Melhor Excursões de Bicicleta em Lago de Como

Não há melhor maneira de ver os sítios do que de bicicleta. Mostro-lhe algumas das melhores experiências sobre duas rodas no Lago de Como.

Andressa García

Andressa García

leitura de 10 minutos

Melhor Excursões de Bicicleta em Lago de Como

Ciclismo e Lago di Como | ©Wayne

Com paisagens exuberantes e locais isolados, o Lago de Como tem muito para oferecer aos turistas, pelo que uma das melhores coisas para ver e fazer no Lago de Como é definitivamente um passeio de bicicleta.

É vantajoso subir numa bicicleta para visitar esta região da Lombardia, porque desta forma poderá ver lugares que não poderia ver por qualquer outro meio de transporte. Terá também tempo para explorar a região à sua vontade e ao seu próprio ritmo.

1. Passeio de bicicleta eléctrica até à fronteira entre a Itália e a Suíça

Andar de bicicleta em Como| ©Federica Bianchi
Andar de bicicleta em Como| ©Federica Bianchi

Se há uma coisa que vai adorar neste passeio de bicicleta eléctrica, é a paisagem espetacular à volta do Lago Como. Em duas rodas, poderá ver lugares que não conseguiria visitar se se inscrevesse para percorrer as estradas rurais com um mapa.

Parte do que verá ao longo do caminho serão as colinas que podem ser vistas do Lago de Como, bem como algumas das aldeias mais pitorescas, sem esquecer as vinhas. Tudo isto será feito na companhia de um guia turístico qualificado.

Quando chegar ao destino desta excursão, terá a oportunidade de admirar a fronteira entre a Itália e a Suíça, com as suas belas vistas. O melhor deste passeio é o facto de ser realizado a um ritmo descontraído e em pequenos grupos.

Detalhes interessantes

  • Preço: Pode participar nesta atividade por um preço aproximado de 110 euros por pessoa.
  • Duração: A excursão pode demorar cerca de três horas.
  • Meios de transporte: Todo o passeio é feito de bicicleta, mas é necessário fazer o percurso até ao ponto de encontro.
  • Vantagens desta opção: O aluguer da bicicleta está incluído, apenas se selecionar esta opção.
  • Desvantagens desta opção: As pessoas com mais de 65 anos não podem participar nesta experiência. É necessário bom tempo para efetuar a excursão.

Reserve a sua excursão de bicicleta ao Lago de Como

2. Passeio de bicicleta pela cidade de Como

Conhecer Como| ©. Ray in Manila
Conhecer Como| ©. Ray in Manila

Este interessante passeio leva-o por toda a cidade, no meio de um dos melhores passeios pelo Lago de Como. Nesta aventura de meio dia sobre duas rodas, ficará a saber tudo sobre a cultura e a gastronomia da região.

Para além disso, poderá apreciar uma bela e privilegiada vista sobre a cidade e os seus arredores. No meio desta experiência, os seus guias levá-lo-ão pelo centro histórico de Como, onde verá alguns dos locais mais emblemáticos, bem como ruelas insólitas e divertidas, onde se destacam elegantes boutiques e restaurantes.

A sua viagem levá-lo-á depois ao longo das margens do Lago de Como até à pitoresca aldeia de Cernobbio. Vai adorar fotografar os imponentes picos que verá durante o passeio de bicicleta, para não falar das vistas panorâmicas do lago.

Antes de terminar a experiência, percorrerá alguns pontos escondidos da cidade e fará uma paragem numa autêntica pasticceria para um lanche típico, que vai querer aprender a preparar numa das melhores aulas de culinária do Lago de Como.

Detalhes interessantes

  • Preço: Terá de pagar cerca de 95 euros por pessoa por esta experiência.
  • Duração: Pode levar até quatro horas para completar o passeio.
  • Meio de transporte: Todo o passeio é feito de bicicleta, mas para chegar ao ponto de encontro terá de se deslocar por conta própria, seja de carro particular ou de transportes públicos.
  • Vantagens desta opção: O número máximo de pessoas no passeio é de doze, pelo que se trata de uma experiência selectiva. As degustações na pastelaria estão incluídas.
  • Desvantagens desta opção: O transporte de e para o hotel não está incluído. As bebidas e as refeições não estão incluídas, exceto as que são oferecidas no pacote.

Participar numa aula de culinária no Lago di Como

3. Visita aos lugares escondidos do Lago de Como

Passeio de bicicleta à volta de Como| ©kc21queenstreet
Passeio de bicicleta à volta de Como| ©kc21queenstreet

Durante este passeio de bicicleta, poderá ver alguns dos pontos turísticos mais encantadores do lago, e também poderá subir e descer as colinas circundantes para descobrir as passagens escondidas para as aldeias que se encontram nas suas margens, pelo que este passeio é definitivamente uma das melhores coisas a fazer no Lago de Como.

Com este passeio, será possível fazer diferentes paragens para tirar fotografias das belas vistas do lago e das montanhas. O melhor deste itinerário é que é adequado para qualquer pessoa, só precisa de saber andar de bicicleta para se aventurar e descobrir lugares a que não conseguiria chegar de outra forma.

