10 Melhores Atividades no Lago de Como

Sendo um local tão turístico e rodeado de paisagens tão belas, é claro que há milhares de actividades para fazer. Aqui estão algumas das mais divertidas.

Andressa García

Andressa García

leitura de 11 minutos

10 Melhores Atividades no Lago de Como

Lago de Como | ©Elli Peeters

Situado na região da Lombardia, em Itália, o Lago di Como oferece muitas actividades para apreciar a paisagem. Desde passeios de barco ao pôr do sol, caminhadas ao longo dos trilhos da região, passeios de bicicleta e até visitas guiadas a castelos medievais, é um local que pode ser descoberto de muitas maneiras.

Por isso, apresento-lhe uma seleção de algumas das melhores coisas para fazer no Lago di Como, incluindo actividades interessantes como aulas de culinária e provas de vinhos, para conhecer a gastronomia local.

1. Fazer um passeio de barco com guia privado

Passeio de barco ao pôr do sol| ©www.twin-loc.fr
Passeio de barco ao pôr do sol| ©www.twin-loc.fr

Neste passeio de barco verá alguns dos locais mais bonitos de uma das bacias do lago, incluindo Villa d'Este, Villa Le Rose, Villa Pizzo, Villa Erba, Villa Oleandra e Villa Fontanelle, esta última muito famosa por ser a residência histórica de Versace. Toda a excursão começa na cidade de Como.

Terá também a oportunidade de ver de perto a paisagem do lago antes de regressar a Pliniana, e mais tarde no passeio pode visitar outras residências famosas que se encontram nesta área até regressar à cidade.

Este passeio é um dos melhores passeios de barco no Lago de Como, porque lhe permite ver os lugares mais luxuosos à volta do lago de uma perspetiva diferente. É também uma experiência privada para si e para o seu grupo, enquanto tira muitas fotografias do passeio.

Detalhes interessantes

  • Preço: Esta excursão pode custar aproximadamente 330 euros por grupo.
  • Duração: A duração do passeio é de cerca de uma hora.
  • Meios de transporte: Todo o passeio é efectuado em barco privado, e uma parte do passeio é feita em carro com todas as comodidades.
  • Vantagens desta opção: O serviço de transporte está incluído, bem como água engarrafada e bebidas alcoólicas.
  • Desvantagens desta opção: A excursão não é compatível com cadeiras de rodas.

Embarque num barco e percorra o Lago di Como

2. Passear de bicicleta pelos locais mais bonitos do Lago di Como

Passeio de bicicleta| ©Rebel Yell 82nd
Passeio de bicicleta| ©Rebel Yell 82nd

Esta experiência leva-o a percorrer de bicicleta os locais mais bonitos de toda a zona do Lago di Como. Percorrerá a ciclovia ao longo de toda a extensão do rio Adda, para viajar sobre duas rodas desde a região de Colico até à ponte Adda. No caminho, terá a oportunidade de contemplar paisagens incríveis e tirar fotografias de Valtellina e Valchiavenna.

Quando chegar à Reserva Natural de Pian di Spagna, o seu guia irá contar-lhe os pormenores sobre esta encruzilhada que é um local ideal para as aves que normalmente vivem em zonas húmidas.

Durante o passeio de bicicleta, terá a oportunidade de conhecer a pequena aldeia de Sorico, e logo a seguir continuará a admirar as belezas ao longo da ciclovia junto ao lago. É assim que se desenrola o passeio até chegar a Domaso, o destino final do Bike Tour.

Uma vez lá, irá com o seu grupo de companheiros para tomar uma chávena de café num bar típico da região da Lombardia que está localizado mesmo ao lado do lago. Nesta paragem, terá a oportunidade de tirar algumas fotografias do Monte Legnoncino, do Colico e da Baía de Piona, tudo mesmo à frente dos seus olhos.

Detalhes de interesse

  • Preço: Esta experiência pode custar cerca de 130 euros por pessoa.
  • Duração: A duração do passeio é de aproximadamente 4 horas e meia.
  • Meio de transporte: Todo o percurso é efectuado em bicicleta.
  • Vantagens desta opção: Tem a garantia de ser acompanhado por um guia especializado e qualificado, e terá também guias de caminhada.
  • Desvantagens desta opção: O preço não inclui o aluguer da bicicleta, que pode custar cerca de 20 euros, consoante o modelo.

