11 coisas para fazer em Bangkok

Bangkok é a capital da Tailândia, mas é mais do que isso: é uma cidade cheia de templos, canais, palácios, bairros interessantes e comida deliciosa.

Ana Caballero

Ana Caballero

leitura de 13 minutos

11 coisas para fazer em Bangkok

Atardecer con vista al templo |©Maksim Romashkin

Ouvir histórias fascinantes sobre a capital da Tailândia não é incomum nos círculos turísticos, mas vê-la em primeira mão é algo que não pode ser comparado. Banguecoque é uma das cidades mais populosas e cosmopolitas da Ásia e nela se pode encontrar todo o tipo de ambientes, sabores e sensações.

Desde visitar os templos budistas mais exclusivos e onde há mais demonstrações de fé, a tirar fotografias do palácio mais luxuoso, enquanto se compra comida aos habitantes locais a partir de um barco. Banguecoque é uma cidade de contrastes onde cada detalhe pode ser transformado num objeto de deslumbramento absoluto. Gostaria de estar num ambiente assim? Então continue a ler para descobrir o que ver e fazer nesta grande cidade.

1. Excursão hop on hoff

Autocarro vermelho dos transportes públicos em Banguecoque|©Fancycrave
Autocarro vermelho dos transportes públicos em Banguecoque|©Fancycrave

Vamos lá começar! Como introdução à cidade, recomendo vivamente que faça uma das melhores excursões de autocarro hop on hoff. Assim que começar a excursão, perceberá que Banguecoque é uma cidade muito colorida, pelo que poderá ter uma visão geral de muitas das principais atracções da capital tailandesa a partir do topo de um autocarro.

Tenha em mente que as temperaturas em Banguecoque tendem a ser elevadas durante grande parte do ano, por isso, se estiver à procura da melhor altura para ir à cidade e optar por um mês quente, tome as suas precauções. Se estiver numa excursão das melhores coisas para fazer em Banguecoque no verão, use protetor solar se estiver na parte superior aberta.

Descobrirá que estar na parte superior aberta do autocarro durante algum tempo será ótimo, mas poderá descobrir que quer recolher-se no convés inferior devido ao excesso de sol. Esta é a grande vantagem dos autocarros hop on hop on hop off, pois permitem-lhe chegar o mais perto possível do seu destino com conforto.

Também pode contratar os serviços das empresas de autocarros hop on hop on hop off por 24, 48 ou 72 horas, para que possa sair nas principais atracções como o Grand Palace e, quando terminar, pode voltar a entrar no autocarro e continuar para outra atração.

Não se esqueça de que as próprias empresas de autocarros hop on hoff oferecem rotas de acordo com as atracções, como excursões de entretenimento, compras ou locais históricos. Isto é fundamental se quiser otimizar o tempo e estiver à procura de coisas para fazer rapidamente.

Reservar uma visita guiada a Banguecoque

2. Ver o Grande Palácio

Grande Palácio - Tailândia|©cattan2011
Grande Palácio - Tailândia|©cattan2011

A capital da Tailândia é mundialmente famosa pelos seus palácios e, entre eles, o Grande Palácio é o mais notável. Pensava que os únicos palácios reais imponentes estavam na Europa? O Grand Palace foi a residência oficial dos monarcas da Tailândia, mesmo sob o domínio colonial, entre 1782 e 1932, mas ainda hoje é utilizado para diferentes actos oficiais e destaca-se como o principal dos melhores palácios de Banguecoque.

Quando passar por aqui vai aperceber-se da majestade do local, porque o Grand Palace não é apenas um palácio, mas um complexo arquitetónico com inúmeros palácios e templos, num total de 218 mil metros quadrados, protegido num dos seus flancos pelo rio Chao Phraya. Este palácio está aberto ao turismo para que o possa apreciar em todo o seu esplendor, pelo que a compra de bilhetes para o Grand Palace é algo que não pode deixar de fazer.

Dentro deste complexo de palácios encontra-se também o Templo do Buda de Esmeralda, o que o torna uma das maiores atracções de toda a cidade. Este templo, um dos mais importantes do budismo Theravāda, irá cativá-lo com os seus portais e pormenores, que combinam com todo o sistema do palácio. Está pronto para uma visita a este fantástico complexo de palácios?

Informações práticas

  • Localização: Na Phra Lan Road, Phranakorn (Rattanakosin).
  • Preço: geralmente 500 baht (cerca de 14 euros), que inclui o acesso ao Templo do Buda de Esmeralda e ao Museu Têxtil da Rainha Sirikit. A entrada é gratuita para os tailandeses.
  • Horário de funcionamento: diariamente, das 8h30 às 15h30.

