Washington DC em 3 Dias: tudo o que você precisa saber

Washington DC tem um sítio especial para ver e visitar em cada esquina, por isso é fácil acreditar que não se consegue ver tudo em tão pouco tempo.

Andressa García

Andressa García

leitura de 15 minutos

Washington DC em 3 Dias: tudo o que você precisa saber

Washington DC | ©Anna Lowe

Embora a capital dos Estados Unidos seja muito grande e tenha muitas atracções, uma viagem de três dias será definitivamente suficiente para visitar grande parte da sua oferta de entretenimento e para o convidar a fazer uma visita de regresso.

Pode consultar algumas actividades e coisas para ver e fazer em Washington DC Mas se estiver de passagem por Washington e contar ficar pelo menos três dias, convido-o a dar uma vista de olhos ao itinerário que prepar ei para si.

Dia 1: National Mall, Monumentos e Memoriais

Cemitério de Arlington| ©Tim Evanson
Cemitério de Arlington| ©Tim Evanson

Convido-o a começar a sua aventura de três dias na capital americana com uma visita completa a alguns dos melhores monumentos de Washington DC. Durante a visita ao memorial, passará por um memorial dedicado a Thomas Jefferson, bem como pelo Lincoln Memorial e pelo Martin Luther King Memorial.

Este interessante itinerário inclui algunsmemoriais para veteranos de guerra ou vítimas de tragédias. Não se preocupe, a maioria deles fica a uma curta distância, por isso pode visitá-los todos num só dia.

Cemitério de Arlington

O Cemitério de Arlington é um local obrigatório quando se visita Washington DC. É um local onde se encontram milhares de sepulturas de veteranos que lutaram na Primeira e Segunda Guerra Mundial, bem como no Vietname, Coreia, Afeganistão e outros conflitos semelhantes.

Para chegar ao lado da Virgínia, apanhe a Ponte de Arlington, que o levará diretamente ao Cemitério e ao Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA, as duas primeiras visitas do dia.

Entre as coisas interessantes a ver durante a sua visita está o Túmulo do Soldado Desconhecido, que é um local de descanso para os corpos de soldados e veteranos que lutaram nestas guerras e nunca foram identificados.

Também de grande interesse é o túmulo de John F. Kennedy e a troca da guarda no Túmulo do Soldado Desconhecido, que ocorre a cada hora entre outubro e março, enquanto de abril a setembro é a cada meia hora.

Reservar uma visita guiada ao Cemitério Nacional de Arlington

Memorial de Guerra do Corpo de Fuzileiros Navais dos EUA

Dentro do próprio Cemitério de Arlington encontra-se um dos monumentos mais interessantes e bonitos da cidade de Washington DC, o US Marine Corp War Memorial.

Este memorial baseia-se na fotografia icónica que mostra os soldados americanos a hastear a bandeira nacional nas ilhas japonesas após a vitória no Pacífico, como um dos marcos da Segunda Guerra Mundial.

É sem dúvida um dos monumentos a não perder se for a Washington DC. É dedicado a todos os soldados americanos que perderam a vida, não só durante a ação no Pacífico durante a guerra, mas também àqueles que desistiram de tudo para lutar nas guerras ao longo da história travadas pelas forças americanas.

Memorial da Força Aérea

Este é um dos memoriais mais interessantes de DC, a sua estrutura é imponente e consiste em três espigões para o céu.

Representa a honra, o heroísmo e o serviço dos membros das Forças Armadas dos Estados Unidos. Cada uma das torres em forma de espigão é construída em aço inoxidável e tem cerca de 402 pés de altura.

A sua vista sobre o Pentágono constitui uma das experiências mais interessantes e incríveis da cidade de Washington.

Está localizado mesmo ao lado do Cemitério Nacional de Arlington, pelo que para lá chegar basta seguir pela VA-27 Washington Blvd para sul até ao memorial.

É um memorial que está aberto todos os dias do ano entre as 9:00 e as 21:00. A entrada no memorial é totalmente gratuita, o que o torna uma óptima visita matinal.

