10 Coisas para Fazer em Binibeca, Menorca

Visitar Menorca e não visitar Binibeca é imperdoável. Por isso, aqui estão dez coisas para ver se estiver de passagem por esta aldeia única.

Andressa García

Andressa García

leitura de 10 minutos

10 Coisas para Fazer em Binibeca, Menorca

Menorca | ©Steve.

Binibeca é uma aldeia piscatória que os empresários visionários construíram há algumas décadas para dar um grande impulso turístico à ilha de Menorca, e conseguiram-no! A sua construção peculiar atrai todos os verões a atenção de turistas de todo o mundo, que incluem esta aldeia na sua lista de coisas a fazer em Menorca.

A intenção inicial destes empresários era atrair intelectuais e artistas para se inspirarem. Hoje em dia, tornou-se o centro de atração dos fotógrafos profissionais. Agora já sabes, se fores a Menorca, Binibeca é uma visita obrigatória que não podes perder.

1. Passeia pelas suas ruas estreitas e vielas

Pelas ruas de Binibeca| ©Barry Whitmore
Pelas ruas de Binibeca| ©Barry Whitmore

Claro que, para começar a visita a Binibeca, o mais básico é perdermo-nos um pouco nas suas ruas estreitas. É muito fácil começar a deambular pelo local, o difícil é decidir quando sair. Apesar da uniformidade das paredes e das casas brancas, Binibeca é uma aldeia colorida e acolhedora.

Ficará impressionado e inspirado pela forma como as estruturas de madeira contrastam com as paredes limpas. As janelas, portas e varandas são feitas de madeira para dar à aldeia um ar mais autêntico. Apesar de não ser uma autêntica aldeia piscatória, é uma atração turística que vale a pena visitar, percorrer e, acima de tudo, apaixonar-se.

Outra caraterística que irá chamar a sua atenção neste passeio é a delicadeza com que as suas ruas foram feitas. As calçadas que percorrem toda a cidade dão-lhe um ar muito mais clássico, fazendo lembrar as ilhas gregas com os mesmos pormenores. Todas estas características farão com que adore cada espaço que percorrer em Binibeca, sem esquecer as belas vistas para o mar que se podem ver das escadarias e corredores.

É importante ter em conta que, para além de ser uma atração turística, este é um complexo habitacional onde vivem pessoas, pelo que é melhor não fazer barulho durante a sua visita. Dentro de cada casa vivem pessoas, de facto, estima-se que a população do sector seja de aproximadamente 200 habitantes. Em muitos sítios encontrará sinais de silêncio.

Dica de viajante

Use sapatos confortáveis e visite a aldeia de manhã, assim estará menos cansado e poderá desfrutar das vistas.

2. Visite os seus locais mais emblemáticos

Igreja de Binibeca| ©Fani
Igreja de Binibeca| ©Fani

Claro que, sendo uma aldeia tão popular, não se trata apenas de ruas e becos entrelaçados. Este urbanismo tão peculiar tem também muitos sítios interessantes para visitar e conhecer. Alguns dos locais a conhecer na sua visita são a praça principal, a igreja e o passeio marítimo.

Praça principal

Faz parte do conjunto inicial da aldeia e situa-se no centro do complexo residencial, sendo uma das zonas mais largas entre tantas ruas e ruelas estreitas. É um lugar tranquilo onde se pode sentar um pouco antes de continuar o percurso a pé pela aldeia.

Igreja de Binibeca

Foi um dos primeiros edifícios a ser construído na zona, pelo que a sua estrutura é bastante tradicional, tentando manter o ar da aldeia piscatória original. Esta igreja ergue-se acima de todas as outras casas da zona, sendo um dos edifícios mais altos e um dos mais fáceis de ver à distância.