Pedalar à volta do Lago di Como

3. Conheça a história dos rebeldes locais do Lago di Comodo

Tarde no Lago de Como| ©Pedro
Tarde no Lago de Como| ©Pedro

Se há uma coisa sobre o Lago de Como, é que não é um lugar onde se vai aborrecer, porque além de ter belas paisagens, é também um lugar repleto de histórias de contrabandistas e soldados que construíram trincheiras, fortalezas e esconderijos.

Durante a atividade, o guia local levá-lo-á num passeio rural e interessante pelo parque Spina Verde, não só para desfrutar da vegetação do parque e das belas vistas da cidade, mas também para aprender factos interessantes sobre a história local, razão pela qual esta experiência é uma das melhores excursões do Lago de Como.

Parte do que o seu guia lhe dirá é como, ao longo do tempo, as florestas desta zona fronteiriça entre a Itália e a Suíça foram atravessadas por inúmeras personagens que, no seu tempo, mostraram a sua lealdade a ambos os países, e como as suas histórias foram guardadas para sempre na floresta.

Detalhes interessantes

  • Preço: Esta experiência tem um custo aproximado de 160 euros por pessoa.
  • Duração: É uma atividade de dia inteiro, que pode durar cerca de 6 horas.
  • Meios de transporte: Este passeio é feito num percurso de carro particular e noutro percurso a pé.
  • Vantagens desta opção: Inclui um cesto com petiscos locais, como queijos e enchidos.
  • Desvantagens desta opção: As bebidas e gorjetas não estão incluídas. Não é adequado para pessoas com problemas de coluna ou de mobilidade.

Fazer uma excursão a partir do Lago di Como

4. Participar numa aula privada de culinária em casa de um chefe Cesarino

Aula de culinária| ©jbdodane
Aula de culinária| ©jbdodane

Esta é uma das experiências gastronómicas mais interessantes, e certamente uma das melhores aulas de culinária no Lago di Como. Trata-se de uma aula em que o professor ensina a preparar pratos clássicos e tradicionais da Lombardia. A melhor coisa sobre esta atividade é que é privada, o que significa que só você e o seu grupo participam.

É uma atividade bastante familiar porque não terá lugar numa escola de culinária, mas um chef Cesarino irá recebê-lo em sua casa para lhe dar uma aula de culinária ao estilo milanês. Durante a aula, aprenderá a preparar um menu completo composto por vários pratos tradicionais italianos: polenta, risotto, almôndegas, osso bucco e tiramisu.

Depois de cozinhar, poderá saborear a comida que criou, juntamente com harmonização de vinhos. Depois, pode levar todas as receitas italianas para casa.

Detalhes interessantes

  • Preço: Pode inscrever-se nesta aula de culinária pagando cerca de 130 euros por pessoa.
  • Duração: Esta experiência dura cerca de 3 horas.
  • Meios de transporte: Realiza-se num único local, mas para lá chegar terá de se deslocar por conta própria.
  • Vantagens desta opção: O livro de receitas está incluído para levar para casa depois da aula. Todos os materiais utilizados para cozinhar estão incluídos. A degustação dos alimentos cozinhados também está incluída. O chefe acompanha-o e dá-lhe instruções em todos os momentos.
  • Desvantagens desta opção: Não há transporte a partir do seu alojamento, devendo deslocar-se por sua conta até ao local de confeção.

Participe numa das melhores aulas de cozinha do Lago di Como

5. Sobrevoar o Lago di Como num helicóptero de luxo

Passeio de helicóptero| ©Elliott Brown
Passeio de helicóptero| ©Elliott Brown

Um dos pontos altos deste passeio é a vista aérea da costa e das mais belas aldeias à volta do Lago di Como.

Também poderá ver do ar algumas das propriedades pertencentes a estrelas bem conhecidas, como George Clooney, Madonna e Richard Branson, que não são apenas belas moradias, mas também têm jardins pitorescos.

Adoro recomendar esta excursão porque, durante a experiência de 18 minutos, também terá a oportunidade de admirar vistas incríveis do lago a partir de cima e tirar muitas fotografias para recordar a viagem. No helicóptero, voará à volta do antigo farol, passará entre as montanhas e contemplará o azul turquesa do lago.