Memorial do Pentágono

Memorial do Pentágono| ©Geoff Livingston
Memorial do Pentágono| ©Geoff Livingston

Embora o Memorial do Pentágono seja um daqueles lugares especiais para deixar entre as coisas para fazer em Washington DC à noite, nesta oportunidade vamos visitar este monumento nas horas da manhã.

Do Memorial da Força Aérea você pode ver o Memorial do Pentágono, mas para chegar lá você terá que pegar Columbia Pike e depois virar para S Rotary Rd. e depois imediatamente ir para N Rotary Rd. e finalmente para RDF Access Ln. Aí estará mesmo em frente ao Pentagon Memorial.

Este é o primeiro memorial dedicado às vítimas do 11/9. O que mais notará neste lugar é a paz absoluta que pode sentir.

O memorial é composto por 158 bancos ou memoriais que representam cada uma das vítimas que perderam a vida quando o avião desviado atingiu os escritórios do Pentágono na manhã de 11 de setembro.

É possível ler a data de nascimento e de morte de cada uma das vítimas. Este memorial está organizado de forma a que se possa distinguir o local onde cada pessoa morreu.

Capitólio dos Estados Unidos

As visitas ao Capitólio dos Estados Unidos são gratuitas. Se quiser ir neste primeiro dia de actividades para ver um pouco do interior do local, deve reservar um bilhete com antecedência. Se quiser, pode esperar até ao dia da sua visita e aguardar numa longa fila à entrada do Centro de Visitantes do Capitólio para obter o seu bilhete.

Para chegar ao Capitólio a partir do Pentagon Memorial, apanhe a George Mason Memorial Bridge para Columbia County. Pegue a I-395 N e siga até o Capitólio.

O bom é que se trata de uma estrutura que pode ser vista de diferentes pontos da cidade. No interior, encontrará uma miríade de elementos que não só enriquecerão a sua vista, como também o seu conhecimento.

Desde o efeito acústico produzido pela Rotunda, até aos múltiplos murais que se encontram no interior da estrutura. Outras características que vai querer admirar são as imagens nas paredes da Rotunda, onde pode ver momentos importantes da história americana.

Casa Branca

A cerca de cinco quilómetros do Capitólio é a próxima paragem da lista. Aninhada na Praça Lafayette está a Casa Branca. É definitivamente uma das obras arquitectónicas mais impressionantes da cidade.

Se quiser entrar e visitar o interior da residência, deve ter em atenção as autorizações que precisa de pedir, bem como o tempo de antecedência.

Embora a Casa Branca não seja um local que se possa visitar de ânimo leve, é um local interessante para, pelo menos, passear e tirar algumas fotografias.

Para saber um pouco mais sobre os segredos escondidos dentro das paredes da residência presidencial dos EUA, pode sempre ir ao Centro de Visitantes da Casa Branca. No caso da nossa visita, apenas nos aproximaremos alguns metros para podermos contemplar as maravilhas do edifício.

Monumento a Washington

Quase em frente ao anterior está o próximo monumento a visitar: o dedicado a George Washington. Trata-se de um obelisco com mais de 550 pés de altura. Para lá chegar, basta caminhar ao longo da Lafayette até chegar ao imponente monumento.

Este símbolo da capital dos Estados Unidos tem um elevador inovador que o levará do chão até ao topo do obelisco, de onde poderá apreciar uma vista de cortar a respiração. Alguns dos sítios que se podem ver do topo do monumento são a Casa Branca, o Capitólio e a Catedral Nacional.

Está aberto das 9:00 às 17:00, mas para entrar e andar de elevador, é necessário comprar bilhetes com antecedência, sendo a última viagem às 17:00. Todos os dias, entre as 13:00 e as 14:00, a atração fecha para limpeza.

Paragem para almoço

Nesta altura da visita, será altura de comer qualquer coisa antes de continuar para os outros monumentos. Para isso, recomendo que visite um restaurante nas imediações da esplanada.

Tente fazer uma refeição ligeira para poder percorrer os restantes monumentos sem problemas, pois ainda tem muito que andar.

