Dubai em 1 dia: as visitas imprescindíveis

Tem um dia no Dubai? Perfeito, pode levar consigo toda uma experiência desta cidade de contrastes. Neste post, vou dizer-lhe as chaves para ver os pontos turísticos mais importantes.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 11 minutos

Dubai em 1 dia: as visitas imprescindíveis

Praia do Dubai | © Christoph Schulz

A cidade do Dubai, capital do Emirado, tem muito para descobrir. Quer prefira um passeio histórico, um dia de compras ou um passeio ao longo do porto marítimo, este é o destino para si. Neste post, vou levá-lo numa visita guiada aos lugares mais especiais do Dubai que pode desfrutar num só dia. Vai adorá-los: pode descobrir o passado da cidade, desfrutar de uma vista das alturas ou visitar um jardim zoológico aquático.

Comece o dia cedo com um passeio ao longo do Dubai Creek

Passeio ao longo do Dubai Creek| ©Stefan Wisselink
Passeio ao longo do Dubai Creek| ©Stefan Wisselink

Quando pensa no Dubai, o que é que lhe vem à cabeça? De certeza que não é uma humilde cidade tradicional. No entanto, foi assim até há pouco tempo, antes de começarem a ser construídos edifícios altos e a cidade se tornar um símbolo de luxo e modernidade.

Sugiro que aproveite ao máximo o seu dia no Dubai, começando por um passeio pela parte mais antiga da cidade. Foi nas margens do rio que os primeiros habitantes se estabeleceram, comercializando pérolas e peixe. Se estiver realmente interessado em conhecer a história do Dubai, recomendo que reserve uma visita guiada ao Dubai antigo e moderno.

Hoje em dia, ainda pode sentir este estilo de cidade antiga com um passeio ao longo da água. Recomendo especialmente as zonas de Deira Creek ou Heritage Village para desfrutar a pé.

Reservar uma visita guiada ao Dubai antigo e moderno

Passeio de barco ao longo do Dubai Creek

Dubai Creek| ©Stefano Brivio
Dubai Creek| ©Stefano Brivio

Se caminhar ao longo das margens do Dubai Creek lhe der vontade de atravessar a água, pode fazê-lo num barco tradicional. Os Abra, barcos tradicionais do Dubai, custam cerca de 28 euros por hora, independentemente do número de pessoas a bordo.

Também pode apanhar um ferry para apreciar as vistas a norte e a sul. De cada lado está um dos bairros históricos da cidade. A sul, pode ver-se Bur Dubai, a zona mais moderna, e a norte, a mais tradicional Deira. Há duas rotas de ferry interessantes que pode desfrutar se fizer um cruzeiro na Marina do Dubai. Ambos duram cerca de uma hora e custam cerca de 12 euros (cerca de 50 AED):

  • Um passeio pela parte mais antiga e tradicional do Dubai. Parte do cais de Al Gubaiba, na zona portuária de Bur Dubai. Há duas partidas por dia, às 17:00 e às 19:00.
  • Da Marina do Dubai, a segunda rota de ferry leva-o até à Jumeirah Palm. Parte diariamente às 9h00 e às 11h00.

Outra opção fabulosa é reservar um passeio de iate pela Marina do Dubai para ver os principais pontos turísticos do Dubai, apreciar a deslumbrante linha do horizonte e desfrutar de um fantástico almoço ou jantar, dependendo da hora do dia que escolher.

Reservar um passeio de iate na Marina do Dubai

Visite um belo bairro histórico: Al Fahidi

Ruas de Al Fahidi| ©Ankur Panchbudhe
Ruas de Al Fahidi| ©Ankur Panchbudhe

Está muito perto: Al Fahidi também está localizado em Bur Dubai, a parte tradicional da cidade. É um bairro histórico repleto de edifícios impressionantes.

Embora hoje se entenda o Dubai como um centro de modernidade, o bairro antigo, com a sua arquitetura árabe, é uma maravilha. De facto, foi classificado como Património Mundial e é uma atração turística encantadora.

Mas não são apenas os edifícios que um passeio pelo bairro tem para oferecer. Para além das torres ventosas, é possível passear por belas ruas estreitas, visitar museus e galerias de arte ou provar a gastronomia local. Com o seu sabor único, a zona de Al Fahidi ficará na sua memória e é imperdível!