Detalhes interessantes

  • Preço: O sobrevoo custa aproximadamente 1.000 euros por grupo de até seis pessoas.
  • Duração: A duração do passeio é de cerca de 18 minutos.
  • Meios de transporte: Todo o passeio é efectuado de helicóptero, mas terão de chegar ao ponto de encontro por vossa conta.
  • Vantagens desta opção: O piloto e a equipa de profissionais que o acompanharão durante a viagem estão incluídos. O preço inclui a taxa de segurança e de instalação do heliporto. O estacionamento está disponível no local. A sua fotografia digital será tirada em frente do helicóptero.
  • Desvantagens desta opção: O transporte de e para o heliporto não está incluído. As gratificações não estão incluídas no preço, mas são facultativas.

6. Admire o pôr do sol enquanto navega no Lago de Como

Pôr do sol no Lago de Como| ©Gaspar Torriero
Pôr do sol no Lago de Como| ©Gaspar Torriero

Durante este passeio de barco, não só verá o belo pôr do sol no lago, como também se deliciará com a arquitetura das espectaculares vilas e das aldeias mais pitorescas que se encontram nas margens do Lago de Como.

Este passeio começa em Bellagio, de onde iniciará a sua viagem a bordo de um barco que o levará a outros locais próximos no Lago de Como, incluindo a Villa del Balbianello, Villa Melzi e Villa Carlotta.

A bordo, terá a oportunidade de provar algumas das mais deliciosas especialidades locais. Naturalmente, uma das coisas que mais vai adorar no passeio é a vista da água.

Durante a viagem, o guia local irá contar-lhe a história e a cultura do lago, enquanto bebe um copo de Prosecco para apreciar o pôr do sol. O que eu mais gosto neste passeio é o facto de ser uma experiência íntima e o itinerário ser bastante flexível.

Detalhes interessantes

  • Preço: A excursão custa aproximadamente 500 euros por grupo de até seis pessoas.
  • Duração: Pode passar cerca de 2 horas a navegar.
  • Meios de transporte: O passeio é efectuado de barco, mas é necessário ir por conta própria até ao ponto de partida.
  • Vantagens desta opção: O passeio com um guia especializado está incluído, bem como os aperitivos e a prova de vinhos.
  • Desvantagens desta opção: O passeio não está adaptado a pessoas em cadeiras de rodas. O transporte de e para o seu alojamento também não está incluído.

7. Visita a um castelo medieval nas montanhas de Como

Castelo Baradello| ©kikki72
Castelo Baradello| ©kikki72

Durante esta experiência, o Castello Baradello, que é um dos monumentos históricos mais importantes do Lago di Como, é aberto especialmente para si e para o seu grupo. Quer queiram fazer uma visita guiada ao interior de manhã, quer prefiram uma visita assustadora à meia-noite, esta atividade é suficientemente flexível para se adaptar aos vossos interesses.

Para chegar ao Castelo, terão de caminhar através da vegetação de um parque natural. Ao mesmo tempo, pode aprender mais sobre a história e a cultura da região da Lombardia.

Tanto as muralhas como o Museu da Torre do Tempo têm muita história para contar, mas também durante a visita ao castelo pode admirar uma vista panorâmica da cidade e do seu lago, graças ao acesso privado ao seu terraço. Esta é uma daquelas visitas que não se deve perder, mesmo que se viaje para o Lago di Como por um dia.

Detalhes interessantes

  • Preço: Esta atividade está disponível a partir de 184 euros por grupo de até seis pessoas.
  • Duração: Esta experiência pode levar de 2 a 3 horas para ser concluída.
  • Meios de transporte: O percurso é feito a pé, mas para chegar ao ponto de encontro é necessário deslocar-se por conta própria.
  • Vantagens desta opção: A companhia de um guia local está incluída, bem como a entrada no castelo e na Torre do Tempo.
  • Desvantagens desta opção: As gorjetas não estão incluídas. Este passeio não é adequado para pessoas com problemas de coluna, nem para quem tem medo de alturas. Não é adequado para pessoas com condições médicas pré-existentes.

8. Passeio de caiaque pelo Lago di Como a partir de Bellagio

Passeio de caiaque pelo Lago de Como| ©Leslie Veen
Passeio de caiaque pelo Lago de Como| ©Leslie Veen

Durante esta experiência de caiaque à volta do Lago di Como, poderá admirar as mais belas vistas do lago na companhia de um guia que lhe dirá tudo o que quer saber sobre a zona.

