Melhores passeios pelo Lago de Como

Não há nada melhor do que conhecer uma região na companhia de um guia turístico, por isso aqui estão algumas das melhores excursões do Lago di Como.

Andressa García

Andressa García

leitura de 11 minutos

Melhores passeios pelo Lago de Como

Bellagio, Lago Como, Itália | ©Ray in Manila

Esta região da Lombardia oferece uma infinidade de coisas para fazer, mas sem dúvida, uma das melhores coisas para ver e fazer no Lago di Como é passear pelas aldeias à volta do lago, para ver não só as suas ruas pitorescas, mas também a sua história e cultura.

Em cada um destes passeios que vos vou mostrar, os guias turísticos tentam mostrar-vos apenas o melhor do lago. Algumas destas experiências são de barco, outras a pé e outras de mota, mas todas elas têm uma caraterística comum, que é o facto de não faltar diversão em nenhum momento.

1. City Tour de Como

Conhecer Como| ©. Ray in Manila
Conhecer Como| ©. Ray in Manila

Neste passeio completo pela cidade de Como, começará por visitar a Piazza Cavour, e depois irá diretamente para a Catedral, também conhecida como Duomo, onde terá a oportunidade de ver a estrutura interior durante uma visita guiada.

Saindo do Duomo, irá diretamente para o Broletto, que é a antiga câmara municipal da cidade. Logo a seguir, irá, acompanhado pelo seu guia turístico, à Praça Verdi e a alguns monumentos históricos que rodeiam a cidade, entre os quais as Muralhas da Idade Média, o edifício Art Nouveau de Terragni e o Teatro Neoclássico.

Mais tarde, a meio da visita, irá, juntamente com o seu guia e o grupo turístico, a Brunate, e para lá chegar terá de apanhar o funicular, uma experiência de grande altitude que o deixará com vontade de tirar muitas fotografias. Sem dúvida, uma das melhores coisas para fazer em Como é apanhar o funicular.

Viajará ao longo da via V. Emanuele, a famosa rua principal de Como, que o levará à Basílica de San Fedele e à praça que a acompanha. Uma das características mais emblemáticas deste lugar é que ainda se podem ver algumas casas que datam dos séculos XV e XVI, e o seu guia irá contar-lhe tudo sobre a sua história.

Detalhes interessantes

  • Preço: Esta experiência pode custar cerca de 50 euros por pessoa.
  • Duração: Demorará cerca de 2 horas a fazer a visita completa.
  • Meios de transporte: Todo o passeio é feito a pé, mas para chegar ao ponto de encontro pode viajar de carro particular ou de transportes públicos, a expensas próprias.
  • Vantagens desta opção: O guia turístico experiente está incluído. A entrada em alguns dos monumentos que visitará na cidade também está incluída.
  • Desvantagens desta opção: Não inclui bebidas, refeições ou lanches. O tempo deve estar bom para que esta excursão se realize.

Reserve uma das melhores actividades no Lago di Como

2. Visita íntima e privada ao Lago de Como

Passeio de barco ao pôr do sol| ©www.twin-loc.fr
Passeio de barco ao pôr do sol| ©www.twin-loc.fr

Durante esta experiência privada, um guia turístico levá-lo-á a si e ao seu grupo pela cidade de Como e também pelas aldeias em redor do lago para ver algumas das mais belas vistas do lago.

Desfrutarão de vistas panorâmicas do Lago de Como enquanto o guia local vos conta tudo o que querem saber sobre a região e as suas características. Ao visitar as aldeias à beira do lago, o seu guia irá contar-lhe anedotas divertidas e curiosas sobre a história, as tradições e a gastronomia da região.

Como terá a oportunidade de provar alguns dos pratos típicos italianos, talvez queira depois assistir a uma das melhores aulas de culinária no Lago de Como para aprender a cozinhá-los.

O melhor deste itinerário é que foi planeado metodicamente para visitar apenas os pontos altos da região, sem deixar de fora locais populares como Bellagio e Cernobbio. E se quiser personalizar a experiência de acordo com os seus interesses, também o pode fazer.