Memorial Nacional da Segunda Guerra Mundial

Numa das extremidades do Reflecting Pool e mesmo em frente ao Monumento a Washington, encontra-se um memorial à Segunda Guerra Mundial e às acções dos soldados americanos no conflito.

Parte do que verá aqui é um conjunto de 56 estruturas semelhantes a paredes dispostas em semicírculo à volta de uma fonte de água.

De cada lado, há duas paredes de bronze com cenas da guerra. Uma destas paredes representa a vitória do Pacífico e a outra representa a vitória do Atlântico.

Algo que certamente o surpreenderá é o facto de ambas as fileiras da representação da guerra convergirem para a Alemanha derrotada após a guerra.

Está aberto todo o dia, mas entre as 9h30 e as 22h00 pode obter um guia para responder às suas perguntas.

Memorial dos Veteranos do Vietname

Saindo do Memorial dos Veteranos da Segunda Guerra Mundial e contornando o Jardim da Constituição, encontrará outro dos memoriais mais emblemáticos da cidade. Presta homenagem aos que morreram em combate ou estavam desaparecidos durante a Guerra do Vietname.

Três segmentos do memorial destacam-se, o primeiro é um muro de 246 pés de altura no qual se podem ler pelo menos 58.000 nomes dos que perderam a vida durante o conflito. O muro é refletor, pelo que pode ler cada nome à medida que se vê refletido nele.

Pode visitar o memorial a qualquer hora do dia, mas entre as 9h30 e as 22h00 há pessoal para responder às suas perguntas e até intérpretes que podem traduzir para si se não falar inglês.

Memorial de Lincoln

Memorial de Lincoln| ©John Brighenti
Memorial de Lincoln| ©John Brighenti

Continuando a rota do dia, a uma curta distância da paragem anterior, encontra-se um dos monumentos mais especiais e icónicos que alinham o National Mall em Washington DC.

Esta estrutura espetacular, trabalhada com inspiração na arquitetura romana antiga, presta homenagem a um dos pensadores mais importantes da América, também conhecido por ser o 16º presidente da nação, Abraham Lincoln.

Quanto à localização do monumento dedicado ao advogado autodidata, deve saber que em frente a esta impressionante estrutura existe um espelho de água.

Ambas as estruturas tornam-se um verdadeiro espetáculo quando o sol se põe, por isso é uma das coisas que eu recomendaria fazer em Washington à noite.

Neste caso, continuaremos o nosso itinerário e pararemos para admirar a sua grandeza à noite.

Monumento ao Memorial dos Veteranos da Guerra da Coreia

A alguns minutos de distância, a vossa próxima paragem é o Monumento aos Veteranos da Guerra da Coreia.

Convido-vos a observar o mural e as estruturas de aço. Quando se reflectem na parede de granito, dão a impressão de que são 38 pessoas.

Estas 38 pessoas são soldados, e o número representa a linha que divide a Coreia do Sul e a Coreia do Norte. No mural, vê-se a representação de soldados de todas as áreas das Forças Armadas dos EUA.

Localizado a sul do espelho d'água, este monumento também está aberto 24 horas, mas entre as 9:30 e as 22:00 pode encontrar guardas que podem responder a todas as suas perguntas.

Se tiveres sorte, poderás encontrar um. Também pode pedir a um intérprete para traduzir as informações para si, se não for fluente em inglês.

Memorial Martin Luther King

Não precisa de se afastar muito do Korean Veterans Memorial para admirar a imponente estrutura de pedra de onde emerge um Martin Luther King sério e atento.

É o primeiro memorial a homenagear a vida de um homem de cor. Para além disso, o seu monumento é o quarto em Washington DC a não homenagear a vida de um presidente.

Em vida, amado por muitos e renegado por muitos. A vida e a obra de Martin Luther King são muito complexas de descrever. Basta dizer que foi um acérrimo defensor da liberdade e da igualdade das raças no seu país.

É considerado um dos maiores expoentes da luta contra o racismo nos Estados Unidos e é responsável pelo início de muitas mudanças que ainda hoje são visíveis na sociedade americana.