A atividade começa em Bellagio, de onde se rema ao longo da baía de Pescallo, diretamente para os penhascos Rockefeller. Ficará encantado ao ver as moradias que se erguem nas colinas em redor de Bellagio, todas dignas de fotografia.

Antes de deixar o ponto de partida, o seu guia turístico dar-lhe-á algumas instruções básicas sobre como andar de caiaque no lago e fornecer-lhe-á um briefing de segurança para que esteja protegido durante toda a experiência.

Detalhes de interesse

  • Preço: Pode viver esta experiência pagando cerca de 80 euros por pessoa.
  • Duração: A duração do passeio é de, pelo menos, uma hora e meia.
  • Meios de transporte: Toda a viagem é feita em caiaque, mas terá de chegar ao ponto de partida por sua conta.
  • Vantagens desta opção: A utilização do caiaque, o colete salva-vidas e um pequeno saco seco estão incluídos. Além disso, é acompanhado por um guia local. É-lhe oferecida água engarrafada e um mapa.
  • Desvantagens desta opção: O transporte de e para o hotel ou alojamento não está incluído, assim como a alimentação e as bebidas.

9. Fazer uma excursão a Lugano e Bellagio a bordo de um navio de cruzeiro

Lugano| ©dirt
Lugano| ©dirt

Um guia levá-lo-á a explorar os lagos e as aldeias da Suíça e de Itália a partir da cidade de Como. Entre os lugares mais incríveis que visitará está a pequena aldeia de Cadenabbia. Mas também terá a oportunidade de embarcar num cruzeiro que o levará a Bellagio.

No início do passeio, será brindado com vistas panorâmicas do Lago de Como, mas depois de deixar a cidade, viajará no conforto de um autocarro para a cidade suíça de Lugano. Aí, poderá visitar o centro da cidade e provar o delicioso chocolate suíço.

Terá o prazer de ver Cadenabbia e embarcar num cruzeiro panorâmico até Bellagio, uma cidade também conhecida como a "Pérola do Lago de Como". Uma vez chegado a Bellagio, poderá desfrutar de algum tempo livre no ambiente descontraído que esta zona oferece.

Mas a atividade não termina aqui, porque depois embarcará num ferry a partir do qual verá o Lago de Como de outro ângulo. Ao embarcar no cruzeiro, poderá desfrutar da comunhão entre a natureza e a arquitetura das vilas e dos seus jardins que se encontram na região.

Detalhes de interesse

  • Preço: Esta atividade custa aproximadamente 115 euros por pessoa.
  • Duração: É uma experiência de dia inteiro em que passará cerca de 8 horas.
  • Meios de transporte: Passeio de barco, viagem de autocarro e possibilidade de fazer uma caminhada.
  • Vantagens desta opção: Transporte em autocarro com ar condicionado, incluindo o guia turístico e auscultadores áudio. Também é fornecida água engarrafada.
  • Desvantagens desta opção: O almoço não está incluído e não é adequado para cadeiras de rodas.

10. Visita a uma adega no Lago di Como e prova dos seus vinhos

Prova de vinhos| ©Ashley Zakem
Prova de vinhos| ©Ashley Zakem

Nesta excursão de prova de vinhos, começará por visitar uma adega em Domaso, no Lago di Como. Desfrutará de uma visita guiada a uma autêntica propriedade vinícola que está impregnada de história e que tem sido cultivada geração após geração.

Não só provará vinhos, como também apreciará os sabores e especialidades locais seleccionados para completar a harmonização de vinhos. Tudo isto acontece enquanto aprende sobre a viticultura do Norte de Itália.

Além disso, conhecerá em pormenor a evolução da adega familiar que visitará, bem como as etapas da produção do vinho. Quanto à prova de vinhos, deve saber que irá provar cerca de três variedades de vinho.

Detalhes interessantes

  • Preço: Esta experiência vinícola custa aproximadamente 47 euros por pessoa.
  • Duração: O tempo de duração deste passeio é de aproximadamente uma hora e meia.
  • Meio de transporte: Esta atividade é feita a pé pela adega, mas também pode solicitar um transporte privado.
  • Vantagens desta opção: A prova de vinhos está incluída, bem como a degustação de produtos locais e tradicionais que não se encontram nos supermercados em Itália.
  • Desvantagens desta opção: O transporte de e para o seu alojamento não está previsto.