O que fazer em Menorca

Um guia de tudo o que deve ver e fazer para desfrutar de umas férias inesquecíveis em Menorca.

Alex Grande

Alex Grande

leitura de 10 minutos

O que fazer em Menorca

Cala Mitjana, em Menorca | ©Joao Branco

As Ilhas Baleares são uma parte do mundo que impressionará até mesmo o viajante mais experiente, e quer seja a sua primeira vez em Menorca ou um destino regular, a beleza das suas enseadas e pores-do-sol irá sempre apanhá-lo desprevenido.

O encanto de Menorca reside na tranquilidade e beleza natural da sua costa e na magia escondida no seu interior. Se estás a planear uma viagem a esta bela ilha, dá uma vista de olhos a esta lista do que ver e fazer em Menorca, onde encontrarás coisas para fazer em vários dos seus recantos.

1. Desfrutar de um passeio de barco ao longo da costa de Menorca

Veleiros e catamarãs navegando pela costa de Menorca| ©Franco Vannini
Veleiros e catamarãs navegando pela costa de Menorca| ©Franco Vannini

Se você quiser experimentar em primeira mão o esplendor de suas águas cristalinas e turquesas, recomendo que também faça um passeio de barco durante o dia ou participe de uma excursão que o leve a descobrir as enseadas escondidas de Menorca. Aqui está uma lista dos melhores passeios de barco em Menorca. Dependendo de onde estiveres alojado, podes escolher entre diferentes opções, pois há passeios de barco a partir de Fornells, passeios de barco a partir de Ciudadela, passeios de barco a partir de Mahon e passeios de barco a partir de Mahon, mas também podes fazer um passeio de barco a partir de locais mais pequenos como Cala Galdana.

Para descobrir as águas cristalinas

As enseadas do sul de Menorca são as mais conhecidas: Macarella, Macarelleta, Mitjana ou Trebalúger certamente já estão na sua lista de visitas obrigatórias (e se não estiverem, deveriam estar). A melhor maneira de aproveitar ao máximo as suas águas turquesa, longe das multidões das praias, é fazer um passeio de barco até às enseadas do sul.

Ver o pôr do sol

Quando o céu se torna laranja e o mar se transforma num caldeirão de reflexos da última luz do dia, vale a pena estar no lugar certo para apreciar o espetáculo. E não há melhor lugar do que no meio do mar, por isso um passeio de barco ao pôr do sol ao longo da costa sudoeste de Menorca dar-lhe-á as melhores vistas das enseadas e falésias da ilha com um filtro natural imbatível.

Desfrutar de um dia de relaxamento num catamarã

Outro dos grandes planos da ilha é explorar as suas águas e enseadas maravilhosas a bordo de um catamarã, onde garanto que o tempo vai parar e as suas férias vão passar para outro nível. Se quiser fazer um passeio de catamarã em Menorca, tem várias opções, consoante a rota, a duração, etc. Eu conto-lhe tudo no meu artigo sobre como fazer um passeio de catamarã em Menorca e, se preferir, também tem a opção de escolher um veleiro como barco para passear por Menorca.

Compare os melhores passeios de barco

2. Fazer um safari de jipe à volta da ilha

Visitar a ilha de jipe| ©Nan Palmero
Visitar a ilha de jipe| ©Nan Palmero

A experiência Sunset Jeep Safari Menorca tem tudo o que uma viagem à joia das Ilhas Baleares deve incluir: um passeio pelo interior, descobrindo florestas, prados, ravinas onde vivem aves de caça, e até mesmo um estranho penhasco, e um close-up do pôr do sol enquanto desfruta de produtos orgânicos de uma fazenda próxima. Uma experiência especialmente recomendada para quem viaja a Menorca com crianças, já que elas ficarão encantadas com a aventura.

Esta é uma das melhores actividades que se pode fazer em Menorca. Graças a ela, terá acesso a lugares privados da ilha e, portanto, verá coisas que o turista típico não poderá imaginar, terminando o dia num bosque à beira de um penhasco para desfrutar do pôr do sol em todo o seu esplendor. Se tiveres vontade e quiseres fazer a atividade, podes consultar este artigo com tudo o que precisas de saber sobre o Jeep safari em Menorca.

3. Passear de caiaque pela costa de Menorca

Passear de caiaque pela costa de Menorca| ©Joan Mesquida
Passear de caiaque pela costa de Menorca| ©Joan Mesquida

Outra experiência que sempre recordarás da tua viagem a Menorca é um passeio de caiaque pelas enseadas e grutas marinhas de Menorca. Trata-se de uma atividade em que pode optar por percorrer a baía de Fornells e admirar a ilha Sargantana e a sua torre de vigia construída pelos ingleses no século XIX, ou fazer um percurso ao longo das falésias e descobrir a Cueva de los Ingleses, uma gruta marinha que é um dos melhores locais para a prática de snorkelling em Menorca.

Precisamente pela sua combinação de atividade física e introdução ao snorkelling, o caiaque ao longo da costa de Menorca é uma forma muito completa de passar a manhã, especialmente em família.