Detalhes interessantes

  • Preço: Esta atividade custa aproximadamente 90 euros por pessoa.
  • Duração: Esta experiência pode durar entre quatro e oito horas.
  • Meios de transporte: Todo o passeio é feito de bicicleta, mas para chegar ao ponto de encontro, terá de se deslocar por conta própria em carro particular ou em transportes públicos.
  • Vantagens desta opção: O guia turístico está incluído e acompanhá-lo-á durante toda a experiência. O aluguer de bicicletas também está incluído.
  • Desvantagens desta opção: Não é uma experiência adequada para cadeiras de rodas. Não inclui comida, bebidas ou snacks.

Faça algumas das melhores actividades no Lago de Como

4. Passeio de bicicleta eléctrica com guia áudio

Passeio de bicicleta| ©Rebel Yell 82nd
Passeio de bicicleta| ©Rebel Yell 82nd

Esta excursão leva-o a um passeio sem esforço à volta do Lago de Como numa bicicleta eléctrica amiga do ambiente. Durante toda a experiência, poderá explorar todos os pontos que esta paisagem de cortar a respiração tem para lhe mostrar.

Não terá de pedalar, porque a bicicleta fará todo o trabalho por si. Só tem de se preocupar em percorrer as ruas mais bonitas e movimentadas de Como, enquanto o guia áudio no iPad Mini o ajudará a descobrir os pormenores de cada um dos monumentos e a conhecer a história da cidade.

Gosto de recomendar esta experiência porque oferece uma forma original de conhecer o lago, graças à tecnologia, que lhe permitirá não só ouvir o audi oguia com pormenores interessantes sobre as belezas de Como, mas também ver no iPad imagens dos locais que vai visitar.

Pormenores interessantes

  • Preço: Esta experiência tem um custo aproximado de cerca de 75 euros.
  • Duração: Demorará cerca de 3 horas a realizar este passeio.
  • Meio de transporte: Todo o passeio é feito de bicicleta eléctrica, mas tem de fazer o seu próprio caminho até ao ponto de encontro, seja de carro particular ou de transportes públicos.
  • Vantagens desta opção: A utilização da bicicleta está incluída e está também equipada com um iPad Mini e auscultadores Bluetooth, com os quais poderá conhecer todos os pormenores de cada um dos locais que visitar.
  • Desvantagens desta opção: O passeio não é adequado para pessoas que tenham sido submetidas recentemente a uma cirurgia.

Como reservar um passeio de bicicleta no Lago di Como

Reserva online| ©Glenn Carstens-Peters
Reserva online| ©Glenn Carstens-Peters

Para reservar este tipo de passeio, a primeira coisa a fazer é encontrar a opção que mais lhe agrada. Uma vez identificado o tipo de passeio que pretende reservar, é altura de pesquisar online.

Reservar estas excursões online é muito mais vantajoso porque pode fazer a reserva e esquecer as filas no dia da excursão, além de poder pagar um valor mais baixo do que se reservar pessoalmente no dia da excursão.

Quando faz a sua reserva, a empresa que oferece o passeio de bicicleta deve dizer-lhe tudo o que precisa de saber sobre o itinerário e todos os outros pormenores do passeio. Nessa altura, o agente deve também informá-lo sobre a política de cancelamento, que normalmente funciona até 24 horas antes do início do passeio.

Também o informam sobre a hora em que confirmarão a atividade, que normalmente é cerca de 24 horas antes do início da atividade.

Duração dos passeios de bicicleta no Lago di Como

Relógio| ©Cats Coming
Relógio| ©Cats Coming

Estes passeios podem durar o tempo que quiser, no entanto, em média, estes passeios de bicicleta duram normalmente entre 3 a 4 horas. Depende também do número de locais que visitar em cada uma destas experiências.

Há passeios que podem durar um pouco mais de 4 horas, entre 5 e 6 horas. Neste último caso, trata-se de passeios em que se fica a conhecer mais do que apenas o Lago de Como, tudo de bicicleta. De referir ainda que estes passeios são geralmente feitos em bicicletas eléctricas, pelo que não tem de se preocupar com o tempo que vai demorar a pedalar.

Por outro lado, existem outros percursos mais curtos em que apenas visitará locais próximos da cidade de Como, e que têm uma duração não superior a duas horas. Estes passeios podem ser feitos em bicicletas eléctricas ou mecânicas. Com estes city tours, poderá ver os monumentos e locais de interesse mais incríveis da cidade.

O que é que vou ver neste tipo de passeios de bicicleta?

Pôr do sol no Lago di Como| ©Gaspar Torriero
Pôr do sol no Lago di Como| ©Gaspar Torriero

Nestes passeios imperdíveis, mesmo que visite o Lago de Como num dia, verá muito mais do que apenas belas paisagens, colocará o seu corpo em ação para conhecer as montanhas, as margens do lago e até mesmo todo o centro histórico da cidade de Como.

