Menorca em 5 Dias: tudo o que você precisa saber

Cinco dias não é tempo suficiente para percorrer Menorca, mas é o bastante para visitar os lugares mais emblemáticos da ilha. O que é certo é que tem muitas opções para se divertir.

Andressa García

Andressa García

leitura de 13 minutos

Menorca em 5 Dias: tudo o que você precisa saber

Enseada de Morell | ©Josep Trepat Font

É comum que os visitantes desta ilha não tenham tempo para visitar tudo o que Menorca tem para oferecer. Embora pequena, a mais tranquila das Ilhas Baleares, Menorca tem uma grande variedade de opções interessantes. A sua viagem de cinco dias será suficiente para planear um itinerário completo, mas ao mesmo tempo obrigá-lo-á a voltar para mais.

Os planos que lhe proponho para visitar a ilha em cinco dias têm um pouco de tudo. Passará da cultura à história, depois à aventura rural e terminará com uma experiência aquática imperdível que só Menorca lhe pode proporcionar.

Dia 1: Uma estadia tranquila em Ciutadella

Porto de Ciutadella| ©Jaume Escofet
Porto de Ciutadella| ©Jaume Escofet

Começaremos o nosso passeio visitando tudo o que há para ver em Ciutadella. Esta cidade, outrora capital de Menorca, conserva ainda o seu encanto particular.

É imperdoável visitar a ilha sem se perder nas ruas de Ciutadella, misturando-se com as suas gentes e visitando os seus locais históricos e arquitectónicos mais importantes.

Uma visita rápida à cidade pode demorar duas a três horas, mas se ficar mais de dois dias, merece um dia inteiro para explorar toda a cidade.

Admirar a arquitetura da Cidade Velha

O centro histórico da cidade é interessante porque poderá visitar alguns dos monumentos arquitectónicos mais importantes da cidade. O Teatro Principal é um exemplo claro disso, pois é uma das mais antigas casas de ópera em atividade no mundo.

No centro histórico também se pode visitar a catedral da cidade. O seu nome é Catedral de Santa María de Ciudadela e é um interessante exemplo do período gótico. O centro histórico está protegido como Bem de Interesse Cultural.

Um passeio pelas suas ruas não só o deixará maravilhado com a conservação das suas estruturas, como também terá a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre a história da antiga cidade amuralhada de Menorca.

Visitar o porto de Ciutadella

O porto de Ciutadella, situado no norte, é um dos lugares mais importantes da ilha. Embora seja um porto pequeno que costumava receber apenas pequenos barcos comerciais e de pesca, a sua importância aumentou consideravelmente nos últimos anos.

Atualmente, se percorrer esta zona, notará o número de barcos de recreio ancorados.

O melhor é dar um passeio sem pressa à volta do porto. O ambiente é agradável tanto de dia como de noite.

Durante o dia, pode dar um passeio sem press as e mesmo se for hora de almoçar no porto, há uma grande variedade de cozinha mediterrânica para escolher.

Vistas de cortar a respiração no Farol de Punta Nati

O Farol de Punta Nati é o próximo na lista do nosso primeiro dia. Uma vez terminado o passeio pelo porto, siga a estrada para a Carrer de la Quintana de Mar em direção a Punta Nati.

Neste importante monumento histórico, será possível tirar fotografias impressionantes e observar em pormenor as estruturas que rodeiam o farol. Para lá chegar, estacionar o carro na entrada e seguir a pé até ao farol.

É um bom lugar para assistir ao pôr do sol e também para apreciar uma vista deslumbrante do mar. O complexo do Farol de Punta Nati é composto por dois edifícios em forma de retângulo. O farol está localizado a uma altura aproximada de 42 metros acima do nível do mar.

Dica de viagem

À noite, é possível admirar um céu estrelado espetacular devido à baixa poluição luminosa.

Pôr do sol na Pont D'en Gil

Caso chegues demasiado cedo ao farol de Punta Nati e não consigas ver o pôr do sol, podes ir à Pont D'en Gil. Esta é uma atração turística natural única e bonita para visitar. Trata-se de uma formação rochosa com a forma de uma ponte.