O Luther King Memorial está aberto 24 horas por dia e a entrada é gratuita.

Memorial Thomas Jefferson

Dentro da grande estrutura branca, verá uma incrível estátua de Thomas Jefferson. A estátua tem aproximadamente 5,5 metros de altura e é feita de bronze. Fica muito perto do Luther King Memorial.

Se for muito cuidadoso e atento aos pormenores, irá certamente encontrar mensagens interessantes deixadas pela estátua. Uma destas características únicas é o facto de estar virada para a Casa Branca.

A estátua é acompanhada por diferentes inscrições em cada uma das faces da estrutura, nas quais se podem ler diferentes pensamentos do filósofo, político e, entre outras coisas, o autor do primeiro rascunho da Lei da Independência Americana.

Está aberto todo o dia, pelo que pode visitá-lo até ao fim da tarde, caso se tenha demorado demasiado nos locais anteriores.

Faça um passeio de veículo elétrico pelos monumentos de DC à noite

Dia 2: Museus

Museu Internacional da Espionagem| ©John Goucher
Museu Internacional da Espionagem| ©John Goucher

No seu segundo dia de visita a Washington DC, sugiro uma visita aos museus que a cidade tem para oferecer. Da história natural às viagens espaciais, num dia inteiro de visita a alguns dos melhores museus de Washington DC, poderá visitar pelo menos três deles.

Museu Internacional da Espionagem (1-2 horas)

Para começar o dia, recomendo reservar 1-2 horas do seu dia para visitar o novo Museu Internacional da Espionagem.

No interior do museu, encontrará atracções interessantes que o farão sentir-se um espião por um dia. A partir do momento em que chega, é-lhe atribuído um pseudónimo pelo qual será conhecido durante o resto da sua visita.

Tem exposições completas e internacionais que mostram como esta profissão se desenvolveu ao longo dos anos e em todo o mundo. Pode fazer parte de uma experiência única, onde provavelmente terá a oportunidade de espiar outras pessoas dentro do local.

  • Localização: L'Enfant Plaza, localizado na Southwest Waterfront.
  • Preço: A partir de 28 euros.
  • Horário: Todos os dias das 10:00 às 18:00 horas.

Museu Nacional de História Natural Smithsonian (2-3 horas)

Com milhares de espécies para mostrar aos visitantes, o Museu Smithsonian de História Natural é um dos lugares mais interessantes de Washington DC.

É um centro de lazer e de compreensão da história da humanidade através da evolução da flora, da fauna e da vida humana. Para chegar a este museu a partir do Spy Museum, dirija-se para sudoeste na Constitution Ave, passando pelo Smithsonian Castle e depois para o Smithsonian Museum of Natural History.

Este museu está dividido em secções, que estão dispostas em diferentes pisos. Cada uma das exposições mostra o progresso natural das espécies. Pode desfrutar de uma interessante visita à cultura egípcia e africana. Dependendo do dia e da hora a que for, pode encontrar diferentes exposições, porque algumas são permanentes e outras são temporárias.

Ao sair do museu, encontrará diferentes opções para ter um almoço delicioso e completo para continuar com o passeio do dia pelos museus mais interessantes da cidade.

  • Localização: 10th St. & Constitution Ave NW, Washington, DC 20560.
  • Preço: gratuito.
  • Horário: Das 10:00 às 17:30h.

Museu Nacional do Ar e do Espaço (2-3 horas)

Museu Nacional do Ar e do Espaço| ©Raúl Alejandro Rodríguez
Museu Nacional do Ar e do Espaço| ©Raúl Alejandro Rodríguez

Também entre os museus Smithsonian da capital americana está o dedicado ao ar e ao espaço. Do Museu de História Natural ao Museu do Ar e do Espaço, vire à esquerda no Castelo Smithsonian em direção ao Museu do Ar e do Espaço.

Este é um local onde pode ser transportado para o mundo da aviação e da aeronáutica e ver os modelos mais emblemáticos de aviões e naves espaciais que visitaram o espaço no seu apogeu.

