10 coisas que ver e o fazer dentro do Burj Khalifa

O Burj Khalifa é o edifício mais alto do mundo, com uma altura de 828 metros e mais de 160 andares. O edifício contém residências, escritórios, centros comerciais, espaços industriais e locais comunitários.

Luisa María Lugo

Luisa María Lugo

leitura de 9 minutos

10 coisas que ver e o fazer dentro do Burj Khalifa

Dubai, Emirados Árabes Unidos | ©Louie Nicolo Nimor

O Burj Khalifa é um dos principais locais a visitar no Dubai, e é tão impressionante que até o pode ver do avião! Quer ver o restaurante e o miradouro mais altos do mundo? Bem, podes desfrutar disso e muito mais visitando este edifício espetacular, para o qual podes reservar os teus bilhetes com antecedência.

Um aspeto a ter em conta é que o melhor espetáculo de fogo de artifício de Ano Novo é realizado a partir deste edifício, pelo que esta pode ser uma das melhores alturas para viajar para o Dubai. Abaixo, conto-te um pouco mais sobre o que podes ver e fazer dentro do Burj Khalifa.

1. No topo" Deck de observação

Piso124, At the Top SKY| ©Guilhem Vellut
Piso124, At the Top SKY| ©Guilhem Vellut

O deck de observação At The Top, situado nos 124º e 125º andares do Burj Khalifa, para o qual pode comprar os seus bilhetes hoje. Verá literalmente a cidade a seus pés, pois estão a 452 e 456 metros acima do nível do mar.

No 124º andar, terá acesso a telescópios de última geração para uma visão ainda melhor da paisagem. E no 125º andar, encontrará o maior espaço aberto do edifício, de onde terá as melhores vistas panorâmicas da cidade. O melhor é que não há limite de tempo, pode apreciar as vistas, tirar fotografias e fazer vídeos durante o tempo que quiser.

No entanto, se fores na época alta, pode ser difícil manteres-te junto ao vidro para teres uma melhor vista. Devido ao grande número de visitas diárias a este arranha-céus, recomenda-se que compre os seus bilhetes com antecedência.

Reserve os seus bilhetes para os 124º e 125º andares do Burj Khalifa.

2. SKY Luxury Lounge

No topo do edifício| ©Fabio Achilli
No topo do edifício| ©Fabio Achilli

SKY Luxury Lounge, dá-lhe acesso ao 148º andar do edifício, a cerca de 555 metros de altura, com uma visita guiada que pode reservar aqui.

O SKY foi inaugurado a 5 de janeiro de 2010 e era o miradouro mais alto do mundo. Para reduzir o número de visitantes diários, a administração dá a opção de comprar bilhetes para um dia e hora específicos. A visita a este piso dura apenas 30 minutos, mas o fluxo de pessoas é menor, pelo que pode desfrutar melhor do espaço e da atmosfera.

A partir deste piso, é possível ver as costas do Irão, se a maré estiver baixa e as vistas forem boas. Também tem a oportunidade de apreciar o pôr do sol a partir deste piso. Pode comprar os seus bilhetes para o Burj Khalifa agora, para aceder aos pisos At The Top (124º e 125º andares) e SKY (148º andar).

Reserve os seus bilhetes para o Burj Khalifa até ao 148.º andar

3. At.mosphere o restaurante mais alto do mundo

Jantar no At.Mosphere no Burj Khalifa| ©David Jones
Jantar no At.Mosphere no Burj Khalifa| ©David Jones

Ao entrar neste maravilhoso restaurante, encontrará uma miríade de pratos requintados, podendo pedir um snack, um almoço ligeiro ou um jantar de luxo. O menu inclui o melhor da cozinha europeia. Entre os pratos mais recomendados estão os bifes de lombo de wagyu, as ostras e o foie gras. De salientar que a festa de passagem de ano oferece um espetáculo de fogo de artifício sem paralelo, o que faz desta uma das melhores alturas para viajar para o Dubai.

Desfrute de um jantar à altura das nuvens, num ambiente que transpira elegância. Lembre-se que o pôr do sol é a hora mais movimentada do dia. Por isso, se quiser ir a essa hora, o melhor é ir cedo para reservar uma mesa e desfrutar das vistas do horizonte da cidade e do Golfo Pérsico ao fundo.

É importante reservar com antecedência, quer vá ao café ou ao restaurante, para não ter problemas em encontrar uma mesa.

Reservar uma visita guiada ao Burj Khalifa

4. Os elevadores

Elevadores do Burj Khalifa| ©Reinhold Behringer
Elevadores do Burj Khalifa| ©Reinhold Behringer

À entrada do Burj Khalifa, será primeiro colocado numa sala de espera enquanto o resto do grupo chega. Assim que entrar nos elevadores, a magia começa, e esta é definitivamente uma das principais coisas a ver no Dubai.

