10 Coisas para Fazer em Menorca em Fevereiro

Menorca no mês de fevereiro é identificada com o Carnaval, mas a ilha oferece muitos outros planos que o vão surpreender. Descubra-os!

Jhonfrank  Sánchez

Jhonfrank Sánchez

leitura de 8 minutos

10 Coisas para Fazer em Menorca em Fevereiro

Menorca | ©Kaj Schmidt

O mês de fevereiro em Menorca é marcado pela chegada do Carnaval. A ilha celebra desfiles, concursos de máscaras e outras actividades que anunciam a chegada da primavera. Mas também há outras actividades interessantes, como as visitas às jazidas arqueológicas da cultura talayótica, a rota dos sete faróis e as visitas guiadas ao Museu de Menorca.

Além disso, o esplendor da natureza não deixa de surpreender, mesmo no inverno, e não tardará a descobri-lo se der um passeio pelo Camí de Cavalls ou pelo Parque Natural de S'Albufera d'Es Grau. Descubra todas as actividades que Menorca tem para oferecer em fevereiro!

1. Venha fazer um passeio de jipe pelo Camí de Cavalls

Ao longo do Camí de Cavalls| ©Damià Vinent Olives
Ao longo do Camí de Cavalls| ©Damià Vinent Olives

Em Menorca, durante o mês de fevereiro, os percursos históricos, desportivos, de contemplação da natureza e, especialmente, os passeios a cavalo são o principal foco de atenção dos turistas que visitam a ilha, e um percurso em particular, o Camí de Cavalls, combina tudo isto... .

O Camí de Cavalls é um caminho de 185 quilómetros que percorre toda a costa da ilha. Esta extensa rota está dividida em 20 etapas e algumas delas têm encantos únicos, como o acesso a sítios arqueológicos ou a locais naturais de extraordinária beleza. Reservar um passeio a cavalo em Menorca pelo Camí de Cavalls é, sem dúvida, uma atividade a não perder.

Além disso, será sempre acompanhado por um guia profissional que lhe dará todos os pormenores deste percurso rural até Cala Mitjana, uma enseada intocada na costa sul da ilha.

Reservar um passeio a cavalo em Menorca

2. Viaje até ao passado remoto da ilha através dos sítios arqueológicos

Naveta des Tudons| ©Sole Perez
Naveta des Tudons| ©Sole Perez

O clima, ainda invernal em fevereiro, mas menos temperado nesta zona do Mediterrâneo do que no continente, faz com que a visita aos sítios arqueológicos da cultura talayótica seja uma excelente opção. Por isso, se é um apaixonado pela história, não pode perder a oportunidade de fazer esta excursão, pois será mais uma das melhores coisas para fazer em Menorca.

Se reservar um bilhete para a Naveta des Tudons, ser-lhe-á contada toda a história da cultura talayótica que se instalou em Menorca entre 2000 e 1500 a.C. As construções típicas desta antiga civilização eram as navetas, enormes câmaras funerárias colectivas, semelhantes a um barco invertido, e os talayots, torres de vigia cónicas. Estas estruturas são feitas de grandes pedras de corte reto.

Sugiro que conheças (pelo menos) duas das estruturas mais emblemáticas desta cultura:

  • La Naveta de Tudons, que surpreende pela sua dimensão e pelo seu excelente estado de conservação.
  • O Talayot de San Agustín, que possui uma grande câmara interna na qual se pode entrar e que nos permitirá ver de perto um canto do mundo antigo.

Reservar um bilhete para Naveta des Tudons

3. Desfrutar do desfile de comparsas no Carnaval de Mahón

Carnaval de Mahón| ©Gema Valencia
Carnaval de Mahón| ©Gema Valencia

Uma das principais actividades que separa o Carnaval de Mahón - a capital de Menorca - dos celebrados no resto da ilha é o seu magnífico desfile de trupes e carros alegóricos, que certamente o fascinará.

Reserve uma visita guiada a Mahón e desfrute do desfile no qual poderá ver os diferentes carros alegóricos encherem de vida as ruas centrais de Mahón. Ao mesmo tempo, desfrutará também da música dos passacalles (bandas musicais) e do espetáculo visual dos gigantes pitorescos, enormes figuras dançantes que parecem saídas de um conto de fadas.