A partir deste local, pode apreciar as mais belas vistas do pôr do sol em Ciutadella. Pode-se chegar à Pont d'en Gil de várias maneiras, de bicicleta ou de carro.

Também se pode chegar por mar, tendo em conta que este buraco nas falésias permite a entrada de barcos de pequeno e médio porte.

Quando a noite cai em Ciutadella

Quando o sol se põe, se quiser, pode desfrutar de uma boa noite num dos bares da cidade. Tomar umas bebidas e comer umas tapas pode ajudar a relaxar o corpo depois de um dia de caminhadas intensas.

Quando finalmente quiser descansar, a cidade oferece uma grande variedade de hotéis. Os lugares para ficar são, sem dúvida, uma experiência mágica. Pode passar a noite em hotéis que se adequam ao seu orçamento.

Também tem a oportunidade de ficar em aparthotéis. Os preços de um quarto variam, mas, em geral, é possível obter alojamento a partir de 57 euros por noite.

Dia 2: Visita histórica e cultural

Fornells a partir de Monte Toro| ©Luca Sbardella
Fornells a partir de Monte Toro| ©Luca Sbardella

Para o segundo dia em Menorca, sugiro que deixe Ciutadella e embarque num passeio histórico e cultural por outros locais igualmente interessantes. Começaremos com um percurso pela pequena aldeia de Fornells, situada no extremo norte da ilha.

Também neste dia, continuando com a visita aos faróis, sugiro-vos que vão ao farol de Cavalleria. Seria uma excelente opção subir ao Monte Toro e visitar o santuário que se encontra no cume. Finalmente, uma visita rápida a Es Mercadal.

Passear por Fornells

Situada na baía com o mesmo nome, a cidade de Fornells oferece muitas actividades para fazer. Por exemplo, para além de passear pelo local, pode fazer um passeio de barco para fazer snorkeling a partir de Fornells. Quanto à visita guiada à aldeia, tenho a certeza de que será uma bela experiência.

Para chegar a Fornells a partir de Ciutadella, é necessário alugar um carro. Não é um passeio que se possa fazer a pé, dada a distância entre um sítio e outro. Demorará aproximadamente meia hora a chegar de Ciutadella de Menorca a Fornells.

Não existem ligações de transportes públicos entre estes dois pontos. Outra opção é contratar uma excursão guiada de Ciutadella de Menorca a Fornells.

Fornells é uma vila de pescadores cuja principal atração são as suas ruas e casas tradicionais. Além disso, a sua oferta gastronómica é variada e ampla, mantendo sempre o espírito mediterrânico. Se lá for de manhã, irá certamente desfrutar de um bom pequeno-almoço Fornellero.

Reserve o seu passeio de barco com snorkelling a partir de Fornells

Vistas do Farol de Cavalleria

Depois de visitar Fornells, uma boa rota a escolher é dirigir-se ao Farol da Cavalleria. Para fazer este percurso, é necessário dirigir-se ao Camí de Tramuntana, que nos leva diretamente ao farol.

A altura ideal para visitar o farol de Cavalleria é durante o dia. Muitos turistas optam por visitar a área à noite, no entanto, tende a ser um pouco mais perigoso devido à quantidade de penhascos ao redor. Por esta razão, está em segundo lugar no seu itinerário para o segundo dia em Menorca.

As vistas do farol são de cortar a respiração. Curiosamente, mesmo ao lado do farol há uma gruta onde se pode entrar para ter uma vista ainda mais bonita. Cuidado com a gruta, pois o máximo que se pode entrar é entre 15 e 20 metros.

Dica de viajante

Não empilhar pedras para "voltar a Menorca", é uma prática que faz mal ao ecossistema do farol.

Subir ao Monte Toro

Em terceiro lugar na nossa lista de actividades para o segundo dia em Menorca, uma visita ao Monte Toro é obrigatória. É uma experiência que se pode viver tanto de carro como a pé.