Dica de viajante
A entrada neste complexo de palácios e no Templo do Buda de Esmeralda tem um código de vestuário rigoroso que deve ser respeitado. É proibido entrar com tops, calções ou bermudas, calças justas, mini-saias ou calções desportivos.

3. Fazer compras e viver em Chinatown

Banguecoque, Chinatown|©Wolfgang Bayer
Banguecoque, Chinatown|©Wolfgang Bayer

Yaowarat é uma das Chinatowns mais famosas de todo o Sudeste Asiático e tem o nome de uma das ruas mais importantes de Banguecoque. A Rua Yaowarat é também conhecida como Rua do Dragão, quer pela sua forma, quer como referência à comunidade chinesa, que mantém esta zona de Banguecoque repleta de comércio e vida.

Se quiser comprar comida e produtos diferentes, a Chinatown de Banguecoque é ideal. Ao longo da rua Yaowarat, encontrará outras ruas estreitas e pequenas, cheias de lojas de eletrónica e muita comida. Especialmente à noite, Chinatown torna-se um bairro com todo o tipo de comida chinesa, aos melhores preços e com a maior variedade. Comer na rua é uma das melhores coisas para fazer em Chinatown.

Tenha em conta que ao longo da rua Yaowarat encontrará muitas lojas nos passeios, pelo que deve saber que caminhar não é o mais confortável, embora seja o mais delicioso para o seu paladar. Também encontrará mercados de rua e muitas lojas de rua com preços incríveis. Pode chegar a este bairro através da estação de metro Wat Mungkorn, da linha azul, ou através de barcos públicos no canal Phadung Krung Kasem.

4. Comer no topo dos arranha-céus

Arranha-céus de Banguecoque|©juan manuel ruiz ariza
Arranha-céus de Banguecoque|©juan manuel ruiz ariza

Não é nenhuma Nova Iorque, mas, por vezes, Banguecoque parece rivalizar com ela. No Sudeste Asiático, Banguecoque destaca-se entre as cidades pelos seus imponentes arranha-céus, alguns dos quais com mais de 300 metros de altura. Seria uma pena perder a vista do topo dos miradouros dos melhores arranha-céus de Banguecoque, que, à noite, proporcionam um espetáculo visual deslumbrante.

Os arranha-céus de Banguecoque são muito impressionantes porque a cidade é muito grande e predominantemente plana, fazendo com que estes edifícios de 200 e 300 metros pareçam enormes torres. A torre mais importante é a Baiyoke, que é a mais alta de toda a Tailândia e tem 85 andares, mas a melhor parte é um andar acima, no 84, onde se pode comer num restaurante rotativo que se move 360° enquanto se desfruta de uma deliciosa refeição.

Esta experiência é incrível e recomendo-a vivamente, mas também pode ser complementada com outros arranha-céus da cidade, como o que alberga o restaurante Cloud 47 na Silom Street. Este restaurante fica no topo de um edifício de 47 andares, bastante simples e com ar de escritório, mas a partir daqui é possível comer ao melhor preço e com uma vista excecional.

Compre o seu bilhete para a plataforma do Baiyoke Sky Hotel

5. Aprender em aulas de culinária tailandesa

O chefe na cozinha|©Ayyeee Ayyeee
O chefe na cozinha|©Ayyeee Ayyeee

Nas feiras gastronómicas e em muitos, muitos restaurantes em todo o mundo, a comida tailandesa está em todo o lado. Mas que tal passar algumas horas durante a sua estadia em Banguecoque a participar nas melhores aulas de cozinha tailandesa, dadas pelos próprios tailandeses? Este é um plano que recomendo vivamente se gostar de comer e cozinhar e quiser tirar o máximo partido da sua viagem.

Por exemplo, tem diferentes opções. Pode ir a uma escola de culinária como a Blue Elephant, onde oferecem cursos para turistas, mas o melhor é fazer uma excursão que o leve a diferentes mercados para comprar os produtos locais e depois, com um ou mais chefes, pode aprender a fazer uma série de pratos, de modo a ter pelo menos uma entrada, um prato principal e talvez uma sobremesa. Também verá isto se fizer uma das melhores visitas guiadas gastronómicas da cidade.

A cozinha tailandesa dá muita ênfase às grandes frigideiras, como as woks, mas também é importante aprender a utilizar especiarias específicas da região e também a melhor forma de fritar e preparar sopas. Em suma, a ideia destas aulas é dar-lhe acesso aos melhores sabores que pode agora aprender a preparar quando regressar a casa.

Reservar uma aula de culinária em Banguecoque

6. Reservar um passeio de tuk-tuk

tuk-tuks|©Heidi De Vries
tuk-tuks|©Heidi De Vries

Sempre que se popularizam postais sobre a Tailândia ou sobre Banguecoque em particular, surgem alguns meios de transporte curiosos, em que um condutor conduz uma espécie de mota alongada e com tejadilho. São os tuk-tuks, muito característicos do Sudeste Asiático, que permitem resolver a difícil mobilidade destas grandes cidades. E acredite ou não, são óptimos para um passeio, por isso convido-o a reservar um dos melhores passeios de tuk-tuk da cidade.

