10 coisas para fazer no Lago de Como em dezembro

Embora o mês de dezembro seja a época baixa no Lago di Como, a beleza deste canto espetacular da Lombardia não diminui em nada. Pode também desfrutar de algumas vantagens, como o baixo tráfego de turistas ou preços mais acessíveis.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 10 minutos

10 coisas para fazer no Lago de Como em dezembro

Lago de Como | ©Erik Cooper

No sopé dos imponentes Alpes Réticos e a apenas 1 hora de Milão, encontra-se o belo Lago di Como, em forma de Y invertido, rodeado por algumas das aldeias mais encantadoras do norte de Itália. Exclusivas moradias de sonho, casas pitorescas penduradas na margem e uma paisagem que parece saída de um filme são apenas algumas das muitas atracções aqui.

Embora a maioria dos turistas opte por visitar o Lago di Como durante o verão, há coisas para ver e fazer neste extraordinário destino em qualquer altura do ano. E se decidir visitar durante o mês de dezembro, pode desfrutar de um ambiente mais calmo e de preços de alojamento mais baratos.

1. Maravilhe-se com as espectaculares paisagens dos Alpes cobertos de neve

Alpes italianos| ©A. Duarte
Alpes italianos| ©A. Duarte

O Lago de Como é um dos maiores lagos de Itália e uma das suas principais atracções é o facto de ser ladeado pelos imponentes Alpes Réticos que, reflectidos nas águas cristalinas, criam uma imagem de postal. No entanto, se há uma altura em que a beleza deste local se destaca mais do que nunca, é no inverno, quando a neve cobre o topo destas montanhas, criando uma paisagem invernal de cortar a respiração.

Existem inúmeros locais e miradouros para apreciar esta bela paisagem, mas um dos melhores locais é a partir da encantadora aldeia de Bellagio. Bellagio, apelidada de Pérola do Lago de Como, tem uma posição privilegiada, uma vez que está situada no chamado Triângulo Lariano, exatamente onde os dois braços do lago se ramificam.

Bellagio é conhecida pelas suas bonitas casas em tons pastel, pelo seu centro histórico com ruas estreitas e íngremes e por albergar algumas das mais luxuosas moradias com as melhores vistas para o lago.

Se tiver sorte e o tempo estiver bom durante a sua viagem, pode até reservar um passeio de bicicleta pela zona de Bellagio, para poder passear e apreciar as magníficas vistas do lago e dos imponentes Alpes cobertos de neve.

2. Viva o Natal no Lago di Como

Mercado e luzes de Natal| ©35mmMan
Mercado e luzes de Natal| ©35mmMan

Todos os anos, em dezembro, o espírito natalício invade as encantadoras aldeias em redor da popular zona do lago, bem como a cidade de Como, cujas ruas são decoradas em honra da época festiva. Enquanto todas as cidades da região se enchem de luzes decorativas cintilantes, em Como encontrará outras atracções, como os mercados de Natal montados nas praças principais.

Embora o inverno seja a época baixa no Lago di Como, durante a época festiva há uma ligeira subida no turismo, e nesta parte da Lombardia há muitas coisas para fazer na época do Natal, tais como passear sob as luzes coloridas das festas, percorrer as montras especialmente decoradas ou provar algumas das especialidades gastronómicas de Natal.

Além disso, se tiver sorte, a área pode estar coberta de neve durante a sua visita, criando um belo cenário de inverno que combina perfeitamente com a atmosfera e a época natalícia.

3. Explorar a cidade de Como

Conhecer Como| ©. Ray in Manila
Conhecer Como| ©. Ray in Manila

Embora algumas das actividades mais populares na área incluam passeios no lago ou trilhos para caminhadas ao ar livre, as baixas temperaturas nesta altura do ano significam que é melhor ir para dentro de casa para combater o frio. Por isso, uma boa opção para um dos seus dias de viagem seria aproveitar para conhecer a cidade de Como e alternar passeios pelas suas ruas com visitas a museus e monumentos onde se pode refugiar do frio.

Como, para além de ser a cidade que dá nome ao extenso lago, é a maior cidade da região. Rodeada por uma muralha medieval do século XII, alberga um centro histórico fascinante que vale a pena explorar. Algumas das principais atracções da cidade incluem A Basílica de San Fed ele, um dos maiores templos do norte de Itália, a Basílica de San Fedele e a Porta Torre.

Se o tempo estiver bom, não se esqueça de caminhar ao longo do passeio junto ao lago, onde pode desfrutar de vistas magníficas. Além disso, se estiver aberto ao público durante as datas da sua viagem, outra visita de grande interesse é o O palácio, um majestoso palácio do século XIII nas margens do Lago di Como.

Há também uma grande variedade de cafés e restaurantes onde se pode fazer uma pausa e desfrutar de uma refeição quente. Uma óptima maneira de conhecer melhor a cidade é reservar uma visita guiada a Como.