Passeio marítimo

Situado nas margens desta aldeia mágica e idílica, o passeio marítimo de Binibeca fá-lo-á sentir-se num verdadeiro postal ilustrado, se ainda não tiver visitado todas as partes da aldeia. As suas ruas calcetadas e o seu ambiente animado, sobretudo à noite, são extraordinários.

Casa Candi

Se não quer perder nenhum dos lugares emblemáticos da vila, então recomendo que reserve um tempo para procurar a Casa Candi. Esta foi a primeira construção habitacional a ser construída em toda a zona, pelo que as suas paredes contam mais do que apenas história.

3. Snorkel em Cala Torret

Snorkel| ©Jakob Owens
Snorkel| ©Jakob Owens

Cala Torret é uma enseada acolhedora situada muito perto de Binibeca. Pode-se chegar a ela por transporte público, mas se for de carro, também é uma maneira eficaz de visitá-la. Por outro lado, é uma enseada que é limpa e arrumada o suficiente para o fazer querer passar algum tempo lá.

Outra atração desta enseada é o facto de haver muitos barcos privados no seu cais, mas também outros disponíveis para alugar. Uma boa atividade para fazer aqui é uma excursão guiada de caiaque ou snorkelling.

O snorkeling é uma das actividades que mais recomendo , porque poderá ver espécies interessantes de animais marinhos, bem como desfrutar das águas límpidas e turquesa. É uma enseada com um ambiente rochoso, mas ainda assim é confortável de visitar e um ótimo lugar para nadar.

Reserve o seu curso de snorkelling e mergulho

4. Entrar na praia tranquila de Binibeca

Praia de Binibeca| ©José Antonio Adame
Praia de Binibeca| ©José Antonio Adame

Depois de ter visitado a aldeia de Binibeca, outra excelente opção para continuar o seu passeio é dar um passeio pela praia de Binibeca. Trata-se de uma pequena praia situada no meio de uma areia branca e fina e de um denso pinhal. Este último acrescenta ainda mais tranquilidade e esplendor ao desenho natural desta praia.

Também conhecida como Cala Binibeca, este lugar vai encantá-lo se visitar esta cidade, graças à sua solidão em certas alturas do ano. Tem uma pequena capacidade de turistas, pelo que é um lugar especial se quiser ter uma visita tranquila, relaxada e confortável.

As suas águas pouco profundas fazem com que seja um destino ideal para ir com crianças, para que estas se possam divertir e nadar sem correrem grandes riscos. Digamos que se trata de uma praia partilhada entre Binibeca Vell e Binibeca Nou. Se for de carro, não precisa de se preocupar com o estacionamento, porque pode estacionar na praia sem qualquer problema.

Tem a oportunidade de escolher entre levar a sua comida de casa ou comer num conveniente chiringuito (bar de praia) localizado mesmo à beira-mar. Esta é uma praia perfeita para a prática de snorkeling, pelo que poderá encontrar muitas ofertas deste género. É um dos lugares que eu recomendaria definitivamente se quiser fazer snorkelling.

5. Admirar os barcos da Cala de Biniancolla

Enseada de Biniancolla| ©Guzman
Enseada de Biniancolla| ©Guzman

Cala Biniancolla é um lugar tranquilo com um hotel a seus pés. Apesar disso, parece ser um refúgio reservado aos pescadores e curiosos que vêm apreciar a solidão da paisagem e, sobretudo, contemplar o azul turquesa que se pode ver nos arredores desta enseada. É sem dúvida um bom local para vir observar os pescadores.

À volta desta enseadamuitas casas que fazem parte da Binibeca Vell. Está rodeada de rochas que completam a sua paisagem de enseada intocada e é um bom destino para aqueles que procuram estar longe das multidões dentro de uma enseada ou de uma praia popular em Menorca.

Se procura um bom lugar para ver o pôr do sol em Menorca, este é definitivamente um bom lugar para o apreciar, fotografar e pintar, se tiver inclinação artística. É um lugar de inspiração, acho que é a referência perfeita para este lugar mágico e sonhador que oferece a todos os visitantes um bom lugar para descansar.