Os passeios de tuk-tuk são muito tranquilos porque o condutor pode mostrar-lhe as diferentes atracções de Banguecoque a baixa velocidade. A grande vantagem do tuk-tuk neste caso é que não precisa de andar tão depressa como uma mota, pelo que verá tudo pacientemente, e também, pode estar em casal e ao ar livre, pelo que a brisa jogará a seu favor para acalmar as altas temperaturas.

É importante saber que a maioria dos passeios de tuk-tuk são feitos à noite, pelo que as temperaturas também são bastante agradáveis. Estes passeios são uma das melhores coisas para fazer com crianças em Banguecoque e podem demorar até quatro horas se fizer muitas paragens ou se o passeio incluir a entrada em diferentes atracções da cidade.

Recomendo que estes passeios estejam no topo da sua lista de prioridades, embora também possa estar interessado nos melhores passeios de bicicleta em Banguecoque se quiser controlar todo o itinerário.

Reservar um passeio gastronómico de tuk tuk

7. Ver templos

Banguecoque: Wat Trimit|©Iris Kunsongkeit
Banguecoque: Wat Trimit|©Iris Kunsongkeit

No sudeste asiático coexistem o islamismo, o cristianismo e o budismo, mas quando se vai a Banguecoque, percebe-se que o budismo é uma parte muito importante da cultura tailandesa e que os templos budistas theravāda de Banguecoque são a maior representação disso em toda a região. É por isso que uma parte obrigatória das suas excursões e passeios deve ser visitar os melhores templos da cidade.

Naturalmente, o templo que rouba o espetáculo é o Templo do Buda de Esmeralda, localizado no interior do Grande Palácio. Mas sugiro que vá mais longe e visite o templo Wat Trimit, que certamente já viu em muitas fotografias graças ao seu enorme Buda de ouro puro. Esta estátua de 3,5 toneladas é a maior estátua de ouro maciço do mundo, por isso é espantoso que se possa chegar ao pé dela e tirar algumas fotografias.

Mas há mais: o templo de Wat Po mostrar-lhe-á um Buda reclinado coberto de folhas de ouro. É uma estátua de 46 metros de comprimento que pode ser percorrida de ponta a ponta. E o templo de mármore? É um belo edifício que combina a arquitetura oriental através dos seus telhados com o mármore italiano.

O meu conselho é que faça uma das melhores excursões em Banguecoque, onde poderá visitar pelo menos estes três templos, acompanhado por um guia, e aprender sobre as suas diferenças e a sua importância para o budismo no país.

Reservar uma excursão com visita aos templos de Banguecoque

8. Passear e fazer compras num mercado flutuante

mercado flutuante de bangkok|©Andrés Gallardo Altieri
mercado flutuante de bangkok|©Andrés Gallardo Altieri

Banguecoque é uma cidade à beira-mar e, incrivelmente, por vezes parece estar abaixo do nível do mar, porque muitas das estradas partilham espaço com pequenos cursos de água. É por isso que muitos dos mercados não estão em terra, mas sim a flutuar. Alguns deles estão adaptados para que os turistas desfrutem e conheçam estes belos locais.

É por isso que recomendo que não saia de Banguecoque sem fazer uma excursão de um dia aos mercados flutuantes da cidade. Sem dúvida, o mais famoso é o Damnoen Saduak, que, apesar de estar situado nos arredores da cidade e de ser muito difícil chegar lá, é o maior e mais variado.

Aqui pode encontrar as melhores opções para o visitar como turista, bem como para fazer compras sem sair do seu pequeno barco. Ir a este mercado seria uma das melhores viagens de um dia a partir de Banguecoque para o tempo que demora.

Mas não é o único: o mercado de Taling Chan está consideravelmente mais perto do centro de Banguecoque e permite-lhe experimentar o encanto de um mercado flutuante, com mais habitantes locais e menos serviços orientados para os turistas, durante menos tempo. O problema deste mercado é que só está aberto aos fins-de-semana.

As suas opções também podem incluir os mercados flutuantes de Amphawa ou Bang Nam Pheung, por isso é uma questão de ajustar o seu itinerário e garantir que não perde estas maravilhas pitorescas do comércio tailandês.

Reservar uma visita aos mercados de Banguecoque

9. Desfrute de um espetáculo de cabaret

Cabaret Calypso|©Fleur
Cabaret Calypso|©Fleur

Quando se pensa em Banguecoque, provavelmente não se associa a cidade ao cabaré, mas a verdade é que é uma das grandes indústrias da vida nocturna da capital tailandesa e, por essa razão, recomendo que, pelo menos, se delicie com uma das melhores coisas para fazer à noite em Banguecoque e assista aos mais esplêndidos espectáculos de cabaré à escala mundial. A escolha é vasta, tanto em termos de tema, como de localização e duração, mas há muitos que se destacam.