Durante a sua experiência, visitará diferentes lugares emblemáticos da cidade, ficará encantado com as muitas lojas de luxo, tendo em conta que Como não é apenas uma região exuberante, mas também uma região rica e luxuosa.

Poderá ver os monumentos mais representativos da cidade e para além de Como, algumas destas experiências levá-lo-ão até à fronteira entre a Itália e a Suíça, onde poderá fotografar belas paisagens alpinas.

Se há algo que vai adorar neste tipo de passeios é conhecer a cultura e a rica história da região, sem esquecer que também vai poder provar um pouco da gastronomia italiana em algumas paragens durante o seu passeio de bicicleta.

Dicas para um passeio de bicicleta no Lago de Como

Calçado confortável| ©Alexandra Tran
Calçado confortável| ©Alexandra Tran
  • Embora não seja um requisito obrigatório, deve estar em condições físicas estáveis para realizar esta experiência.
  • É importante que use sapatos confortáveis porque, além de pedalar muito na maioria destes passeios, também terá de caminhar alguns quilómetros.
  • Recomendo que use roupas quentes, para que possa incluir este passeio entre as coisas a fazer no Lago de Como no verão.
  • A maioria destas excursões não inclui bebidas e snacks, pelo que terá de levar dinheiro para comprar alguns ao longo do caminho.
  • Se vai com crianças, lembre-se de perguntar à empresa com a qual reserva a experiência qual a idade que elas devem ter para andar de bicicleta. Se viajar com bebés, deve perguntar se têm cadeiras adaptáveis disponíveis para que possam viajar na bicicleta.

Quanto custa um passeio de bicicleta no Lago de Como?

Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran
Dinheiro em euros| ©Ibrahim Boran

Pode encontrar este tipo de passeios de bicicleta a vários preços, no entanto, a maioria custa entre 70 e 100 euros por pessoa. O preço varia consoante os serviços oferecidos por cada uma destas excursões.

Em alguns casos, o preço da experiência inclui o aluguer de bicicletas e noutros casos não, pelo que o preço pode variar. Também varia consoante a duração da experiência e se se trata de um passeio privado ou partilhado.

Outro aspeto que pode alterar o preço da experiência é o facto de se tratar de uma visita guiada ou autoguiada. No primeiro caso, será acompanhado por um guia especializado e profissional, enquanto no segundo caso, terá de ir por conta própria com a companhia de um guia áudio no qual obterá informações relevantes sobre cada local a visitar.

Quais são os locais de visita obrigatória no Lago de Como?

Laglio| ©pascalrossini
Laglio| ©pascalrossini

Não há dúvida de que o Lago de Como é um lugar mágico onde se pode encontrar aldeias e lugares muito bonitos e pitorescos para visitar, é por isso que durante este tipo de passeios de bicicleta, não deve deixar de visitar alguns deles. Entre os lugares que não deve deixar de incluir na sua lista de lugares a visitar estão:

  • Laglio: Neste local encontra-se o ponto mais estreito do lago, assim como é possível descobrir diferentes monumentos e locais de interesse cultural e histórico da região do Lago di Como. Na aldeia, pode desfrutar de belas vistas da floresta, das montanhas e, acima de tudo, do lago.
  • Moltrasio: Também se pode chegar a este lugar de barco, mas não há nada como um belo passeio de bicicleta por todas as pequenas ruas, e descobrir cada um dos lugares mais especiais desta cidade. Sem dúvida, é um lugar incrível para tirar fotografias e obter boas vistas panorâmicas da paisagem de Como.
  • Cernobbio: É um lugar muito interessante para visitar porque a sua temperatura convida a ficar. É um lugar quente e colorido no meio dos Alpes. Além disso, o grande interesse turístico da zona torna-a uma das aldeias mais visitadas da região do Lago de Como.

Para além destes locais, pode também visitar Bellagio, Nesso e a própria cidade de Como, todos com muita cultura, história e sobretudo gastronomia para mostrar aos turistas.

Porque é que é aconselhável fazer um passeio de bicicleta pelo Lago di Como?

Ruas de Bellagio| ©. Ray in Manila
Ruas de Bellagio| ©. Ray in Manila

É altamente recomendável fazer um passeio de bicicleta pelo Lago di Como porque é uma região com muitos lugares especiais para visitar, e a melhor maneira de o fazer é, sem dúvida, pegar em duas rodas e pedalar por ela.

Uma das maiores vantagens de fazer este passeio é o facto de poder ver lugares que não seria possível ver de barco ou de carro particular. Estes passeios de bicicleta permitem-lhe também conhecer cada um dos locais florestais da região.

As paisagens que podem ser admiradas numa bicicleta não se limitam ao lago e às suas margens, mas terá também a oportunidade de subir às montanhas, de onde poderá ver toda a região de uma perspetiva diferente.

Sobre duas rodas poderá também conhecer as vinhas do lago, que são uma das atracções mais marcantes da região, locais que não conseguiria ver se viajasse apenas de barco.