Verdadeiras relíquias da história da aviação também podem ser vistas no Museu Nacional do Ar e do Espaço, uma das mais interessantes é o avião que pertenceu a Amelia Earhart durante tantos anos, o mesmo que a acompanhou para realizar feitos impensáveis no seu tempo.

Também pode ver de perto as primeiras cápsulas que foram lançadas para o espaço e muitas outras relíquias semelhantes.

  • Localização: 600 Independence Ave SW, Washington, DC 20560.
  • Preço: gratuito.
  • Horário: das 10:00 às 17:30 horas.

Reserve uma visita privada ao Museu Nacional do Ar e do Espaço Smithsonian

Termine o dia em Dupont Circle

Dupont Circle| ©Ryan Park
Dupont Circle| ©Ryan Park

Para terminar o seu dia de museu com uma nota alta, não há nada melhor do que uma visita a Dupont Circle. É um ponto de encontro intelectual no lado noroeste de Washington DC e é um ótimo lugar para passar a tarde e a noite entre bares, livros, lojas de luxo e comida requintada.

Se estiver de visita a Washington DC no verão, irá certamente adorar passar por alguns dos locais noturnos locais para dançar um pouco. Na altura do Natal, as luzes do Dupont são mágicas e deixá-lo-ão com postais para recordar.

Dia 3: Georgetown

Conhecendo Georgetown| ©Vicenç Feliú
Conhecendo Georgetown| ©Vicenç Feliú

Para o seu terceiro dia em Washington DC, recomendo visitar Georgetown. Para ir do centro de Washington DC a Georgetown, pode fazer uma visita guiada ou utilizar os transportes públicos.

É uma cidade situada fora do centro da cidade, famosa, entre outras coisas, por ser um dos bairros de classe alta mais procurados da cidade.

Georgetown foi em tempos a meca da atividade comercial da cidade, pelo que poderá ver algumas relíquias interessantes durante a sua visita.

Antiga Casa de Pedra

Para começar o dia, recomendo uma visita à casa mais antiga de toda a cidade de Washington, que ainda se encontra no seu local original em Georgetown.

É uma casa de pedra que remonta à era colonial e pré-revolucionária, o que significa que sobreviveu aos tempos mais sombrios que a cidade viu desde a sua construção. A casa foi construída em 1765 e está localizada em 3051 M St. NW. Washington, DC 20007.

Casa Dumbarton

Esta casa, que foi construída por volta de 1799, mostrar-lhe-á como era a vida neste lado da cidade no final do século XVIII, durante o início do período republicano nos Estados Unidos. É um bom sítio para visitar logo a seguir à Old Stone House.

É um local a não perder se visitar Washington DC. Esta é uma das poucas casas que ainda existem e que são história viva.

É mantida como um museu aberto ao público, por isso pode entrar e ver todos os pormenores perfeitamente preservados. A sua localização exacta é 2715 Q St NW, Washington, DC 20007.

Museu Dumbarton Oaks

Como ainda tens tempo de manhã, recomendo-te que vás ao Museu Dumbarton Oaks, que fica muito perto da Dumbarton House. É um museu cheio de história natural e arte. É composto por três espaços, dois dos quais dedicados à arte bizantina e pré-colombiana, na sua maioria.

O terceiro espaço é dedicado à jardinagem em forma histórica. Parte de um centro de investigação da Universidade de Harvard, é definitivamente um lugar que tem de estar na sua lista de coisas a fazer em Washington. Situa-se em 1703 32nd St NW, Washington, DC 20007.

Depois da visita guiada, vai certamente querer parar para comer qualquer coisa. Existem várias opções para o almoço, mas alguns dos restaurantes que recomendo perto desta área são o Spanish Tapas & Lunch e o Clyde's of Georgetown para um almoço cheio de sabor.

Tudor Place

Depois do almoço, é hora de pegar a estrada para alguns lugares interessantes para visitar em Georgetown. A sua próxima paragem será Tudor Place.