Detalhes interessantes

  • Preço: Esta experiência pode custar cerca de 550 euros por grupo de até quatro pessoas.
  • Duração: Pode levar entre 7 e 8 horas para fazer o passeio completo pela área.
  • Meios de transporte: O passeio é feito em duas partes, uma parte de carro e outra de barco.
  • Vantagens desta opção: Terá acesso a um veículo com ar condicionado, bem como à viagem de ferry. A companhia do guia turístico com os seus comentários precisos está incluída.
  • Desvantagens desta opção: Não é compatível com cadeiras de rodas. As bebidas e as degustações não estão incluídas.

Participe numa aula de culinária no Lago di Como

3. Passeio a pé e de barco pelos sabores do Lago de Como

Varenna| ©VV Nincic
Varenna| ©VV Nincic

Este não é apenas um dos melhores passeios a pé, mas também um dos melhores passeios de barco no Lago de Como, porque capta o espírito da região nas oito horas que leva a percorrer.

A experiência começa em Varenna, uma das aldeias do Lago de Como, onde o seu guia local o levará num passeio a pé, antes de continuar para Bellagio. No meio da experiência, fará uma paragem turística numa fábrica de azeite, onde provará pratos especiais da região, bem como carnes curadas e vinho.

Mais tarde, desembarcará na luxuosa Villa del Balbianello, onde aprenderá muitos factos interessantes sobre a idade de ouro da região. No final, será convidado a partilhar um almoço tradicional de sabores italianos, num restaurante situado mesmo em frente ao lago.

Detalhes interessantes

  • Preço: Para participar nesta experiência, terá de pagar cerca de 440 euros por grupo de até 4 pessoas.
  • Duração: O passeio completo tem uma duração aproximada de 7 horas.
  • Meios de transporte: Toda a experiência é feita em parte a pé e em parte a bordo de um barco.
  • Vantagens desta opção: As entradas estão incluídas, bem como a prova de vinhos, o almoço e as actividades a realizar. A companhia do guia turístico também está incluída.
  • Desvantagens desta opção: Não é uma experiência adequada para cadeiras de rodas. As refeições não estão incluídas fora do pacote turístico.

Embarque num passeio de barco à volta do Lago di Como

4. Passeio de mota pelo Lago de Como e pelos Alpes

Alpes italianos| ©A. Duarte
Alpes italianos| ©A. Duarte

Suba para o banco de uma mota e deixe-se surpreender pela experiência na companhia do seu guia turístico, no meio de um percurso totalmente personalizado de acordo com as suas necessidades e interesses.

É uma viagem que pode ser feita num único dia ou em vários dias, para percorrer as estradas à beira do lago até aos Alpes italianos e suíços, visitando cada uma das aldeias ao longo do caminho. Este não é apenas um ótimo passeio pelo lago, mas também uma das melhores excursões do Lago de Como para ir além do lago.

Além disso, o guia local irá recomendar os melhores lugares para comer, beber e nadar em torno do Lago de Como. Se gosta de misturar tranquilidade com adrenalina, vai adorar tomar um café e almoçar em sítios pouco convencionais.

Detalhes interessantes

  • Preço: Esta experiência custa aproximadamente 500 euros por pessoa.
  • Duração: Pode levar entre 5 e 6 horas para completar a experiência, se a fizer por conta própria num só dia.
  • Meio de transporte: Toda a experiência é feita numa mota.
  • Vantagens desta opção: A excursão inclui capacetes, casacos e luvas. O combustível também está incluído.
  • Desvantagens desta opção: Não é uma experiência adequada para cadeiras de rodas.

Reservar uma excursão ao Lago di Como

5. Passeio privado num barco de madeira no Lago de Como

Passeio de barco| ©Michael Costa
Passeio de barco| ©Michael Costa

Este passeio no lago levá-lo-á a bordo da Navicella del Lario, uma espécie de táxi tradicional veneziano que se mantém atracado no Lago de Como. Está à disposição dos turistas para passeios privados no lago para um máximo de sete pessoas. O seu interior é feito de madeira e couro, pelo que o barco de madeira é, por si só, uma atração a ver.