Reservar um passeio de caiaque em Menorca

4. Comer Menorca (literalmente)

Desfrutar de uma das experiências gastronómicas do Cómete Menorca| ©Cómete Menorca
Desfrutar de uma das experiências gastronómicas do Cómete Menorca| ©Cómete Menorca

Nos últimos anos, Menorca tem vindo a tornar-se uma referência mundial pela sua gastronomia. Não só pelos seus produtos locais requintados, mas também pela criatividade, alta qualidade e profissionalismo dos seus chefs.

Se está a pensar ir a Menorca de férias, organize os seus almoços e jantares para aproveitar ao máximo as suas delícias culinárias. Iniciativas como o Cómete Menorca facilitam-lhe a tarefa: no seu motor de busca, pode escolher o restaurante que melhor se adapta aos seus gostos e necessidades: por localização, menu, tipo de menu, etc. Desta forma, fazer a escolha certa nunca foi tão fácil.

Junte-se às suas experiências gastronómicas

Para além do seu magnífico motor de pesquisa para escolher os melhores restaurantes de Menorca, pode aderir a uma das suas experiências exclusivas: quer vá sozinho, em grupo ou em casal, há uma opção para si.

No Menorca Gourmet Tour, por exemplo, um guia especializado irá levá-lo num passeio gastronómico praticamente à medida pela ilha, no qual irá visitar os locais onde são fabricados os produtos típicos de Menorca, prová-los e levar para casa um produto de cada local visitado como presente.

Fazer uma aula de cozinha tradicional com um chefe local

Se lhe apetecer pôr mãos à obra, há também várias opções para um curso de cozinha local, em pequenos grupos, em que lhe será ensinado como preparar os pratos mais deliciosos e depois, claro, terá a oportunidade de os provar. Se quiser mais informações e preços para esta e todas as experiências oferecidas pelo Cómete Menorca, pode escrever-lhes para [email protected] ou reservar através do seu site. Bom apetite!

Reservar um workshop de queijo de Mahón

5. Passear por Binibèquer, uma pequena aldeia de casas brancas junto ao mar

Os telhados de Binibèquer e o seu contraste com o azul do céu.| ©Núria
Os telhados de Binibèquer e o seu contraste com o azul do céu.| ©Núria

Banhada pelas águas da costa sul de Menorca, Binibèquer é uma pequena aldeia piscatória de casas brancas onde reina uma paz quase mágica. Toda a aldeia tem uma aura de inexplicável harmonia, somada à cor branca que cobre todos os seus edifícios e que reflecte as cores do sol à medida que o dia passa, como se fosse uma tela.

Há muitas coisas para fazer em Binibèquer ou Binibeca e é fácil de chegar. A aldeia fica apenas a 10 quilómetros de Mahón, mas mesmo que esteja alojado do outro lado da ilha, vale a pena passar a tarde e apreciar o pôr do sol no Bambú Menorca, um dos restaurantes mais elegantes da ilha, onde pode tomar um copo de vinho e provar a gastronomia local.

6. Descobrir os cantos e recantos de Ciutadella

Ciutadella| ©JR Harris
Ciutadella| ©JR Harris

Ciutadella é a antiga capital de Mahón e tem um encanto muito especial para descobrir nas suas ruas estreitas e arcadas entre o sol e a sombra, e nos seus miradouros para desfrutar da tranquilidade de uma tarde de verão.

É uma visita que todos os que viajam para Menorca devem fazer, pois há muitas opções para desfrutar de Ciutadella, como passear pelas suas ruas, visitar os seus bares pitorescos ou fazer compras nas suas lojas únicas. O seu centro histórico tem alguns pontos de interesse muito bonitos, como a Catedral de Santa Maria ou a Igreja de San Francisco de Asis.

Uma boa maneira de terminar o dia é, se tiveres um carro, ir de Ciutadella até ao Farol de Punta Nati para ver o pôr do sol. E por falar em pôr do sol, se vais ficar na ilha durante vários dias, deves sair para ver o pôr do sol nos melhores locais da ilha. Neste post deixo-vos uma lista do que são, para mim, os melhores pores-do-sol em Menorca.

7. Explorar as ruas de Mahón, a capital de Menorca

Mahón| ©Mario Sánchez Prada
Mahón| ©Mario Sánchez Prada

Mahón, a atual capital de Menorca, é uma cidade um pouco maior do que Ciutadella, mas ainda mantém o charme das cidades costeiras das Ilhas Baleares. As ruas ladeadas pelos arcos de pedra dos edifícios medievais, as igrejas maravilhosamente simples, as casas caiadas de branco com telhados avermelhados e os pequenos bares e restaurantes proporcionam um passeio agradável numa tarde de sol.

É uma cidade que pode ser explorada sem mapa, guia ou plano pré-definido: basta passear pelas suas catedrais, museus e mercados, onde não pode deixar de provar os queijos, butifarras, pães artesanais e conservas de peixe fabricados na própria Menorca.

Para esta visita, recomendo que traga uma boa máquina fotográfica ou tenha sempre o seu telemóvel à mão, pois Menorca é fotogénica como poucas cidades em Espanha.