Para chegar a este lugar , terá de apanhar um carro de Fornells até Es Mercadal para começar a subir o Monte Toro. No final da subida, encontrarás a igreja mais isolada de Menorca.

No interior do Santuário da Virgem do Monte Toro verá uma gratificante mostra de cristianismo e religião. Se quiseres obter os melhores postais de Menorca desde as alturas, este é o lugar ideal. Provavelmente, já vai querer almoçar, por isso não hesite em passar pelo restaurante Sa Posada del Toro para comer qualquer coisa.

Uma breve visita a Es Mercadal

No sopé do Monte Toro, encontrará uma pequena aldeia impossível de perder no caminho, Es Mercadal.

É uma aldeia muito pequena que se visita em pouco tempo e cujo centro urbano se situa à volta da igreja matriz.

Apesar de ser uma pequena povoação, Es Mercadal representa o centro da geografia de Menorca, e oferece uma grande variedade de opções tanto para comer como para ficar.

Se passou a noite aqui e não quer ir a outra localidade próxima, e muito menos regressar a Ciutadella, pode ficar em Es Mercadal. A oferta hoteleira é de boa qualidade e com preços que variam entre os 50 e os 100 euros por noite.

Dia 3: Safari de jipe de dia inteiro

Jeep Safari Menorca| ©ryan carter
Jeep Safari Menorca| ©ryan carter

Para o terceiro dia da excursão que prepar ei para si, espera-o uma aventura pelos lugares mais exóticos da ilha.

A maioria dos lugares que visitará no jeep saf ari estão fechados ao público ou são de difícil acesso por veículo privado ou qualquer outro meio de transporte. Tem duas opções para reservar esta aventura.

O aspeto positivo de ambas as excursões é que ambas têm transporte e vão buscá-lo ao seu alojamento. Oferecem também a possibilidade de esperar por si no ponto de partida. Pode optar por pagar individualmente ou contratar uma excursão exclusiva para famílias.

Passeio turístico por sítios menos visitados

Nesta primeira opção, terá a oportunidade de conhecer locais pouco conhecidos da ilha. Visitas a pedreiras, ravinas de difícil acesso e faróis nas falésias fazem parte deste passeio. Terá também a oportunidade de descobrir belas enseadas escondidas.

Durante o passeio, é possível efetuar uma visita guiada a quintas privadas onde se produz queijo da mais alta qualidade. O passeio inclui também uma degustação destes produtos. Visitará locais estratégicos da ilha, como moinhos de água, vestígios arqueológicos e outros.

Visita a zonas de acesso restrito

Pode optar por outro tipo de visita mais completa e a locais verdadeiramente restritos, onde nenhum visitante comum tem acesso. A partir da costa norte de Menorca poderá ver um belo pôr do sol. Também visitarás as pedreiras situadas nas zonas altas das rochas brancas.

Uma experiência completa pelos bosques e lugares mais inóspitos espera por ti. O passeio pelo campo é uma aventura que não vai querer perder por nada. Não pode deixar de provar os queijos típicos da zona, assim como conhecer o seu fabrico e o processo de cura.

Percorrerá paisagens exclusivas que só podem ser visitadas a bordo de um Land Rover que faça este tipo de passeio. Por fim, irá até às ravinas de mais difícil acesso, para uma experiência de aventura mais do que extrema.

Reserve o seu Safari em jipe

Dia 4: Visita ao sul de Menorca

Porto de Maó| ©Eduardo Ortín
Porto de Maó| ©Eduardo Ortín

No quarto dia da sua viagem, começará a explorar as actividades mais famosas de Menorca, as suas praias. Para este dia, convido-o a viajar para o sul da ilha para visitar Mahón, a atual capital de Menorca.

Neste dia, também poderão visitar a Fortaleza de La Mola, uma construção imponente que faz parte da arquitetura mais antiga da ilha. Este passeio não será apenas divertido, mas também muito enriquecedor e educativo. Para terminar o dia, nada melhor do que ficar e desfrutar da aldeia de Binibeca.

Uma estadia calorosa no porto de Mahón

O que impressiona no porto de Mahón é o facto de ser uma formação completamente natural que facilita a chegada dos barcos à ilha.