O capitão do barco leva-o a bordo deste belo barco, levando-o aos locais que deseja ver durante o passeio, que é completamente flexível de acordo com os seus interesses e os do seu grupo. O barco vai buscá-lo ao Lago de Como para o levar a uma experiência sensorial incrível, porque a partir do barco poderá apreciar a paisagem do lago em todo o seu esplendor.

O seu guia turístico, que é o capitão do barco, irá contar-lhe anedotas interessantes sobre as diferentes aldeias que se encontram nas margens do Lago de Como, e também lhe dirá tudo o que precisa de saber sobre a cultura, a história e as tradições da região da Lombardia, enquanto tem a oportunidade de tirar fotografias de tudo o que vê.

Detalhes interessantes

  • Preço: Pode pagar até 1.200 euros para grupos de até 7 pessoas.
  • Duração: O passeio completo dura aproximadamente 4 horas.
  • Meio de transporte: Todo o passeio é feito de barco.
  • Vantagens desta opção: Estão incluídos guarda-chuvas e cobertores em caso de mau tempo, pelo que a experiência se realiza independentemente das condições climatéricas. A bordo pode usufruir de água potável fresca, outras bebidas e comida, desde que solicitada previamente. Os animais de assistência são bem-vindos.
  • Desvantagens desta opção: Esta experiência não é adequada para cadeiras de rodas. Não inclui alimentos ou bebidas para além dos indicados na experiência.

6. Passeio privado a pé por Como durante 2 horas

Catedral e praça| ©sandromars
Catedral e praça| ©sandromars

Nesta experiência, irá percorrer todo o centro histórico de Como acompanhado por um guia profissional certificado, que lhe irá contar tudo sobre a história e as características culturais que são evidentes na cidade de Como. Esta é uma daquelas experiências que eu incluiria na minha lista de coisas para fazer no Lago de Como num dia.

Também passearás pelas bonitas ruas da cidade, enquanto poderás tirar inúmeras fotos em cada um dos pontos mais Instagramáveis da área. Além disso, poderá desfrutar de perto das belas paisagens do Lago de Como, conhecendo esta região como um local.

O melhor desta experiência é que é privada e poderá coordenar com o guia turístico os locais que deseja visitar durante o passeio. Entre os locais a não perder neste passeio estão as muralhas medievais, as igrejas românicas e barrocas, bem como a Piazza Volta e a Piazza Duomo com a Câmara Municipal.

Detalhes interessantes

  • Preço: Pode desfrutar desta experiência a um custo aproximado de 170 euros por pessoa.
  • Duração: Pode demorar cerca de 2 horas para completar o passeio.
  • Meios de transporte: Todo o percurso é feito a pé, mas é necessário deslocar-se até ao ponto de encontro.
  • Vantagens desta opção: Inclui auriculares para um máximo de 10 participantes. O guia turístico está incluído e pode ser selecionada qualquer língua.
  • Desvantagens desta opção: O transporte de e para o hotel ou alojamento não está incluído, mas pode ser organizado por um custo adicional.

7. Tour de Como com visita a Villa Olmo e ao funicular de Brunate

Como desde o funicular de Brunate| ©Inge Knoff
Como desde o funicular de Brunate| ©Inge Knoff

Neste itinerário de Como, será acompanhado por um guia turístico para passear pela cidade e pelas aldeias em redor do lago. Uma das coisas que mais lhe agradará neste passeio é passear pela cidade velha, onde o seu guia turístico lhe contará a história da seda na cidade.

A certa altura do percurso, faremos uma paragem em Villa Olmo para a explorar, antes de apanhar o funicular para Brunate, onde teremos tempo para tirar muitas fotografias das vistas panorâmicas do lago. Aí, também percorreremos a pé a cidade de Brunate e conheceremos a sua história em primeira mão.

Detalhes interessantes

  • Preço: Terá de pagar cerca de 215 euros por pessoa.
  • Duração: Demorará entre 6 e 8 horas para realizar esta experiência.
  • Meios de transporte: Será necessário caminhar e apanhar o funicular para completar o percurso.
  • Vantagens desta opção: As entradas em Villa Olmo estão incluídas, assim como o funicular. Pode personalizar o passeio de acordo com os seus interesses. É uma experiência privada.
  • Desvantagens desta opção: Não é adequado para pessoas que sofrem de problemas cardíacos ou outros problemas médicos semelhantes.