O mais famoso é, sem dúvida, o Calypso Cabaret, que imita a Broadway com uma encenação que realça o melhor dos trópicos tailandeses, mas com uma representação teatral de grandes nomes americanos como Elvis Presley. Os artistas são maioritariamente transgéneros, enquanto outros optam por se travestir ou ser drag queens, tornando esta uma experiência cheia de inclusão e talento.

Mas não são a única alternativa, pois o cabaret em Banguecoque é uma constante. Outro dos mais importantes é o Golden Dome, onde artistas fonomímicos e drag performers também farão apresentações dos maiores sucessos da música mundial, para entreter todos os turistas, independentemente da sua origem. No final deste fantástico evento, poderá tirar fotografias com os artistas. Não perca a oportunidade e reserve os seus bilhetes para o cabaré e para os melhores espectáculos noturnos.

Compre os seus bilhetes para o Cabaret Calypso

10. Fazer um cruzeiro no rio

Cruzeiro em Banguecoque|©KevinJewell
Cruzeiro em Banguecoque|©KevinJewell

Um enorme mar flanqueia a cidade de Banguecoque, que parece parcialmente submersa por centenas de canais e pequenos cursos de água. Mas em Banguecoque também é possível fazer um dos cruzeiros da cidade, uma vez que o majestoso rio Chao Phraya é atravessado todos os dias por muitos cruzeiros para o usufruto dos turistas que visitam a cidade.

Um dos planos mais populares neste sentido é o cruzeiro com jantar. A ideia é subir a bordo ao fim da tarde para ver o pôr do sol e saborear uma fantástica refeição tailandesa. Mas há para todos os gostos, pois enquanto há cruzeiros mais românticos, vocacionados para casais, outros terão espectáculos musicais bem ruidosos que não passarão despercebidos por nada deste mundo.

A tranquilidade do rio Chao Phraya permite também oferecer aos turistas passeios de cruzeiro diurnos, que permitem ver uma vista panorâmica da cidade e tirar as melhores fotografias com todo o tipo de abordagens. Esta é uma das actividades para fazer em Banguecoque no inverno, porque não será afetada a não ser que haja uma grande tempestade.

Além disso, é um momento perfeito para relaxar, respirar ar fresco e apreciar a magnitude da enorme cidade que está a conhecer, porque Banguecoque é uma das cidades mais imponentes do mundo.

Reservar um cruzeiro em Banguecoque

11. Faça uma viagem a Ayutthaya ou à Ponte sobre o Rio Kwai

Se tiver a sorte de passar vários dias na capital tailandesa, recomendo que explore outros locais próximos, como o Parque Nacional de Erawan, que pode ser visitado a partir de Banguecoque para ver a Ponte sobre o Rio Kwai, tornada famosa pelo filme vencedor de 7 Óscares sobre a construção do caminho de ferro da Birmânia por prisioneiros de guerra.

Outra excursão altamente recomendada é a que o leva a descobrir Ayutthaya a partir de Banguecoque, a antiga capital do reino e onde verá os melhores templos da Tailândia, onde relíquias sagradas, palácios e locais de culto ainda estão preservados e continuarão a encantar os amantes desta terra.

Reservar uma excursão a Ayutthaya a partir de Banguecoque

Qual é a melhor altura para viajar para Banguecoque?

Com o seu clima tropical, Banguecoque recebe turistas em quase todas as estações do ano. As temperaturas tendem a ser elevadas durante todo o ano, tal como a humidade, embora esta aumente na estação das chuvas. Se está a decidir quando viajar, talvez a estação seca, entre novembro e fevereiro, seja a melhor altura para visitar, de modo a não sofrer tanto com o calor típico da região. Em todo o caso, este destino oferece actividades fantásticas todos os meses. Aqui está uma amostra:

Ou porque não... 10 coisas para ver e fazer em Banguecoque no Natal?

Planeie bem a sua viagem

Numa cidade tão cosmopolita como Banguecoque, é importante planear a sua viagem para tentar condensar tudo sem stress, mas também sem deixar nada por ver. Por esse motivo, em Hellotickets, preparamos esses guias de viagem para facilitar sua tarefa e nos quais você verá distribuídos os planos de acordo com os dias de sua estadia na cidade:

Como última recomendação, dê uma vista de olhos ao nosso post sobre os transfers entre os aeroportos e o centro de Banguecoque, vai gostar de saber quais são as opções para que, assim que aterrar, possa chegar ao seu hotel da forma mais confortável e rápida possível.