Lago de Como em 1 dia: tudo o que você precisa saber

Apesar de ser um local pequeno, o Lago de Como tem muito para ver e desfrutar. Aqui está um itinerário de um dia para aproveitar tudo o que este lugar tem de melhor para oferecer.

Andressa García

Andressa García

leitura de 10 minutos

Lago de Como em 1 dia: tudo o que você precisa saber

Lago de Como | ©Gil Garza

Desde fazer uma visita guiada ao centro histórico de Como, até viajar através do lago para outras cidades da região e aprender sobre a sua história e cultura, o Lago de Como tem muito para lhe oferecer na sua viagem de um dia, e é por isso que lhe vou falar sobre algumas das melhores coisas para fazer no Lago de Como, mesmo que esteja de visita por pouco tempo.

Se o teu dia começar por volta das 8:00, terás pouco mais de doze horas para explorar toda a cidade de Como e, se fores rápido, terás tempo para visitar outras cidades do Lago, embora neste itinerário eu me concentre em mostrar-te principalmente Como e Bellagio.

1. Tomar o pequeno-almoço e começar bem o dia

Tomar o pequeno-almoço| ©Laura Grace Bordeaux
Tomar o pequeno-almoço| ©Laura Grace Bordeaux

Partindo do princípio que chegou a Como na noite anterior, o seu dia deve começar por volta das 7:30 com um bom pequeno-almoço para lhe dar a energia necessária para começar bem a visita. Caso não esteja hospedado no Lago de Como, mas em Milão, basta sair dessa cidade por volta das 8:00, para fazer um bom passeio por Como.

Se o hotel ou o local onde está hospedado oferecer pequeno-almoço, aproveite para comer alguma coisa antes de sair. No caso de querer comer fora do seu alojamento, a cidade de Como oferece uma grande variedade de restaurantes onde pode desfrutar de um pequeno-almoço típico da região.

Entre os estabelecimentos mais recomendados estão: Caffetteria 800 e Passion Como, ambos na cidade de Como. Depois de provar o menu destes lugares, certamente vai querer recriar os pratos, por isso, para aprender a fazê-los, recomendo que se inscreva numa aula de culinária no Lago de Como.

Participar numa aula de culinária no Lago de Como

2. Visita à cidade de Como

Conhecer Como| ©. Ray in Manila
Conhecer Como| ©. Ray in Manila

Depois do pequeno-almoço, o seu relógio deve marcar cerca das 8:00, pode ficar um pouco mais, mas lembre-se que só tem um dia para ver o maior número possível de lugares no lago, por isso cada minuto conta.

Às 8:00, começará a visitar a cidade de Como, percorrendo as ruas e vendo alguns dos locais mais interessantes da cidade. Se tiver um pouco mais de tempo para passear por Como muito lentamente e também quiser conhecer um pouco da cultura e da história da Lombardia, recomendo que faça um dos passeios pelo Lago de Como.

Bem, a maioria dos lugares para ver nesta cidade estão localizados no centro histórico, por isso vou mostrar-lhe alguns dos lugares que pode colocar no seu roteiro para conhecer a maior parte da cidade de Como em algumas horas, antes de continuar com o seu passeio ao redor do Lago.

Fazer uma visita guiada ao Lago de Como

Embarque no Brunate Funicolare

A sua visita a Como começará precisamente na estação do Vale Funicular de Brunate, onde embarcará para uma curta viagem de cerca de 7 minutos que o levará a Brunate, mostrando-lhe algumas das mais belas paisagens de Itália ao longo do caminho.

Ao chegar ao topo, na aldeia de Brunate, desfrutará de um belo panorama que combina a cidade de Como, o Lago Como e os Alpes italianos e suíços na mesma paisagem. Este funicular tem uma longa história, uma vez que foi construído em 1894 para ligar Como a Brunate. Desde então, o funicular funciona como o primeiro dia.

O funicular funciona todos os dias das 6:00 à meia-noite, embora no verão o horário seja alargado para 24 horas. Durante os dias de maior afluência, as partidas são de 15 em 15 minutos. Na época baixa, a frequência é de 30 em 30 minutos. Deverá chegar a Brunate por volta das 8h10, tendo em conta que a viagem demora apenas alguns minutos.

Subida ao farol de Faro Voltiano em Brunate

Se chegar a Brunate depois das 8:00, terá tempo para passear durante alguns minutos pela cidade, ver as vistas panorâmicas do alto.

Depois de ter percorrido parte da cidade, comido um lanche e apreciado a vista, é altura de se aventurar até ao farol Faro Vol tiano, no alto de Brunate. É uma caminhada de 20 minutos, que recomendo fazer apenas se estiver em boas condições físicas.

Quando chegar à estrutura, encontrará um farol branco com nada menos de 30 metros de altura que pode ser escalado a partir das 10h30, por isso, neste caso, só pode ir até à entrada, de onde também pode apreciar a paisagem.