8. Visita exclusiva do Lago de Como e das suas villas

Villa Carlotta| ©. Ray in Manila
Villa Carlotta| ©. Ray in Manila

Nesta visita ao lago e às suas villas, ficará a saber como, desde o tempo dos romanos, esta cidade se tornou um local de lazer para os ricos e para a aristocracia, pelo que não é um destino para o turismo de massas.

Durante esta visita guiada exclusiva, descobrirá os tesouros artísticos em redor do lago, como a Villa del Balbianello, a Villa Erba, a Villa Melzi d'Eril e a Villa Carlotta. Os jardins destas villas são, por si só, uma atração incrível. O seu guia ajudá-lo-á a conhecer a arquitetura e a paisagem da zona.

Detalhes de interesse

  • Preço: Pode encontrar esta experiência a partir de 715 euros por pessoa.
  • Duração: Demorará até 8 horas para completar esta experiência.
  • Meio de transporte: O passeio é feito num carro privado com todas as comodidades.
  • Vantagens desta opção: Inclui guia turístico com comentários precisos. Trata-se de uma visita exclusiva.
  • Desvantagens desta opção: As refeições e as bebidas não estão incluídas no preço da reserva.

9. Passeio de caiaque no Lago de Como

Passeio de caiaque no Lago de Como| ©Leslie Veen
Passeio de caiaque no Lago de Como| ©Leslie Veen

Esta é uma excursão independente onde pode desfrutar das atracções do Lago de Como por sua conta. Alugará um caiaque durante duas horas por sua conta, sem guias e sem grupos.

Antes de partir, um especialista dar-lhe-á algumas dicas sobre como sair e explorar o lago e os seus arredores. Poderá parar quando e onde quiser, e concentrar-se apenas nos locais da margem que deseja ver. Este é definitivamente um passeio a incluir entre as coisas a fazer no Lago di Como no verão.

Detalhes de interesse

  • Preço: Pode experimentar esta excursão por um preço a partir de 45 euros por pessoa.
  • Duração: Esta excursão tem uma duração máxima de duas horas.
  • Meio de transporte: Todo o passeio é feito em caiaque.
  • Vantagens desta opção: Inclui um saco impermeável para os seus pertences, bem como um colete salva-vidas. A hora de início é flexível.
  • Desvantagens desta opção: Não inclui guia turístico nem mapas.

10. Passeio no Mercado dos Lavradores de Como

Mercado em Como| ©Willie Stark
Mercado em Como| ©Willie Stark

Se há uma visita que não pode perder durante o seu passeio pelo Lago de Como, é o mercado local. Neste passeio, um guia turístico levá-lo-á através do Mercado dos Agricultores de Como para conhecer os verdadeiros sabores tradicionais vindos das mãos de pequenos produtores locais.

Além disso, terá a oportunidade de conhecer o trabalho dos pequenos agricultores e produtores que mantêm o trabalho artesanal, seguindo as suas tradições de produção e venda dos seus alimentos, pelo que, mais do que uma experiência gastronómica, é um olhar profundo sobre a realidade e as tradições dos produtores locais.

Detalhes de interesse

  • Preço: Pode desfrutar desta experiência por cerca de 70 euros por pessoa.
  • Duração: Demorará entre uma hora e meia a duas horas para completar a experiência.
  • Meio de transporte: Todo o percurso é feito a pé. Terá de chegar ao ponto de encontro por sua conta.
  • Vantagens desta opção: É possível levar carrinhos de bebé. Será sempre acompanhado por um guia turístico.
  • Desvantagensdesta opção: As degustações, as bebidas e as refeições não estão incluídas. Não está previsto qualquer transporte de e para o hotel ou alojamento.

Conselhos para uma visita ao Lago di Como

Calçado confortável| ©Alexandra Tran
Calçado confortável| ©Alexandra Tran
  • É importante manter os pés descansados, especialmente quando se está a fazer um passeio a pé.
  • É importante vestir-se de acordo com o clima, pois no inverno o frio pode causar desconforto.
  • Tente falar com o seu guia turístico antes de partir para a experiência para saber o que precisa de levar.