Reservar uma visita guiada a Como

4. Apreciar a gastronomia italiana e conhecer os seus pratos sazonais

Cassoeula| ©Trattoria La Bell'Aria
Cassoeula| ©Trattoria La Bell'Aria

Se há uma coisa que caracteriza a Itália, é a sua aclamada gastronomia, cujos pratos são admirados e apreciados em quase todo o mundo. No entanto, como em muitos outros lugares, há pratos sazonais que só são servidos durante uma determinada época do ano.

Por isso, o próximo plano que vos vou propor é que aproveitem a vossa visita para provar algumas das iguarias da cozinha italiana de inverno. No Lago di Como encontrará um grande número de restaurantes onde pode saborear a cozinha local, especialmente nas grandes cidades de Como e Lecco.

No entanto, se quiser conhecer a fundo a cozinha local, recomendo que reserve um passeio gastronómico ou mesmo uma aula de culinária, onde terá a oportunidade de aprender as receitas dos pratos mais emblemáticos da gastronomia italiana.

Alguns dos pratos de inverno mais típicos do norte de Itália são a polenta e a Cassoeula. A polenta é um prato que pode ser facilmente encontrado nos restaurantes locais e consiste em grãos de milho normalmente servidos com manteiga e queijo local, embora existam muitas variações. Quanto à Cassoeula, é uma espécie de guisado sem leguminosas, constituído essencialmente por legumes, batatas e carne de porco.

Marcar uma aula de culinária em Como

5. Abrigar-se do frio com uma visita aos principais monumentos de Lecco

Lecco| ©Paolo Bucella
Lecco| ©Paolo Bucella

Há duas razões principais pelas quais dezembro é a altura ideal para visitar a segunda maior cidade do Lago di Como, Lecco. A primeira é o baixo número de turistas, o que torna a visita mais confortável, e a segunda é o facto de Lecco não ter falta de restaurantes, lojas e monumentos para o abrigar das temperaturas frias

Lecco é guardada pelo imponente Monte Resegone, que pode ser visto de muitas partes da cidade, destacando-se a bela Piazza XX di Settembre. O centro histórico de Lecco está também cheio de ruelas pitorescas e praças animadas para passear.

Algumas das principais atracções de Lecco são a Basílica de San Nicolò, de entrada livre e particularmente notável pela sua mistura estilística, o Palazzo Belgiojoso, o Palazzo delle Paure e a Villa Manzoni, residência da família Manzoni durante dois séculos.

Se decidir incluir Lecco no seu itinerário de viagem, recomendo-lhe que consulte o Guia de Viagem de Lecco. para obter as últimas informações sobre os preços dos bilhetes e os horários de abertura.

6. Aqueça-se com uma prova de vinhos numa adega muito especial

Degustação de vinhos| ©Ashley Zakem
Degustação de vinhos| ©Ashley Zakem

Para além da sua requintada gastronomia, a Itália é conhecida por ser um dos líderes mundiais na produção de vinho, que é admirado pela sua excelente qualidade. Por isso, uma das melhores coisas a fazer no Lago di Como é visitar uma adega e desfrutar de uma degustação dos seus melhores vinhos.

Além disso, é um plano perfeito para esta altura do ano, pois poderá abrigar-se do frio enquanto desfruta das iguarias locais. A adega em questão está localizada na pequena aldeia piscatória de Domaso, que remonta a 2008 e fica a pouco mais de uma hora de carro de Como.

Durante a visita, ficará a conhecer as fases de fermentação e produção desta bebida e, no final da visita, terá a oportunidade de provar vários vinhos de diferentes tipos acompanhados por petiscos locais, como queijos, compotas e pão artesanal.

7. Aproveite o baixo número de turistas para visitar Varenna

Varenna| ©VV Nincic
Varenna| ©VV Nincic

Se decidir fazer a sua viagem durante o mês de dezembro, encontrará muitas vantagens, mas também algumas desvantagens. O baixo número de turistas nesta época do ano tornará muito mais cómodo visitar os principais locais de interesse. Infelizmente, alguns deles poderão estar encerrados durante esta época, como é o caso de algumas das famosas vilas do Lago di Como.

No entanto, dezembro é perfeito para visitar o centro histórico de algumas das vilas mais encantadoras da região, pois poderá desfrutar dos seus restaurantes e cafés, bem como entrar nos monumentos e museus sem ter de esperar em longas filas. Por isso, convido-o a aproveitar a oportunidade para visitar uma das jóias do Lago di Como, Varenna.

Para além de passear pelo seu pitoresco centro histórico, pode entrar em algumas das suas igrejas mais emblemáticas, como a ou a Igreja de San Giorgio. E se tiver sorte e o tempo estiver bom, não perca um passeio ao longo do famoso Passeio dos Namorados, um caminho sobre a água que liga o cais de Varenna à cidade velha e a partir do qual terá vistas espectaculares sobre o lago.

