10 coisas para fazer em Bangkok em outubro

Desde os seus santuários ornamentados e atracções vibrantes até à sua deliciosa cozinha tailandesa. Explore a capital da Tailândia quando as chuvas já tiverem passado.

Carla Yaquer

Carla Yaquer

leitura de 9 minutos

10 coisas para fazer em Bangkok em outubro

Vista panorámica de Bangkok |© Alejandro Cartagena 🇲🇽🏳‍🌈

A Cidade dos Anjos é uma capital asiática excitante e diversificada que atrai milhões de turistas todos os anos com a sua variedade cultural, vida de rua vibrante e festivais tradicionais. Junte-se a mim para ver e fazer coisas em Banguecoque em outubro, quando a Quaresma budista termina e o tempo está mais ameno.

Quer se trate do Festival de Barcos de outubro, de caminhadas radicais ou do Festival Vegetariano, aproxime-se das paisagens naturais da Tailândia para ver as melhores coisas para fazer em Banguecoque, um destino com experiências para todos os visitantes.

1. Participe do Festival Vegetariano

Festival Vegetariano|©Roman Gieszczyk
Festival Vegetariano|©Roman Gieszczyk

Se viajar para Banguecoque em outubro, não pode perder a oportunidade de participar no Festival Vegetariano! Este evento realiza-se anualmente em toda a Tailândia e, em particular, no Santuário Lim Hu Tai Su, Sam Kong ou Am Sam Kong, onde é muito valorizado.

Durante este festival, os tailandeses observam os 8 preceitos do Budismo Mahayana, o equivalente aos mandamentos da tradição católica.

Se tiver a oportunidade de se deslocar a Phuket nesta altura do ano, dirija-se ao Santuário Lim Hu Tai Su, em Sam Kong. Trata-se de um local sagrado onde se venera a imagem do Buda Tai e de outros deuses. É também um lugar muito especial para o povo de Phuket.

Durante o Festival Vegetariano, o santuário estará cheio de pessoas que vêm para fazer mérito, pedir bênçãos e prestar homenagem uns aos outros. É uma oportunidade única de experimentar a cultura e a tradição tailandesas de uma forma autêntica e significativa.Onde é o evento? Na 306 Yaowarat Road, sub-distrito de Talat Yai, distrito de Mueang Phuket.

Reservar uma visita guiada a Banguecoque

2. Junte-se à celebração do Templo do Lótus de Bang Phli Yai

Bang Phli Yai|©doris.peterson
Bang Phli Yai|©doris.peterson

Durante as duas primeiras semanas deste mês, têm lugar dois acontecimentos muito significativos em Samut Prakan, uma província perto de Banguecoque. O primeiro é a tradição de receber a bênção dos deuses no Templo do Lótus de Bang Phli Yai, um costume antigo do povo Thai-Mon. O segundo evento é o Dia de Yon Bua, que se celebra no 14.º dia da lua crescente, no 11.º mês de cada ano, e é uma convocação real.

Durante a celebração do Templo de Lótus Bang Phli Yai, a réplica do Reverendo Padre To é transportada para o famoso templo Wat Bang Phli Yai, perto do Museu Erawan, um dos museus mais populares da cidade.

A imagem é transportada num barco coberto de flores vibrantes para viajar ao longo do canal Bang Phli. Ao longo do percurso, turistas e devotos prestam homenagem ao Reverendo Padre To. Acredita-se que , se atirar uma flor de lótus para o barco consagrado com Luang Pho To, o seu desejo se tornará realidade.

Para além desta tradição, o Dia de Yon Bua oferece muitas outras actividades, como o concurso de barcos a remo da Taça Real Devorohana, concursos de papaia criativa, danças, o concurso da rainha da juventude, concursos de canto; e graças à sua combinação de cultura, religião, modernidade e tradição, a passagem de Erawan é perfeita para concentrar o coração da capital num só lugar.

Se quiser experimentar a cultura tailandesa de uma forma única, tem definitivamente de acrescentar o Dia de Yon Bua ao seu itinerário de viagem em outubro.Onde se realiza o evento? Em Bang Phli Yai Subdistrict, distrito de Bang Phli, província de Samut Prakan.

Reservar uma visita guiada a Banguecoque

3. Participar no Festival Tak Bat Dewo

Buda de pedra|© Sabine Schulte
Buda de pedra|© Sabine Schulte

A imagem de Buda está consagrada em Wat Sakae Krang, no Monte Sakae Krang, junto ao rio Sakae Krang. Todos os anos, no final da Quaresma budista, é organizado aqui o Festival Tak Bat Devo, um dia sagrado na província de Uthai Thani.

De acordo com a tradição budista, este dia é chamado "Tak Bat Devo" porque o Senhor Buda desceu do céu de Tavatimsa para pregar pela sua mãe, que estava a sofrer no reino do inferno. Quando os aldeões viram o regresso de Buda no ano seguinte, regozijaram-se e ofereceram-lhe comida e, desde então, acredita-se que todos os anos o seu espírito vibra nesse espaço.