É uma espécie de mansão que se situa na sofisticada Georgetown e que, no seu apogeu, pertenceu à enteada de George Washington e ao seu marido.

Atualmente, é uma espécie de museu, dedicado a mostrar aos visitantes como era a vida da classe alta no século XIX.

Vai adorar uma visita a Tudor Place, especialmente se for um amante de história e de objectos de valor. Está localizado em 1644 31st St NW, Washington, DC 2000.

As escadas de "O Exorcista"

Se gosta de filmes e, especificamente, de filmes de terror, certamente se lembrará do filme icónico do género, "O Exorcista", onde uma menina é possuída e o padre local concorda em exorcizá-la.

Bem, sim, eles estão em Georgetown e pode vê-los na sua visita à cidade. Ficam muito perto de Tudor Place e são o próximo local que visitará na tarde do seu dia em Georgetown.

Numa das cenas mais emblemáticas do filme, o demónio que possuiu a menina apodera-se de um dos padres que faz o exorcismo e atira-o pela janela, caindo pelas escadas e morrendo instantaneamente.

Estas escadas, que datam de 1875 , podem ser visitadas durante a sua visita a Georgetown. Está localizada na esquina da Prospect St NW com a 36th St NW.

Universidade de Georgetown

Se é fã de campi universitários e de toda a magia que existe no seu interior, não pode perder a próxima paragem na sua visita a Georgetown. Continuando o percurso e muito perto da Prospect Street, encontra-se a Universidade de Georgetown.

Classificada como a universidade católica mais antiga dos Estados Unidos, a Universidade de Georgetown é um local a não perder se gosta de visitar locais interessantes e históricos.

A sua estrutura e fachada de estilo londrino farão com que queira passear por todas as partes do campus. Está localizada em 3700 O St NW, Washington, DC 20057.

Porto de Washington

Para terminar o seu terceiro dia em Georgetown, não pode deixar de fora o Washington Harbour, um lugar onde pode passar o pôr do sol com uma bela vista do porto de Georgetown.

É um dos lugares mais relaxantes e vibrantes de Washington, ideal para fazer uma pausa de um dia agitado e terminá-lo com uma bebida refrescante ou uma boa refeição. O endereço exato é 3000-3050 K St NW, Washington, DC 20007.

Reserve a excursão gastronómica de Georgetown e passeie pelo bairro

Locais para comer em Washington

Comer em Washington| ©Rob Nordstrom
Comer em Washington| ©Rob Nordstrom

Para três dias na capital dos Estados Unidos, é necessário um guia completo de visitas gastronómicas em Washington DC. No entanto, deixo-lhe uma pequena lista de locais onde pode comer muito bem, para que possa escolher por si próprio o que comer durante os seus dias na cidade.

  • Pequeno-almoço
  • The Blue Duck Tavern - Georgetown
  • Bistro Bis - Capitol Hill
  • Florida Avenue Grill - Florida Ave.
  • Le Diplomate - 14th Street NW, Washington
  • Almoço
  • Lebanese Taverna - Connecticut Ave.
  • Old Ebbit Grill - 15th Street NW, Washington
  • Marcel's by Robert Wiedmaier - Pennsylvania Ave.
  • Commissary - P Street.
  • Jantar
  • Lafayette Restaurant - 16th Street, Washington
  • The Capital Grille - Pennsylvania Ave.
  • Ben's Chilli Bowl - U Street NW, Washington
  • Restaurante New Heights - Calvert Street NW, Washington

Como se deslocar em Washington

Metro de Washington| ©matthew Hunt
Metro de Washington| ©matthew Hunt

Para se deslocar na cidade de um local para outro, pode utilizar um veículo privado, mas se estiver sozinho e não tiver carro próprio, pode utilizar os transportes públicos.

As carreiras de autocarros e, sobretudo, o metro, estão disponíveis para visitar os seus locais preferidos durante a sua visita de três dias à cidade.

A maior parte das linhas de metro e de autocarro da cidade chegam perto ou muito perto de todos os monumentos que visitará durante a sua visita de três dias a Washington.