Este edifício tem 57 elevadores, um dos quais com 504 metros de altura. O mais rápido viaja à velocidade de 10 metros por segundo, o que equivale a 35 quilómetros por hora.

Os elevadores de dois andares têm ecrãs LCD que servem para nos entretermos enquanto subimos ao miradouro. Também projectam imagens nas suas paredes, mostrando outros edifícios famosos em todo o mundo que sobem em altura à medida que o elevador sobe.

Reservar uma visita guiada ao Burj Khalifa

5. Hotel Armani

Entrada para o Hotel Armani| ©Beech Ovens
Entrada para o Hotel Armani| ©Beech Ovens

No Burj Khalifa encontrará o primeiro hotel da marca Armani nos seus primeiros 39 andares. O famoso designer Giorgio Armani concebeu este magnífico hotel de luxo. Dispõe de suites de 45 a 390 metros quadrados, totalmente insonorizadas, climatizadas e equipadas.

Alguns quartos têm varandas com vista para o Golfo Pérsico e para a Fonte do Dubai. As suites maiores podem medir cerca de 390 metros, com uma área de estar, um bar privado e um camarim.

Reserve uma visita guiada ao Burj Khalifa

6. Saltar do topo

Paraquedismo no Dubai| ©viaggiareadubai
Paraquedismo no Dubai| ©viaggiareadubai

Se gosta de risco e adrenalina, o Burj Khalifa é uma verdadeira joia para o para-quedismo.

Pouco tempo depois da sua inauguração, algumas pessoas entraram nele como turistas e acabaram por fazer paraquedismo ilegalmente. Mas já há algum tempo que é permitido fazê-lo, claro, mas é preciso seguir todas as regras de segurança.

Reserve a sua visita ao Burj Khalifa até ao 148º andar.

7. Centro Comercial do Dubai

No interior do Dubai Mall| ©Ole Bendik Kvisberg
No interior do Dubai Mall| ©Ole Bendik Kvisberg

Embora este shopping não esteja localizado dentro do Burj Khalifa, eu tenho que falar um pouco sobre ele. É que, para entrar no arranha-céus, é preciso passar por este famoso centro comercial.

Este centro comercial foi inaugurado no final de 2008 e tem mais de 1200 lojas. Também está ligado ao metro na estação Burj Khalifa Dubai 1.

Este complexo tem uma fonte numa das extremidades que se assemelha a um mergulhador em queda, o efeito da água é particularmente impressionante. Existe também uma pista de gelo de dimensão profissional onde se realizam jogos de hóquei, mas que continua aberta ao público.

Reserve os seus bilhetes para o Burj Khalifa até ao 125º andar.

8. Tomar uma bebida no bar mais alto do mundo

Bar Lounge| ©Guilhem Vellut
Bar Lounge| ©Guilhem Vellut

O novo Bar Lounge do hotel de luxo Burj Khalifa está a 575 metros de altura e transpira luxo e elegância. É um bar, lounge e sala de espectáculos que ocupa três andares entre o 152 e o 154.

O Bar tem um terraço de onde se pode ver melhor o pôr do sol sobre a cidade. Este local também é servido pelo Hotel Armani e oferece uma grande variedade de pratos e entretenimento. O Lounge oferece três atracções principais:

  • Chá nas nuvens: pode sentar-se nos sofás macios e confortáveis do lounge e deliciar-se com os seus bolos e sobremesas frescos. Estas são acompanhadas por uma excelente seleção de chás e cafés e por um passeio ao ar livre no terraço.
  • Bubbly Sundowner: Desfrute de uma vista maravilhosa do pôr do sol acompanhado por uma bebida refrescante e canapés gourmet.
  • Cocktails sob as estrelas: Tenha o derradeiro encontro romântico com música ao vivo e DJ, degustando os melhores cocktails e canapés gourmet.

O acesso ao The Lounge faz-se através do átrio do Hotel Armani, mas se for primeiro ao miradouro At The Top, também há entrada por aí.

Reserve a sua visita ao Burj Khalifa até ao 125º andar

9. As fontes dançantes

As fontes dançantes do Burj Khalifa| ©Vasilis blioumis
As fontes dançantes do Burj Khalifa| ©Vasilis blioumis

Estas fontes estão situadas mesmo em frente ao Burj Khalifa, podem ser vistas gratuitamente e são muito populares. Devido à grande afluência de pessoas, recomendo que chegue cerca de 20 minutos mais cedo para ver o espetáculo, que dura cerca de 5 minutos. Se estiver a passear no Dubai à noite, não pode perder este espetáculo.