Para celebrar, no primeiro dia de lua cheia de outubro, mais de 500 monges descem 449 degraus da montanha Sakae Krang até ao pátio inferior de Wat Sangkat Rattanakiri, seguindo o caminho de Buda. Se quiser ver a cerimónia e o espetáculo multicolorido, vale a pena visitar Soi Wat Sangkat, sub-distrito de Uthai Mai Mueang Uthai Thani District.

4. Participar no Festival das Cem Mil Lanternas

Lanternas vermelhas|©Jack Lu
Lanternas vermelhas|©Jack Lu

O Festival Khom San Duang, traduzido como o Festival das Cem Mil Lanternas ou Festival das Lanternas de Lamphun, é uma celebração colorida e divertida, ideal para ser incluída entre as actividades a realizar em Banguecoque com crianças, uma vez que famílias inteiras se envolvem na atividade.

Esta tradição existe há muito tempo e é bem conhecida dos turistas tailandeses e estrangeiros. O festival distingue-se pela decoração das casas, acendendo uma lanterna multicolorida ou decorando um candeeiro que depois sobe ao céu iluminado. De acordo com a tradição budista, o objetivo é venerar o Senhor Buda, que abençoa do céu as casas iluminadas, trazendo prosperidade e união familiar para os 12 meses seguintes.

O festival realiza-se em Wat Phra That Hariphunchai Woramahawihan, no distrito de Lamphun, durante todo o mês de outubro. A rainha Chamthewi Mueang, a primeira realeza a aderir ao culto, é também homenageada nesta data.

5. Celebrar o festival budista da Quaresma

Boun Khao Phansa|©bindubaba
Boun Khao Phansa|©bindubaba

A lua cheia de outubro marca o fim da Quaresma budista, mais conhecida pelo seu nome original "Khao Phansa", uma celebração que está profundamente enraizada nesta capital, e eventos como a chuva de flores de lótus estão na ordem do dia. Esta é uma celebração que não vai querer perder.

É uma grande oportunidade para as comunidades budistas de todas as regiões se reunirem para honrar as práticas tradicionais da religião, tais como oferecer esmolas ao Devorohana, dar novas vestes aos monges, participar no Sermão Daowadung Mahachat ou no Sermão Vessantara Jataka com a cidade vestida a rigor.

Com o seu bilhete para o Grande Palácio de Banguecoque, poderá apreciar as decorações, as actividades, as danças e os espectáculos, uma vez que a cidade estará vestida a rigor e poderá fazer parte da celebração.

6. Desfrute das bolas de fogo Kan

Festival das bolas de fogo de Naga|©SierraSunrise
Festival das bolas de fogo de Naga|©SierraSunrise

As bolas de fogo de Nong Khai podem ser vistas ao longo do rio Mekong, no distrito de Phon Phisai e no distrito de Rattan Awapi. Também é possível encontrar pontos de observação na província de Nong Khai e, claro, no distrito de Mueang Bueng Kan, na província de Bueng Kan. Cada vez que o festival surpreende os visitantes com o seu estilo único.

Uma bola de fogo é um fenómeno sobrenatural que se acredita ser causado por um dragão ou uma serpente mitológica, neste caso conhecida como Naga. Diz a lenda que começaram a aparecer desde o pôr do sol até cerca da meia-noite, no final da Quaresma budista.

A partir do mito, transformou-se num grande evento em que foguetes com desenhos de serpentes ou dragões voam para acompanhar o grande desfile de barcos de fogo, pequenos barcos decorados pelos habitantes locais para competir pela taça real ao longo do rio Mekong. Milhares de turistas juntam-se e esperam para ver o desfile passar, enquanto os habitantes locais esperam levar a taça para a sua aldeia.

Dirija-se aos vários pontos de observação de Skyballs Naga e não perca esta festa popular, uma das melhores coisas para fazer em Banguecoque à noite em outubro.

Reservar um cruzeiro com jantar em Banguecoque

7. Fazer trekking em Phu Kradueng

Phu Kradueng|©f4nn1
Phu Kradueng|©f4nn1

O percurso pedestre do Parque Nacional de Phu Kradueng leva-o a percorrer este planalto de 60 quilómetros quadrados que se eleva a 1316 metros acima do nível do mar e, embora este número não seja impressionante, espere até saber que começa a subir a partir de uma altitude de 285 metros, pelo que o ganho cumulativo de elevação é de cerca de 1000 metros.

Este parque nacional, localizado na província de Loei, oferece uma das mais populares experiências ao ar livre para os tailandeses, com um aumento anual do número de turistas que se juntam à aventura, especialmente em outubro, quando as chuvas diminuem e a visibilidade e as condições do terreno melhoram.