Reservar uma visita guiada ao Dubai

Passear pelo souk dos têxteis

Visitar o Souk do Dubai| ©Jaime Ortola Crespo
Visitar o Souk do Dubai| ©Jaime Ortola Crespo

Não pode deixar o Dubai sem visitar um dos típicos mercados árabes antigos, um souk, e praticar as suas capacidades de regateio. Ou pelo menos tentar, porque dominar esta habilidade leva tempo.

Existem três souks principais no Dubai:

Hoje em dia, os souks foram convertidos pelo turismo e vendem-se mais souvenirs do que têxteis, mas reservar uma visita aos souks do Dubai é um plano irresistível se gosta de fazer compras. Além disso, muitas das lojas de alfaiates tradicionais foram convertidas em boutiques, embora ainda seja possível conseguir um bom negócio num fato feito à medida.

Reservar uma visita aos souks do Dubai

Prove os sabores tradicionais do Dubai

Entrada do Centro Cultural Sheikh Mohammed| ©Lyleham
Entrada do Centro Cultural Sheikh Mohammed| ©Lyleham

O bairro Al Fahidi é o local perfeito para provar a cozinha local. Há muitos sítios por onde escolher. Quando chegar a altura de reabastecer durante o seu passeio pela cidade, sugiro que reserve uma excursão de comida de rua no Dubai... ou visite um destes dois locais que recomendo.

Uma refeição beduína no Centro de Compreensão Cultural

Faça uma pausa nos seus passeios turísticos para visitar o restaurante do Centro de Compreensão Cultural, numa torre eólica restaurada, onde preparam a autêntica cozinha dos Emirados e oferecem um programa de palestras sobre a cultura local.

Sob o lema "Open Doors, Open Minds" (Portas Abertas, Mentes Abertas), oferecem uma experiência gratuita: desde refeições culturais, onde respondem a perguntas dos visitantes, a visitas guiadas a uma das melhores mesquitas do Dubai.

Servem o pequeno-almoço, o almoço e o jantar para partilhar sentados no chão, segundo a tradição beduína. Uma experiência e tanto! Não se esqueça de reservar para ter a certeza de que consegue um lugar, pois é muito concorrido. Também pode parar para tomar um café nas típicas chávenas finjaan, servido diretamente de uma cafeteira dallah. O Centro está localizado na Al Musalla Rd.

Experimente a tradição actualizada: Restaurante Aseelah

Para uma fusão de cozinha tradicional e contemporânea, não perca o Restaurante Aseelah, no coração da cidade velha. Está decorado com elementos árabes e tem uma impressionante árvore de juta no centro do restaurante.

Os pratos tradicionais como o samak ou a lagosta árabe são de lamber os dedos! Os preços variam consoante o que se pede, como é óbvio. Há opções a partir de cerca de 40 euros, mas a fatura por pessoa pode subir muito, dependendo do prato. Pode encontrá-lo na Baniyas Rd.

Reservar uma excursão de comida de rua no Dubai

Desfrutar do impressionante Dubai Mall

Dubai Mall| ©mostafa meraji
Dubai Mall| ©mostafa meraji

Agora que já conhece o velho e tradicional Dubai, sugiro uma mudança radical de cenário: visite o Dubai Mall.

Como lá chegar

Pode apanhar a linha verde do metro até à estação Burjuman e depois fazer a ligação com a linha vermelha para Burj Khalifa/Dubai Mall.

Os transportes públicos demoram cerca de uma hora. Pode comprar um cartão de viagem ilimitado de um dia por cerca de 5 euros. Também pode apanhar um táxi ou Uber. A viagem demora cerca de 20 minutos e custa cerca de 8 euros. Se vir um táxi cor-de-rosa, trata-se de um veículo conduzido por mulheres e que apenas oferece os seus serviços a outras mulheres.

O que vai encontrar

Os centros comerciais do Dubai são verdadeiramente espantosos e eu considero o Dubai Mall o mais impressionante da cidade. De facto, é o maior centro comercial do mundo.