Se visitar o Lago de Como no verão e subir ao farol, pode até ver o Duomo de Milão, um espetáculo e tanto. A entrada custa entre 1 e 2 euros. Demorará pelo menos uma hora e meia a fazer a visita ao funicular e ao farol, pelo que estará de volta à estação de partida por volta das 9h30 para continuar a sua visita a Como.

Visita à Basílica de San Fedele

Considerada uma das mais belas igrejas de Como, a Basílica de San Fedele está situada no centro da cidade, muito perto da praça com o mesmo nome. No passado, este era o mercado de milho da cidade. A viagem da estação do Funicular até à Basílica demora menos de dez minutos, se viajar de carro particular.

Segundo a história, foi construída por volta de 1120 para substituir o edifício anterior. Ao longo dos anos, a Basílica foi modificada várias vezes até que as capelas laterais foram concluídas em 1808.

Recomendo-lhe que a percorra para apreciar toda a estrutura e tirar muitas fotografias da igreja de diferentes ângulos. Não permanecerá nesta igreja mais de 20 minutos, pelo que, por volta das 10:00, continuará para o ponto seguinte da sua visita.

Passeio pela Piazza Duomo e pelo Broletto

Catedral e praça| ©sandromars
Catedral e praça| ©sandromars

Após uma curta caminhada de três minutos, chegará à Piazza Duomo, de onde verá os dois próximos locais a visitar no seu itinerário. Nesta altura, o seu relógio já deve passar das 10:00.

Começará por passear pela Piazza Duomo, que é nada mais nada menos do que o coração histórico da cidade de Como. Vais adorar o seu ambiente comercial e a azáfama típica da cidade. Recomendo que passeie pela praça e aprecie a paisagem e o clima, especialmente se estiver a viajar para o Lago di Como no inverno.

Muito perto da Piazza Duomo fica o Broletto, a próxima estrutura a visitar neste complexo. É um edifício que remonta a 1215, que atualmente alberga o Arquivo Histórico da cidade. É também utilizado como centro de exposições de arte. Se visitar o Lago de Como no Natal, vai adorar ver as luzes de Natal do Broletto.

Entrar na Catedral de Como

Depois de passar algum tempo na Piazza Duomo e admirar o Broletto, por volta das 10:30 estará a tempo de visitar a Cattedrale di Santa Maria Assunta, também conhecida como Catedral de Como.

À entrada, ficará impressionado com o imponente edifício em cruz latina, que tem 87 metros de comprimento e 56 metros de largura na sua parte mais larga. As visitas ao Duomo começam às 10:30, pelo que chegará a tempo de entrar no primeiro grupo de visitantes e não ficará lá dentro mais de 30 minutos.

Para além de estar localizado no centro histórico da cidade, a sua praça é o epicentro do desenvolvimento da cidade. E a partir do Duomo, pode continuar ao longo do passeio à beira do lago, que pode ser alcançado após cerca de 600 metros, e que será, de facto, a próxima paragem no seu itinerário.

Admirar o Tempio Voltiano

A cerca de cinco minutos de carro da Catedral encontra-se o passeio marítimo ou porto de Como, onde estacionará o seu carro para caminhar até ao templo Voltiano e dar um passeio pelo local. Por esta altura serão cerca de 11:00, pelo que poderá entrar para o ver, tendo em conta que abre a partir das 10:00. É uma grande atração porque está situado na margem do lago.

No interior do museu verá bustos, baixos-relevos e outras relíquias que pertenceram ao físico italiano Alessandro Volta.

Não só gostará de ver as descobertas de Volta, como também poderá apreciar a sua arquitetura neoclássica, que é detalhada tanto no exterior como no interior do edifício, com os seus mosaicos e decorações. A visita ao museu demora entre trinta minutos e uma hora, pelo que estará de volta por volta das 12:00.

3. Viajar para Bellagio de carro

As ruas de Bellagio| ©. Ray in Manila
As ruas de Bellagio| ©. Ray in Manila

A partir do Tempio Voltiano, seguirá em frente para se juntar à estrada à volta do lago, que o levará a Bellagio. Esta viagem não demora mais de uma hora. Há muitas maneiras de ir de Como a Bellagio, pode ir de carro particular, de comboio, de barco e de autocarro.

No caso de querer ir de barco, tem de ter em conta que a viagem pode demorar cerca de duas horas, mas a paisagem é incomparável. De comboio, demorará cerca de uma hora e meia, assim como de autocarro. A opção que melhor se adapta ao seu itinerário neste momento é de carro.

Almoço ligeiro à chegada a Bellagio

Chegará a Bellagio por volta das 13:00 e, como a esta hora já terá fome, pode começar o seu passeio pela região provando a comida tradicional italiana num restaurante de Bellagio. Recomendo que faça um almoço ligeiro para não perder muito tempo.

Uma pizza italiana e um sumo serão suficientes para começar o seu passeio por esta bela cidade onde há muitos locais para fotografar. La Bellagina Ristorante Pizzeria é um desses lugares onde se pode saborear uma boa pizza italiana. Também pode almoçar no Ittiturismo Ristorante Mella.

