Melhores coisas para fazer no Lago de Como

O Lago de Como é um dos grandes tesouros naturais do norte de Itália. Esconde paisagens incríveis, aldeias encantadoras e uma gastronomia inigualável.

Sonsoles Jimenez

Sonsoles Jimenez

leitura de 10 minutos

Melhores coisas para fazer no Lago de Como

Igreja e lago di como | ©Ray in Manila

O Lago de Como é um lugar mágico. É um lago em forma de Y invertido no sopé dos Alpes, dominado por aldeias de pequenas casas coloridas, ruas estreitas, jardins encantadores e passeios quase à beira da água. O contraste: enormes e luxuosas mansões de pessoas ricas e famosas atraídas pela beleza deste lugar.

A partir de terra ou da água, percorrer o lago é uma experiência fascinante. Há inúmeras actividades para fazer no Lago de Como e locais interessantes para visitar. Para que não percas nada, vou dar-te um breve resumo de tudo o que te espera num lugar que te vai fazer apaixonar à primeira vista.

1. Fazer um cruzeiro no Lago de Como

Vista do passeio marítimo| ©Guilhem Vellut
Vista do passeio marítimo| ©Guilhem Vellut

A melhor maneira de apreciar toda a beleza do Lago de Como é a partir das suas águas. Descobrirá as aldeias coloridas que o dominam e a singularidade das paisagens circundantes. Compreenderá porque é que este lago peculiar tem sido a inspiração de artistas ao longo da história.

Dependendo do tempo que tiver disponível, pode escolher entre diferentes passeios de barco. Os mais populares são os que partem de Como e chegam a Varenna, com paragem em Bellagio. Permitem ter uma visão muito completa do lago, mas há mais possibilidades.

Se só vai passar um dia no Lago de Como, pode apanhar um dos barcos que ligam as suas cidades e aldeias e fazer uma paragem. Outra possibilidade é fazer uma das excursões turísticas de uma hora a partir de Como.

Estão a viajar em casal? Perfeito, surpreendam-nos com um jantar romântico enquanto navegam no lago. Qualquer data é perfeita. Nos meses mais quentes, desfrutarão de maravilhosos pores-do-sol. Entretanto, no inverno, o Lago de Como oferece-vos uma bela vista de cartão postal dos Alpes cobertos de neve.

Conhecer o Lago de Como num cruzeiro

2. Desfrute das aldeias mais encantadoras do Lago de Como

Ruas de Bellagio| ©. Ray in Manila
Ruas de Bellagio| ©. Ray in Manila

Cada uma das aldeias que foram construídas nas margens do lago tem algo de especial. Mas é muito difícil visitá-las todas. Se a sua estadia for curta, estas são as que não deve perder.

Bellagio

Bellagio fica no ponto em que os três braços do lago se encontram. Vai adorar passear por ele. Descobrirá uma cidade de ruas estreitas e empedradas, casas coloridas, mansões imponentes e lembranças da sua história sob a forma de restos de antigas fortalezas.

De Bellagio, terá também uma vista magnífica sobre o lago. Para isso, recomendo um passeio pelo calçadão do Lungolago Europa até chegar ao ponto Spartivento. Existem também algumas praias artificiais nesta zona, por isso, se tiver de fazer planos para o Lago de Como no verão, pode sempre deixar algum tempo para um mergulho.

Varenna

Esta é uma das aldeias mais encantadoras do Lago de Como. Casas coloridas, ruelas decoradas com flores, escadas íngremes e passadiços sobre a água dão forma a Varenna. Tem também alguns edifícios interessantes, como o Palazzo Venini, o Hotel Villa Cipressi ou as igrejas de San Giorgio e San Giovanni Battista.

Não perca o passeio romântico de Amor, os jardins de Villa Monasterio ou o castelo de Vezio. Deste último, as vistas sobre o lago são espectaculares.

Menaggio

Juntamente com Bellagio e Varenna, forma o triângulo mais turístico do Lago de Como. Menaggio é uma cidade imponente onde se podem admirar algumas das mais belas vilas e mansões do lago. Tem também um passeio agradável e animado de onde se pode desfrutar de belas vistas ou tomar uma bebida nos terraços.