Não é apenas um local para fazer compras - dentro deste enorme complexo pode encontrar todas estas atracções e experiências:

  • Há uma pista de gelo, o ** Dubai Ice Rink**, onde, se tiver sorte, pode assistir a uma queda de neve.
  • Há também uma impressionante cascata interior. Não seria de esperar, dentro de um centro comercial.
  • O seu aquário tem 300 espécies de animais, incluindo raias e tubarões, e está aberto de domingo a quarta-feira entre as 10:00 e as 22:00. O preço é de cerca de 38 euros e recomendo que compre bilhetes para o Aquário do Dubai com antecedência.
  • Um simulador de voo, onde se pode sentar no lugar do piloto do A380. Os bilhetes devem ser comprados com antecedência. O preço é de cerca de 85 euros por meia hora.
  • Se for com crianças, não perca a casa assombrada ou o parque temático para crianças (KidZania). É necessário efetuar reserva. A entrada na KidZania custa cerca de 50 euros por pessoa.
  • Claro que também há lojas: mais de 1200 lojas de todo o mundo, como a Bloomigsdale ou as Galeries Lafayette Haussmann.
  • Pode também visitar um fóssil de diplodocus, com 7 metros de altura e 24 metros de comprimento. Sim, exatamente como os dos filmes.
  • E se ficar com fome inesperadamente, não se preocupe: há restaurantes para todos os gostos e idades.

Reservar bilhetes para o Aquário do Dubai

Visitar o Miracle Garden

Visitar o Jardim dos Milagres| ©Oiva Eskola
Visitar o Jardim dos Milagres| ©Oiva Eskola

O Miracle Garden é um jardim em Dubailand que abriu no Dia dos Namorados de 2013 e rapidamente se tornou uma atração turística.

Como lá chegar

A partir do Mall of Emirates ou do Mall of Dubai, pode chegar ao Miracle Garden diretamente através de transportes públicos. Demora cerca de 20 minutos de autocarro 105, bem como de táxi ou Uber.

O que vai encontrar

Esta visita é ainda mais impressionante se se lembrar que o Dubai está construído numa zona desértica. Este é o maiorjardim de flores plantadasdo mundo (72.000 metros quadrados e 45.000 flores plantadas). As flores estão dispostas em formas como corações ou estrelas.

Pormenores interessantes

  • Preço: A entrada no jardim custa cerca de 11 euros.
  • Horário de abertura: O jardim está aberto das 09:00 às 21:00, mas apenas seis meses por ano, os meses de inverno. O clima no Dubai é tão quente de junho a outubro que as plantas não aguentam o verão.

Passeio pela Baixa do Dubai e pela Business Bay

Baixa do Dubai| ©Francisco Anzola
Baixa do Dubai| ©Francisco Anzola

Não deixe de dar um passeio pelo centro da cidade do Dubai. A Baixa do Dubai é uma zona turística e moderna, com recantos surpreendentes e um ritmo de vida acelerado.

A partir da Business Bay, a zona de negócios, pode tirar uma selfie com a linha do horizonte da cidade, incluindo as torres dos luxuosos hotéis JW Marriott Marquis Dubai. E passeando pelas ruas do bairro, encontrará tudo, desde a Ópera do Dubai a boutiques de moda internacionais.

O que vai encontrar

Um bairro cheio de vida, com os edifícios e experiências do Dubai moderno.

Subir ao Burj Khalifa, o arranha-céus mais alto do mundo

Vista do Dubai Mall a partir do Burj Khalifa| ©elisasophia
Vista do Dubai Mall a partir do Burj Khalifa| ©elisasophia

O Burj Khalifa é o arranha-céus mais alto do mundo e um dos pontos de referência do Dubai. Está localizado numa área conhecida como Downtown Dubai e tem 828 metros de altura. Mas não se preocupe, chegará lá rapidamente: os elevadores são de alta velocidade.

Como lá chegar

A partir da praia de Jumeirah, pode lá chegar a pé, são cerca de 15 minutos a pé. Se vier de outra parte da cidade, chegar ao Burj Khalifa é fácil.

Desfrute da cidade a partir do topo

Pode subir ao 124º e 125º andares e desfrutar de uma vista de 360º do topo do Burj Khalifa que inclui a cidade, o mar e o deserto. Tenha cuidado se tiver medo de alturas! O chão dos miradouros destes pisos é de vidro.

