Monte Toro em Menorca: tudo sobre a sua visita

Um ponto obrigatório em Menorca é o Monte Toro. Há certas actividades que tem de fazer se se inscrever para este passeio.

Andressa García

Andressa García

leitura de 8 minutos

Monte Toro em Menorca: tudo sobre a sua visita

Monte Toro, Menorca | ©Munin.moon

O Monte Toro é o ponto mais alto de Menorca, pelo que a sua principal atração são as vistas panorâmicas de toda a região. Para além disso, em Monte Toro e nos seus arredores poderá descobrir múltiplos lugares e experiências que não poderá perder. Isto faz com que seja um dos lugares a incluir entre as coisas para ver e fazer em Menorca.

Tanto no topo do pico como no sopé da montanha, há lugares interessantes que certamente quererá visitar. Uma das coisas mais recomendadas é provar a gastronomia típica do lugar, cujos sabores intensos farão com que você queira voltar.

1. Apreciar a incrível vista de Menorca

Fornells a partir do Monte Toro| ©Luca Sbardella
Fornells a partir do Monte Toro| ©Luca Sbardella

Nos dias mais claros, o Monte Toro pode proporcionar-lhe uma das melhores vistas do pôr do sol de toda a ilha e dos seus arredores. Se tiveres sorte, podes até vislumbrar a vizinha Maiorca. Durante o dia, este é um passeio mágico que qualquer pessoa que visite Menorca tem de fazer.

Quando se chega ao topo e se começa a olhar para toda a ilha, percebe-se como Menorca pode ser pequena em termos geográficos. Situado a cerca de 358 metros acima do nível do mar, o Monte Toro é o local perfeito para apreciar a ilha.

As vistas do Monte Toro são tão impressionantes que continuam a surpreender os locais e os visitantes. Esta vista irá surpreendê-lo se estiver a visitar o local pela primeira vez, porque não verá apenas o mar como normalmente se pensa, mas poderá ver a grande extensão de terra que compreende a ilha.

Reserve a sua excursão de meio dia a Menorca

2. Passeio à volta da montanha mais alta da ilha

No Monte Toro| ©Eduardo Ortín
No Monte Toro| ©Eduardo Ortín

O percurso até ao cimo do monte pode ser feito a pé, de carro ou de bicicleta. Se decidir ir a pé ou de bicicleta, o melhor é parar algumas vezes para apreciar a paisagem a cada passo.

A subida ao Monte não é difícil, qualquer pessoa o pode fazer e, uma vez chegado ao cimo, pode passear pela zona. Se for em família, o carro é definitivamente a melhor opção.

Uma vez no cimo, o mais importante é desfrutar da paisagem e percorrer todos os recantos do Monte Toro.

No caso de querer fazer caminhadas, (sem dúvida, uma das melhores actividades em Menorca) a minha recomendação é deixar o carro em Es Mercadal e continuar a subida a pé.

Ao longo do caminho irá encontrar várias atracções, onde prevalece o caraterístico ambiente de montanha. Se se aventurar a subir a pé, demorará cerca de uma hora, mas valerá a pena quando chegar ao topo.

3. Visitar o Santuário da Virgem de Monte Toro

Santuário da Virgem de Monte Toro| ©Eduardo Arostegui
Santuário da Virgem de Monte Toro| ©Eduardo Arostegui

Este santuário é considerado a igreja mais isolada e isolada da ilha de Menorca. De facto, está situado no ponto mais alto da ilha.

Segundo a lenda urbana, o santuário e o monte têm este nome porque, na antiguidade, eram guardados por um touro que afastava todos os visitantes do local.

Um dia, um grupo de religiosos propôs-se a subir a montanha, mesmo que para isso tivessem de enfrentar o touro. Quando chegaram ao cimo e o touro se apercebeu de que levavam cruzes nas mãos, conduziu-os a uma gruta onde se encontrava a imagem da virgem.

Durante a visita guiada ao santuário, é possível conhecer de perto a história viva que este monumento representa. Atualmente, é gerido pela Ordem Franciscana da Misericórdia. Os monges que o habitam atualmente, abrem gentilmente as portas para que se possa conhecer o local do princípio ao fim.