O espetáculo é maravilhoso, utiliza luzes de cores diferentes tanto na água como no Burj Khalifa. Há também música de fundo que contribui para o ambiente.

E é uma experiência ainda mais espetacular se o vir de cima, no deck de observação At The Top Sky no arranha-céus.

Reserve os seus bilhetes para o Burj Khalifa até ao 148º andar.

10. Ver o arranha-céus inspirado numa flor

O Burj Khalifa a partir do Dubai Mall| ©Maher Najm
O Burj Khalifa a partir do Dubai Mall| ©Maher Najm

A estrutura do Burj Khalifa é inspirada numa flor chamada "Hymenocallis", que é típica da região do Dubai. Esta flor tem a capacidade de se adaptar a climas tropicais e tem pétalas muito longas. Por esse motivo, o Burj Khalifa tem uma base em forma de Y, com vários elementos em forma de Y à volta do ponto central.

O seu design interior é da autoria de Nada Andric, que utilizou pedra polida, aço inoxidável, vidro e pavimentos de pedra. Estes componentes foram cuidadosamente utilizados para simular as decorações locais. O arranha-céus alberga também uma variedade de obras de arte.

Curiosidades do Burj Khalifa

Área do deck de observação do Burj Khalifa| ©Ilya Varlamov
Área do deck de observação do Burj Khalifa| ©Ilya Varlamov

O Burj Khalifa é três vezes maior do que a Torre Eiffel, pelo que se pode ter uma ideia da sua altura. Pode mesmo ser visto a 100 quilómetros de distância num dia claro. Este edifício está coberto por 26.000 painéis de vidro concebidos para resistir ao calor do verão do Dubai.

O seu nome era inicialmente "Burj Dubai", que significa "Torre do Dubai". À última hora, o nome foi alterado para homenagear o presidente dos Emirados Árabes Unidos, Khalifa bin Zayed al Nahayan.

Recomendações para uma visita ao Burj Khalifa

Pôr do sol no terraço de observação do Burj Khalifa| ©Simon Bierwald
Pôr do sol no terraço de observação do Burj Khalifa| ©Simon Bierwald

Se desejar ver o pôr do sol a partir do Burj Khalifa, recomendo que se informe sobre as horas do pôr do sol nessa altura do ano. As horas do pôr do sol variam consoante o mês. O nascer do sol no inverno também oferece as vistas mais espectaculares, por isso pode reservar os seus bilhetes para as sextas-feiras e sábados.

Embora possa comprar bilhetes no próprio edifício, é pouco provável que encontre bilhetes disponíveis para o mesmo dia. Por isso, é melhor comprar online antes da viagem, ou com um ou dois dias de antecedência.

Para chegar ao Burj Khalifa tem várias opções, sendo a mais rápida e cómoda um táxi. Dependendo da zona onde estiver alojado, a viagem pode custar o equivalente a cerca de 10 euros. Também pode apanhar a linha vermelha do metro até à estação Burj Khalifa / Dubai Mall.

Também pode reservar um passe para um dos melhores autocarros turísticos do Dubai que o deixará à entrada do Burj Khalifa, e a melhor parte é que terá uma visita guiada pelo resto da cidade.

Esta cidade tem muitas atracções tão impressionantes como o Burj Khalifa, e pode juntar-se aos melhores passeios e excursões do Dubai para não perder nada.

Reserve os seus bilhetes para o Burj Khalifa

Vale a pena visitar o Burj Khalifa?

Subir ao Burj Khalifa| ©Jose Aliling
Subir ao Burj Khalifa| ©Jose Aliling

Vale a pena pagar para entrar no Burj Khalifa e ver o Burj Khalifa de cima e admirar toda a imponente cidade do alto. Sendo uma das principais atracções do Dubai, terá de fazer uma pequena fila, mas esta é bastante rápida. Oferecem entretenimento e até bebidas enquanto espera.

O 124.º andar do At The Top inclui lojas de presentes e tudo, incluindo câmaras ligadas a ecrãs tácteis. É possível fazer zoom no piso e ver o que se passa lá em baixo em tempo real.

É oferecida uma visita áudio para conhecer em pormenor o processo de engenharia e arquitetura, mas são as vistas que chamam sempre a atenção. Por isso, se quiser saber como é estar no edifício mais alto do mundo e sentir-se nas nuvens, não deixe de visitar o Burj Khalifa.

Mas se quiser arriscar um pouco mais e experimentar algo menos luxuoso, mas igualmente ou mais excitante, pode fazer excursões ao deserto do Dubai.

Reservar uma excursão ao Burj Khalifa