caminhar pelas Montanhas Hatta. Não se esqueça da água!
9. Visite o mercado à beira-mar de Deira
Se é o tipo de pessoa que regressa com uma mala cheia de souvenirs e presentes gastronómicos para a família (culpado!), recomendo uma ida ao Mercado de Deira, onde para além de produtos frescos da época, há secções dedicadas ao mel e às tâmaras, iguarias suculentas.
Trata-se de um mercado de peixe muito antigo, que funciona desde 1958, mas que foi modernizado em 2017 e o resultado é um espaço moderno e climatizado- uma grande coisa em junho!
No entanto, a magia do antigo souk foi mantida e os clientes podem encontrar uma variedade soberba de marisco, como lagosta, cavala e licra, a preço de custo. A propósito, a melhor altura do dia para visitar é de manhã cedo, quando os produtos estão mais frescos, ou ao fim da tarde, quando os preços baixaram. Um conselho para a sua carteira: não se esqueça de regatear.
10. Mantenha-se afastado do sol na selva tropical do Dubai
No meio da selva de asfalto do Dubai, pode visitar o coração verde da cidade, The Green Planet, a floresta tropical do Dubai, onde pode desfrutar da frescura da vegetação. É um truque, no entanto - é um espaço construído à medida, mas tem o aspeto que merece!
A floresta tropical artificial Green Planet
Esta exposição de flora e fauna exóticas alberga mais de 3000 espécies de plantas, animais e aves alojadas numa cúpula de vidro especialmente aquecida e fornecida a partir de fontes sustentáveis. Aqui poderá ver lagartos, crocodilos, cobras e outros répteis.
O Green Planet está localizado em City Walk, um dos bairros mais modernos da cidade, com uma grande variedade de restaurantes para reabastecer antes de partir para a sua aventura tropical.
Temperaturas no Dubai em junho
O clima no Dubai em junho é muito quente, especialmente na segunda metade do mês, quando começa o verão, por isso, se tiver escolha, sugiro que viaje na primeira metade do mês, quando as temperaturas são mais agradáveis. Em geral, estas variam entre uma mínima de 28°C e uma máxima de 40°C.
Embora o sol possa ser cansativo, o Dubai é uma das cidades mais cosmopolitas do mundo e os seus edifícios foram concebidos para suportar as altas temperaturas. De facto, em alguns locais, o ar condicionado mantê-lo-á fresco, pelo que um lenço de pescoço poderá ser o seu melhor aliado. Prevenido é prevenido.
Preços do Dubai em junho
Se pensa que viajar para o Dubai no verão é uma ideia infeliz, está muito enganado. Apesar de não ser a melhor altura do ano para viajar para o Dubai, os preços são muito mais baixos do que no resto do ano e terá acesso direto (sem filas de espera) a muitas das atracções da cidade. Há muito para ver e fazer no Dubai, independentemente da altura do ano.
O que mais me agradou ao visitar o Dubai em junho foi o facto de poder usufruir de hotéis de luxo a metade do preço. Os meses de inverno, com temperaturas mais frescas, são os mais movimentados (há festivais ao ar livre, corridas e espectáculos) e, por isso, os preços sobem, enquanto nos meses mais quentes, se olhar com antecedência, pode ficar em alojamentos de topo a um bom preço.