O Santuário da Virgem de Monte Toro destaca-se pela sua grandiosa arquitetura de estilo gótico, que reflecte um exemplo da cultura e da história do Mediterrâneo.

No interior do santuário existe uma imagem da virgem esculpida em madeira, um belo pormenor que não pode deixar de admirar.

4. Esperar o pôr do sol no cimo da montanha

Pôr do sol no Monte Toro| ©tonycrake
Pôr do sol no Monte Toro| ©tonycrake

Embora não seja comum subir à noite, o Monte Toro oferece um dos pores-do-sol mais espectaculares da ilha. Poder ver o pôr do sol em todos os cantos de Menorca é uma das experiências que você não vai querer perder.

Se você quiser ver o pôr do sol no Monte Toro, recomendo que leve em conta o tempo de subida.

A subida pode demorar até uma hora , dependendo do tipo de veículo em que se viaja. A melhor altura para chegar é no verão, porque a atmosfera é muito mais clara e a vista será mais nítida.

O pôr do sol é um espetáculo maravilhoso que pode ser apreciado com amigos, em família ou em casal. Se quiser desfrutar de uma bela vista enquanto toma uma bebida refrescante, o Monte Toro também lhe oferece uma boa opção para passar uma tarde agradável a contemplar o horizonte.

5. Admirar a grande estátua do Sagrado Coração de Jesus

Estátua do Sagrado Coração de Jesus| ©R Flickr6
Estátua do Sagrado Coração de Jesus| ©R Flickr6

No cimo do Monte Toro encontra-se a estátua do Sagrado Coração de Jesus. Está localizada mesmo no miradouro e é uma atração obrigatória no seu caminho para a montanha. Esta estátua representa Jesus com os braços estendidos, como se estivesse a dar as boas-vindas e a abraçar igualmente toda a ilha.

A estátua representa a fé e a espiritualidade dos habitantes da ilha, que se concentram tanto no santuário do Monte Toro como na figura do Sagrado Coração de Jesus. Este monumento é uma réplica do Cristo do Corcovado do Brasil, embora consideravelmente mais pequeno do que a imagem carioca.

Este monumento está dividido em duas partes, sendo a primeira a base que foi inaugurada ao público em 1928. Inicialmente esta base foi colocada como uma oferenda aos caídos durante a guerra em África.

Mais tarde, por volta de 1944, a estátua de Jesus foi inaug urada mesmo por cima do primeiro monumento.

6. Prove o melhor da cozinha mediterrânica

Comida mediterrânica| ©Angelo Mossuto
Comida mediterrânica| ©Angelo Mossuto

Sa Posada del Toro é um restaurante situado no cimo do Monte Toro. Aqui pode saborear tapas requintadas e pratos mediterrânicos que só os melhores restaurantes da ilha podem oferecer.

É um bom sítio para descansar depois de uma subida intensa, especialmente se tiver andado a pé. Este restaurante oferece um menu amplo e variado para toda a família.

Este restaurante está aberto desde a manhã, pelo que pode tomar uma bebida ou um lanche a qualquer hora do dia. Se vier à tarde, o restaurante oferece uma grande variedade de snacks e tipos de café ou bebidas refrescantes. No caso dos pratos principais para o almoço, pode desfrutar de paellas, lagostas e outros pratos mediterrânicos.

Se quiser provar os doces mais típicos da ilha, este é também o local ideal para o fazer. A ementa de pastelaria vai desde os crepes aos bolos e mantecados.

Pode acompanhar a sua refeição com uma boa seleção de vinhos, que também estão disponíveis no restaurante. Entre os vinhos que pode provar estão o branco e o tinto.

Todas as comidas, sobremesas e bebidas que se podem tomar na Sa Posada del Toro podem ser desfrutadas enquanto se aprecia a bela vista que o local oferece. Sem dúvida, uma experiência gastronómica no ponto mais alto da ilha de Menorca.

7. Descobrir a localidade de Es Mercadal

Es Mercadal, Menorca| ©Damià Vinent Olives
Es Mercadal, Menorca| ©Damià Vinent Olives

Casas brancas com um ar de antiguidade, Es Mercadal é um bom lugar para visitar antes ou depois de subir o Monte Toro. Esta aldeia está situada no sopé do monte e representa o centro geográfico de toda a ilha.