Menaggio também preserva a sua estrutura medieval e uma cidade antiga onde se pode visitar lugares como as igrejas de Santo Stefano ou Santa Marta e os restos de um antigo castelo. E se for do tipo desportista, há praias para mergulhar e nadar no lago, trilhos para ciclismo e caminhadas e até um campo de golfe.

Tremezzo

Tremezzo é famosa pela Villa Carlota, uma das mais espectaculares mansões do Lago de Como. O Grand Hotel Tremezzo, com as suas piscinas flutuantes, é o seu outro grande tesouro. A imagem de postal desta bonita aldeia completa-se com ruas e praças cheias de alegria e pequenas jóias como a igreja de San Lorenzo.

Nesso

Se tiverem tempo, recomendo uma visita a esta pequena mas bela aldeia. Aqui descobrirá um dos recantos mais singulares do Lago de Como: a Ponte della Civera. Trata-se de uma pequena ponte medieval que serve para ligar a foz de dois riachos.

Se a esta ponte juntarmos a cor verde-esmeralda das águas do lago, as casas de pedra e as fachadas cobertas de vegetação, Nesso torna-se o local mais romântico do Lago de Como.

Fazer uma visita guiada às aldeias do Lago de Como

3. Visitar as cidades do Lago de Como

Conhecer Como| ©. Ray in Manila
Conhecer Como| ©. Ray in Manila

No Lago de Como existem duas cidades: Como e Lecce. Estão situadas em braços opostos do lago e qualquer uma delas é um bom ponto de partida para passeios de um dia à volta do Lago de Como. Têm também os seus próprios encantos, que recomendo que descubra.

Como

Uma visita à cidade que dá nome ao lago tem de ser um dos seus planos no Lago de Como. É o ponto de partida perfeito para explorar o lago. Mas também tem alguns tesouros que valem a pena ver.

A sua maior joia é o Duomo, um belo e enorme templo do século XVIII. Outra paragem obrigatória é a Porta Torre, uma torre de 40 metros de altura que faz parte das muralhas da cidade, uma boa parte das quais ainda está preservada.

Não perca também a Piazza San Fedele, rodeada de coloridas casas renascentistas e presidida por uma bela basílica. E um último conselho: se tiver tempo, apanhe o funicular de Brunate. As vistas são espectaculares.

Lecco

Rodeada de montanhas, Lecco tem um passado esplêndido: foi um local estratégico na Idade Média e um dos mais importantes centros industriais de Itália séculos mais tarde. E ainda conserva interessantes vestígios da sua história, como as muralhas da cidade, a Basílica de San Nicola e o Palazzo Belgiojoso.

Outro dos seus tesouros é a Villa Manzoni. Pertenceu à família de um dos grandes escritores do Romantismo italiano: Alessandro Manzoni. Atualmente, alberga um museu que o homenageia e, por toda a cidade, encontrará referências à sua grande obra, Os Noivos.

Reservar uma viagem de um dia a partir do Lago de Como

4. Passeio de caiaque à volta do Lago de Como

Caiaque no Lago de Como| ©Leslie Veen
Caiaque no Lago de Como| ©Leslie Veen

O Lago de Como é um cenário espetacular para a prática de caiaque e canoagem. Pode mergulhar na beleza dos arredores e divertir-se imenso. Num pequeno barco, é possível aproximar-se das falésias que rodeiam o lago ou das fabulosas villas com vista para ele.

Não é necessário estar numa forma física invejável. Estes passeios duram normalmente entre uma hora e meia e duas horas e são muito descontraídos. Afinal, o objetivo é apreciar a beleza do lago. E pode fazê-los em família sem qualquer problema, desde que as crianças tenham mais de 8 anos de idade.

A maior parte das visitas guiadas partem de Bellagio, que fica mesmo no centro do lago. Mas também partem de Vasenna ou Colico, que se situam em dois braços diferentes do lago. Qualquer uma das excursões lhe proporcionará uma vista espetacular do lago.