É de fácil acesso, para lá chegar pode utilizar os transportes públicos se não estiver num veículo privado. No caso de querer acompanhar a sua estadia no local com umas tapas ou uma bebida, perto da enseada pode encontrar um restaurante cujo menu de snacks e pratos vai adorar.

6. Apreciar a paisagem em Binissafúller

Em Binissafúller| ©Julien Vanbelle
Em Binissafúller| ©Julien Vanbelle

Binissafúller é uma enseada urbana situada no sopé de um sector movimentado. Não é uma praia muito frequentada, tendo em conta a sua localização. Trata-se mais de uma enseada solitária que costuma ser frequentada pelos habitantes dos arredores. Por outro lado, esta enseada é interessante para visitar devido ao seu fácil estacionamento e às lojas de comida próximas.

Se estiver de visita a Binibeca, vale a pena dar um pequeno passeio por esta enseada, desfrutar do sol, da paisagem e da boa comida que se pode encontrar nas suas margens. Vale a pena desfrutar da solidão da praia no meio de um ambiente urbano tão marcado como este local.

Para chegar à praia de Binisafuller, pode seguir-se o Caminho de Cavalls, que passa por detrás desta enseada e que nos deixa um bom percurso de paisagens e lugares bonitos para contemplar. Este caminho é especialmente agradável se quisermos ir a pé, dada a sua proximidade com a zona de Binibeca.

Binisafuller é uma praia que se pode visitar mesmo que não se pretenda visitar Binibeca Vell. Dada a sua proximidade com o Camí de Cavalls, pode ser uma boa opção se quiser fazer caminhadas por este caminho. Percorrer o Camí de Cavalls e parar em cada uma das enseadas e praias que se encontram à sua volta é uma atividade muito divertida e, sobretudo, saudável.

Reserve a sua excursão de meio dia pelas enseadas

7. De volta à modernidade em Binibeca Nou

Em torno de Binibeca Nou| ©Exploras
Em torno de Binibeca Nou| ©Exploras

Binibeca Nou é o oposto de Binibeca Vell. Aqui encontra todo o modernismo e a modernidade que não se vê em Binibeca Vell. Tem também uma praia paradisíaca situada mesmo ao lado de Cala Torret. A sua praia está rodeada de rochas de altura média e baixa, o que faz com que seja suficientemente seguro nadar aqui com os mais pequenos.

Tem uma paisagem idílica com uma vista imperdível que diz muito sobre o quão encantadora pode ser uma visita a este lugar. Na costa da praia é possível encontrar vários bares de praia que tornam a sua estadia na praia uma experiência muito mais agradável. Para chegar à Binibeca Nou pode utilizar os transportes públicos ou um veículo privado.

No caso de optar por chegar a esta praia com o seu veículo, não terá problemas de estacionamento, uma vez que existe um bom local onde podem estacionar mais de 100 veículos. No entanto, é preciso ter em conta que este parque de estacionamento não é vigiado.

A água azul-turquesa e a areia fina fazem com que seja um bom destino para passar um tempo agradável na praia se viajar para Binibeca. Nos arredores existem muitas opções de restauração para que possa provar os sabores mais requintados e especiais da gastronomia mediterrânica.

Dica de viajante

Ao nadar deve ter cuidado com a presença de alforrecas, embora os locais garantam que esta é uma espécie que não é perigosa para os seres humanos.

8. Visitar o parque aquático Splash Sur

No Splash Sur| ©Julian
No Splash Sur| ©Julian

Se estiver a visitar Binibeca com as crianças, pode tirar um dia inteiro para visitar um bom parque aquático na zona. Trata-se do Splash Sur, que tem um grande número de atracções aquáticas que as crianças vão adorar, e de certeza que você também vai gostar.