Este é o segundo porto mais profundo do mundo, bem como o maior porto natural da Europa. Não há dúvida de que este lugar tem o seu encanto e é impossível deixar Menorca sem o visitar.

Mahon é tão animada de dia como de noite. Se a visitares durante o dia, poderás ver os muitos barcos que ancoram no porto. Se fores à noite, o ambiente é mais festivo e animado, vibrante e com muitos lugares para tomar umas bebidas refrescantes e comer qualquer coisa.

Dependendo do teu itinerário, irás a Port Mahon durante o dia. Mas não se preocupe, as actividades diurnas são igualmente excitantes. Caso queiram começar o dia na praia, podem fazer caiaque a partir deste porto.

Alugue o seu caiaque em Menorca

Labirintos na Fortaleza de La Mola

A Fortaleza de La Mola é um monumento construído na antiguidade para proteger a cidade de ataques estrangeiros. O porto de Mahón sempre desempenhou um papel fundamental na organização militar ao longo dos séculos. Este facto foi compreendido desde muito cedo, pelo que foi ordenada a construção desta fortaleza.

Para chegar a este lugar a partir do Porto de Mahón, terá de apanhar um carro alugado para La Mola. Seguir pela estrada ao longo da Carrer Andana de Ponent até Moll de Ponent, que nos levará diretamente à fortaleza.

A visita ao local é uma experiência única em Menorca, sobretudo porque representa um encontro com a história mais longínqua da ilha.

Por outro lado, a visita é muito mais divertida graças ao grande número de passagens que o sítio possui. Tem vários caminhos estreitos que parecem um labirinto. É fácil perder-se no seu interior.

Para percorrer todo o recinto, ter tempo para se perder e reencontrar a saída, bem como para tirar algumas fotografias, é necessário reservar pelo menos um par de horas.

Nesta altura, o meio-dia já se aproxima e a fome começa a apertar. O próximo destino irá oferecer-lhe uma grande variedade de receitas mediterrânicas.

À descoberta da Binibeca branca

Para chegar ao próximo ponto da sua visita a Menorca, terá de apanhar um carro até Binibeca. Deve-se partir de La Mola e tomar a estrada de Binibequer.

Binibeca está situada em plena costa, no sudeste da ilha. A primeira paragem quando se chega à aldeia é o almoço. A sua oferta gastronómica não é diferente da de outros lugares da ilha, prevalecendo a comida mediterrânica, pelo que sempre se podem conseguir bons pratos para o almoço, e também boas tapas.

Esta aldeia de pescadores é linda, certamente se apaixonará pela peculiaridade das suas casas brancas colocadas como uma espécie de puzzle por todo o lado. A aldeia tem este estilo muito caraterístico da Europa clássica e de aldeia. Sem dúvida, é uma bela visita que vos deixará belos postais.

Dia 5: Viagem de um dia às enseadas do Sul

Enseada de Macarella| ©Antonio L
Enseada de Macarella| ©Antonio L

E, finalmente, para terminar o passeio de cinco dias pela vibrante ilha de Menorca, não pode perder as actividades aquáticas.

Embora a oferta de desportos náuticos seja muito mais vasta, optei por propor um itinerário tranquilo e relaxante para conhecer a ilha.

O passeio de barco pelas enseadas do sul levá-lo-á a praias mágicas em enseadas idílicas. Este tipo de excursão oferece paragens em cada uma das enseadas visitadas, pelo que terá a oportunidade de nadar em cada uma delas. Como passará todo o dia no barco, fará as suas refeições a bordo.

Algumas excursões têm snacks incluídos e outras não, para estes casos, recomendo que comprem comida para levar.

Son Saura

Uma das paragens da excursão às enseadas do sul é o Arenal de Son Saura, uma das praias virgens da ilha, o que significa que não recebe demasiados visitantes para ser considerada uma praia movimentada.