Divirta-se com uma atividade aquática no Lago de Como

5. Descubra a beleza do Lago de Como de bicicleta

Andar de bicicleta à volta do lago| ©Rebel Yell 82nd
Andar de bicicleta à volta do lago| ©Rebel Yell 82nd

Não só a partir da água, mas também a partir de terra, pode desfrutar da beleza do lago. Se gosta de andar de bicicleta, um dos passeios mais agradáveis do Lago de Como levá-lo-á a descobrir algumas das suas mais belas paisagens de bicicleta. E há várias possibilidades à escolha.

Se quiser apenas dar um passeio relaxante, em qualquer uma das cidades mais turísticas, de Bellagio a Como, Lecce ou Varenna, pode facilmente alugar uma bicicleta e fazer um pequeno passeio ao longo de uma parte do lago.

Mas se quiser uma aventura muito mais interessante, as visitas guiadas de bicicleta são uma boa alternativa. Na maioria dos casos, duram entre três e quatro horas e permitem-lhe descobrir recantos espectaculares e algumas aldeias notáveis.

Se não estiver em perfeita forma física, não se preocupe, existem passeios de bicicleta à volta do Lago de Como, tanto em bicicletas de estrada convencionais como em bicicletas eléctricas.

Reservar um passeio de bicicleta à volta do Lago de Como

6. Visite algumas das moradias de luxo à beira do lago

Villa Carlotta| ©. Ray in Manila
Villa Carlotta| ©. Ray in Manila

O Lago de Como foi, e continua a ser, um local de descanso e lazer para nobres, aristocratas e celebridades. Como tal, as suas margens estão repletas de mansões luxuosas. E sim, algumas delas podem ser visitadas no seu interior. A lista é muito longa, aqui estão apenas algumas das mais impressionantes.

Villa Carlotta

Situada em Tremezzo, a Villa Carlotta é um imponente edifício neoclássico. Mas é mais famosa pelos seus espectaculares jardins. Se gosta de arte, aqui também pode admirar uma interessante coleção de cerâmica, pintura e escultura.

Villa d'Este

Há alguns anos, a revista Forbes reconheceu-o como o melhor hotel do mundo. Villa d'Este esconde dentro das suas paredes 400 anos de história e muitos segredos de personalidades ilustres que aqui se hospedaram. Talvez não esteja a planear ficar no hotel, mas se estiver em Cernobbio, não deixe de o visitar.

Villa Melzi e Villa Serbelloni

Ambas as villas ficam em Bellagio. Mas isso não é a única coisa que têm em comum. Ambas estão rodeadas por jardins espectaculares. A partir da Villa Serbelloni, também terá uma vista fantástica sobre o lago.

Villa Monastero

Localizada em Varenna, a Villa Monastero tem o nome de um antigo mosteiro cisterciense. A Villa Monastero também oferece várias salas de exposição e um belo jardim botânico no exterior, onde pode tirar algumas fotografias fantásticas.

Villa del Balbianello

Para muitos, esta é uma das vilas mais impressionantes do lago. Fica em Lenno, com vista para a água a partir de um pequeno promontório e rodeada por jardins espectaculares. Mas a Villa del Balbianello não é apenas fotogénica, é também muito cinematográfica. Aqui foram filmadas cenas de Star Wars: Episódio II e do Casino Royale de James Bond.

7. Descubra os sabores do Lago de Como

Degustação de vinho| ©Ashley Zakem
Degustação de vinho| ©Ashley Zakem

O Lago de Como não é só aldeias e paisagens, mas também os sabores de uma espetacular gastronomia tradicional. O peixe do lago, os queijos das montanhas e outros produtos como o arroz e, claro, a massa são os protagonistas. Tudo isto é sempre temperado com vinhos locais.

A lista de pratos típicos que se podem provar é enorme, desde a sopa de cebola à polenta, passando pelo arroz com filete de peixe ou pelo borrego à Valsassinese. Por isso, o meu conselho é que participe numa experiência gastronómica em casa de um local para provar as autênticas receitas tradicionais. Pode até aprender a fazê-las em divertidas aulas de culinária no Lago de Como.