8. Admire as montanhas cobertas de neve a partir do Funicular Como-Brunate

Funicular de Como-Brunate| ©Guilhem Vellut
Funicular de Como-Brunate| ©Guilhem Vellut

Se o tempo permitir, uma forma ideal de apreciar a paisagem espetacular dos Alpes cobertos de neve é subir à pequena cidade de Brunate, de onde se pode maravilhar com as magníficas vistas do Lago Como, do Monte Rosa e até, se o céu estiver limpo, de algumas das mais famosas villas da zona, como a Villa Erba ou a Villa D'Est.

Para chegar a Brunate, a forma mais utilizada e também a mais divertida é o Funicular Como-Brunate, que parte da Piazza Como. A Piazza Bonacossa, que começa na Piazza Alcide de Gasperi em Como e termina na Piazza Bonacossa em Brunate, é a forma mais popular de chegar a Brunate.

Durante a viagem, viajará numa carruagem que mantém uma estética de liberdade que o fará sentir como se estivesse a viajar no tempo. Tem também janelas panorâmicas e aquecimento, para que possa apreciar a paisagem ou mesmo tirar algumas fotografias enquanto viaja com conforto e sem se preocupar com o frio.

O elétrico parte a cada 15-30 minutos, dependendo da hora do dia, e a viagem demora cerca de 7 minutos. A tarifa média é de cerca de 3,30 euros ida e 6,10 euros ida e volta.

9. Visitar o centro histórico de Menaggio

Menaggio| ©Centophobia
Menaggio| ©Centophobia

Juntamente com Bellagio e Varena Menaggio é uma das cidades mais visitadas do Lago di Como, e o seu centro histórico possui um impressionante património artístico, bem como um grande número de lojas locais e excelentes restaurantes.

Graças à ausência de grandes grupos de turistas, pode visitar Menaggio em paz e sossego e desfrutar dos restaurantes e cafés onde pode parar para se aquecer com uma boa chávena de café.

O centro de Menaggio é composto por uma zona alta de estilo medieval e uma zona baixa com um belo passeio à beira do lago. É também constituído por três aldeias ou vilas adjacentes: Loveno, Croce e Nobiallo.

Tendo em conta as baixas temperaturas de dezembro, é aconselhável alternar os passeios ao ar livre com visitas ao interior, entrando em alguns dos principais pontos de interesse:

  • Igreja de Santa Marta
  • Igreja de Santo Stefano
  • Santuário da Madonna della Pace
  • Igreja de San Carlo

10. Não se esqueça de fazer um passeio de barco no lago

Pôr do sol de barco| ©www.twin-loc.fr
Pôr do sol de barco| ©www.twin-loc.fr

Embora as temperaturas frias possam impedi-lo de desfrutar de algumas das actividades oferecidas no lago, como andar de caiaque ou de barco, não pode terminar as suas férias sem, pelo menos, fazer um passeio de barco no Lago di Como.

Este é um must se decidir viajar para este destino, e durante o inverno há barcos que estão melhor acondicionados para o frio e têm aquecimento, por isso não tem de se preocupar com o ar gelado do inverno a estragar a sua agradável viagem.

A partir do barco, pode apreciar as belas vistas das aldeias ao longe e também terá a oportunidade de ver as luxuosas moradias à beira do lago, o que é uma boa alternativa se estiverem fechadas ao público devido à época.

Reservar um cruzeiro no Lago de Como

O tempo no Lago di Como em dezembro

dezembro em Lago di Como| ©Erik Cooper
dezembro em Lago di Como| ©Erik Cooper

Se viajar para o Lago di Como durante o inverno, pode esperar que o tempo esteja frio. Embora o norte de Itália atinja temperaturas bastante baixas durante estes meses, a humidade provocada pelo lago e a proximidade dos Alpes podem tornar a temperatura e a sensação térmica mais frias nesta zona.

Em média, a temperatura mínima no Lago di Como durante o mês de dezembro ronda os -2°C, enquanto a temperatura máxima ronda os 7°C. Quanto à precipitação, não é muito frequente nesta altura do ano, com uma média de 6 dias de chuva em dezembro. No entanto, por se tratar de uma zona montanhosa, não é raro ver neve nalguns dias do inverno.

Tendo em conta o que precede, é possível desfrutar de uma viagem ao Lago di Como durante o mês de dezembro, desde que se esteja devidamente equipado para o frio. No entanto, há algumas actividades que só são possíveis durante os meses mais quentes.

Preços e números de turistas em Lago di Como em dezembro

Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran
Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran

dezembro faz parte da época baixa no Lago di Como, que começa em novembro e vai até março. Consequentemente, se viajar durante este período, pode esperar um número muito menor de visitantes em comparação com a primavera ou o verão, embora possa haver um pequeno pico durante a época natalícia.

Além disso, se decidir visitar o Lago di Como durante dezembro, terá a vantagem de poder encontrar voos e alojamento a preços muito mais baratos do que durante os meses mais movimentados. No entanto, muitos dos restaurantes, hotéis, lojas e atracções estão fechados durante a época baixa, pelo que terá de ter isto em conta quando planear a sua viagem.