Es Mercadal tem diferentes atracções para visitar durante um par de horas, no máximo.

Uma das melhores coisas que irá notar na localidade é a simpatia dos seus habitantes e, acima de tudo, o design arquitetónico renascentista que pode ser encontrado em todo o lugar.

Um dos edifícios mais especiais para visitar é a igreja paroquial de San Martín. O moinho é também uma grande atração da pequena aldeia.

Há muitas opções para comer em Mercadal, especialmente pratos típicos da região e de toda a ilha de Menorca.

A receita mais recomendada e que deves provar é a caldereta (guisado). Outros pratos que também deves provar se visitares Es Mercadal são as lulas recheadas, a raia assada e o arroz com marisco. Não há dúvida de que visitar esta pequena cidade e desfrutar da sua gastronomia é uma experiência mágica e requintada para o paladar.

8. Comprar lembranças na loja de lembranças

No sopé do Monte Toro| ©Diego Francisco Molina
No sopé do Monte Toro| ©Diego Francisco Molina

Se fores ao Monte Toro, tens de levar lembranças para recordar a tua viagem. Para isso, pode parar na loja de lembranças localizada no andar de cima, perto do Santuário da Virgem do Monte Toro.

Nesta loja há uma grande variedade de lembranças para escolher, tanto para oferecer aos seus familiares como para recordar a sua viagem.

O local onde se encontra esta loja de lembranças tem uma estrutura antiga onde certamente se sentirá em casa, com um ambiente acolhedor e agradável para que possa fazer as suas compras com tranquilidade.

Algumas das coisas que encontrará neste local são: porta-chaves, livros, agendas, estatuetas e outras curiosidades que fazem referência ao Monte Toro e à ilha de Menorca.

9. Tirar muitas fotos no topo

Foto do Monte Toro| ©Heather Cowper
Foto do Monte Toro| ©Heather Cowper

Se procura boas fotografias e criar belas recordações, o Monte Toro é, sem dúvida, um dos melhores locais da ilha para obter belos postais. Se for com a sua família ou em casal, o local irá proporcionar-lhe as mais belas paisagens para as suas fotografias de qualidade.

Se fores durante o dia, tens a opção de tirar fotografias dentro e fora do santuário. Aconselho-vos a levarem uma máquina fotográfica com uma excelente resolução para poderem captar todos os pormenores das vistas da ilha, das paisagens do cimo e do Santuário da Virgem.

À tarde e ao fim da tarde, as fotografias ficam ainda melhores, graças ao pôr do sol que a ilha oferece.

Terá a oportunidade de fotografar tanto o sol como o resto da ilha ao cair da noite. Os melhores postais de Menorca são os pores-do-sol que se podem ver do alto do Monte Toro.

No interior do Santuário podem-se tirar as fotografias que se desejarem de todas as partes do monumento. No entanto, é importante consultar previamente os monges que cuidam do lugar para saber quais são as restrições em relação às fotografias que podem ser tiradas.

10. Visitar Cala en Tosqueta

Enseada de Turqueta| ©Enrique Maestro
Enseada de Turqueta| ©Enrique Maestro

Se depois de visitar o Monte Toro quiser fazer uma visita à praia, é uma boa altura para visitar uma enseada muito perto da montanha mais alta da ilha.

Trata-se de Cala en Tosqueta. É uma verdadeira joia, uma praia intocada localizada muito perto da cidade de Fornells e Es Mercadal. Uma das melhores coisas desta enseada é o facto de ser pouco frequentada e muito pequena, um local agradável para passar algum tempo com a família.

É um bom destino se quiser sair de Monte Toro para ter uma noite confortável e reconfortante depois de uma boa visita à montanha. É um destino que se pode visitar em família ou com amigos.

É uma boa opção de actividades para fazer com as crianças na ilha, dada a tranquilidade das suas águas.

Pode chegar-se a este lugar através do Camí de Cavalls, que é um dos melhores caminhos para lá chegar.

Se também quiserem visitar outra enseada bonita e intacta muito perto de Monte Toro, podem ir a Cala Pudent. Definitivamente, as melhores coisas para fazer em Menorca encontram-se na costa.

Reserve o seu passeio de caiaque com snorkel em Fornells