Reservar uma visita guiada em Mahon

8. Visitar a Naveta des Tudons, o Stonehenge de Menorca

Naveta des Tudons| ©Sole Perez
Naveta des Tudons| ©Sole Perez

A origem destes túmulos megalíticos de Menorca é um pouco incerta, mas sabe-se que foram construídos há cerca de 3.000 anos. Outras construções pré-históricas como esta podem ser encontradas por toda a ilha, mas a Naveta des Tudons é uma das mais populares entre turistas e habitantes locais.

Diz a lenda que foi construída por um príncipe apaixonado por uma princesa, que impôs como condição para o casamento a construção de uma casa para ambos. Mas pouco antes de terminar a naveta, o príncipe foi enterrado pela última pedra que trazia na cabeça. Talvez seja esta a origem funerária destas construções.

À volta da Naveta des Tudons podem ver-se as taulas, monumentos de rochas sobrepostas que fazem inevitavelmente lembrar o misterioso Stonehenge.

Reservar bilhetes para a Naveta des Tudons

9. Subir ao Monte Toro, o ponto mais alto da ilha

Vista de Fornells a partir do Monte Toro| ©Luca Sbardella
Vista de Fornells a partir do Monte Toro| ©Luca Sbardella

O Monte Toro é o melhor miradouro para observar a ilha de Menorca e desfrutar de vistas inigualáveis. É um ponto obrigatório na sua viagem, especialmente nos últimos dias.

Pode subir de carro ou fazer uma pequena caminhada até ao cume, presidido pelo Santuário da Virgen del Toro, consagrado à padroeira da ilha. Para visitar o Monte Toro, a forma mais fácil é ir até Fornells e, a partir daí, fazer uma curta caminhada de 8 quilómetros até ao topo.

10. Tomar um bom cocktail enquanto aprecia o pôr do sol na Cova d'en Xoroi

Cova d'en Xoroi| ©Steve.
Cova d'en Xoroi| ©Steve.

A Cova d'en Xoroi é um dos melhores lugares para apreciar o pôr do sol com um cocktail na mão em Menorca. Situado entre as falésias de Cala en Porter, este bar de praia é perfeito para se despedir da ilha no final da sua viagem.

No verão, a Cova d'en Xoroi transforma-se num clube com música ao vivo e numa discoteca onde se pode dançar ao som da brisa do mar. Devido à sua popularidade, é essencial reservar uma mesa no seu miradouro com bastante antecedência. Sem dúvida, uma atividade estrela nas noites de Menorca.

11. Aproveitar ao máximo as enseadas de Menorca

Já deve ter reparado na grande variedade de paisagens que Menorca tem para oferecer. Vale a pena visitá-las todas ou quase todas, seja numa excursão organizada às enseadas de Menorca ou por conta própria. Para isso, é essencial saber quais são as melhores enseadas de Menorca:

Reservar uma excursão às enseadas do sul da ilha

12. Explore o seu lado aventureiro

Para além das experiências de snorkeling e caiaque que pode reservar em Menorca, tem também outras opções para fazer da sua viagem à ilha uma verdadeira aventura múltipla. Passeios a cavalo, aulas de mergulho ou passeios de jet ski são apenas algumas das alternativas à sua disposição.

Outras dicas para aproveitar ao máximo a sua viagem a Menorca

Já viu que há uma longa lista de actividades e locais a visitar em Menorca, mas será que vai ter tempo para tudo? Planear detalhes como a recolha no aeroporto permitir-lhe-á aproveitar ao máximo o seu tempo, por isso veja as opções de transfer do aeroporto de Menorca antes de chegar à ilha. Também poupará tempo se reservar uma das muitas visitas guiadas a Menorca.

Escolha bem os dias em que vai estar na ilha

Aviso-o: se nunca esteve em Menorca, vai apaixonar-se desde o primeiro momento em que puser os pés na ilha, por isso conte com isso. Visitar Menorca num dia ou passar dois dias em Menorca é possível, mas recomendo que reserve um mínimo de 4 dias para a sua viagem. Se você quer ter certeza de que não vai perder nada durante a sua estadia, aqui estão algumas ideias de coisas para fazer em Menorca em 4 dias e todas as coisas que você pode fazer se passar 5 dias em Menorca.

Organize o seu plano de viagem de acordo com a altura do ano em que vai

Se viajar para Menorca em fevereiro ou visitar a ilha em março, não estará livre do frio e de uma tempestade ocasional. Tem de contar com isso, mas também com o facto de ser época baixa, pelo que pode encontrar algumas ofertas bastante atractivas. Visitar Menorca em meses como dezembro pode não ser o ideal, mas isso não significa que não haja coisas para fazer, por isso não o exclua.

Por outro lado, se procura escapar às multidões de verão mas quer ter mais hipóteses de sucesso em termos de clima, considere visitar Menorca em abril, visitar Menorca em maio, ir a Menorca em setembro ou ir a Menorca em outubro. Terá certamente um ou dois dias de praia e poderá desfrutar de todas as actividades que a ilha tem para oferecer sem os preços elevados dos meses de verão e sem ter tanto frio como no inverno.