O tempo médio para escalar Phu Kradueng é de 4 a 6 horas até ao centro de serviços turísticos. Ao longo do caminho, há parques de campismo com todas as comodidades básicas disponíveis. Além disso, existem atracções imperdíveis, como as falésias Lom Sak e Mak Dook, ou a maravilhosa cascata Wang Kwang e muitas outras atracções naturais. Quem quer convidar um grupo de amigos para uma viagem?

Mostre a força do corpo e da mente, então lembre-se de reservar 2 dias em Banguecoque no seu itinerário da cidade para desfrutar desta atividade.

8. Desfrute do Festival Fai Lai, a explosão cultural de Nakhon Phanom

Decorações nocturnas|©Ricardo Lopes
Decorações nocturnas|©Ricardo Lopes

O Festival Fai Lai, na província de Nakhon Phanom, é uma tradição celebrada no final da Quaresma budista (início de outubro), considerada uma tradição importante do povo de Nakhon Phanom e das províncias vizinhas.

Anualmente, durante este festival, há um desfile de barcos prontos a descer o rio Mekong, enquanto a cidade adquire uma beleza incrível, iluminada por velas de cera a derreter nos pagodes e lanternas de papel crepe penduradas nos telhados dos templos e nas janelas das casas locais.

O ambiente é muito bonito. Durante o evento, há muitas outras actividades interessantes para visitar, como a cerimónia de adoração de Phra That Phanom, a Feira de Palaang ao longo do rio Mekong com os seus espectáculos culturais e música folclórica, festivais gastronómicos com comida local (uma das melhores excursões gastronómicas em Banguecoque), a corrida de barcos longos para a Taça de Sua Alteza Real Princesa Maha Chakri Sirindhorn, etc.

Se as bolas de fogo de Kan surpreendem pela sua iluminação, o passeio a Nakhon Phanom é uma das excursões de um dia a partir de Banguecoque que surpreende em outubro pela sua variedade e riqueza cultural.

9. Conquistar o pico mais alto de Kanchanaburi

Kanchanaburi, Tailândia|©phudd23
Kanchanaburi, Tailândia|©phudd23

Se procura uma rota de trekking avançada nos arredores de Banguecoque, a resposta é Khao San Nok Wua. Esta é a montanha mais alta de Kanchanaburi, a 1767 metros acima do nível do mar. A parte ocidental do parque nacional é adjacente à área florestal do Santuário de Vida Selvagem Thung Yai Naresuan, onde cavernas, florestas e flora exuberante atraem os visitantes. Uma visita a este destino é uma das melhores viagens de um dia a partir de Banguecoque.

A montanha situa-se no norte do Parque Nacional de Khao Laem, no distrito de Sangkhlaburi, a 4 horas de carro do centro de Banguecoque.

O destino mais desafiante da região abre os seus trilhos todos os anos em outubro. Os turistas podem viajar para este parque para ver as belas vistas de 360 ° do nascer e do pôr do sol, bem como para apreciar a natureza em todo o seu esplendor.

Reservar uma excursão a Ayutthaya

10. Participe no festival Ok Phansa

Festival Ok Phansa|©arcibald
Festival Ok Phansa|©arcibald

Quer participar numa grande e emocionante celebração? Se sim, participe no Festival Ok Phansa. Trata-se de uma importante celebração budista que comemora o fim do retiro dos monges budistas durante a estação das chuvas. A data varia de ano para ano, uma vez que está relacionada com o calendário lunar, mas tem sempre lugar em outubro.

As celebrações do Ok Phansa incluem a procissão de barcos iluminados em Nakhon Phanom, o festival do castelo de cera em Sakon Nakhon, a competição Ti Khli (bola de croquete) em Chaiyaphum, a cerimónia Tak Bat Devo em Uthai Thani e a procissão Tai Yai Chong Phara em Mae Hong Son.

Os preparativos para este evento começam com bastante antecedência para que todos se divirtam com pormenores minuciosos, pelo que a sua única preocupação é pensar primeiro no que quer fazer.

Como está o tempo em Banguecoque em outubro

Trânsito em Banguecoque|©Nigeta Yuya
Trânsito em Banguecoque|©Nigeta Yuya

Durante a sua visita a Banguecoque em outubro, pode contar com bom tempo. Está calor, por isso leve um fato de banho e, embora a precipitação seja fraca, chove, por isso traga um guarda-chuva.

A temperatura média diária ronda os 28,5°C, com máximas próximas dos 32°C e mínimas a rondar os 25°C. O sol põe-se por volta das 06:00 horas e o sol põe-se por volta das 18:00 horas. O sol põe-se por volta das 06:00 e o céu é geralmente limpo.

A capital tailandesa é um dos locais mais excitantes do planeta para visitar nesta altura do ano, especialmente porque a baixa afluência de turistas permite-lhe desfrutar das melhores ofertas, por isso reserve o seu voo para a cidade dos anjos.