É muito popular subir ao nascer ou ao pôr do sol: nestas alturas, a impressão é ainda mais intensa. Há um miradouro ainda mais alto no 148º andar e, se as alturas lhe derem fome, pode tomar uma bebida no café mais alto do mundo, o The Lounge Burj Khalifa.

A visita inclui também uma apresentação multimédia sobre a história do Dubai e a forma como o arranha-céus foi construído. Recomendo que adquira o seu bilhete para o Burj Khalifa online. O preço é de cerca de 40 euros por pessoa e deve ser reservado com antecedência.

Reserve os seus bilhetes para o Burj Khalifa

Ver o espetáculo das fontes

Fonte dançante no Burj Khalifa| ©Vasilis blioumis
Fonte dançante no Burj Khalifa| ©Vasilis blioumis

A que horas é? 18:00? Desça! A 300 metros do Burj Khalifa, há um espetáculo de água que não desilude. No lago Burj, há um espetáculo diário numa fonte de 275 metros de comprimento. Os seus jactos de água atingem uma altura de 150 metros.

Mas se quiser que o plano seja ainda mais espetacular, ao verdadeiro estilo do Dubai, recomendo que compre bilhetes para o espetáculo da fonte, que inclui um passeio noturno num barco tradicional e a recolha e entrega no hotel. Em luxo!

Factos úteis

  • Onde: Em frente ao Burj Dubai, no terraço do Dubai Mall.
  • Horário: Diariamente, das 18:00 às 23:00, a cada 30 minutos.

Reservar bilhetes para o espetáculo da fonte

Jantar no centro do Dubai

Visitar o restaurante The Royal Orchid| ©Royal Orchid Restaurant
Visitar o restaurante The Royal Orchid| ©Royal Orchid Restaurant

É altura de parar para uma pausa e uma bebida, não é? O bairro do Dubai Mall e do Burj Khalifa chama-se Dubai Downtown e é o centro da cidade moderna. Aqui pode encontrar restaurantes para todos os gostos e orçamentos: desde fast-food a restaurantes requintados.

Os meus favoritos? Aqui estão eles:

  • The Royal Orchid: Na Mohammed Bin Rashid Boulevard encontra-se este restaurante especializado em pratos do Extremo Oriente, do Japão à Tailândia. Os pratos são apresentados com cuidado e os sabores são muito bem cuidados. O preço é de cerca de 50 euros por pessoa (dependendo do que pedir, claro) e, claro, é necessário fazer reserva.
  • Neos: Localizado no 63º andar de um arranha-céus, pode desfrutar de uma bebida ou de um lanche enquanto assiste ao espetáculo da fonte a partir de um local único na Sheikh Mohammed bin Rashid Boulevard, o preço é de cerca de 69 euros e o local tem um código de vestuário: não pode ir lá acima de calções ou chinelos. É uma experiência e tanto.

Antes de começar

Dubai à noite| ©Tom Chen
Dubai à noite| ©Tom Chen

Está ansioso pela viagem, não está? Espere um minuto! Há outra coisa que tenho de lhe dizer: tem duas opções: viajar por conta própria ou reservar uma excursão organizada.

Prefere reservar uma excursão organizada ou viajar por conta própria?

Em primeiro lugar, pode optar por uma visita organizada. Algumas duram o dia inteiro (cerca de 9 horas) e oferecem uma visita guiada aos pontos turísticos mais emblemáticos do Dubai.

  • Custam cerca de 90 euros por pessoa e por dia. Aconselho-o a rever as propostas deste post e a escolher uma excursão que inclua os pontos que mais lhe interessam.

  • Se estiver interessado nesta opção numa versão muito confortável, veja os autocarros turísticos do Dubai que circulam pela cidade.

Também pode visitar estes locais por sua conta. Como se trata de uma viagem de um dia, recomendo usar um táxi ou Uber. Os transportes públicos são seguros e baratos, mas muito mais lentos, por isso não percas o teu tempo na cidade! Se escolheres esta opção, também podes encontrar visitas guiadas a pontos específicos do percurso. Por exemplo, existem várias visitas ao bairro Al Fahidi com um guia que responderá a todas as suas perguntas. Esta visita dura cerca de uma hora e meia e custa cerca de 28 euros.

Este é o fim do nosso passeio. Que dia! Espero que tenham gostado do itinerário.

Reserve o seu lugar no Dubai Sightseeing Bus