O percurso do desfile passa por várias ruas centrais da cidade antes de terminar o seu percurso na Plaza de s'Planada. Aí, são atribuídos prémios aos carros alegóricos e às trupes mais criativas, tanto grandes como pequenas. Faça deste desfile único uma das melhores coisas para fazer com crianças em Menorca.

Reservar uma visita guiada a Mahón

4. Ponha a sua criatividade à prova no concurso de máscaras de Mahón

Pessoas fantasiadas| ©Aleks Magnusson
Pessoas fantasiadas| ©Aleks Magnusson

Outra das tradições que tornam o Carnaval de Mahón especial é o seu concurso de máscaras, que atribui diferentes prémios aos seus participantes. Se a fantasia é a sua forma de expressar a sua criatividade, não perca a oportunidade de participar neste concurso! Mas se é mais uma pessoa que gosta de ver a originalidade dos trajes misturada com a multidão, vai gostar de saber que Mahón é considerada a cidade mais cosmopolita da ilha. Poderás conhecer melhor a capital de Menorca se reservares uma visita guiada a Mahón.

Também podes ir ao velório dos Camestortes, um dos costumes mais singulares do Carnaval de Menorca. O Camestortes é uma personagem popular que simboliza o Ano Velho e o frio do inverno, razão pela qual, quando se aproxima a primavera, os Menorquinos o "enterram" para que a vida possa ressurgir.

De todos os locais de Menorca onde se realiza este velório, recomendo que veja o de Mahón, pois aí o Camestortes é representado por uma pessoa, e não por um boneco de trapos, como noutros locais.

Reservar uma visita guiada a Mahón

5. Descubra a rota dos 7 faróis e faça um relaxante passeio de barco

Farol de Punta Nati| ©Josep Trepat Font
Farol de Punta Nati| ©Josep Trepat Font

Se é daqueles que gostam de contemplar as maravilhas da natureza com toda a tranquilidade, fazer a rota dos 7 faróis de Menorca em fevereiro é a experiência ideal para si. Nesta época do ano há muito menos turistas, o que permite passar mais tempo no topo dos faróis, a tirar fotografias ou a apreciar a beleza da paisagem com tranquilidade.

O facto de haver menos turistas também permite ter mais liberdade para observar o interior dos faróis. No entanto, se não tiveres tempo suficiente para os ver a todos, aconselho-te a visitar (pelo menos) dois em particular:

  • O Farol de Cavalleria, que não é apenas de interesse fotográfico, mas também histórico, uma vez que antes de estar pronto, mais de 700 naufrágios ocorreram na baía que agora protege.
  • O farol de Favàritx surpreende pelo seu atrativo visual - em parte devido às suas cores - e pelo seu ambiente rochoso escuro, que faz lembrar uma paisagem lunar.

Uma boa maneira de explorar a costa de Menorca e chegar aos seus faróis é reservando um dos passeios de barco por Menorca. O mar calmo e os pores-do-sol desta época do ano dar-lhe-ão uma perspetiva única de Menorca e das suas incríveis paisagens.

Reservar um passeio de barco em Menorca

6. Visite uma quinta tradicional e descubra como é feito o queijo tradicional de Mahón

Fábrica de Queijo Subaida| ©TRAVEL2BALEARES
Fábrica de Queijo Subaida| ©TRAVEL2BALEARES

Abrigar-se das temperaturas amenas de fevereiro e ter uma experiência de turismo gastronómico superior são duas coisas que pode fazer se reservar uma aula de fabrico de queijo de Mahón.

Nesta experiência original, com uma duração aproximada de duas horas e meia, visitará uma quinta e conhecerá o processo de fabrico deste queijo que tem cativado os amantes da gastronomia. Também inclui uma degustação de queijos artesanais.

Reservar uma aula de fabrico de queijo Mahon

7. Fazer uma visita guiada ao Parque Natural de s'Albufera d'Es Grau

Parque Natural de S'Albufera d'Es Grau| ©Nicolas G. Mertens
Parque Natural de S'Albufera d'Es Grau| ©Nicolas G. Mertens

O clima de inverno realça a beleza do Parque Natural de S'Albufera d'Es Grau, por isso é uma boa ideia visitá-lo em fevereiro. Nos mais de 5.000 hectares desta reserva verde pode visitar diferentes ecossistemas (zonas húmidas, florestas tropicais, dunas, praias e falésias), que se unem para criar um equilíbrio perfeito.