Provar os vinhos do Lago de Como

O melhor acompanhamento para uma refeição típica é um bom vinho local. Os vinhos da Lombardia são famosos pela sua qualidade. Alguns deles são produzidos no Lago de Como, por isso uma boa ideia é visitar uma das suas adegas para completar o passeio pelos sabores e aromas do lago.

Desfrutar de uma experiência gastronómica no Lago de Como

8. Não perca as melhores vistas do Lago de Como

Como a partir do Funicular Brunate| ©Inge Knoff
Como a partir do Funicular Brunate| ©Inge Knoff

O Lago de Como tem miradouros fantásticos. Se quiser admirar a melhor vista panorâmica, o meu conselho é apanhar o funicular de Brunate. Parte de Como e chega à aldeia de Brunate em apenas 7 minutos.

Durante a viagem, desfrutará de um funicular histórico que começou a funcionar em 1984 e que sobe por uma encosta íngreme. Quando se chega ao topo, a vista do lago e dos Alpes é de cortar a respiração.

Outra possibilidade de desfrutar de uma vista privilegiada de cartão postal do Lago de Como é subir ao castelo de Vezio. É um castelo medieval localizado em Varenna que foi construído para controlar os arredores do lago, por isso pode imaginar que as vistas a partir dele são incríveis.

No entanto, tenha em mente que está aberto de março a novembro, por isso não poderá incluí-lo nos seus planos se planear visitar o Lago de Como no Natal ou durante o inverno.

9. Fazer um passeio a pé pelo Lago de Como

Caminhadas no Lago de Como| ©Forest Service Northern
Caminhadas no Lago de Como| ©Forest Service Northern

O Lago de Como é um local perfeito para caminhadas. Existem inúmeras rotas bem marcadas de diferentes comprimentos e níveis.

A partir da cidade de Como, pode subir o farol Faro Voltiano para obter belas vistas. Se estiver à procura de algo mais exigente, uma boa opção é subir ao topo do Monte Bregagno. Mais ideias: passeios circulares à volta de Varenna ou Bellagio, um percurso ao longo do desfiladeiro do rio Breggia ou a subida do Monte Bolettone.

Em todo o caso, mesmo que sejam percursos fáceis, o meu conselho é usar vestuário e calçado adequados. E, no inverno, não se esqueça de levar roupa quente, porque as temperaturas podem baixar consideravelmente. Se planear visitar o Lago de Como em dezembro, por exemplo, a temperatura média é inferior a 3ºC.

10. Visite a única ilha do lago: a ilha de Comacina

Ilha de Comacina| ©Enrica
Ilha de Comacina| ©Enrica

Ao largo da costa de Ossuccio é a única ilha do Lago Como. É uma pequena ilha com uma vista fabulosa e uma longa e curiosa história. Habitada desde a antiguidade, diz a lenda que aqui esteve o Santo Graal.

A ilha de Comacina teve um período de esplendor que terminou quando o próprio Barbarossa ordenou a sua destruição em 1170 por razões políticas. Posteriormente, o bispo Vidulfo lançou uma maldição: ninguém a pisaria ou morreria de morte violenta.

A maldição fez com que a ilha caísse no esquecimento durante séculos. Atualmente, é possível visitá-la em paz e sossego. Descobrirás um belo recanto onde ainda se encontram as ruínas de um castelo e a basílica de Santa Eufemia.

A propósito, enquanto estiveres em Ossuccio, recomendo-te que visites também o Sacro Monte della Beata Vergine del Soccorso. É um dos nove Montes Sagrados do Piemonte e da Lombardia incluídos na Lista do Património Mundial. Além disso, as vistas do lago a partir dele são maravilhosas.

Tudo isto e muito mais espera por si na bela cidade do Lago de Como. Lembre-se que o aeroporto mais próximo é o aeroporto de Milão, por isso é aconselhável planear bem os seus transferes de Milão. Agora só tens de fazer as malas e desfrutar!