Não deve demorar mais de uma hora para almoçar, por isso continuará a sua excursão por volta das 14:00. Tenha em mente que tem pouco tempo para ver as aldeias do Lago no meio desta uma das melhores excursões do Lago de Como, mas no caso de querer levar mais tempo, pode fazê-lo.

Inscreva-se para uma excursão a partir do Lago de Como

Passeio pelo centro histórico de Bellagio

Depois do almoço, dê um passeio e deambule pelas ruas do centro histórico de Bellagio, um lugar que vai adorar pela beleza das suas ruas. Ficará certamente encantado com os edifícios em tons pastel e as janelas de madeira, que são óptimas oportunidades para tirar fotografias. Se visitar Bellagio, um passeio pelas ruas íngremes de paralelepípedos é obrigatório.

Se quiser trazer algumas recordações de Itália, um bom lugar para fazer compras é nas lojas localizadas no centro histórico da cidade. Há dois locais específicos que recomendo que visite: Via Giuseppe Garibaldi, cuja atração é o seu chão de pedra e os seus edifícios coloridos.

Não pode perder a Salita Serbelloni, uma rua icónica em Bellagio de onde pode ver as montanhas que rodeiam a cidade e o Lago de Como, especialmente no Lago de Como em dezembro, porque está decorada com luzes.

Villa Melzi

Villa Melzi em Bellagio| ©. Ray in Manila
Villa Melzi em Bellagio| ©. Ray in Manila

A cerca de 10 minutos de carro da Salita Serbelloni, encontra-se a Villa Melzi, um dos ícones mais interessantes de Bellagio e dos seus arredores, graças aos seus fascinantes jardins.

Os jardins são facilmente acessíveis e ficará encantado por encontrar uma grande diversidade de flores, plantas, árvores e arbustos. Há também esculturas e edifícios dignos de nota, incluindo a capela neoclássica e o museu que alberga achados arqueológicos.

A entrada custa cerca de 8 euros, enquanto as crianças com menos de 12 anos têm entrada gratuita. Quando visitar este local, serão certamente cerca das 15:00, pelo que é uma boa altura para fazer uma visita rápida de 30 minutos, tendo em conta que encerra às 17:30.

Lungo Lario Manzoni

Muito perto de Villa Melzi e a cerca de cinco minutos de carro, encontra-se o Lungo Lario Manzoni que é o passeio da cidade de Bellagio. Recomendo que percorra todo o passeio em ambos os lados da cidade, para que possa apreciar as vistas panorâmicas do lago.

Uma das coisas que mais vai gostar no passeio de Bellagio são as suas ruas limpas e bem cuidadas, as suas flores e a limpeza da água do lago, tudo muito digno de fotografia. Recomendo que não passe mais de meia hora aqui, pelo que deverá partir para Punta Spartivento pelas 16:00.

Punta Spartivento

Mais afastada do centro histórico da cidade, Punta Spartivento é um sítio incrível que não pode perder no Lago di Como, porque é precisamente o ponto que divide as encostas do lago.

Do Lungo Lario Manzoni até este local, chega-se lá em não mais de cinco minutos, pelo que estará a desfrutar destas belas vistas por volta das 16:00. Nesta altura, talvez queira experimentar alguns petiscos, por isso pode aproveitar para comer qualquer coisa no restaurante La Punta, que é um dos restaurantes mais bem cotados de Bellagio. Pode também apreciar a vista enquanto come.

Como vai viajar de carro neste itinerário, recomendo esta altura do dia para chegar e estacionar, porque os parques de estacionamento tendem a encher rapidamente, especialmente na época de verão. Recomendo que fique aqui até ao pôr do sol. Não há melhor sítio em todo o Lago de Como para ver o pôr do sol do que aqui.

4. Regresso a Como de ferry ao pôr do sol

Ferry de Como| ©Dennis Yang
Ferry de Como| ©Dennis Yang

Depois de assistir ao pôr do sol e até jantar em Punta Spartivento, não há plano melhor e mais romântico do que terminar o seu passeio a bordo de um ferry que o levará de volta a Como em cerca de 40 minutos. A viagem não é apenas agradável, mas também permite ver e tirar fotografias não só do lago, mas também das aldeias circundantes.

As partidas nocturnas destes barcos costumam ter lugar até depois das 19:00, pelo que é a altura ideal para regressar a Como, quer para tomar umas bebidas, quer para dormir antes de regressar a casa no dia seguinte. O bilhete de barco pode ser comprado online ou na estação de ferry de Bellagio.

Embarca-se no barco mesmo junto a Punta Spartivento, por isso não é preciso andar muito para desfrutar deste fantástico passeio de barco no Lago de Como à noite.

Reserve o seu passeio de barco no Lago de Como

Por volta das 20:00 ou 20:30 , deverá estar de volta ao seu hotel em Como, descansando para uma partida antecipada para Milão e de lá para casa.