Durante este mês no parque pode fazer caminhadas, andar de bicicleta (em certas zonas), observar aves e até pescar enguias. Mas se o que lhe interessa é contemplar a natureza, existe um miradouro no centro da reserva que oferece uma vista espetacular da lagoa, que não o deixará indiferente.

Para cuidar bem do parque, o melhor é ir primeiro ao Centro de Receção Rodríguez Femenias. Aí, dar-vos-ão toda a informação necessária sobre os percursos que se podem realizar na reserva, a sua biodiversidade e as normas que devem ser seguidas no seu interior. Aqui pode encontrar mais informações sobre este parque.

8. Subir ao Monte Toro, o ponto mais alto de Menorca

No Monte Toro| ©Eduardo Ortín
No Monte Toro| ©Eduardo Ortín

Uma atividade a não perder em fevereiro é subir ao topo do Monte Toro (o ponto mais alto de Menorca, com 348 m. de altura) para ver o horizonte. A partir daqui, poderá apreciar o espetáculo visual que se forma quando a neblina, as nuvens e o mar parecem fundir-se ao longe.

Esta paisagem de sonho só pode ser vista nesta época do ano, pelo que certamente quererá aproveitar para a fotografar e levar para sempre esta recordação mágica.

9. Descobre a cultura da ilha no Museu de Menorca

Museu de Menorca| ©Tònia.Marti
Museu de Menorca| ©Tònia.Marti

Uma visita ao Museu de Men orca em fevereiro é uma opção que reserva surpresas inesperadas. Durante a época baixa, esta instituição oferece diferentes actividades de aprendizagem e entretenimento, tais como palestras, exposições e concertos, para estimular o interesse dos turistas pela cultura e história da ilha.

Mencionei anteriormente que este mês é ideal para descobrir os sítios arqueológicos de Menorca. No entanto, o seu percurso histórico só ficará completo depois de visitar este museu, onde encontrará toda a informação necessária para compreender verdadeiramente o mundo da civilização talayótica.

Se é um apaixonado pela história, ficará contente por saber que o museu também oferece visitas guiadas tanto para famílias como para grupos mistos. E pode mesmo organizar uma visita guiada ao povoado talayótico de Cornia Nou com o pessoal do museu. Que melhor maneira de aprender sobre o passado do que com um especialista?

10. Visite a fábrica de Xoriguer Gin, o gin natural de Menorca

Fábrica de Gin Xoriguer| ©E Peter
Fábrica de Gin Xoriguer| ©E Peter

Situada em Mahón, a fábrica de Xoriguer Gin é o local a visitar se quiser aquecer. Lá, para além de poder comprar uma garrafa de recordação, poderá também descobrir o que distingue o gin de Menorca dos outros.

Em Menorca, o gosto pelo gin chegou com os ingleses, que dominaram a ilha no século XVIII. Mas os habitantes locais rapidamente criaram as suas próprias receitas, utilizando técnicas antigas, como a destilação da bebida em lume de lenha, o que lhe confere um sabor e aromas únicos.

Getting around Menorca em fevereiro

Condução| ©Tobi
Condução| ©Tobi

Em fevereiro, por ser época baixa, os transportes públicos costumam ser escassos em muitas partes de Menorca, o que pode ser um problema para se deslocar.

Se está a pensar ir a Menorca neste mês, o meu conselho é alugar um carro. Isso pode ser feito dentro do próprio aeroporto de Mahon - que é o único aeroporto da ilha, inclusive - para que não tenha que sofrer atrasos no seu itinerário.

Reservar um passeio de barco por Menorca

O tempo em Menorca em fevereiro

A tarde em Menorca| ©lhourahane
A tarde em Menorca| ©lhourahane

Em Menorca, tal como noutras partes da Europa, o inverno prolonga-se até fevereiro e até um pouco mais. Mas devido à sua posição geográfica no Mediterrâneo, a ilha tem um clima mais ameno e, ao mesmo tempo, mais agradável do que noutros locais. Ideal para desfrutar das visitas guiadas a Menorca.

Durante o mês de fevereiro, a temperatura baixa é de 8°C e a alta é de 14°C, um clima ideal para desfrutar de tudo o que há para ver e fazer em Menorca. Isto significa que, se planeia fazer a sua viagem à ilha nesta época do ano, é aconselhável trazer algumas roupas quentes, juntamente com algumas roupas mais leves.

Reservar uma visita guiada a Mahon