Para ir a este parque aquático, recomendo que se reserve bastante tempo. No interior do recinto, poderás encontrar diferentes opções para comer ou comer tapas. Também tens a oportunidade de aproveitar os preços dos bilhetes para crianças com menos de 12 anos. Mesmo as crianças com menos de 2 anos de idade podem entrar no local gratuitamente.

Dentro deste lugar há áreas especiais para ir com crianças em Menorca, piscinas com um nível de água adequado para crianças e, acima de tudo, é um lugar seguro para toda a família, onde há segurança em todos os momentos. É uma boa opção se fores a Binibeca, dada a sua proximidade com as cidades mais populares.

Este é um clube que tem a possibilidade de receber sócios, caso não seja sócio também pode desfrutar de uma estadia agradável e confortável no local. Se procura um pouco mais de aventura e adrenalina, então este parque também irá satisfazer todas as suas expectativas de entretenimento.

9. Saboreie a comida mediterrânica a partir de um terraço

Comida mediterrânica| ©Angelo Mossuto
Comida mediterrânica| ©Angelo Mossuto

Uma atividade que não pode perder é estar numa das esplanadas da cidade a beber um copo ou a saborear tapas ou pratos mediterrânicos. Por toda a cidade existem vários locais para o fazer: bares e restaurantes cujos menus oferecem comida típica local e, claro, estão situados em locais privilegiados da cidade.

Esta atividade pode ser realizada tanto durante o dia como ao pôr do sol e ao anoitecer, e será muito apreciada tanto a sós como em família, com amigos ou a dois. As vistas destes terraços são das melhores da ilha, sobretudo ao pôr do sol. Esta paisagem torna-se numa espécie de pintura a óleo e serve de inspiração para as mentes artísticas.

O Bambú é uma das ofertas gastronómicas da ilha. Este restaurante é especial porque, longe de oferecer comida mediterrânica, oferece aos seus clientes uma ementa japonesa, com pratos típicos asiáticos e uma grande variedade de combinações exóticas que o deixarão boquiaberto só de as provar. Antes de chegar e pretender comer no Bambú, tem de ter em conta que é um restaurante muito movimentado, por isso tem de ter uma reserva para comer lá.

Se procura um prato principal delicioso para comer a meio do dia, tem várias opções na aldeia, entre elas El Pescadito ou Sa Musclera, nem pode perder a comida requintada e o bom gosto de Sa Cuina de Binibeca & Bar Mar Blau. Para o lanche da tarde, pode ir à Pastelería Gilda ou à Cafetería Binibeca Vell. Se estiver à procura de um bom lugar para desfrutar de um bom cocktail, recomendo que visite o B.B Cocktail Bar.

Dica de viajante

Se for no verão a Binibeca, certifique-se de que faz reservas para tudo: hotel, restaurante, atracções. Não deixe que a estação o apanhe de surpresa!

10. Passe pelo cais ao fim do dia

Tarde em Binibeca| ©Carla Varona
Tarde em Binibeca| ©Carla Varona

Para terminar uma visita de lazer à aldeia de Binibeca, uma coisa que recomendo é ir à zona do cais. Nesta zona, é possível ver como os barcos de pequeno e médio porte são mantidos atracados no cais. É um verdadeiro espetáculo estar ali ao pôr do sol ou à noite, porque é um espaço que nos dá paz e tranquilidade.

Sentar-se à beira do cais e observar os barcos a serem balançados pelo vento suave é uma das actividades mais relaxantes que se pode ter em Binibeca, ou mesmo em toda a Menorca. É um espetáculo que vale a pena admirar. Mais uma vez, se tudo o que foi dito acima o inspirou a fotografar ou a pintar, posso garantir-lhe que este espetáculo também o fará.

Uma das coisas mais impressionantes deste lugar é o facto de ser muito pequeno, dando a impressão de ter saído de um conto de fadas. As ruas da aldeia terminam no cais, pelo que é uma forma ideal de acabar de se apaixonar pela zona antes de regressar.