Um aspeto curioso desta praia é o facto de estar um pouco coberta de algas, pelo que não é muito atractiva para nadar. No entanto, é um verdadeiro luxo poder conhecer este local e tirar muitas fotografias num cenário tão bonito.

Es Talaier

Continuando o percurso, o próximo local a visitar é Es Talaier. Situada mesmo ao lado de Cala Son Saura, esta enseada virgem oferece uma paisagem paradisíaca.

Uma das melhores coisas que esta enseada tem para oferecer é a sua areia branca e fina. Os visitantes de Es Talaier apreciam frequentemente as suas águas azul-turquesa.

Durante a excursão, esta é uma das enseadas incluídas no itinerário. Como se trata de um espaço pequeno, demorará uma ou duas horas a percorrer todo o local. Para chegar a este lugar a partir de Son Saura, normalmente é necessário caminhar até ele, pelo que a melhor forma de o conhecer é a bordo de um barco.

Turqueta

Esta é uma das enseadas com maior número de visitantes. Costuma ser bastante turística devido às suas águas azul-turquesa e à calma das ondas.

Na época alta é um dos destinos mais concorridos. Fica a pouca distância das enseadas que já visit ámos e será, sem dúvida, uma excelente opção para passar o tempo com a família.

Muitos consideram que Turqueta é a enseada mais famosa de Menorca, e a verdade é que é mesmo. Quando lá chegares, vais perceber que o ambiente é vibrante. Ao mesmo tempo, se quiser apenas relaxar, pode estender a sua toalha na areia e desfrutar do sol até à hora de continuar o passeio.

Macarella

Nomeada como a enseada mais bonita da ilha, Cala Macarella será o próximo destino do seu dia de passeio pelas enseadas do sul de Menorca. Uma das suas principais atracções é a quantidade de barcos que aqui atracam. Ficará impressionado com as águas azuis e a areia branca.

Tirar fotografias em Macarella é uma obrigação durante esta excursão. Uma vez em Macarella, pode sentir-se seguro e protegido, pois há nadadores-salvadores à volta da praia que vigiam os turistas que circulam pela zona.

Macarelleta

Muito perto de Macarella há uma enseada ainda mais pequena e com características peculiares. Trata-se de Macarelleta.

Esta enseada destaca-se por ser nudista. Se gosta de se sentir realmente ao ar livre, este é o local perfeito para deixar a sua liberdade correr livremente.

Para chegar a Macarelleta é necessário caminhar desde Macarella devido ao seu difícil acesso, pelo que esta enseada é também uma melhor opção para visitar de barco.

É um excelente destino para continuar a descobrir e desfrutar das enseadas do sul. As vistas do lugar são dignas de cartões postais e de desfrutar de uma bebida refrescante à beira-mar.

Reserve a sua excursão às enseadas do sul

Meios de transporte para facilitar o vosso itinerário

Condução| ©Tobi
Condução| ©Tobi

Para se deslocar na ilha de Menorca, existem vários meios de transporte. Um dos mais comuns é alugar um carro na ilha ou levar o seu próprio veículo. Se não tiver carro próprio ou não pretender alugar um, pode também utilizar os transportes públicos ou apanhar um táxi.

A desvantagem dos transportes públicos é que os autocarros não chegam a todas as zonas turísticas da ilha. Os táxis podem ser um pouco caros.

A ilha tem muitas opções de aluguer de automóveis, pois é sem dúvida a melhor forma de se deslocar.

  • Dia 1: Ciutadella
  • Cidade Velha
  • Porto de Ciutadella
  • Farol de Punta Nati
  • Ponte do Gil
  • Noites em Ciutadella
  • Dia 2: História e cultura
  • Aldeia de Fornells
  • Farol de Cavalleria
  • Monte Toro
  • Es Mercadal
  • Dia 3: Jeep Safari
  • Lugares raramente visitados
  • Locais de acesso restrito
  • Dia 4: Sul de Menorca
  • Porto de Mahon
  • Fortaleza de La Mola
  • Binibeca
  • Dia 5: Enseadas do Sul
  • Son Saura
  • Es Talaier
  • Turqueta
  • Macarella
  • Macarelleta